-
demoram para se degradarem é porque usam polímeros resistentis à degradação
-
Demoram por serem cadeias muito longas, onde as ligações pi, que são as mais fracas são quebradas para o alongamento da cadeia
-
ligações covalentes fortes? Não entendi. Marquei a letra E pq o q aprendi foi justamente que as ligações covalentes eram as mais fracas que tinham...
-
Demoram pois possuem várias ligações Sigmas que são a primeira ligação com um msm elementos e são mais fortes do que a ligações pi, que são a demais ligações com um msm elemento.
-
-
A ligação sigma é mais forte que a ligação pi, entretando a ligação dupla (sigma + pi) é mais forte que a ligação simples (sigma), o que caracteriza, no caso, uma ligação forte.
Outro fator importante que impede a degradação é o tamanho da cadeia, é muito mais difícil degradar uma molécula gigante do que uma pequenininha.
-
As ligações formadas após a polimerização é uma ligação covalente forte e pouco reativa, que não é degradada facilmente pelo meio ambiente.
R= Letra D.
Equipe Descomplica
-
A) falso- o monômero é insaturado, o polímero não!
B) falso- se fosse assim, tudo iria demorar centenas de anos para se decompor, pois tudo na vida tem carbono.
C) falso- carbono tem massa 12 e o hidrogênio tem massa 1. Comparados aos outros elementos, são massas pequenas.
D) correto- são polímeros, portanto cadeias extremamente grandes, formadas como o professor disse, por reações de adição, sendo bastante difíceis de serem quebradas.
E) falso- embora seja uma verdade, em nada tem haver o fato de ser um derivado do petróleo. Forte distrator.
-
Melhores alternativas letra D e E.
É bem verdade que os polímeros derivados do petróleo demoram bastante para se decompor...
Mas olha a sacanagem do enunciado: "o motivo... muito tempo para se degradarem é que suas moléculas:"
E) tem origem no petróleo...
quem são as moléculas do petróleo?!
Carbono, Hidrogênio etc.
Então quer dizer que, só porquê o carbono e o hidrogênio estão presentes nesses polímeros, é que eles demoram se decompor?!
Entenderam a sacanagem?!
-
" é que suas moléculas são formada por ligações químicas fortes"
fiquei em dúvida sobre essa e não entendi 100% até agora o porque a ligação molecular é forte, se o enunciado diz "moléculas"
ou seja= interação intermolecular >>>> que são também bastante chamadas de Forças Intermoleculares. >> dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio >> a ligação molecular CH-CH é do tipo dipolo induzido >>> a mais fracaaa
alguém me explica :)
-
Américo,
As ligações entre os monômeros é uma ligação covalente C - C. O plástico "comum", que não é biodegradável, é feito de moléculas gigantescas (- C - C -).
Quando a alternativa fala que as ligações são "fortes", é preciso estabelecer um referencial. Forte em relação a quê?
A resposta é: fortes em relação às ligações do plástico biodegradável. Aí entra o conhecimento do aluno em relação a esses materiais. Nos plásticos biodegradáveis, são usados aditivos que diminuem o tamanho das cadeias carbônicas. Diminuindo o tamanho das cadeias carbônicas, há menos ligações covalentes e mais ligações intermoleculares.
Independentemente do tipo de monômero do plástico biodegradável, as forças intermoleculares sempre serão mais fracas que a do tipo covalente.
-
Lembra de responder a pergunta galera. A letra E tá falando certo sobre a origem da sacola, mas ela não ser de uma origem renovável não demonstra o porquê dela demorar para degradar-se.
Logo, letra D é a resposta.