SóProvas


ID
2664373
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Sistema Eletrônico de Informações - SEI, desenvolvido por determinado Tribunal Regional Federal e escolhido para uso da Administração pública federal no contexto do Processo Eletrônico Nacional - PEN do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tem sido adotado por instituições dos três poderes nas diferentes esferas do Estado. A respeito do SEI, objeto de discussão entre os profissionais da área arquivística brasileira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O SEI não é um software livre e nem um software público. O SEI é considerado um software de governo, sendo compartilhado somente com o setor público, de forma gratuita e colaborativa, mediante acordo de cooperação com o TRF4, criador e proprietário do SEI.

    Fonte: https://softwarepublico.gov.br/social/sei/perguntas-frequentes 

  • Gabarito: D.

  • A questão trata de funcionalidades e características do Sistema Eletrônico de Informações - SEI.

    a) De acordo com as Considerações do Arquivo Nacional sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), disponível no Portal do SIGA, após análise do Grupo de Trabalho criado para analisar a conformidade do SEI com os requisitos elencados pelo e-Arq Brasil, o sistema SEI possui requisitos que atendem e que não atendem o e-ARQ. Em relação à organização dos documentos arquivísticos, por exemplo, 29% dos requisitos são atendidos, contra 57% não atendidos e 14% que não puderam ser analisados; já em relação à preservação de documentos, nenhum requisito possível de ser analisado é atendido pelo sistema. Das 14 seções do e-ARQ, somente cinco possuem mais requisitos atendidos do que não atendidos e, ainda assim, deve-se levar em consideração que há requisitos cuja avaliação não foi possível de ser realizada. Diante do exposto, não é possível considerar que o SEI corresponde ao e-ARQ, já que há a ausência de aderência em relação aos requisitos do modelo. Errada. 
    Fonte: Portal do SIGA

    b) Segundo o Decreto nº 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo, 

    “Art. 4º Para o atendimento ao disposto neste Decreto, os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional utilizarão sistemas informatizados para a gestão e o trâmite de processos administrativos eletrônicos." 

    Nesse sentido, o SEI pode ser adotado, assim como outro sistema que exerça as mesmas funções. A instituição pode, inclusive, adaptar um sistema já existente para gerir e tramitar seus processos, contanto que os requisitos do e-ARQ Brasil sejam observados. Portanto, o que deve ser adotado na Administração Pública Federal é um sistema informatizado de gestão, e não necessariamente o SEI, como afirma a questão. Errada. 

    Fonte: BRASIL. Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 05 de setembro de 2021.

    c) É um software de governo, compartilhado com o poder público, que trabalha de forma colaborativa. Errada.

    d) As instituições podem criar módulos e propor melhorias. Certa.

    e) O SEI Permite o controle estatístico, por área, por data, por tipo de documento, por tipo de processo, etc. Errada.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • erro da A)

    Um SIGAD é um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos e, como tal, sua concepção tem que se dar a partir da implementação de uma política arquivística no órgão ou entidade, logo o sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia de um programa de gestão arquivística

    erro da B)

    desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública.

    C) não é software livre

    E) permite estatisticas !