SóProvas



Questões de Automação de Arquivos


ID
65002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da microfilmagem, da gestão de documentos eletrônicos
e digitalização de documentos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.

A informática separa a informação do suporte reconhecível, tornando difícil, dessa forma, a aplicação do princípio de respeito aos fundos e a organicidade na ordenação interna dos fundos.

Alternativas
Comentários
  • Este tipo de questão é mais fácil acertar em função do conhecimento do dia a dia, porque a informática veio para ajudar e facilitar o cotidiano do usuário.
  • Questão ERRADA.
    também fui pelo mesmo pensamento..                   

      a informática tornar difícil ? se ele serve para tornar tudo mais fácil.. 
  • É incrível como o CESPE gosta de estabelecer regras novas quando muda o suporte. 

    Pessoal, é bom lembrar: quando os documentos têm suportes diferentes do que estamos acostumados, as atividades desenvolvidas são as mesmas. O ponto é que, obviamente, esses documentos possuem particularidades e essas particularidades devem ser consideradas nas atividades de gestão documental mas é só isso. 

    Acabei de ver uma questão que dizia que os documentos digitais não deveriam compreender as 7 funções arquivísticas por serem digitais. Isso é baboseira e é para pegar candidato que não tem os conceitos bem definidos na cabeça além dos que não têm uma visão macro desses conceitos. Vamos tomar cuidado!


ID
65005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da microfilmagem, da gestão de documentos eletrônicos
e digitalização de documentos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.

A tecnologia da informação induz o arquivista a reinterpretar o princípio da proveniência, transformando-o em um paradigma metodológico que focaliza uma ordem intelectual em vez de uma ordem física.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    ordem intelectual, ou seja, voltada para o vínculo com o produtor arquivístico neste caso. Mas a redação ficou meio estranha, pegadhinnhas CESPE!!

  • Viajei nessa questão kkkkk -.-' 

  • Achei esquisito 

  • Eu acho massa esse tipo de questão. Kkkkkkkkkkkkk top correto
  • Pois, pra mim, o princípio da proveniência sempre teve foco na ordem intelectual e não na ordem física.

  • Gente... que questão que é essa?! O consiste em deixar agrupados, sem misturar com outros, os arquivos provenientes de uma administração, de um estabelecimento ou de uma pessoa física ou jurídica. Posso estar enganada, mas quando se pensa em ordem intelectual dos documentos, eu associo à ordem original, à naturalidade de produção dos documentos, bem como com à organicidade dos mesmo, mas não com a proveniência. Por isso, marquei errada.

  • Na prova eu iria de E, porque essa questão pode ter dois gabaritos, a banca pode justificar ambos. Mas...

    Proveniência possui duas Camadas - o respeito aos fundos e a ordem original (Intelectual e não material - que deriva da organicidade).

    Ao aplicar a proveniência, também deve-se aplicar, em seguida, a organicidade documental.

    Principio da proveniência: Fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor. Por esse princípio, os arquivos originários de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro do seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta. (BELLOTTO).

  • Eu sei que a questão parece estranha. Mas a banca tirou ela todinha do livro de Bellotto:

    "A tecnologia da informação induz o arquivista a reinterpretar o princípio da proveniência, transformando-o em um paradigma metodológico que passa a focalizar uma ordem intelectual em vez de uma ordem física."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed 4, pág 169)


ID
109564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Todos os arquivos públicos possuem equipamentos de informática, como impressoras e scaners, que auxiliam muito no desenvolvimento das atividades cotidianas. De acordo com a gestão de documentos eletrônicos, esses recursos tecnológicos são classificados como

Alternativas
Comentários
  • Prova de informática ? 

    Periféricos - aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU. Ex: Impressoras, scanners, mouses, teclados, etc.
  • Marcelo,

    acredito que foi por essa razão que muitos acertaram a questão.


ID
193255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da automação aplicada aos
documentos de arquivo.

Os requisitos não funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos referem-se ao registro e captura, classificação, tramitação, expedição, avaliação e destinação, recuperação da informação, emulação, conservação e acessibilidade.

Alternativas
Comentários
  •  RESOLUÇÃO Nº 20 CONARQ

    Art. 3º - A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos.
    §1º – Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.
    §2º – Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

  • Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

    Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

  • Direto ao Ponto!

    Os requisitos não funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos referem-se ao registro e captura, classificação, tramitação, expedição, avaliação e destinação, recuperação da informação, emulação, conservação e acessibilidade.

    GABARITO: ERRADO


ID
247984
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conjunto de informações registradas que permite o rastreamento de intervenções ou tentativas de intervenções nos documentos digitais ou no sistema computacional de uma entidade é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Arternativa"D"

    Existe a necessidade de segurança em sistemas de
    informação em poder saber quais ações foram executadas e quem as
    executou. Neste contexto, torna-se necessário um mecanismo de
    gravação e recuperação das ações ou eventos que foram realizados no
    sistema. É de grande importância que as informações geradas por este
    mecanismo sejam precisas, pois formarão as trilhas de auditoria. A
    geração trilhas de auditoria, a análise e a forma de armazenamento são
    definidas de acordo com a necessidade da aplicação e são os principais
    pontos para o planejamento de um sistema de auditoria.

  • O rastreamento dos documentos em trilhas de auditoria é uma medida de segurança que tem por objetivo verificar a ocorrência de acesso e uso indevidos aos documentos. O grau de controle de acesso e o detalhamento do registro na trilha de auditoria dependem da natureza do órgão ou entidade e dos documentos produzidos.
     
    A trilha de auditoria é o conjunto de informações registradas que permite o rastreamento de intervenções ou tentativas de intervenção no documento arquivístico digital ou no SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos).A trilha de auditoria deve registrar o movimento e o uso dos documentos arquivísticos dentro de um SIGAD (captura, registro, classificação, indexação,arquivamento, armazenamento, recuperação da informação, acesso e uso,preservação e destinação), informando quem operou, a data e a hora, e as ações realizadas.

    A trilha de auditoria tem o objetivo de fornecer informações sobre o cumprimento das políticas e regras da gestão arquivística de documentos do órgão ou entidade, e serve para:
    *identificar os autores de cada operação realizada nos documentos;
    *prevenir a perda de documentos;
    *monitorar todas as operações realizadas no SIGAD;
    *garantir a segurança e a integridade do SIGAD.


     
  • TRILHA DE AUDITORIA : técnica que permite o acompanhamento de todas as atividades que afetam um determinado conjunto de informações, como um registro de dados, desde o momento em que ele entra no sistema até o instante em que é removido. As trilhas de auditoria permitem documentar, por exemplo, quem efetuou uma determinada alteração e quando isso ocorreu.

     

    GABARITO "D" 

    BONS ESTUDOS 

  • Gabarito: letra D

    A trilha de auditoria é o conjunto de informações registradas que permite o rastreamento de intervenções ou tentativas de intervenção no documento arquivístico digital ou no SIGAD.

    Fonte: e-arq Brasil. p. 32. http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf


ID
268243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de
documentos (SIGAD) e à microfilmagem de documentos, julgue os
itens a seguir.

Um SIGAD pode conter ou ser compatível com o plano de classificação do órgão ou entidade, contudo não se prevê que esse sistema garanta a criação de classes, subclasses, grupos e subgrupos nos níveis do plano de classificação de acordo com o método de codificação adotado.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O sistema é totalmente adaptável a qualquer classificação com interface amigável para a inclusão de critérios e formas de definição de metadados e copilação de algorítimos de metabusca.

  • ERRADO!

    Um SIGAD tem que incluir e ser compatível com o plano de classificação

    do órgão ou entidade.

    O plano de classificação dos integrantes do SINAR deve estar de acordo

    com a legislação e ser aprovado pela instituição arquivística na esfera de competencia especifica.

     

     

      Um SIGAD tem que garantir a criação de classes, subclasses, grupos e

     

    subgrupos nos níveis do plano de classificação de acordo com o método de

    codificação adotado. 
     

    Por exemplo, quando se adotar o método decimal para codificação, cada

    classe pode ter no máximo dez subordinações, e assim sucessivamente.

      


     


ID
268246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de
documentos (SIGAD) e à microfilmagem de documentos, julgue os
itens a seguir.

Os metadados relativos à data de abertura e à de encerramento de um dossiê ou processo não precisam ser registrados em um SIGAD, visto que tais informações são recuperadas por meio de outros sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Erradíssimo. Se o SIGAD é um sistema de busca e tomada de decisão relacionada a gestão de arquivos, é certo que esse deve conter os metados para realizar o rastremento de arquivos além de fornecer informações sobre esse.

    Por definição:

    Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados.

  • Errado!!!!

    Os metadados são essenciais para identificar o documento arquivístico de maneira inequívoca e mostrar

    sua relação com os outros documentos.


     

    Um SIGAD tem que registrar nos metadados as datas de abertura e de

    encerramento do dossiê/processo.

    Essa data pode servir de parâmetro para aplicação dos prazos de guarda

    e destinação do dossiê/processo.

     
     

    Um SIGAD tem que registrar nos metadados as datas de abertura e de

    encerramento do dossiê/processo.

    Essa data pode servir de parâmetro para aplicação dos prazos de guarda

    e destinação do dossiê/processo.

     



  • Pessoal, é bom tomar muito cuidado com essas interpretações genéricas que muitas vezes fazem a gente esquecer das normas e especificações das atividades. O SIGAD estabelece requisitos obrigatórios, altamente desejáveis e facultativos. Em relação aos metadados de abertura e encerramento, podemos verificar dois tipos de requisitos no SIGAD: para o processo/dossiê, esse é um requisito obrigatório; já para os volumes, é um requisito altamente recomendável. Percebam que nem sempre é obvio. Espero ter ajudado. 


ID
313732
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Pela Instrução Normativa no 30/2007, do Tribunal Superior do Trabalho, que trata da informatização do processo judicial, o Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC)

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: LETRA D - IN 30/07, TST - Art. 11º, I.

    A) FALSO - É VEDADO o envio de petições destinadas ao Supremo Tribunal Federal.  IN 30/07, TST - Art. 5º, §2º.
    B) FALSO -  
    É serviço de uso FACULTATIVO para as partes, advogados e peritos. IN 30/07, TST - Art. 5º, §1º.
    C) FALSO
    E) FALSO 
  • Complementando o comentário do colega...

    Fonte (Comentário Abaixo): Resolução Federal TST 140 / 2007 (Instrução Normativa Federal 30 / 2007)

     

    http://www3.tst.jus.br/DGCJ/instrnorm/30.htm

     

    Alternativa A – ERRADA

     

    _Enunciado: permite o envio de petições destinadas ao Supremo Tribunal Federal.

     

    _Comentário: Art. 5º  A prática de atos processuais por meio eletrônico pelas partes, advogados e peritos será feita, na Justiça do Trabalho, através do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e - DOC).

     

    § 2º É vedado o uso do e - DOC para o envio de petições destinadas ao Supremo Tribunal Federal.

     

    Alternativa B – ERRADA

     

    _Enunciado: é serviço de uso obrigatório para as partes, advogados e peritos.

     

    _Comentário: Art. 5º  A prática de atos processuais por meio eletrônico pelas partes, advogados e peritos será feita, na Justiça do Trabalho, através do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e - DOC).


     

    § 1º O e - DOC é um serviço de uso facultativo, disponibilizado no Portal - JT, na Internet.

     

     

    Alternativa C – ERRADA

     

    _Enunciado: suporta operações com arquivos JPG, TIF, GIF, PDF e EPS.

     

    _Comentário: Art. 6º As petições, acompanhadas ou não de anexos, apenas serão aceitas em formato PDF (Portable Document Format), no tamanho máximo, por operação, de 2 Megabytes.

     

     

    Alternativa D – CERTA

     

    _Enunciado: delega aos usuários a responsabilidade pelo sigilo de sua assinatura digital.

     

    _Comentário: Art. 11. São de exclusiva responsabilidade dos usuários:

     

     I - o sigilo da assinatura digital, não sendo oponível, em qualquer hipótese, alegação de seu uso indevido;

     

     

    Alternativa E – ERRADA

     

    _Enunciado: implica o fracionamento da petição em blocos de até três páginas.

     

    _Comentário: Art. 6º As petições, acompanhadas ou não de anexos, apenas serão aceitas em formato PDF (Portable Document Format), no tamanho máximo, por operação, de 2 Megabytes.

     

    Parágrafo único. Não se admitirá o fracionamento de petição, tampouco dos documentos que a acompanham, para fins de transmissão.


ID
330052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a legislação arquivística brasileira, julgue os
próximos itens.

Para desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais, os órgãos do Poder Judiciário podem utilizar autos total ou parcialmente digitais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO, Lei 11.419...
    Art. 8o  Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.
  • CORRETA!

     

    Art. 12, caput, L. 11.419/06: "a conservação dos autos do processo poderá ser efetuada total ou parcialmente por meio eletrônico"

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: TRT - 21ª Região (RN) Prova: Analista Judiciário - Arquivologia) No processo eletrônico, a conservação dos autos do processo deve ser efetuada totalmente por meio eletrônico. E*pode ser parcial ou total

     

     


ID
330070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso da informática como apoio para o desempenho das funções
arquivísticas tem sido um aliado, no entanto, também apresenta
desafios para o arquivista, sobretudo no que se refere à manutenção
das características essenciais dos arquivos. Considerando a
automação aplicada aos arquivos, julgue os próximos itens.

Tendo por base pesquisas desenvolvidas em outros países, atualmente, recomenda-se que as políticas e atividades de automação prescindam de medidas que preservem a autenticidade, confiabilidade e representação exata dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Tendo por base pesquisas desenvolvidas em outros países, atualmente, recomenda-se que nas políticas e atividades de automação seja imprescindível  medidas que preservem a autenticidade, confiabilidade e representação exata dos documentos.
  • Significado de Prescindam

    Prescindir
    v.t. Separar mentalmente; abstrair.
    Dispensar, não precisar de.
    Renunciar, recusar

  • Pegadinha do Show do Milhão.

    "Prescindam"

    Capcioso hein!!
  • Quando falamos  em  automação de  documentos  estamos  basicamente  fazendo referência à  transposição do suporte inicial do documento (papel, fita magnética etc.) para um suporte digital  (CD, DVD etc.) por meio de computadores. Não devemos  confundir a automação do documento com o processo de automação de arquivo (Gestão Eletrônica de Documentos – GED), pois  este é muito mais  abrangente e envolve toda automação do sistema (protocolo, sistema de busca do documento).
    As duas formas mais comuns de automatizar (digitalizar) um documento são: 

    1.  Através da transferência da informação para um CD ou mesmo para o meio virtual  (ex:  disco virtual) realizado pelo processo de “scanneamento” de um documento em papel.
    2.  Gravando as informações de uma fita magnética, disco de vinil etc. para um CD ou DVD, por exemplo.
    A  digitalização de  documentos  é  uma  política  de  arquivo baseada  em  quatro fundamentos  principais: 
    1.  Diminuição do tamanho do acervo.
    2.  Preservação dos documentos.
    3.  Possibilidade de acesso ao mesmo documento por várias pessoas ao mesmo tempo.
    4.  Maior agilidade (ao menos em tese) na busca e recuperação da informação.

    Bizu: O  Cespe/Unb  costuma relacionar  muito esses  dois  últimos  aspectos  à eficácia  administrativa das instituições.
  • Não sei se notaram. O Cespe "ama" essa pequena palavra: "prescindir".
  • É verdade, ama mesmo! e pior que essa palavra confude


  • Questão bem fácil. Só erra a questão quem não sabe o significado de "prescindir". Fazendo questões da CESPE, essa palavra já se torna totalmente clichê! hehehehehe

  • CESPE = Obreira de Satanás.

  • Segundo a própria publicação, o e-ARQ Brasil é uma especificação de requisitos que estabelece um conjunto de condições a serem cumpridas pelaorganização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, assim como seu acesso.além disso, o e-arq brasil pode ser usado para orientar a identificação de documentos arquivísticos digitais.

                                                                                             

                                                                                                                   AVANTE,COMBATENTES !!!


ID
330076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso da informática como apoio para o desempenho das funções
arquivísticas tem sido um aliado, no entanto, também apresenta
desafios para o arquivista, sobretudo no que se refere à manutenção
das características essenciais dos arquivos. Considerando a
automação aplicada aos arquivos, julgue os próximos itens.

Considerando-se que, em qualquer operação de automação aplicada aos arquivos, o acesso deve ser preservado, resguardadas as restrições legais de sigilo, é correto afirmar que, no caso dos documentos eletrônicos e digitais, a acessibilidade equivale à facilidade no acesso ao conteúdo e significado desses documentos.

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento eletrônico dos documentos funciona com softwares e harwares específicos, e usa as mídias ópticas para armazenamento.
    A sua finalidade é otimizar e racionalizar a gestão documental.
  • CORRETA!

    A acessibilidade no espaço digital consiste em tornar disponível ao usuário, de forma autônoma, toda a informação que lhe for franqueável (informação para a qual o usuário tenha código de acesso ou, então, esteja liberada para todos os usuários), independentemente de suas características corporais, sem prejuízos quanto ao conteúdo da informação. Essa acessibilidade é obtida combinando-se a apresentação da informação de formas múltiplas, seja através de uma simples redundância, seja através de um sistema automático de transcrição de mídias, com o uso de ajudas técnicas (sistemas de leitura de tela, sistemas de reconhecimento da fala, simuladores de teclado etc.) que maximizam as habilidades dos usuários que possuem limitações associadas a deficiências.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000300009

  • Acessibilidade: Facilidade no acesso ao conteúdo e ao significado de um objeto digital.
    Tradução do Termo: Acessibility (Inglês)
    Conceito Associado: Acesso

     

    Fonte: Glossário - Documentos Arquivísticos Digitais, Conarq


ID
330079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso da informática como apoio para o desempenho das funções
arquivísticas tem sido um aliado, no entanto, também apresenta
desafios para o arquivista, sobretudo no que se refere à manutenção
das características essenciais dos arquivos. Considerando a
automação aplicada aos arquivos, julgue os próximos itens.

Na gestão arquivística de documentos, a autenticidade se refere à credibilidade de um documento enquanto tal, por sua vez, a confiabilidade diz respeito à credibilidade de um documento na afirmação de fatos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

    Autenticidade
    Está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou  consecução de alguma atividade, e são autênticos quando são criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir dessas rotinas estabelecidas.
    Os documentos são autênticos porque são criados tendo-se em mente a necessidade de agir através deles, são mantidos como garantias para futuras ações ou para informação, e “são definitivamente separados para preservação, tacitamente julgados dignos de serem conservados” por seu criador ou legítimo sucessor como “testemunhos escritos de suas atividades no passado”. (DURANTI, 1994, p. 3)

    A confiabilidade de um documento está relacionada ao momento em que é produzido que ratificam os afatos afirmados.
  • Autenticidade é a aptidão para comprovar que o documento é aquilo que diz ser.
    Confiabilidade é a aptidão para comprovar os fatos que alega.
  •  Autenticidade: qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração. A autenticidade é composta de identidade e integridade.


    • Identidade é o conjunto dos atributos de um documento arquivístico que o caracterizam como único e o diferenciam de outros documentos arquivísticos (ex.: data, autor, destinatário, assunto, número identificador, número de protocolo).


    • Integridade é a capacidade de um documento arquivístico transmitir exatamente a mensagem que levou à sua produção (sem sofrer alterações de forma e conteúdo) de maneira a atingir seus objetivos.


    • Identidade e integridade são constatadas à luz do contexto (jurídico-administrativo, de proveniência, de procedimentos, documental e tecnológico) no qual o documento arquivístico foi produzido e usado ao longo do tempo.


    Confiabilidade: credibilidade de um documento arquivístico enquanto uma afirmação do fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no processo de sua produção.


    FONTE: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/diretrizes_presuncao_autenticidade_publicada.pdf


ID
330082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso da informática como apoio para o desempenho das funções
arquivísticas tem sido um aliado, no entanto, também apresenta
desafios para o arquivista, sobretudo no que se refere à manutenção
das características essenciais dos arquivos. Considerando a
automação aplicada aos arquivos, julgue os próximos itens.

A automação dos arquivos deve levar em conta, por um lado, o direito de pleno acesso aos documentos públicos e, por outro, o caráter sigiloso daqueles cuja divulgação ponha em risco a segurança da sociedade e do Estado, ou viole a intimidade, a honra e a imagem das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Art .5 da CF/88  inciso XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;  X -  são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas...

  • Pleno acesso e preservação da intimidade, Questão Certa.

ID
358147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da microfilmagem e da automação em arquivos, julgue os itens a seguir.

A limitação do sistema informatizado de gestão arquivística de documentos está no fato de gerenciar apenas os documentos digitais.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA.
    A questão aborda o Gerenciamento Eletrônico de Documentos, que consiste em acrescentar à gestão de documentos tradicional, equipamentos e tecnologias que irão incrementar a qualidade de sua autuação. Ou seja, é o gerenciamento digital de documentos, independente do seu suporte ou gênero.
  • ABRANGÊNCIA DE UM SIGAD (SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTCA DE DOCUMENTOS):

    • documentos arquivísticos convencionais (analógicos),
    • documentos arquivísticos digitais (convencionais ou dinâmicos, inclusive bancos de dados e páginas web).

    fonte: http://www.ufjf.br/siarqsis/sistema-informatizado
  • --> GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos (está em desuso)
     
                Pode englobar tecnologia de digitalização, automação de fluxos de trabalho (workflow), processamento de formulários, indexação, gestão de documentos, repositórios entre outras.
     
                É um conjunto de tecnologias que permite gerenciar documentos em forma digital.
     
    --> SIGAD – Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (está na moda, muito usado)
     
                É o conjunto de procedimentos e operações técnicas característicos do sistema de gestão de documentos arquivísticos processado eletronicamente e aplicável em ambienteis digitais e em ambienteis híbridos, isto é, documentos digitais e não digitais ao mesmo tempo.
     
    ·         Procedimentos e operações técnicas característicos do sistema de gestão de documentos arquivísticos
    ·         Processado eletronicamente
    ·         Documentos gerenciados:
                                       - Convencional
                                       - Digitais
                                       - Híbridos 

    Fonte: Aulas do Professor Humberto Innarelli - LFG
  • A automação abrange:

    a) documentos digitais: documento codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado em meio digital.Validade com assinatura digital.

    b)documentos digitalizados: criado em ambiente convencional  e convertido p/o ambiente digital.Cópia digitalizada precisa ser autenticada.

    c)documento microfilmados: criado em ambiente convencional e convertido p/o microfilme. É o suporte mais confiável.
  • O erro está em dizer que o SIGAD possui a limitação de gerenciar apenas documentos digitais. Nada disso. Olhem o que o e-ARQ Brasil diz:

    "O SIGAD deve ser capaz de gerenciar, simultaneamente, os documentos digitais e os convencionais. No caso dos documentos convencionais, o sistema registra apenas as referências sobre os documentos e, para os documentos digitais, a captura, o armazenamento e o acesso são feitos por meio do SIGAD".

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 10)


ID
358150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da microfilmagem e da automação em arquivos, julgue os itens a seguir.

A captura, como um dos procedimentos e uma das operações técnicas do sistema informatizado de gestão arquivística de documento, envolve o registro, a classificação, a indexação, a atribuição de restrição de acesso e o arquivamento dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • A captura consiste em declarar um documento como um documento arquivístico, incorporando-o ao

    sistema de gestão arquivística por meio das seguintes ações:

    • registro;

    • classificação;

    • indexação;

    • atribuição de restrição de acesso;

    • arquivamento.

    Fonte: e-Arq, http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/earqbrasilv1.pdf
     

  • Só para complementar a resposta objetiva do colega acima.

    A captura consiste em declarar um documento como sendo um documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD por meio das seguintes ações: registro, classificação, indexação, atribuição de metadados e arquivamento. Dentre essas ações, o arquivamento envolve procedimentos diferentes no que diz respeito aos documentos digitais e convencionais. Enquanto os primeiros são arquivados dentro do SIGAD, os convencionais seguem a forma tradicional, isto é, pastas ou equivalentes, sendo referenciados no SIGAD. No caso de um documento convencional ser acompanhado de anexos digitais armazenados em mídia móvel (disquete, discos ópticos ou óptico-magnéticos, fitas magnéticas etc), esses anexos poderão tanto ser mantidos no SIGAD como nas referidas mídias. 
     
    A captura de documentos digitais em um SIGAD pode ser feita de diversas formas: 
     captura individual de documento produzido em arquivo digital fora do SIGAD, em aplicativo e formato específicos (.doc, .pdf, .rtf): o registro inicial é feito pelo usuário ao capturar o documento para o SIGAD; 
     
     captura individual de documento produzido em workflow ou em outro sistema de forma integrada ao SIGAD: o registro e a anexação ao sistema de gestão podem ser automáticos, complementados pelo usuário do SIGAD;

     captura em lote: inclusão no sistema de um grupo de documentos do mesmo tipo oriundos de outro SIGAD ou de um GED. Ex.: faturas diárias, dossiês, processos.

    e-ARQ - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos,MODELO DE REQUISITOS PARA SISTEMAS INFORMATIZADOS DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS, 2006 
  • Anos depois e o cespe continua cobrando...

    Q592268 - STJ 2015

    O conjunto de requisitos da funcionalidade denominada captura tem como objetivo declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo em um SIGAD por meio das ações de registro, classificação, indexação, atribuição de metadados e arquivamento. (gab: certo)

  • Direto ao ponto!

    A captura, como um dos procedimentos e uma das operações técnicas do sistema informatizado de gestão arquivística de documento, envolve o registro, a classificação, a indexação, a atribuição de restrição de acesso e o arquivamento dos documentos.

    Resumo: A captura é uma operação/procedimento do SIGAD

    Captura = declarar que o doc é arquivístico.

    Objetivo é ID doc arquivístico + demonstrar as relações orgânicas, ou seja:

    1. Registra
    2. Classifica
    3. Indexa
    4. Atribui restrição
    5. Arquiva

    GABARITO: CERTO


ID
366913
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando os documentos são transferidos de uma fase a outra dentro de uma empresa, são necessários procedimentos para estabelecer a sua real destinação, de acordo com seus valores, seja para eliminação, transferência ao arquivo intermediário etc. Esses procedimentos, em síntese, são definidos como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    O processo de avaliação de documentos de arquivo é feito através de pré-requisitos estabelecidos, com análise e seleção de documentos, indicando com precisão o prazo de guarda nas fases corrente, intermediária e permanente, com identificação de seus valores primário e secundário, devendo ser executado por uma equipe técnica, composta por profissionais de diversas áreas, como: arquivistas, historiadores, pesquisadores, profissionais das unidades organizacionais as quais os documentos serão avaliados, economistas e etc.

    "A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro. A avaliação deverá ser realizada no momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação, para evitar a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos." (Fonte: http://arquivologia.multiply.com/journal/item/14)

    Schellenberg (1956, 1965) desenvolveu toda uma teoria de valor, pela qual se tornou conhecido, de acordo com Cook (1997), como o pai da avaliação arquivística. Essa teoria propõe dois tipos de valores aplicáveis ao contexto dos arquivos: valor primário e valor secundário.

    Os valores inerentes aos registros públicos modernos são de dois tipos: valor primário para a gestão de criação e valor secundário para outras instâncias e utilizadores. Os documentos públicos são gerados para realizar as finalidades para as quais um organismo foi criado: administrativo, fiscal, legal e operacional. Os documentos públicos são preservados em uma instituição arquivística definida, porque têm um valor que existirá por longo tempo, mesmo depois que cessam de ser do uso corrente e porque terão valores importantes para outros usuários que não os atuais. (HSCHELLENBERG, 1984, p.58)

  • Avaliação de documentos:

    É o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos da instituição (eliminação ou guarda permanente). Na prática, é o ato de criar a
    TABELA DE TEMPORALIDADE, realizada pela COMISSÃO PERMANETE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS.


    Fonte:Vestcon. Miranda, Élvis Corrêa.


  • LETRA E

     

  • Errei pq todo lugar eu leio que AVALIAÇÃO se refere apenas à fase permanente, que é uma tarefa típica desta fase e de nenhuma outra. Errado, nas fases corrente e intermediária são estabelecidos os prazos de destinação, na tabela de temporalidade.

    Fases da gestão de documentos PUD: produção, utilização e destinação (ou avaliação)


ID
395662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos, julgue os itens subsequentes.

A elaboração padronizada de tipos/séries documentais, a implantação de sistemas de organização da informação e a aplicação de novas tecnologias aos procedimentos administrativos são atividades da fase de produção de documentos.

Alternativas
Comentários
  • A fase da produção de documentos refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor. Nesta fase, o arquivista deverá contribuir para a escolha de materiais e equipamentos; participar da seleção dos recursos humanos que deverão desempenhar tarefas arquivísticas e afins, sugerir criação ou extinção de modelos e formulários, apresentar estudos sobre adequação e o melhor aproveitamento de recursos reprográficos e informáticos.     
  • De acordo com Ieda Bernardes e Hilda Delatorre em sua publicação “Gestão Documental Aplicada” as atividades da gestão de documentos podem ser assim descritas:

    •    Produção de documentos – elaboração padronizada de tipos/séries documentais, implantação de sistemas de organização da informação e aplicação de novas tecnologias aos procedimentos administrativos.


    Fonte:
    http://www.cedoc.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=40

  • O conceito e a prática de Gestão de documentos - José Maria Jardim

    produção: concepção e gestão de formulários, preparação e gestão de correspondência, gestão de informes e diretrizes, fomento de sistemas de gestão da informação e aplicação de tecnologias modernas a esses processos;

    utilização e conservação: criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nestes processos;

    destinação: a identificação e descrição das séries documentais, estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, arquivamento intermediário, eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas. 

    Fonte: https://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf

  • GAB: C


ID
553417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes, julgue os itens seguintes.

Os formatos de acesso são os representantes digitais de acesso para visualização em tela, de navegação, de impressão e para download.

Alternativas
Comentários
  • Leiam, entendam o Art.8 e acertem a questão....

    "Art. 8o  É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 

    § 2o  Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet). 

    § 3o  Os sítios de que trata o § 2o deverão, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: 

    I - conter ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão; 

    II - possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações; 

    III - possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina; 

    IV - divulgar em detalhes os formatos utilizados para estruturação da informação; 

    V - garantir a autenticidade e a integridade das informações disponíveis para acesso; 

    VI - manter atualizadas as informações disponíveis para acesso; 

    VII - indicar local e instruções que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletrônica ou telefônica, com o órgão ou entidade detentora do sítio; e 

    VIII - adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência"

    Bons estudos!

  • CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS - CONARQ
    Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes - 2010
    Pág.15

     FORMATOS DE ACESSO
     São os representantes digitais de acesso para visualização em tela, de navegação
    (thumbnails), de impressão e para download e que são gerados a partir das MD para
    diferentes usos e, sempre que possível, de acordo com a demanda dos usuários finais.

     
  • Segundo o CONARQ, em orientações constantes nas Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes, são os representantes digitais de acesso para visualização em tela, de navegação (thumbnails), de impressão e para download, e que são gerados para diferentes usos e, sempre que possível, de acordo com a demanda dos usuários finais.

    Gabarito do professor: Certo
  • Muito bom!


ID
579379
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para permitir a leitura de textos digitalizados por escâner, transformando-os em documentos de extensão txt, utiliza- se a técnica de

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está mais pra matéria de Informática.

    OCR
     
    Optical Character Recognition, uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem, ou mapa de bits. Através do OCR é possível digitalizar uma folha de texto impresso e obter um arquivo de texto editável.

    Em linguagem comum, são programas para escanear documentos e converter a imagem escaneada em texto.


     

ID
640423
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre a informatização do processo judicial, no âmbito da Justiça do Trabalho, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Achei pesquisando no Google...espero que ajude ;)

    O que se entende por arguição de falsidade? - por Joice de Souza Bezerra


    A arguição de falsidade é espécie de ação incidental, ou seja, proposta durante o decorrer de um processo, que tem a finalidade que determinada prova documental, importante para o deslinde da causa, juntada pela parte contrária, seja declarada falsa. Tal falsidade deve ser relacionada com o próprio documento apresentado e não com seu conteúdo ideológico

    Pelo Professor Antonio Claudio da Costa Machado, in CPC comentado e interpretado , 6ª edição, Manole, p. 398 ssss., A arguição de falsidade é uma ação declaratória incidental cujo objeto é a declaração de falsidade de um documento relevante para o julgamento da causa..
  • Achei interessante dar uma lida também...http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/5243/A_Informatizacao_do_Processo_Judicial

    A Informatização do Processo Judicial

    Foi dado o ponta-pé inicial. Os trâmites nos processos judiciais sofreram uma revolução. Entrou em vigor no dia 19 de março de 2007, a Lei nº 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, sancionada em dezembro de 2006.

    A Lei institui a informatização do processo judicial, com o uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, na comunicação de atos e na transmissão de peças processuais.

    Já como primeira alteração de grande repercussão, está a possibilidade do processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais.

    A Lei abriu também a possibilidade dos Tribunais criarem na Internet o Diário de Justiça Eletrônico (DJe), para publicação de atos judiciais e administrativos, bem como das comunicações em geral, que substitui qualquer outro meio e publicação oficial, para quaisquer efeitos legais, à exceção dos casos que, por lei, exigem intimação ou vista pessoal.

    Muito importante, também, é a responsabilidade dos órgãos do Poder Judiciário de manter equipamentos de digitalização e de acesso à rede mundial de computadores à disposição dos interessados para distribuição de peças processuais, conforme determina o § 3º do artigo 10.

    E as inovações não param por aí. Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrônicos, serão considerados originais para todos os efeitos legais. A procuração também poderá ser assinada digitalmente. Da mesma forma, a assinatura dos juízes, em todos os graus de jurisdição, também poderá ser feita eletronicamente. Os originais dos documentos digitalizados deverão ser preservados pelo seu detentor até o final do prazo para interposição de ação rescisória.

    Foi instituído, também, que o termo final do prazo processual se dará às 24 horas de seu último dia. Um alívio para os advogados, já que era obedecido o disposto no §3º do art. 172 do Código de Processo Civil, ou seja, o prazo vencia dentro do horário de expediente do respectivo órgão judicial.
  • Marquei a "E" com tanta convicção! :(
  • A resposta da questão está na LEI Nº 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006.
    Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 – Código de Processo Civil; e dá outras providências.

    Gabarito letra D

    Art. 1º
    § 1
    o  Aplica-se o disposto nesta Lei, indistintamente, aos processos civil, penal e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdição.

    Art. 11.

    § 2o  A argüição de falsidade do documento original será processada eletronicamente na forma da lei processual em vigor.
  • Vamos lá!

     

    a) § 1° O e-DOC é um serviço de uso facultativo, disponibilizado no Portal-JT, na Internet.

     

    b) Art. 5° A prática de atos processuais por meio eletrônico pelas partes, advogados e peritos será feita, na Justiça do Trabalho, através do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC).

     

    c) § 4° A parte desassistida de advogado que desejar utilizar o sistema do e-DOC deverá se cadastrar, antes, nos termos desta Instrução Normativa.

     

    d) (CORRETA) § 2° A argüição de falsidade do documento original será processada eletronicamente na forma da lei processual em vigor.

     

    e) § 1° Os extratos digitais e os documentos digitalizados e juntados aos autos pelos órgãos da Justiça do Trabalho e seus auxiliares, pelo Ministério Público e seus auxiliares, pelas procuradorias, pelas autoridades policiais, pelas repartições públicas em geral e por advogados públicos e privados têm a mesma força probante dos originais, ressalvada a alegação motivada e fundamentada de adulteração antes ou durante o processo de digitalização

     

    Fonte: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 13 DE SETEMBRO DE 2007 - TST


ID
695545
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Resolução 91 do Conselho Nacional de Justiça, no parágrafo único do artigo 4º , define o que serão incluídos no programa de melhoria contínua. Sobre os itens mencionados nesse parágrafo, analise:

I. os metadados dos sistemas aplicativos das instituições do Poder Judiciário.

II. o sistema de acompanhamento e avaliação de conformidade dos novos sistemas e dos sistemas legados ao MoReq-JUS.

III. a permanente atualização do MoReq-JUS.

IV. as especificações para desenvolvimento ou aquisição de sistemas.

É correto afirmar que o programa de melhoria contínua incluirá o que consta em

Alternativas
Comentários
  • MoReq-Jus é o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Judiciário brasileiro, que tem por objetivo fornecer especificações técnicas e funcionais, para orientar a aquisição, o detalhamento e o desenvolvimento de sistemas de gestão de processos e documentos no âmbito do Judiciário brasileiro. Também tem por objetivo estabelecer critérios para certificação do grau de aderência ao modelo.
     

    Art. 4º O Departamento de Pesquisas Judiciárias e o Departamento de Tecnologia da Informação do CNJ serão responsáveis pela coordenação do programa de melhoria contínua do MoReq-Jus e pelo processo de acompanhamento e de validação do grau de aderência dos sistemas ao referido modelo.

    Parágrafo único. O programa de melhoria contínua incluirá:

    I - os metadados dos sistemas aplicativos das instituições do Poder Judiciário;

    II - o sistema de acompanhamento e avaliação de conformidade dos novos sistemas e dos sistemas legados ao MoReq-Jus;

    III - a permanente atualização do MoReq-Jus.

    nem precisa detalhar mais, a questão está na mesma ordem do artigo.

  • Muito útil essa dica, me ajudou muito. Obrigada :)
  • Segundo a Resolução CNJ nº 91/09, serão incluídos no programa de melhoria contínua:

    I - os metadados dos sistemas aplicativos das instituições do Poder Judiciário;
    II - o sistema de acompanhamento e avaliação de conformidade dos novos sistemas e dos sistemas legados ao MoReq-Jus;
    III - a permanente atualização do MoReq-Jus.

    Então estão corretas as afirmativas I, II e III.

    Gabarito do professor: Letra "D"

ID
721336
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A memória aleatória do computador é chamada

Alternativas
Comentários
  • ...Arquivologia? FCC supera o CESPE...!!!rsr.
    bons estudos.
  • prefiro as questões de informática
  • Correta alternativa "E"
    Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primaria em sistemas eletrônicos digitais.
    A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, aturalmente, quanto mais melhor.
    O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição e em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria: Memória de Leitura e Escrita. Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil, como o disco rígido.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org

ID
721354
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre as siglas frequentemente utilizadas pelos arquivistas,

Alternativas
Comentários
  • Uma Infraestrutura de Chaves Públicas, cuja sigla é ICP, é um órgão ou iniciativa pública ou privada que tem como objetivo manter uma estrutura de emissão de chaves públicas, baseando-se no princípio da terceira parte confiável, oferecendo uma mediação de credibilidade e confiança em transações entre partes que utilizam certificados digitais. A principal função do ICP é definir um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos a serem adotados pelas entidades a fim de estabelecer um sistema de certificação digital baseado em chave pública. A infra-estrutura de chaves públicas do Brasil, definida pela Medida Provisória Nº 2.200-2, de 24 de Agosto de 2001, é denominada Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira, ou ICP-Brasil.

    Fonte so assunto: Wikipédia
  • Correta a letra "B"
    Vejamos os significados das outras siglas:
    SIGAD - significa Sistema Informatizado de Gestão Arquivistica de Documentos 
    ICP - significa Infraestrutura de Chaves Públicas.
    CPD - significa Centro de Processamento de Dados
    AC - significa Autoridades Certificadoras
    PDF - significa Portable Document Format ou documento em formato portável
  • É sério que a FCC perguntou isso? Jesus toma conta... kkkkk


ID
730381
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nos sistemas informatizados de gestão de documentos, as atividades de autuação, classificação e arquivamento têm sido chamadas, por força do uso de palavra inglesa originária da informática, de

Alternativas
Comentários
  • Captura - Registro, classificação, adição de meta-informação e armazenamento de um documento de arquivo num sistema que gere documento de arquivo.
    Matei a questão por aparecer na questão os termos CLASSIFICAÇÃO E ARQUIVAMENTO. Porém não sei de onde a FCC tirou o "uso de palavra inglesa originária de informática". Se algum ninja souber, por favor faça um post na sequencia dos comentários...
  • Meu pensamento seguiu o seu Fernando e até me atrapalhei um pouco por esta citação de palavra inglesa.

    Acredito que nem sendo ninja para achar a justificativa disto.
  • A única palavra que eu vejo na Informática com frequência e que ajudou bastante a matar a questão, caso o sujeito não soubesse nada sobre o que é captura, é a palavra "Capture", pois tentar encontrar uma palavra em inglês que corresponda às outras alternativas é uma tarefa quase impossível.

    Capture: Encontrei referência em softwares de vídeo, edição de vídeo etc.
    Há também referência em softwares de desenho técnico, há um programa que se chama Corel Capture, e se encontra nas versões atuais x4, x5 e x6. 

    A questão poderia ser resolvida de duas formas, portanto, com o conhecimento do bom comentário acima ou ao tentar encontrar uma palavra em inglês correspondente e que seja usada na Informática, o que só é possível na alternativa B.
  • Bem, eu matei a questão interpretando-a pelo lado da informática "Nos sistemas informatizados", e a única alternativa que se encaixa a informática é a alternativa "B" captura, lembrei-me dos periféricos de entrada (scanner) ele faz captura de informações. 
  • Gabarito: Letra "B".
    Fonte desta questão: "e-ARQ Brasil", pág.26, a qual transcrevo abaixo:
    6 - Procedimentos e operações técnicas do sistema de gestão arquivística de documentos digitais e convencionais 6.1 - Captura A captura consiste em declarar um documento como um documento arquivístico, incorporando-o ao sistema de gestão arquivística por meio das seguintes ações: • registro; • classificação; • indexação; • atribuição de restrição de acesso; • arquivamento. Os objetivos da captura são: • identificar o documento como documento arquivístico; • demonstrar a relação orgânica dos documentos. Captura é a incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, quando ele passa a seguir as rotinas de tramitação e arquivamento. Uma vez capturado, o documento pode ser incluído num fluxo de trabalho e, posteriormente, arquivado, ou ser, imediatamente, arquivado em uma pasta, no caso de documentos em papel, ou diretório, no caso de documentos digitais.
    A mais importante motivação é a que vem do auto-conhecimento. Quem conhece a si mesmo sabe que nada é impossível”. (Martin Claret)
  •  Captura
    A captura consiste em declarar um documento como sendo um documento
    arquivístico por meio das ações de:
     registro;
     classificação;
     indexação;
     atribuição de outros metadados;
     arquivamento.
    Os objetivos da captura são:
     identificar o documento como documento arquivístico;
     demonstrar a relação orgânica dos documentos.
    A captura é a incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística,
    quando passará a seguir as rotinas de tramitação e arquivamento. Uma vez
    capturado, o documento tanto poderá ser incluído num fluxo de trabalho e
    posteriormente arquivado, como ser imediatamente arquivado em uma pasta, no
    caso de documentos em papel, ou diretório, no caso de documentos digitais.
    Tradicionalmente, nos sistemas de gestão arquivística de documentos em papel, a
    captura é feita no momento em que o documento é registrado, classificado e/ou
    identificado.
    Em um SIGAD o documento tanto pode ser produzido diretamente dentro do
    sistema e então capturado automaticamente no momento do registro, como pode
    ser produzido fora do sistema e capturado e registrado posteriormente.
    Além do código de classificação, descritores, número de protocolo e número de
    registro, a captura pode prever a introdução de outros metadados tais como: data
    e hora da criação, da transmissão e do recebimento do documento; nome do autor,
    do originador, do digitador e do destinatário, entre outros. Esses metadados podem
    ser registrados em vários níveis de detalhe, dependendo das necessidades geradas
    pelos procedimentos do órgão ou entidade e do seu contexto jurídicoadministrativo.
    Os metadados são essenciais para identificar o documento arquivístico de um modo
    inequívoco e mostrar sua relação com os outros documentos.
    A captura tem como pré-requisito a definição de:
     quais documentos (produzidos e recebidos) serão capturados pelo sistema
    de gestão arquivística de documentos;
     quem deve ter acesso a esses documentos e em quais níveis;
     por quanto tempo serão retidos.
    As decisões sobre captura e retenção devem ser consideradas no momento da
    concepção do sistema de gestão arquivística de documentos. A decisão sobre quais
    documentos devem ser capturados e por quanto tempo devem ser mantidos deve
    Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos - julho/2006
    Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos / CONARQ
     
    levar em conta a análise dos seguintes fatores: legislação vigente, exigências
    quanto à transparência e ao exercício das atividades do órgão ou entidade, bem
    como grau de risco que correm caso não capturem documentos arquivísticos.
    Documentos que exigem captura são aqueles que:
     responsabilizam uma organização ou indivíduo por uma ação;
     documentam uma obrigação ou responsabilidade;
     estão relacionados à prestação de contas do órgão ou entidade.

ID
733936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das tecnologias utilizadas para
o GED.

A tecnologia workflow, utilizada para automação dos processos que envolvem documentos em uma organização, não é componente obrigatório em um sistema de GED, mas é possível utilizá-la de forma integrada.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA


    Workflow é o gerenciamento dos fluxos de trabalho. Ou seja, permite o gerenciamento dos processos de negócio da organização. Existem vários componentes do sistema GED como o DI, DM, RIM...não sendo, portanto, de utilização obrigatória. 


    JOÃO TIAGO E LEONARDO REIS 


ID
846505
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso de ferramentas computacionais para a veiculação de documentos, através de meios digitais, tem características muito importantes, sendo uma delas a possibilidade da condensação de um conteúdo maior de informação em muito menos espaço.

Tal característica se refere à

Alternativas
Comentários
  • Condensação de um conteúdo maior de informação em muito menos espaço

    Letra E: Capacidade de Armazenamento.


  • refere-se à capacidade de armazenamento. O espaço de armazenamento de documentos em uma nuvem, um HD, um sistema informatizado é muito mais vantajoso do que em um prédio inteiro, concorda?


ID
911440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A certificação digital e os conceitos a ela associados representam
um marco na gestão de documentos arquivísticos digitais. Acerca
desse tema, julgue os itens de 54 a 60. Nesse sentido, considere
que o termo ICP-Brasil, sempre que empregado, refere-se à
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

O documento digital pode ser produzido por meio de sistemas gerenciadores de bancos de dados, por processo de digitalização e(ou) com o uso de software ou sistema específico. Seu conceito está fundamentado nos seguintes pilares: hardware (físico), software (lógico) e informação (suporte + bits).

Alternativas
Comentários
  • Documento Digital é todo arquivo digital gerado em um computador ou periférico, que também contenha um resumo de seu conteúdo (hash) e a identificação de seu autor (certificado digital).
  • Minha dúvida é com relação ao "sistema gerenciadores de banco de dados". Alguém pode explicar?

    Obrigada.
  • Minha duvida seria em relacao a documentos digitalizados, porque scaneados nao nasceram digitais! Alguem sabe a respeito???

  • A resolução da Unesco considera urgente a necessidade de salvaguardar os patrimônios culturais digitais, garantindo assim o acesso continuado aos conteúdos e à funcionalidade dos registros eletrônicos.Segundo a Unesco, o documento digital tem como base três elementos: o hardware (físico), o software (lógico) e a informação (conceitual=suporte + bits) armazenada em um suporte, e segue a seguinte estrutura:

    Os documentos digitais podem ser gerados de três formas:

    1.  Sistema informatizado a partir dos dados contidos em um sistema de banco de dados: os dados de um mesmo documento podem estar armazenados em diversos arquivos, ou seja, os mesmos são processados e apresentados de acordo com os critérios definidos pelo próprio sistema.

    2.  Geração do documento a partir de um software ou um sistema específico: o documento contém todas as suas características e dados armazenados em um mesmo arquivo. Em um documento do tipo texto (PDF OU .DOC) as marcações de formatação fazem parte do próprio arquivo.

    3.  Processo de digitalização de documento: o documento é gerado a partir de uma matriz analógica. Ex: o processo de escâner de uma fotografia.

    Referência: 

    livro: arquivística; Temas Contemporâne e

        http://www.latindex.org/ciri2010/parte_03/03_09/03_09_03.html

    Priscilla, os documentos digitalizados são chamados de representantes digitais. Os representantes digitais são os documentos digitalizados a partir de documentos convencionais. Por isso, eles não nasceram em ambiente digital, apenas foram convertidos para o ambiente digital para facilitar o acesso, preservação etc. Eles são diferentes daqueles que já nascem em ambiente digital (born digital).

    A referência desse tema : http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/recomenda/recomendaes_para_digitalizao.pdf

     

  • Segundo Vanderlei SANTOS (2008, p. 26), o documento digital tem como base três elementos: o hardware, o software e a informação armazenada em um suporte.

  • Segundo a Resolução CONARQ nº 20, um documento digital é o documento codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional; e segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, documento digital é o documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional.

    O sistema computacional é composto tanto pelo software (programa) quanto pelo hardware (peças). Pelas definições acima, podemos concluir que o documento digital se fundamenta nos seguintes pilares: software, hardware (material físico que registra a informação), suporte (material físico onde é registrada a informação), e informação (codificada em bit's).

    Gabarito do professor: Certo
  • Preservação digital e seus dez mandamentos:

    "Os documentos podem ser gerados de três formas: por meio de sistemas informatizados através de dados contidos em sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), por processo de digitalização e/ou diretamente com uso de um software ou sistema específico."

    Além disso, o autor expõe a seguinte estrutura para os documentos digitais:

    Hardware (físico) + Software (lógico) + Informação (suporte + bits)

    Fonte: Livro Arquivística: temas contemporâneos (ed 3, págs 26-27)


ID
911464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação ao modelo de requisitos para sistemas informatizados
de gestão arquivística e de indexação de documentos, julgue os
itens seguintes.

Considerando a evolução tecnológica, é possível realizar a indexação de documentos de forma automática, por meio de sistemas informatizados.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Definição de indexação

    O dicionário de terminologia arquivística define indexação como sendo o “processo pelo qual se relacionam de forma sistemática descritores ou palavras-chave que permitem a recuperação posterior do conteúdo de documentos de informação”. Na prática, atribui-se a cada documento várias palavras-chave relacionadas a este, de forma que estas sirvam de referências quando da busca deste documento.
                Exemplo:
                Documento: relatório sobre viagens e diárias de funcionários da empresa no ano de 2005.
                Palavras-chave utilizadas: viagens, diárias, 2005.
     
                Quando se procura pela palavra “viagens”, “diárias” ou “2005”, será oferecido ao usuário, além de outros documentos indexados com os mesmos termos, o documento em questão.
  • Indexação automática de documentos textuais: iniciativas dos grupos de pesquisa de universidades públicas brasileiras

    Estudo sobre os modelos de indexação automática e seu uso no tratamento e recuperação de documentos na Web e em processos de indexação em bancos de dados bibliográficos. Apresenta-se um breve histórico da indexação automática, seus principais conceitos, as áreas relacionadas e a classificação dos métodos de indexação automática. São também identificados e caracterizados os grupos de pesquisa brasileiros que se dedicam ao tema. Conclui-se que os grupos desenvolvem pesquisas sobre o Processamento de Linguagem Natural (PLN), Sistemas Inteligentes, bem como Sistemas Inteligentes combinados com PLN. As propostas de indexação automática tendem à integração de diferentes perspectivas, de modo a pemitir o uso da linguagem natural como linguagem de intercâmbio entre usuário e sistema. Confirma-se a característica interdisciplinar da indexação automática, sendo sugerida a parceria entre os grupos para compartilhamento de recursos que conduzam ao avanço das pesquisas sobre a indexação automática.
    fonte: 
    http://rabci.org/rabci/node/13
  • Questão Correta

    De acordo com Lancaster (2004) indexar um documento facilita a localização do mesmo, pois os termos a ele atribuídos servem como pontos de acesso para que os documentos sejam recuperados.

    Conforme o autor, existem dois tipos de indexação:

    Indexação seletiva, que apresenta uma indicação geral do tema, não ultrapassando cinco termos (nível de acesso limitado) e

    Indexação exaustiva, que proporciona uma indicação mais específica, possibilitando um maior número de pontos de acesso.

  • Assertiva CORRETA. 


    Complementando com algo que não vi nos comentários: a indexação, principalmente quando se fala em informática, também serve para reduzir o tempo entre a inserção do termo que se procura e da apresentação dos resultados. Isso porque procurando em um dicionário de indexação é mais rápido que procurando as palavras-chave nos arquivos em disco um de cada vez.
  • Gabarito: Certo

    indexação é a ação ou efeito de descrever/ identificar um documento de acordo com o seu assunto, e tem o objetivo de deixa-los com uma referência para que a recuperação da informação em catálogos e sistemas seja mais rápida e prática.

    • Indexação automática: nesse caso, um sistema de GED atua sobre os documentos, extraindo todo o conteúdo identificável, e indexando o documento guardando os dados para outras pesquisas.


ID
937399
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É um programa automatizado de controle documental, disponível na rede corporativa de microcomputadores do Ministério da Saúde, podendo ser utilizado por qualquer unidade da instituição. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    -----

    SIPAR:

    Objetivos do sistema --> O Sistema Integrado de Protocolo e Arquivo do Ministério da Saúde (SIPAR) é um sistema que permite o protocolo, acompanhamento e arquivo dos documentos, facilitando a coordenação do fluxo documental.

    Principais funcionalidades --> O SIPAR provê a rastreabilidade de documentos ou processos no âmbito do Ministério da Saúde e permite o gerenciamento e o acesso às informações geridas pelo MS, bem como a realização de pesquisas.

    -----

    Fonte: http://www.sisp.gov.br/catalogo/one?software_id=13242644


ID
1077436
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As tecnologias vinculadas ao Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED têm se multiplicado e hoje já possuem utilizações que potencializaram a gestão tradicional de documentos. A tecnologia que é a automação de uma atividade, no todo ou em parte, de forma que documentos, informações ou tarefas sejam passados de um participante a outro para tomada de providências, de acordo com determinadas regras de procedimento, é chamada.

Alternativas
Comentários
  • a) DI - serve para digitalizar documentos, apenas. Transformá-lo de físico para digital.

    b) DM - serve para realizar a gestão das atividades (criar, editar, revisar), além de controlar as autorias, versões, datas, etc.

    c) RIM - serve para gerenciar o ciclo de vida dos documentos, podendo ser qualquer mídia, doc, áudio, vídeo, etc.

    d) Workflow - serve para automatizar as atividades ou processos de negócios, sendo automatizado TOTALMENTE ou PARCIALMENTE. (dica da caixa alta para ficar esperto com questões que afirmam que o workflow automatiza todas as atividades, quando na verdade pode automatizar atividades por partes.).

    e) FP - serve para salvar formulários ou documentos diretamente em um banco de dados, para isso, realiza-se os processos de OCR (captura os caracteres nos formulários) e ICR (compreende as fontes, corrige palavras, etc).

  • Excelente comentário, colega Alison Machado. Estava com muitas dúvidas em relação a esses conceitos. Por acaso você teria uma fonte? Obrigada :)

  • Workflow nada mais é do que a sistematização das atividades. É o conjunto de atividades que devem ser feitas para que se atinja determinado fim. Essa é uma questão bem atípica, mas posso dizer para você que o conceito de workflow já foi cobrado em outras bancas.

  • Até Neymar virou concurseiro!!! Não tá fácil pra ninguém!

  • GABARITO: LETRA D

    Workflow é um termo inglês que significa “fluxo de trabalho”, na tradução para a língua portuguesa. O conceito do workflowé de uma sequência de passos necessários para automatizar processos, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR

  • o workflow permite que a atividade seja reconhecida e controlada de forma padronizada. Dessa forma, as ações são repassadas no tempo correto, para as pessoas corretas para a tomada de providências.

    Pra lembrar da função das outras tecnologias, pense no esquema:

    DI = imagem digitalizada

    DM = gerenciamento de imagem de digitalizada

    RIM = ciclo vital

    OCR/ICR = automatização de formulários com uso de tecnologias que permitem que as informações sejam encontradas em imagens ou que sugestões sejam propostas a partir do contexto.

    Resposta: D


ID
1080685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) é um conjunto de

Alternativas
Comentários
  • Letra a) errada. Esse é o conceito de sistema de informação. Sistema de informação: Conjunto organizado de políticas,

    procedimentos, pessoas, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e proveem acesso à

    informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades de um órgão ou entidade.

    Letra b) errada. Esse é o conceito de Sistema de gestão arquivística de documentos: Conjunto de procedimentos e

    operações técnicas, cuja interação permite a eficiência e a eficácia da gestão arquivística de documentos.

    Letra c) errada. Esse é o conceito de Gerenciamento eletrônico de documentos (GED): Conjunto de tecnologias utilizadas

    para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades:

    captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição. Entende-se por informação não estruturada aquela que não está

    armazenada em banco de dados, como mensagem de correio eletrônico, arquivo de texto, imagem ou som, planilha etc.

    Letra d) correta. Refere-se ao Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD): É um conjunto de

    procedimentos e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação

    final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado.

    Letra e) errada. Esse é o conceito de Gestão arquivística de documentos: Conjunto de procedimentos e operações técnicas

    referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando sua

    eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • que é SIGAD?

    É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes. LETRA D

  • Letra D.

    Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) é um conjunto de procedimento e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a sua produção até a sua destinação final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado.

    Fonte: e-Arq Brasil, p.11, 2011.

  • GABARITO: LETRA D

    SIGAD – SISTEMA DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS

    É um conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado.

    E-Arq Brasil.


ID
1111678
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O sistema de peticionamento eletrônico adotado pelo Tribunal Regional Federal da 3a Região;

Alternativas
Comentários
  • http://www.oabsp.org.br/noticias/2013/09/06/8997/


ID
1119220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

A inclusão de templates de documentos de arquivo em redes internas é considerada uma prática inadequada, porque prejudica a autenticidade desses documentos.

Alternativas
Comentários

  • Template ou modelo é definido como um tipo de arquivo padrão não-executável usado por software de computador como um exemplo preformatado para fundamentar outros arquivos, especialmente documentos. Os modelos contêm um conjunto de elementos repetidos e são criados para padronizar a configuração de visualização através dos documentos finais.

    http://www.plataformabim.com.br/2012/09/revit-20122013-aula-05-arquivos.html

  • Assertiva ERRADA. 


    Somente se esse template estabelecer regras que são contra alguma lei em vigor. 
  • Apenas para complementar o entendimento da questão: segundo o documento E-ARQ Brasil, templates são máscaras de formatação necessárias para apresentar o documento.

  • Pra ficar claro, template é um modelo genérico de documento eletrônico. Ex. modelo de contrato; modelo de relatório; modelo de requerimento. etc...

  • Segundo o E-arq Brasil, os templates são máscaras de formatação necessárias para interpretar a estrutura do documento em um SIGAD. Em termos leigos, um template é uma formatação padrão a ser adotada para a mesma espécie documental (mantêm-se a formatação, e altera-se apenas o conteúdo a cada novo documento).

    Os templates são metadados obrigatórios para os procedimentos de captura do documento pelo SIGAD. Em outras palavras, um SIGAD deve necessariamente permitir a inclusão de templates e associá-los aos documentos.

    Gabarito do professor: Errado
  • Resolução: template é uma formatação padrão a ser adotada para a mesma espécie documental (mantêm-se a formatação, e altera-se apenas o conteúdo a cada novo documento). Por exemplo, todas os ofícios devem possuir a mesma estrutura, mas o conteúdo vai mudar, certo?

    O uso de templates é super recomendado, pois se consegue uma padronização super eficiente e todos vão produzir os documentos com a mesma estrutura.

    Resposta: errada

  • Lembrei daquela marca d'agua horrorosa do STJ.


ID
1119346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à indexação de documentos, julgue os itens seguintes.

As linguagens pós-coordenadas de indexação, como tesauros, são utilizadas, principalmente, em sistemas automatizados.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - Linguagens

    pós-coordenadas são aquelas que combinam ou coordenam os

    termos no momento da busca, sendo utilizadas principalmente

    em sistemas automatizados. Sistema unitermo e tesauros são

    exemplos dessas linguagens.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Dicionário arquivístico: tesauro Dicionário que reúne termos derivados da linguagem natural, normalizados e preferenciais, agrupados por afinidade semântica, com indicação das relações de equivalência, hierárquicas, partitivas, de negação e funcionais estabelecidas entre eles. :p

  • A indexação de documentos pode ocorrer em linguagens pré-coordenadas e pós-coordenadas.

    As pré-coordenadas determinam a integração dos vários tópicos sobre o assunto do documento, e adotam uma ordem de citação com base em critérios subjetivos. Essa ordem é determinada conforme a importância do conceito para o usuário (por isso o critério é subjetivo).

    As pós-coordenadas utilizam critérios simples na indexação, e esses critérios são combinados pelo usuário no momento da busca. Os termos são combinados no momento da busca, e atendem às necessidades do usuário da mais geral para a particular.

    Em resumo, as linguagens pré-coordenadas definem previamente os termos para pesquisa do documento, e as pós-coordenadas definem esses termos no momento da busca, através de combinação. Por serem mais dinâmicas, as linguagens pós-coordenadas são mais utilizadas em sistemas automatizados.

    Gabarito do professor: Certo
  • Em resumo, as linguagens pré-coordenadas definem previamente os termos para pesquisa do documento, e as pós-coordenadas definem esses termos no momento da busca, através de combinação. Por serem mais dinâmicas, as linguagens pós-coordenadas são mais utilizadas em sistemas automatizados.

    Gabarito do professor: Certo

     

    Por: Mayko Gomes

  • GABARITO: CERTO

    Linguagens pré- coordenadas

    -Funciona melhor em sistemas tradicionais como as FICHAS;

    -É mais precisa e evita falsas associações;

    -É subjetiva e determina uma prioridade a partir da importância do termo para o usuário;

    -É praticamente impossível fazer uma combinação entre os termos, pois são listados em uma determinada sequência. Somente o primeiro elemento citado é recuperado;

    -Dificuldade na representação dos diferentes sentidos do termo e das suas relações;

    -Uma opção seria o uso de remissivas e referências , “entradas múltiplas” mas isso encarece muito o sistema;

    -Exemplos : Cabeçalhos de Assunto , CDD e CDU.

    Linguagens Pós- Coordenadas

    -São eficientes em sistemas automatizados;

    -Os conceitos são combinados no momento da busca e de qualquer maneira dependendo da necessidade do usuário, mais geral ou específica;

    -Todo termo atribuído tem um peso igual;

    -Permite uma maior revocação, porém baixa precisão;

    -Como a associação de termos é somente na saída , pode obter associações falsas e incorretas;

    -Para auxiliar a busca é utilizada a lógica booleana : and, or, not;

    -Exemplos : Tesauro (descritores).

     Fonte: Thalita Gama (santabiblioteconomia.com.br/2015/01/24/sistemas-de-indexacao-pre-e-pos-coordenados/)

  • Pessoal, será que alguém poderia me ajudar??

    Na questão Q602857 (Prova DPU 2016) o cespe dá como gabarito certo o seguinte item:

    Incluídos no grupo das linguagens de indexação pré-coordenada, os tesauros devem ser aplicados preferencialmente aos sistemas automatizados.

    Agora fica a dúvida: o tesauro faz parte da linguagem pré-coordenada ou pós-coordenada? Ou pode ser incluído nas duas possibilidades?

  • GAB = CORRETO

    Tesauro, também conhecido como thesaurus ou dicionário de ideias afins, é uma lista de palavras com significados semelhantes, dentro de um domínio específico de conhecimento.

    A indexação é uma técnica para ajustar os pagamentos de renda por meio de um índice de preços, a fim de manter o poder de compra do público após a inflação, enquanto a desindexação é o desenrolar da indexação. 

  • Gab: CERTO

    Lei 12.682/12 - Art. 4º As empresas privadas ou os órgãos da Administração Pública direta ou indireta que utilizem procedimentos de armazenamento de documentos em meio eletrônico, óptico ou equivalente deverão adotar sistema de indexação que possibilite a sua precisa localização, permitindo a posterior conferência da regularidade das etapas do processo adotado.

    FONTE: Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ – Julho de 2020, pág. 45.

    Erros, mandem mensagem :) 

  • Em resumo, as linguagens pré-coordenadas definem previamente os termos para pesquisa do documento, e as pós-coordenadas definem esses termos no momento da busca, através de combinação. Por serem mais dinâmicas, as linguagens pós-coordenadas são mais utilizadas em sistemas automatizados.


ID
1168288
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à sigla que se refere ao sistema de codificação numérica utilizado para identificar publicações na internet.

Alternativas
Comentários
  • O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral. Foi desenvolvido recentemente pela Associação de Publicadores Americanos (AAP) com a finalidade de autenticar a base administrativa de conteúdo digital. É concebido como um número, mas não tem um sistema de codificação pré-definido e também não traduz ou analisa esta numeração. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc).fonte; dicionario informal.

  • Digital object identifier (DOI) é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet.

    Atualmente, cresce a preocupação com a segurança de objetos digitais na Internet. Por isso, foi criado o DOI (Digital Object Identifier), um sistema para localizar e acessar materiais na web – especialmente, publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais.

    O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral. Foi desenvolvido recentemente pela Associação de Publicadores Americanos (AAP) com a finalidade de autenticar a base administrativa de conteúdo digital. É concebido como um número, mas não tem um sistema de codificação pré-definido e também não traduz ou analisa esta numeração. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc).

    Este número de identificação da obra é composto por duas sequências: (1) um prefixo (ou raiz) que identifica o publicador do documento; (2) um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento. Por exemplo: 11.1111.1 / ISBN(ou ISSN) O prefixo/raiz DOI é nomeado pela IDF (International DOI Foundation), que garante que cada raiz é única. Os livros ou artigos publicados em periódicos, por exemplo, provavelmente utilizarão como sufixo o número que já consta do ISBN ou ISSN.

    Além de ser um mecanismo utilizado para garantir o pagamento de direitos autorais através de um sistema de distribuição de textos digitais, o DOI também é útil para auxiliar a localização e o acesso de materiais na web, facilitando a autenticação de documentos.

    Recentemente, os livros começaram a entrar nesse sistema, mas já existem cerca de três milhões de DOI's em uso, dando referências cruzadas e ativas sobre publicações acadêmicas e profissionais on-line.

    No Brasil, a plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por exemplo, utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores em seus currículos lattes. Quando um programa navegador encontra um número DOI, utiliza o prefixo para encontrar o banco de dados da editora e ali acessa as informações relativas ao livro ou ao periódico, que podem incluir dados do catálogo, resenhas e links. Este sistema começou a ser utilizado há pouco tempo no Brasil, sendo implantado em algumas soluções DRM, como a usada na venda do e-livro de João Ubaldo Ribeiro.

    Fonte - https://pt.wikipedia.org/wiki/Digital_object_identifier

  • Segundo CAMPELLO(2006,p.90):

    ...O Digital Object Identifier(DOI) é um sistema numéricoque permite a identificação única e precisa de informação veiculada na internet, facilitando as transações entre os usuários e produtores.


ID
1169065
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações de Rondinelli (2002) que descrevem as condições propícias ao surgimento do conceito de gestão de documentos, suas características, e consequências de suas aplicações.

I- O aumento de volume de documentos produzidos pelas instituições públicas deve ser racionalizado, para viabilizar a capacidade gerencial e decisória da empresa.

II- A gestão de documentos consiste no conjunto de procedimentos que garantem acesso à informação proveniente de fontes internas e externas, para apoiar o desempenho das atividades de um órgão ou entidade.

III- O conceito de ciclo vital provocou uma cisão profissional, nos países anglo-saxões, visto que paralelamente à figura do arquivista foi criado o cargo de administrador de documentos.

IV- A arquivologia iniciou um longo processo de revisão dos seus princípios e métodos, a partir da década de 1980, quando os documentos eletrônicos passaram a ser amplamente utilizados pelas instituições públicas.

V- A gestão de documentos engloba tecnologias de digitalização, automação de fluxos de trabalho worflow, processamento de formulários, indexação, dentre outras atividades.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • III- O conceito de ciclo vital provocou uma cisão profissional,nos países anglo-saxões, visto que paralelamente à figura do arquivista foicriado o cargo de administrador de documentos.

    Certa. "Nos países anglo-saxões, o conceito de ciclo vital gerou uma cisão profissional, isto é, paralelamente à figurado arquivista passa a existir os records manager, ou gestor de documentos. Enquanto o primeiro tem como atribuição o tratamento dos documentos devalor permanente, o último se encarregariados documentos de valor corrente e intermediário" (MACIEL, Elaine. 

    Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/52700.pdf,p.36, 2014)


    IV- A arquivologia iniciou um longo processo de revisão dos seus princípios emétodos, a partir da década de 1980, quando os documentos eletrônicos passarama ser amplamente utilizados pelas instituições públicas. 

    Certa. SegundoRondinelli: "Ao final do século XX, o conceito de ciclo vital apresentavao seguinte quadro: aceitação unânime de um lado e aplicação diferenciada deoutro. Essa convivência relativamente pacífica começou a ser abalada a partir da década de 1980,quando os documentos eletrônicos passaram a ser amplamenteutilizados pelas instituições públicas. ...iniciou um longoprocesso de revisão dos seus princípios e métodos,inaugurando o que se constitui no quinto marco histórico dessa área deconhecimento." (Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos,2002, p.42)

    V- A gestão de documentos engloba tecnologias de digitalização, automação defluxos de trabalho worflow, processamento de formulários,indexação, dentre outras atividades. 
    Errada. O conceito de gestão documental foi apresentado na assertiva II. Oconceito está trocado com as possíveis características de um GED ( GestãoEletrônica de Documentos): " OGED pode englobar tecnologias de digitalização, automação de fluxos de trabalho (workflow), processamento de formulários,indexação, gestão de documentos, repositórios, entre outras.  " (e-arq, 2006, p.09)

  • Gabarito: letra B

    I- O aumento de volume de documentos produzidos pelas instituições públicas deve ser racionalizado, para viabilizar a capacidade gerencial e decisória da empresa. 

    Certa. Pode ser que, algum colega tenha considerado essa assertiva errada pela palavra "aumento" e não "produção", contudo, no contexto e pelo entendimento da banca elas têm o mesmo significado.


    II- A gestão de documentos consiste no conjunto de procedimentos que garantem acesso à informação proveniente de fontes internas e externas, para apoiar o desempenho das atividades de um órgão ou entidade. 

    Errada. Os conceitos entre gestão de documentos está trocado com o de Sistema de Informação.
    Considerando as explicações trazidas pelo E-arq, Gestão Arquivística de Documentos é : "Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou seu recolhimento para a guarda permanente. " (e-arq, 2006, p.6)

    A definição sugerida é a de um sistema de informação: "Conjunto organizado de políticas, procedimentos, pessoas, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e provêem acesso à informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades de um órgão ou entidade." (E-arq, 2006, p.6)


  • Cara, eu marquei a I,II e V. Mas jamais era para eu ter feito isso, por isso gostaria de colocar um Mnemônico de uma professora de Arquivologia, onde ela usa uma metadologia de que todo homem tem uma amiga: PUTAA. Bom, gostaria de dividi-lo não por ser engraçado ou porque é grotesco, mas porque realmente ajuda, eu sabia que o conceito de gestão de documentos estava faltando algo,entretanto marquei a II como sendo certa. Não admiti e por não querer que outras pessoas errem este conceito aqui o segue:


    Gestão de documentos: é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a Produção. Tramitação,Uso, Avaliação e Arquivamento, nas fases corrente e intermediária, visando a eliminação e o recolhimento dos documentos.Ou seja, nossa amiga:

    P rodução
    U so
    T ramitação
    A valiação
    A rquivamento.
  • gabarito: bConforme Rondinelli, o grande aumento do  volume de documentos produzidos pelas instituições públicas levou à necessidade de se racionalizar a produção e o tratamento desses documentos, sob pena de as organizações inviabilizarem sua capacidade gerencial e decisória ( I ). correta pág 41
    Conforme Rondinelli, o conceito de gestão de documentos, que segundo Indolfo, se constitui no " conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando  a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente ( II ). errada pág. 41Segundo Rondinelli, ocorre que nos países anglo-saxões, geradores do conceito de gestão de documentos, o conceito de ciclo vital provocou uma cisão profissional, isto é, paralelamente à figura do arquivista passa a existir a do records manager, ou administrador de documentos. ( III ). correta pág 41De acordo com Rondinelli, ao final do século XX o conceito de ciclo vital apresentava o seguinte quadro: aceitação unânime de um lado e aplicação diferenciada de outro. Essa convivência relativamente pacífica começou a ser abalada a partir da década de 1980, quando os documentos eletrônicos passaram a ser amplamente utilizados pelas instituições públicas. A partir desse momento , a arquivologia iniciou um longo processo de revisão dos seus princípios e métodos. ( IV) correta pág 42
    Rondinelli, Rosely Curi. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.


  • Vamos analisar os itens um por vez, segundo nos ensina Rondinelli:

    I - O volume de documentos produzidos pode se tornar facilmente um problema, caso seja descontrolado. Neste sentido, serão produzidas informações desnecessárias, sem falar na dificuldade de prover o acesso ágil ou mesmo restringir o acesso indevido, além do gasto ineficiente de recursos. Correto.
    II - A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos que controla o fluxo de documentos desde sua produção até sua destinação. Não tem relação com documentos externos à instituição.Errado.
    III - Nos países anglo-saxões a gestão de documentos causou uma cisão de conceitos, pois o arquivo foi entendido somente como aquela documentação da fase intermediária. Então se criou uma nova categoria profissional: o administrador de arquivo, ou record's manager. Correto.
    IV - Admitindo que a tecnologia não só veio para ficar, como revolucionou muitas áreas de estudos, nos últimos anos a Arquivologia reiniciou seus princípios e métodos para de adequar a esta nova realidade e nova demanda da sociedade. Correto.
    V - A gestão de documentos engloba métodos e ferramentas que controlam o fluxo de documentos. A indexação não tem relação com controle de fluxo. Errado.

    Então somente estão corretos os itens I, III e IV.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • em pleno ano de 2017 tem repartição pública parada no tempo de napoleão ainda.

    dizer que em 1980 metodos eletronicos eram aplamente usados é no minimo uma brincadeira de mal gosto


ID
1370953
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Hard Disk - HD e o disco óptico pertencem, respectivamente, às categorias de

Alternativas
Comentários
  • Os documentos digitais são armazenados em dispositivos eletrônicos, magnéticos e ópticos. É interessantenotar que, do ponto de vista tecnológico, distinguem-se três tipos de memória, em ordem decrescentede preço e velocidade de acesso:

    • memória primária;

    • memória secundária;

    • memória terciária.

    A memória primária é essencial a qualquer sistema computacional. É nela que software e dados sãoarmazenados durante a execução. Representantes típicas dessa classe são as memórias RAM (randomaccess memory), memórias extremamente rápidas. Seu conteúdo é de natureza dinâmica, volátil, epermanece registrado apenas durante a execução do software.

    A memória secundária apresenta volume maior de armazenamento que a primária, sendo, por outrolado, mais lenta. Não é volátil. São exemplos os discos rígidos magnéticos (hard disk, HD), que podemser usados isoladamente ou combinados em disk arrays. Diversas tecnologias permitem, com o uso dedisk arrays, obter maior desempenho e confiabilidade do que seria possível com discos isolados.

    A memória terciária compreende fitas magnéticas, discos ópticos e outros. Usos típicos incluemarmazenamento do acervo digital e cópias de segurança. Outra nomenclatura corrente para essaclasse de memória é ”mídia de armazenamento”. A memória terciária tem característica não volátilna preservação de dados. Seu preço unitário é tão pequeno, que requisitos de confiabilidade devemprevalecer. Em caso de desastre, o prejuízo com a perda de dados é superior ao preço das mídiasque fisicamente os contêm.

    As memórias secundária e terciária são adequadas ao armazenamento. 

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/earq/conarq_earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (PAG. 35)


ID
1443622
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Atualmente vem ocorrendo a adoção de recursos tecnológicos para a preservação e conservação de documentos de arquivo. Analise:

I. Os documentos devem ser previamente avaliados, identificando-lhes valor que justifique o custo da operação.
II. A atual legislação brasileira garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, desde que providos de datas e assinaturas.
III. A microfilmagem adequada permite a eliminação de documentos públicos ou oficiais destinados à guarda permanente.
IV. Na elaboração da tabela de temporalidade há que se observar os princípios da teoria das 4 idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo.

Está correto o que consta APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • O item III está incorreto - De acordo com o Art. 13 Decreto 10.799, de 30 de janeiro de 1996, “Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.” 

    O item IV está incorreto tb porque seria a teoria as 3 idades.

  • erro da II: "desde que providos de data e assinaturas" . documento eletrônico para ter autenticidade, integralidade e e validade jurídica deve ser autenticado (assinatura digital nos moldes de chave eletrônica).

  • Questão de arquivologia!

  • há autores, principalmente de correntes estrangeiras, canadenses e australianos, que definem 4 idades e não três. 

  • Pegadinha na questão de documentos eletrônicos.

  • I – CERTA: Os documentos devem ser previamente avaliados, identificando-lhes valor que justifique o custo da operação. (Assinalamos “E”)


    II – ERRADA: A atual legislação brasileira garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, desde que autenticados. (Eliminamos “A”, “D”)


    III – ERRADA: A microfilmagem adequada não permite a eliminação de documentos públicos ou oficiais destinados à guarda permanente. (Eliminamos “A”, “B”, “C”)


    IV – ERRADA: Na elaboração da tabela de temporalidade há que se observar os princípios da teoria das 3 idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo. (Eliminamos “A”)

  • Gabarito: Letra e) 

     

    A) Os documentos devem ser avaliados no sentindo de se estabalecer o prazo de guarda em cada fase documental.

     

    b) A autenticidade, o valor jurídico e  integridade dos documentos digitais é garantida pela assinatura digital;

     

    c)  A microfilmagem não permite a eliminação de documentos oficiais;

     

    d) Na elaboração da tabela temporalidade deve se observar a teria das 3 idades.

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    I - Todos os documentos institucionais devem passar pelo processo de avaliação de documentos, onde lhes será atribuído valores, e, com base nesses, determinados tanto os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, quanto a destinação. Correto.

    II - A legislação brasileira determina a validade jurídica dos documentos eletrônicos e digitais, desde que possuam sinais de validação, como assinatura eletrônica e certificação digital. Errado.

    III - Em hipótese alguma os documentos de valor permanente podem ser eliminados, e sim devem ser preservados indefinidamente. Mesmo que o documento microfilmado tenha valor legal, seu original deve ser preservado. Errado.

    IV - O correto é teoria das 3 idades, que define as fases do aquivo em que o documento passa, de acordo com seus valores. Estas fases são a corrente, a intermediária e a permanente. Errado.

    Portanto somente o primeiro item está correto.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • GABARITO "E"

    MAS NÃO ESQUEÇA!!! Vantagens dos MICROFILMADOS:
    1º: Porque esse é o único processo que substitui legalmente o documento original, arquivos microfilmados tem sua legitimidade garantida por lei. 

    2º: É o único processo que permite o descarte do documento físico, já que a cópia tem o mesmo valor jurídico. 

    3º: Esses arquivos microfilmados têm aproximadamente até 500 anos de duração, conforme as normas ISSO e ANSI.

    Mas quando a disputa é de microfilmados e permanentes - PERMANENTES esse é Rei esse é história e NUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUNCA podem ser eliminados.
     

  • Pessoal, em relação à autenticidade de documentos eletrônicos, atualmente só se tem como autêntico se for certificado por chave da ICP-Brasil, não basta somente data e assinatura.

  • Luiana explicou melhor que o professor


ID
1482535
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Bernardes (1998, p. 14), a avaliação é um “Trabalho interdisciplinar que consiste em identificar valores para os documentos (imediato e mediato) e analisar seu ciclo de vida, com vistas a estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos e eficiência administrativa, bem como para a preservação do patrimônio documental”. Essa importante função arquivística apresenta muitos benefícios para as organizações, desde que a sistematizemos em uma ferramenta. A opção que apresenta CORRETAMENTE a ferramenta arquivística e seus benefícios gerados pela avaliação é

Alternativas
Comentários
  • "A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem. Sua estrutura básica deve necessariamente contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente – , além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação." (Pg. 43 - Conarq)


    CLASSIFICAÇÃO, TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-MEIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf

  • Gabarito C - A destinação dos documentos compreende os procedimentos de avaliação e a definição dos prazos de guarda. A avaliação é uma etapa importante da gestão de documentos, pois permite a reflexão sobre o fluxo de documentos na fase corrente e intermediária e posteriormente, quando for o caso, para o arquivo permanente. A avaliação é o “processo de análise de documentos de arquivo , que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos” (Arquivo Nacional, 2004).
    Outra definição é oferecida por Bernardes(1998). Segundo a autora a avaliação de documentos é o: “Trabalho interdisciplinar que consiste em identificar valores para os documentos (imediato e mediato) e analisar seu ciclo de vida, com vistas a estabelecer prazos para a guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos e eficiência administrativa, bem como para a preservação do patrimônio documental.” (Bernardes, 1998, p.14).

    Faz parte da etapa de avaliação a identificação dos requisitos de arquivamento e da definição dos prazos de guarda para a documentação, independentemente do suporte em que a informação está registrada, que pode ser papel, filme, fita magnética, arquivos digitais e eletrônicos. O instrumento da gestão de documentos, apropriado para realizar a avaliação de documentos, é a tabela de temporalidade. Ela é utilizada na avaliação do conteúdo informacional dos documentos e estabelece os prazos de guarda e sua destinação final, atendendo às necessidades de negócios de cada instituição e preservando a memória governamental do Estado. Essa tabela, de acordo com o desempenho dos trabalhos das mais variadas naturezas, dos processos meios e fins, tem também como elemento norteador o conhecimento do domínio organizacional.
  • Letra C) o único item que contém ferramenta gerada na fase de avaliação. Por eliminação fica fácil

  • Alguém sabe onde estão os erros dos itens a, b, d e e?

  • avaliação documental é uma função essencial para o ciclo de vida documental (Ciclo vital dos documentos), na medida em que define quais documentos serão preservados para fins administrativos ou de pesquisa e em que momentos poderão ser eliminados ou mantidos permanentemente, segundo o valor e o potencial de uso que apresentam para a administração que os gerou e para a sociedade. Esta função está intimamente relacionada com a função arquivística de classificação documental, de modo que aarquivística contemporânea conduz ao entendimento de que a avaliação documental só será possível após a efetiva classificação dos documentos.(Faria, 2006, p.34)


    Para Couture et al (1999, p.17), a avaliação documental é o ato de julgar os valores dos documentos arquivísticos (valor primário e valor secundário) e de decidir sobre os períodos de tempo em que os valores se aplicam a esses documentos, dentro de um contexto de relação entre o organismo produtor e os documentos arquivísticos gerados no desenvolvimento de suas atividades.


    De acordo com Wadson Faria (2006), o esforço de depuração e racionalização do conjunto de documentos (arquivo) de uma instituição ou pessoa física por meio da função arquivística de avaliação gera, na maioria dos casos, um instrumento de gestão arquivística denominado Tabela de Temporalidade Documental - TTD. Portanto, a tabela de temporalidade é o instrumento desenvolvido por arquivistas para auxiliar na transferência, no descarte e na migração do suporte dos documentos da instituição, com vistas à racionalização do espaço físico e para facilitar a gestão dos documentos essenciais ao funcionamento da organização e à pesquisa informacional; ela traduz o conhecimento dos gestores sobre os prazos de guardas dos documentos arquivísticos da instituição.(Faria, 2006, p.35)

  • Qual o erro da A?

  • A opção que apresenta CORRETAMENTE a ferramenta arquivística e seus benefícios gerados pela avaliação(de documentos) é ?

    “Esta avaliação resultará na elaboração de um instrumento, que regulará o prazo de guarda e a destinação final de cada documento da instituição. É a chamada tabela de temporalidade, que, uma vez criada, deverá ser aprovada por uma autoridade competente do órgão, para que possa ser aplicada na instituição.”

    Portanto, a Tabela de temporalidade é resultado da Avaliação de Documentos.



  • Complementando...

     

    Avaliar um documento consiste, fundamentalmente, em identificar seus valores e definir seus prazos de guarda. A avaliação dos documentos resulta na tabela de temporalidade. ARQUIVOLOGIA FACILITADA. Assim, LETRA C correta

  • Erro dos itens A, B, D e E: Liberação de espaço físico

    . O único ítem que apresenta essa característica de liberação de espaço físico é a Tabela de Temporariedade. A tabela de Temporariedade é o instrumento resultante da Avaliação dos Documentos. A liberação de Espaço Físico ocorre na fase de Avaliação de Documentos, a qual está inserida dentro da fase de DESTINAÇÃO de documentos. Nessa fase de Destinação o documento será ou ELIMINADO ou RECOLHIDO, liberando assim o espaço físico.

    Segue o esboço das fases de Gestão de Documentos:

    Produção(P)(Produção) -> Utilização(U)(Uso e tramitação) - > Destinação(D)(Avaliação(Eliminação ou Recolhimento)).

    PUD - Fases da Gestão de Documentos

    Entre parenteses - > Tarefas reslizadas em cada fase.

  • A - O plano de classificação é a ferramenta que organiza de maneira lógica o conjunto de documentos, estabelecendo assim a relação entre os documentos e seu produtor, bem como com as atividades que o gerou. Por ser uma ferramenta da gestão de documentos, sua aplicação não ocorre no arquivo permanente. Errado.

    B - O inventário analítico é o instrumento de pesquisa que descreve detalhadamente o conjunto de documentos, ou parte dele, a fim de orientar o usuário na busca e recuperação da informação. Por ser uma ferramenta do arquivo permanente, não trata de massas documentais acumuladas. Errado.

    C - Correto.

    D - O catálogo seletivo, ou repertório, é o instrumento de pesquisa que descreve unidades de arquivamento (dossiês ou processos) específicos, pertencentes a um ou mais conjuntos), e selecionadas segundo critério predeterminado (assunto, data, entidade interessada, fato específico, etc). Por ser uma ferramenta de uso no arquivo permanente, não trata de massas documentais acumuladas. Errado.

    E - O banco de dados é um sistema que permite a organização da informação, com vistas a racionalizar os recursos, agilizar o acesso e evitar a produção de informações desnecessárias. Por ser uma ferramenta de controle, não tem relação com a conservação de documentos. Errado.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • C) Tabela de Temporalidade – Redução da massa documental; Agilidade no acesso; Eficiência administrativa; Melhor conservação dos documentos de guarda permanente; Racionalização da produção e do fluxo de documentos; Liberação de espaço físico; e Incremento à pesquisa.

    • instrumento -> avaliação

ID
1488865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do gerenciamento eletrônico de documentos, julgue o item seguinte.

A tecnologia COLD/ERM (computer output to laser disc/electronic report management) possibilita que relatórios sejam gerados e gerenciados em forma digital, bem como que sejam feitas anotações a respeito do relatório, sem que o documento original seja afetado.

Alternativas
Comentários
  • Computer Output to Laser Disc (COLD), atualmente denominada ERM (Enterprise Report Management), são sistemas de gestão de conteúdo utilizados para capturar, arquivar, armazenar e disponibilizar dados tais como inventários, lançamentos, faturas, etc. Estes sistemas são tipicamente implementados para eliminar o uso de papéis ou microfilmes.

    É uma das principais tecnologias no  Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Processa páginas de relatórios, incluindo a captura, indexação, armazenamento, gerenciamento e recuperação de dados. Esta tecnologia permite que relatórios sejam armazenados de forma otimizada, em meios de baixo custo, mantendo-se na sua forma original.

  • CERTO

  •  COLD/ERM – mais conhecido como Gerenciamento Corporativo de Relatórios, essa tecnologia do COLD/ERM possibilita que os relatórios sejam gerados e gerenciados na forma digital. Além disso, é possível fazer anotações sobre o relatório sem afetar o documento original.
    http://www.gomaq.com.br/blog/outsourcing/as-5-tecnologias-ligadas-ao-ged

  • Complementando...

     

    Gestão de Relatórios Empresariais

     

    Computer Output lo Laser Disk/Enterprise Report Management (Gerenciamento Corporativo de Relatórios) – O processamento eletrônico de dados gera relatórios que precisam ser distribuídos para consultas, muitas vezes revisados e até conferidos.

     

    A tecnologia do COLD/ERM possibilita que os relatórios sejam gerados e gerenciados na forma digital. Podem ser feitas anotações sobre o relatório sem afetar o documento original.

     

    http://www.arquivar.com.br/sala-de-leitura/dicionario-arquivar/colderm/

  • A tecnologia COLD/ERM é componente da Gestão Eletrônica de Documentos (GED) responsável pela emissão e gestão de relatórios. Os relatórios são documentos emitidos pelos sistemas, que demonstram todas as atividades realizadas nos mesmos.

    A partir desta tecnologia, é possível produzir e gerir relatórios de maneira digital, inclusive realizando anotações no mesmo, sem alterar o documento original.

    Gabarito do professor: Certo
  • CERTO

    COLD/ERM Tecnologia que trata páginas de relatórios, incluindo a captura, indexação, Armazenamento, gerenciamento e recuperação de dados de forma otimizada, em meios de baixo custo, mantendo-se sua forma original.


ID
1495753
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As novas tecnologias trouxeram desafios para a Arquivologia. Dentre elas, pode-se citar o gerenciamento eletrônico de documentos, no qual um problema é o da preservação, que depende de outros fatores do suporte. Um dos critérios para a seleção do suporte documental é a:

Alternativas
Comentários
  • O acesso à informação arquivística

    Os arquivos são instituições voltadas aos serviços de custódia, conservação e divulgação de sua documentação e desta são responsáveis pela preservação da memória e testemunho (HENRIQUES, 2003). Os usuários consultam os arquivos como forma de sanar suas necessidades e na busca por direitos. Desta forma, as instituições arquivísticas devem dispor de suas informações de maneira a valorizar o interesse dos seus consulentes e garantir que os serviços prestados sejam cada vez mais valorizados. O acesso é a finalidade maior dos arquivos, é preciso ressaltar que isso independe de idade documental (BELLOTTO, 1989) e mais independe do meio arquivístico em que está inserido. Ele pressupõe garantia constitucional e os arquivistas, enquanto profissionais da informação, devem dispor de meios para este acesso, como forma de democratizar o conhecimento. Frente a esta concepção, o que importa não é o lugar onde se encontra a informação, mas sim o acesso que se tem a ela, relevando o fluxo informacional e as redes onde ele opera. Desta maneira, as instituições arquivísticas renovam suas funções. As tecnologias da informação, por sua vez, provocam novas demandas e novos espaços informacionais, os chamados espaços virtuais (JARDIM, 1999). Cabe ao profissional da informação direcionar os serviços à sociedade, propagando o conhecimento nas mais diversas formas e lugares .

     

    GABARITO C 

    BONS ESTUDOS =) 


ID
1496572
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nos termos de Marilena Leite Paes, a microfilmagem e a tecnologia da informação são:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Livro Arquivo: Teoria e Prática - Marilena Leite Paes

    "Capítulo 7 - As Técnicas Modernas a Serviço dos Arquivos"

    Questão simples. A resposta se dá pelo próprio enunciado do Capítulo 7 do referido livro.

    Bons estudos !!!

  • Nos ensina a prof. dr. Marilena Leite Paes (Arquivo: teoria e prática) que microfilmagem e tecnologia da informação são técnicas modernas que estão a serviço do arquivo, com vistas a otimizar seus trabalhos de produção e processamento de documentos.

    Gabarito do professor: Letra "E"

ID
1515382
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No sistema usado para criar, transmitir e receber mensagem eletrônica e outros documentos digitais por meio de rede de computadores, quando a mensagem emitida por uma pessoa é recebida e respondida mais tarde temse a chamada

Alternativas
Comentários
  • Eu coloquei armazenagem intempestiva por uma questão de semântica. Alguém tem alguma coisa para falar sobre esse conceito? Estou acompanhando os comentários. Obrigada :)

  • Muito boa sua observação. Eu li apressado e não notei isso que voce notou. 

  • a) ERRADA. “Em telecomunicações, a comunicação assíncrona é a transmissão de dados, geralmente sem o uso de um sinal de relógio externo, onde os dados podem ser transmitidos intermitentemente em um fluxo estável. Qualquer tempo necessário para recuperar dados dos símbolos de comunicação é codificado dentro dos símbolos, desta forma, a informação necessária para recuperar os dados enviados na comunicação está codificada dentro dos próprios dados. Uma exceção notável é a porta RS-232, e alguns derivados, que são assíncronos, mas permanecem tendo um sinal de clock externo disponível, apesar de não ser usado normalmente. Os aspectos mais significantes de comunicações assíncronas é que o dado não é transmitido em intervalos regulares, desta forma possibilitando taxa de bit variável e que os geradores de relógio transmissor e receptor não tenham que ser sincronizados exatamente todo o tempo.”

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_ass%C3%ADncrona

     

    b) ERRADA. “Complementar à caixa postal física (correio tradicional), permite a receção do correio em formato digital, remetido pelas entidades emissoras aderentes à ViaCTT, desde que autorizadas pelo titular da caixa.

    A ViaCTT não tem qualquer custo para os destinatários. Tal como no correio tradicional os custos são suportados pelos entidades emissoras do correio.

    Cada pessoa individual ou coletiva pode ter uma caixa postal electrónica ViaCTT, durante toda a vida ou existência jurídica.

    Os CTT são os consolidadores deste correio eletrónico, tendo a responsabilidade de ligação entre as entidades emissoras e os destinatários, assumindo, no mundo eletrónico, o mesmo papel que no correio tradicional.”

    https://www.viactt.pt/website/o_que_e.html

     

    c) ERRADA.

     

    d) CERTA.

     

    e) ERRADA. “O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.”

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem

  • Uma mensagem emitida e não respondida simultaneamente faz parte de uma comunicação off time, produto de um processo assíncrono (sem sincronia), intempestivo (fora do prazo de tempo considerado suficiente).

    Neste caso, a mensagem é armazenada em servidor para que o destinatário possa, posteriormente, acessá-la e responder à solicitação do remetente.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Uma mensagem emitida e não respondida simultaneamente faz parte de uma comunicação off time, produto de um processo assíncrono (sem sincronia), intempestivo (fora do prazo de tempo considerado suficiente).

    Neste caso, a mensagem é armazenada em servidor para que o destinatário possa, posteriormente, acessá-la e responder à solicitação do remetente.

    Gabarito: D

     

    - Mayko Gomes


ID
1515400
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as rotinas estabelecidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, no âmbito do Processo Judicial Eletrônico de Primeiro Grau,

Alternativas
Comentários
  • Essas questões da FCC de âmbito interno da instituição é de difícil solução em termos práticos quando se está estudando para outro concurso...

  • fonte: TRT15 - PORTARIA GP-VPJ-CR nº 07/2012, de 14 de agosto de 2012 

     

    a) CERTO: § 2º - O apoio técnico para definição das funcionalidades dos papéis e demais parametrizações do Processo Judicial Eletrônico será dado pelo Serviço de Sistemas Judiciários de Primeiro Grau da Secretaria de Informática, observando as normas definidas pela Corregedoria.

     

    b) ERRADO: Art 2, II - o processo deverá ser tramitado com efetividade no prazo máximo de 30 (trinta) dias, observando-se: a) até o 10º dia exclusivamente pelos servidores;

     

    c) ERRADO: Art 2, Parágrafo único. Em razão da padronização de procedimentos, a criação de subcaixas de tarefa somente será realizada após autorização da Corregedoria Regional.

     

    d) ERRADO: Art. 7º O saneamento do cadastro de partes será realizado na triagem inicial, especialmente no que diz respeito ao número de inscrição no CPF e CNPJ. 

     

    e) ERRADO: Art 9, II - a declaração de bens obtida por meio do convênio com a Receita Federal do Brasil não será anexada aos autos.


ID
1552591
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No Brasil, as premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de governo eletrônico, na esfera federal, integram a chamada arquitetura

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura ePING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

    Os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) devem observar a ePING no planejamento da contratação, aquisição e atualização de sistemas e equipamentos de TIC, sendo facultativa a adoção da ePING pelos demais Poderes da União, demais entes federativos, incluindo as entidades de sua administração indireta, e por empresas ou outras pessoas jurídicas de direito privado (Portaria SLTI/MP nº 92, de 24 de dezembro de 2014).

    ______________________________________

    ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947.

    A sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se enquadra com o propósito da organização em questão.

    A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

    A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão da qualidade.



ID
1616758
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA. São tipos de escâner de documentos:


I – escâneres vetoriais, empregados para a criação de desenhos de engenharia, utilizados em sistemas CAD (computer-aided design, ou projeto assistido por computador).


II – escâneres de OCR (reconhecimento óptico de caracteres), para processamento de dados em textos. Trabalham convertendo todos os números e letras do texto num código ASCII.


III – escâneres raster (digitalizadores), que convertem, em um processo conhecido como bitmapping, a imagem num bitmap.


IV – escâneres de pixels seriais, utilizados para digitalização de hologramas e figuras em 3D.

Alternativas

ID
1670707
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Programa de Catalogação de Processos Trabalhistas do TRT tem como função

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    Instituído no ano de 2009, o Programa de Catalogação de Processos Trabalhistas tem por objetivo estabelecer políticas para gerir e disponibilizar ao público os autos judiciais de guarda permanente na Justiça do Trabalho Mineira.

    O acervo possui processos do final da década de 1930 até os dias atuais. Os documentos são higienizados, analisados e catalogados por uma equipe composta de 10 estagiários, das áreas de História e Direito, sob coordenação do Centro de Memória.

    A meta é construir um banco de dados que possibilite ao pesquisador estudar as transformações sociais, políticas e econômicas do país a partir das relações capital x mão-de-obra, tendo como parâmetro as demandas dos trabalhadores e a atuação da Justiça do Trabalho.

    O programa de catalogação de processos trabalhistas é implementado pelo Centro de Memória.

    http://www.trt3.jus.br/escola/memoria/catalogacao.htm


ID
1671931
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais, estabelecidas pela Resolução nº  39 do Conselho Nacional de Arquivos, de 29 de abril de 2014, NÃO tomam por base, como texto de referência,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b

    De acordo com a Resolução 39 do conarq, pág 3,

    III. Padrões e normas de referência
    III.1 Modelo de referência OAIS
    III.2 Relatório da Research Library Group (RLG) e da Online Computer Library Center
    (OCLC) – Repositórios digitais confiáveis: atributos e responsabilidades
    III.3 Certificação e auditoria de repositórios confiáveis: critérios e checklist – TRAC
    III.4 Requisitos técnicos para entidades de auditoria e certificação de organizações candidatas a
    serem repositórios digitais confiáveis
    III.5 Metadados de preservação – PREMIS
    III.6 Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística – ISAD(G)
    III.7 Norma Brasileira de Descrição Arquivistica – NOBRADE
    III.8 Metadados do e-ARQ Brasil
    III.9 Protocolo para coleta de metadados – OAI-PMH
    III.10 Padrão de codificação e transmissão de metadados – METS
    III.11 Descrição arquivística codificada – EAD

  • Segundo o RDC-Arq, as diretrizes para implementação de repositórios digitais confiáveis tomam por base as seguintes normas e padrões de referência:
              Modelo de referência OAIS 
              Relatório da Research Library Group (RLG) e da Online Computer Library Center (OCLC) - Repositórios digitais confiáveis: atributos e responsabilidades 
              Certificação e auditoria de repositórios confiáveis: critérios e checklist – TRAC 
              Requisitos técnicos para entidades de auditoria e certificação de organizações candidatas a serem repositórios digitais confiáveis
              Metadados de preservação – PREMIS 
              Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística – ISAD(G) 
              Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE 
              Metadados do e-ARQ Brasil 
              Protocolo para coleta de metadados – OAI-PMH
              Padrão de codificação e transmissão de metadados – METS
              Descrição arquivística codificada – EAD

    Portanto ela não toma por base a I CNARQ.

    Gabarito do professor: Letra "B"

ID
1694707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da realidade arquivística brasileira, julgue o item a seguir.

O uso de tecnologias da informação sem o devido tratamento arquivístico contribui para o surgimento de massas documentais digitais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


    Os documentos precisam estar adequadamente arquivados, organizados, descritos e disponibilizados. As arquivistas explicam a importância de gestão de documentos e como fazer para que eles se transformem em ferramenta de trabalho e não em pilhas de papéis acumulados (massas documentais digitais).


    BOA SORTE

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: Técnico de Administração Pública; Ano: 2014; Banca: CESPE; Órgão: TC-DF

    A acumulação de massas documentais resulta da ausência de tratamento adequado durante o período em que o valor primário dos documentos é maior

    GABARITO: CERTA.

  • CERTA.

    Mesmo no meio eletrônico deve-se ter o GED (Gestão Eletrônica de Documentos). Sem ele, forma massas documentais digitais, analogamente com os documentos em papel, por exemplo, se não fossem gerenciados.

  • Correta.

    É importantíssimo que haja uma gestão arquivística adequada para o cuidado dos documentos eletrônicos. Pois se não tiver esse total controle de documentos: saindo/entrando documentos, controle de uso, registro,localização dos documentos, formas de preservação e manutenção etc, vai haver um prejuízo muito grande para a organização poder reverter o problema e muitos documentos serão perdidos.

  • Massa, a meu ver, neste contexto, refere-se à acumulação a mais de papeis empilhados por exemplo. Não cuidado nem utilizando as tecnologias adequadas surge a massa arquivística. 

  • CORRETA. Se não houver um gerenciamento específico e normatizado dos documentos numa instituição, certamente as massas documentais irão se acumular. De maneira correlata, no âmbito do gerenciamento eletrônico, se não houver um tratamento específico para os documentos digitais, esses irão se acumular. 

     

    ARQUIVOLOGIA FACILITADA

  • Se você pegar um conjunto de documentos sem gerenciamento e mudar o suporte, você vai ter um conjunto de documentos sem gerenciamento em outro suporte. Bagunça é bagunça, independente do suporte ser convencional ou digital. 

  • As massas documentais são resultado da produção assistemática e descontrolada de documentos, que cria um corpo amorfo, um volume sem definição nem padrão.

    Infelizmente é de comum que pessoas acreditem que criar documentos em sistemas digitais resolverá esse problema, quando na verdade apenas lhe deram uma nova forma: a digital.

    Em resumo, se produzir documentos sem critérios e controle gera a massa documental acumulada, da mesma forma produzir documentos digitais nas mesmas condições gera a massa documental digital.

    Gabarito do professor: Certo
  • É aquela história né? Não adianta a instituição ter a melhor tecnologia disponível no mercado se não organiza seus arquivos de acordo com os princípios arquivísticos. Sem o mínimo de organização, a massa documental só vai continuar se acumulando.

    Vamos ficar atentos, pois a banca vira e mexe gosta de fazer essa associação.


ID
1776805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito dos requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.

Documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação foram definidos como metadados para as entidades.

Alternativas
Comentários
  • Correto (segundo o Cespe).

    metadados= Dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.


  • QUESTÃO CORRETA

    PORQUE? 

    O que são metadados - dados sobre dados.

     

  • Discordo. são entidades para os metadados, e não o contrário.

  • CERTA.

    Foram definidos metadados para as entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação.

    Fonte: e-Arq Brasil. p. 92

  • CERTO. Encontramos o seguinte enunciado no documento Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos:  "Foram definidos metadados para as entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação" (2011, p. 92).

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf 

  • Sobre o mesmo assunto:

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: TRT - 17ª Região (ES);  Analista Judiciário - Arquivologia.

     

    Em relação aos metadados, julgue o próximo item.

    Há metadados definidos para as seguintes entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação. (CERTO)

     

  • são metadados das entidades:  DECECA

    Documentos

     

    Evento de gestão

     

    Classe

     

    Evento de preservação

     

    Componente digital

     

    Agente

     

     

  • Segundo o e-arq Brasil (2011) os elementos de metadados estão reunidos de acordo com a estrutura a seguir:

    • documento;

    • evento de gestão;

    • classe;

    • agente;

    • componente digital e

    • evento de preservação.

    Como se nota, evento de gestão consta na lista de metadados para entidades.

    Resolução: certa

  • Metadados no SIGAD = SÃO 6 (DECADE)

    • Documentos = ID o doc
    • Ev. de gestão = Tudo relacionado à gestão (Captura, tramitação, ciclo de vida dos docs...)
    • Classe = Plano de Classificação + configurações
    • Agente = usuários que acessam o SIGAD
    • Componente digital = Som, imagens, legendas...
    • Evento preservação = HASH, migração, decifração...

  • - Há metadados definidos para as seguintes entidades:

    a) Documento

    b) Evento de gestão

    c) Classe

    d) Agente

    e) Componente digital

    f) Evento de preservação.

    - Bizu: DE CACE

    - Lembrar que são dois eventos

  • CERTO O e-ARQ organizou os metadados por entidades: classe, documento, evento de gestão, agente, evento de preservação e componente digital.

ID
1800661
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à automação em arquivos, avalie se um modelo de requisitos funcionais deve considerar, entre outras, as seguintes diretrizes para garantir a produção e manutenção de documentos arquivísticos tradicionais e eletrônicos, autênticos e fidedignos:

I. Produção de documentos essenciais à administração da organização: evitar a duplicação e garantir que as atividades sejam registradas em documentos de arquivo.

II. O documento deve ser completo, contendo elementos suficientes que assegurem sua capacidade de sustentar os fatos que atesta.

III. Controle sobre procedimentos de produção: os procedimentos de criação devem ser rigorosos, detalhados e rotineiros, a fim de garantir a sua fidedignidade.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1801132
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos arquivísticos armazenados em ambientes eletrônicos

Alternativas
Comentários
  • Prescindir

    verbo

    passar sem, pôr de parte (algo); renunciar a, dispensa.

    Não podem prescindir dos metadados.

    Exemplo.

    Não podem dispensar os metadados.

    Nessa questão foi mais interpretação do que conhecimentos específicos.


ID
1808611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (open archival information systems), que estabelece a formação de pacotes de informação. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que os pacotes de informação do modelo OAIS incluem o pacote de informação

para arquivamento (AIP).

Alternativas
Comentários
  • Os pacotes são: 

    SIP: Pacote de Submissão da Informação

    AIP: Pacote de arquivamento da Informação

    DIP: Pacote de Disseminação da Informação

     

    Fonte: Como não tenho acesso ao OAIS, pesquisei em vários artigos. Como são vários e os links costumam ficar inativos constantemente (aconteceu comigo), não vou colocar aqui. Se alguém tiver interesse, manda uma mensagem privada que eu envio por e-mail os artigos em pdf.

  • Gabarito: correto

    De acordo com a Resolução 39 do Conarq, pág. 13,

    II.2.2 ‒ Gerenciamento do documento digital
    O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o
    modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informaçã
    o envolvendo os
    documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação).
    São três os tipos de pacotes de informação:
     Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) – refere - se
    à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.
    Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) – refere - se
    ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados
    associados.

     Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP) –
    refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.
     

  • Tive sorte nessas questões, já que o OAIS foi tema específico do meu TCC. :D

    Realmente, falta material mediano no BR sobre o tema. Minhas fontes de informações foram pdf's / slides utilizados em seminários pelos desenvolvedores do OAIS.

    -----

    O modelo de informação do OAIS utiliza pacotes para submissão, armazenamento e disseminação. O pacote de informação possui o objeto digital a ser preservado, bem como os metadados para sua preservação. Segundo Lavoie (2004), o arquivo OAIS trabalha com os pacotes da seguinte forma:

    The OAIS information model is built around the concept of an information package: a conceptualization of the structure of information as it moves into, through, and out of the archival system. An information package consists of the digital object that is the focus of preservation, along with metadata necessary to support its long-term preservation and access, bound into a single logical package. (LAVOIE, 2004, p. 10).

    De acordo com a Câmara Técnica dos Documentos Eletrônicos (2009), o OAIS trabalha com três tipos de pacotes:

    SIP (Submission Information Package): Pacote de informação entregue pelo produto a um OAIS para a construção de um ou mais AIP;

    AIP (Archival Information Package): Pacote de informação que será objeto da preservação;

    DIP (Dissemination Information Package): Pacote de informação derivado de um ou mais AIP, recebido pelo consumidor em resposta a uma requisição dirigida do OAIS. (Câmara Técnica dos Documentos Eletrônicos, 2009).

    De acordo com Lavoie (2004), os três pacotes representam os objetos de informação depositados e gerenciados pelo arquivo OAIS. Porém, no pacote AIP (Archival Information Package) é onde está o foco do OAIS, a preservação: é o pacote de informação que o OAIS se propõe a preservar a longo prazo. Dada a importância do pacote AIP para a preservação e acesso, a seguir apresentaremos seus componentes....

     

  • O Rei do Crime que elaborou essa questão??

  • Cilada, bino

  • O item está ERRADO.

     

    O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação).

     

    De acordo com a Resolução nº 43, de 04 de setembro de 2015, do CONARQ (Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq / 2015), são três os tipos de pacotes de informação:

     

    Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) – refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

     

    Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) – refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

     

    Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP) – refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.

    Assim, temos:

     

    SIP: submissão

     

    AIP: arquivamento

     

    DIP: disseminação

    GABARITO: ERRADO.

    Comentário Adriel Sá.

  • O modelo de referência OAIS (Open Archival Information Systems) foi adaptado no Brasil como SAAI (Sistema Aberto de Arquivamento da Informação). O modelo é utilizado para promover a preservação da informação, além de torná-la disponível aos interessados.

    Segundo o Manual do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), no manual "Implementação de Repositórios Digitais Confiáveis - RDC-Arq",

    "O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação)."

    São três tipos de pacotes:

    SIP (Pacote de Informação para Submissão)
    AIP ( Pacote de Informação para Arquivamento)
    DIP (Pacote de Informação para Disseminação)

    O SIP trabalha com entrada de documentos digitais e metadados. O AIP com armazenamento e acondicionamento, além dos metadados. Já o DIP tem como objeto o acesso e os metadados.

    A questão afirma que os pacotes incluem o Pacote de Informação para Arquivamento (AIP), o que torna a alternativa correta. 

    Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq / 2015. Acesso em: 10 de outubro de 2021. Disponível em: Portal do Conarq.

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
1808614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (open archival information systems), que estabelece a formação de pacotes de informação. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que os pacotes de informação do modelo OAIS incluem o pacote de informação

de segurança (SIP).

Alternativas
Comentários
  • O erro é se referir a (SIP) como pacote de informação de segurança, quando na verdade ele é: PACOTE DE "SUBMISSÃO" DA INFORMMAÇÃO.

     

    Os pacotes são: 

    SIP: Pacote de Submissão da Informação

    AIP: Pacote de arquivamento da Informação

    DIP: Pacote de Disseminação da Informação

  • Você pode informar a sua fonte colega Alexandre Silva? 

  • Gabarito: errado

    De acordo com a Resolução 39 do Conarq, pág. 13,

    II.2.2 ‒ Gerenciamento do documento digital
    O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o
    modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informaçã
    o envolvendo os
    documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação).
    São três os tipos de pacotes de informação:
     Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) – refere - se
    à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

     Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) – refere - se
    ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados
    associados.
     Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP) –
    refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.
     

  • Foi tema específico do meu TCC.

    O modelo de informação do OAIS utiliza pacotes para submissão, armazenamento e disseminação. O pacote de informação possui o objeto digital a ser preservado, bem como os metadados para sua preservação. Segundo Lavoie (2004), o arquivo OAIS trabalha com os pacotes da seguinte forma:

    The OAIS information model is built around the concept of an information package: a conceptualization of the structure of information as it moves into, through, and out of the archival system. An information package consists of the digital object that is the focus of preservation, along with metadata necessary to support its long-term preservation and access, bound into a single logical package. (LAVOIE, 2004, p. 10).

    De acordo com a Câmara Técnica dos Documentos Eletrônicos (2009), o OAIS trabalha com três tipos de pacotes:

    SIP (Submission Information Package): Pacote de informação entregue pelo produto a um OAIS para a construção de um ou mais AIP;

    AIP (Archival Information Package): Pacote de informação que será objeto da preservação;

    DIP (Dissemination Information Package): Pacote de informação derivado de um ou mais AIP, recebido pelo consumidor em resposta a uma requisição dirigida do OAIS. (Câmara Técnica dos Documentos Eletrônicos, 2009).

    De acordo com Lavoie (2004), os três pacotes representam os objetos de informação depositados e gerenciados pelo arquivo OAIS. Porém, no pacote AIP (Archival Information Package) é onde está o foco do OAIS, a preservação: é o pacote de informação que o OAIS se propõe a preservar a longo prazo. Dada a importância do pacote AIP para a preservação e acesso, a seguir apresentaremos seus componentes....

  • Gab: Errado

     

    ... Com referência a esse assunto, é correto afirmar que os pacotes de informação do modelo OAIS incluem o pacote de informação

    de segurança (SIP).

     

    O certo seria SUBMISSÃO.

     

    Os pacotes são:

    Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP)

    Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP)

    Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP)

  • O modelo de referência OAIS (Open Archival Information Systems) foi adaptado no Brasil como SAAI (Sistema Aberto de Arquivamento da Informação). O modelo é utilizado para promover a preservação da informação, além de torná-la disponível aos interessados.

    Segundo o Manual do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), no manual "Implementação de Repositórios Digitais Confiáveis - RDC-Arq", 

    "O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação)."

    São três tipos de pacotes: 

    SIP (Pacote de Informação para Submissão)
    AIP ( Pacote de Informação para Arquivamento)
    DIP (Pacote de Informação para Disseminação)
    O SIP trabalha com entrada de documentos digitais e metadados. O AIP com armazenamento e acondicionamento, além dos metadados. Já o DIP tem como objeto o acesso e os metadados.

    A questão afirma que os pacotes incluem o Pacote de Informação de Segurança (SIP), mas o SIP significa Pacote de Informação para Submissão, o que torna a assertiva incorreta.

    Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq / 2015. Acesso em: 10 de outubro de 2021. Disponível em: Portal do Conarq. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • O modelo de referência OAIS (Open Archival Information Systems) foi adaptado no Brasil como SAAI (Sistema Aberto de Arquivamento da Informação). O modelo é utilizado para promover a preservação da informação, além de torná-la disponível aos interessados.

    Segundo o Manual do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), no manual "Implementação de Repositórios Digitais Confiáveis - RDC-Arq", 

    "O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação)."

    São três tipos de pacotes: 

    SIP (Pacote de Informação para Submissão)
    AIP ( Pacote de Informação para Arquivamento)
    DIP (Pacote de Informação para Disseminação)
    O SIP trabalha com entrada de documentos digitais e metadados. O AIP com armazenamento e acondicionamento, além dos metadados. Já o DIP tem como objeto o acesso e os metadados.

    A questão afirma que os pacotes incluem o Pacote de Informação de Segurança (SIP), mas o SIP significa Pacote de Informação para Submissão, o que torna a assertiva incorreta.

    Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq / 2015. Acesso em: 10 de outubro de 2021. Disponível em: Portal do Conarq. 

    Gabarito do Professor: errada


ID
1808617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (open archival information systems), que estabelece a formação de pacotes de informação. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que os pacotes de informação do modelo OAIS incluem o pacote de informação

para disseminação (DIP).

Alternativas
Comentários
  • Mesmo comentário das outras questões que fazem referência ao OAIS.

    Os pacotes são: 

    SIP: Pacote de Submissão da Informação

    AIP: Pacote de arquivamento da Informação

    DIP: Pacote de Disseminação da Informação

     

    Fonte: Como não tenho acesso ao OAIS, pesquisei em vários artigos. Como são vários e os links costumam ficar inativos constantemente (aconteceu comigo), não vou colocar aqui. Se alguém tiver interesse, manda uma mensagem privada que eu envio por e-mail os artigos em pdf.

  • GABARITO: Certo

    II.2.2 ‒ Gerenciamento do documento digital

    O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação). São três os tipos de pacotes de informação:

     Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) – refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

     Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) – refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

     Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP) – refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.

    Fonte: DIRETRIZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE REPOSITÓRIOS ARQUIVISTICOS DIGITAIS CONFIÁVEIS – RDC-Arq p.13

  • Foi tema específico do meu TCC.

    O modelo de informação do OAIS utiliza pacotes para submissão, armazenamento e disseminação. O pacote de informação possui o objeto digital a ser preservado, bem como os metadados para sua preservação. Segundo Lavoie (2004), o arquivo OAIS trabalha com os pacotes da seguinte forma:

    The OAIS information model is built around the concept of an information package: a conceptualization of the structure of information as it moves into, through, and out of the archival system. An information package consists of the digital object that is the focus of preservation, along with metadata necessary to support its long-term preservation and access, bound into a single logical package. (LAVOIE, 2004, p. 10).

    De acordo com a Câmara Técnica dos Documentos Eletrônicos (2009), o OAIS trabalha com três tipos de pacotes:

    SIP (Submission Information Package): Pacote de informação entregue pelo produto a um OAIS para a construção de um ou mais AIP;

    AIP (Archival Information Package): Pacote de informação que será objeto da preservação;

    DIP (Dissemination Information Package): Pacote de informação derivado de um ou mais AIP, recebido pelo consumidor em resposta a uma requisição dirigida do OAIS. (Câmara Técnica dos Documentos Eletrônicos, 2009).

    De acordo com Lavoie (2004), os três pacotes representam os objetos de informação depositados e gerenciados pelo arquivo OAIS. Porém, no pacote AIP (Archival Information Package) é onde está o foco do OAIS, a preservação: é o pacote de informação que o OAIS se propõe a preservar a longo prazo. Dada a importância do pacote AIP para a preservação e acesso, a seguir apresentaremos seus componentes....

  • Complementando os comentários dos colegas :)

    AIP : Pacote de Arquivamento da informação 

    SIP : Pacote de Submissão da informação 

    DIP : Pacote de Disseminação da informação 

    OBS: Só atentar para qual pacote a OAIS se refere e a primeira letra da sigla do PACOTE que está na questão. (Memorizar).


ID
1808620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (open archival information systems), que estabelece a formação de pacotes de informação. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que os pacotes de informação do modelo OAIS incluem o pacote de informação

para submissão (SIP).

Alternativas
Comentários
  • Mesmo comentário das outras questões que fazem referência ao OAIS.

    Os pacotes são: 

    SIP: Pacote de Submissão da Informação

    AIP: Pacote de arquivamento da Informação

    DIP: Pacote de Disseminação da Informação

     

    Fonte: Como não tenho acesso ao OAIS, pesquisei em vários artigos. Como são vários e os links costumam ficar inativos constantemente (aconteceu comigo), não vou colocar aqui. Se alguém tiver interesse, manda uma mensagem privada que eu envio por e-mail os artigos em pdf.

  • Foi tema específico do meu TCC.

    O modelo de informação do OAIS utiliza pacotes para submissão, armazenamento e disseminação. O pacote de informação possui o objeto digital a ser preservado, bem como os metadados para sua preservação. Segundo Lavoie (2004), o arquivo OAIS trabalha com os pacotes da seguinte forma:

    The OAIS information model is built around the concept of an information package: a conceptualization of the structure of information as it moves into, through, and out of the archival system. An information package consists of the digital object that is the focus of preservation, along with metadata necessary to support its long-term preservation and access, bound into a single logical package. (LAVOIE, 2004, p. 10).

    De acordo com a Câmara Técnica dos Documentos Eletrônicos (2009), o OAIS trabalha com três tipos de pacotes:

    SIP (Submission Information Package): Pacote de informação entregue pelo produto a um OAIS para a construção de um ou mais AIP;

    AIP (Archival Information Package): Pacote de informação que será objeto da preservação;

    DIP (Dissemination Information Package): Pacote de informação derivado de um ou mais AIP, recebido pelo consumidor em resposta a uma requisição dirigida do OAIS. (Câmara Técnica dos Documentos Eletrônicos, 2009).

    De acordo com Lavoie (2004), os três pacotes representam os objetos de informação depositados e gerenciados pelo arquivo OAIS. Porém, no pacote AIP (Archival Information Package) é onde está o foco do OAIS, a preservação: é o pacote de informação que o OAIS se propõe a preservar a longo prazo. Dada a importância do pacote AIP para a preservação e acesso, a seguir apresentaremos seus componentes....

  • O modelo de referência OAIS (Open Archival Information Systems) foi adaptado no Brasil como SAAI (Sistema Aberto de Arquivamento da Informação). O modelo é utilizado para promover a preservação da informação, além de torná-la disponível aos interessados.

    Segundo o Manual do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), no manual "Implementação de Repositórios Digitais Confiáveis - RDC-Arq",

    "O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação)."

    São três tipos de pacotes:

    SIP (Pacote de Informação para Submissão)
    AIP ( Pacote de Informação para Arquivamento)
    DIP (Pacote de Informação para Disseminação)

    O SIP trabalha com entrada de documentos digitais e metadados. O AIP com armazenamento e acondicionamento, além dos metadados. Já o DIP tem como objeto o acesso e os metadados.

    A questão afirma que os pacotes incluem o Pacote de Informação para Submissão (SIP), o que torna a alternativa correta. 

    Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq / 2015. Acesso em: 10 de outubro de 2021. Disponível em: Portal do Conarq.

    Gabarito do Professor: CERTO.



ID
1808623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (open archival information systems), que estabelece a formação de pacotes de informação. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que os pacotes de informação do modelo OAIS incluem o pacote de informação

para avaliação (AIP).

Alternativas
Comentários
  • Mesmo comentário das outras questões que fazem referência ao OAIS.

    Os pacotes são: 

    SIP: Pacote de Submissão da Informação

    AIP: Pacote de arquivamento da Informação

    DIP: Pacote de Disseminação da Informação

     

    Fonte: Como não tenho acesso ao OAIS, pesquisei em vários artigos. Como são vários e os links costumam ficar inativos constantemente (aconteceu comigo), não vou colocar aqui. Se alguém tiver interesse, manda uma mensagem privada que eu envio por e-mail os artigos em pdf.

  • AIP - Archival Information Package.

  • O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (open archival information systems), que estabelece a formação de pacotes de informação. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que os pacotes de informação do modelo OAIS incluem o pacote de informação para avaliação (AIP).

     

    O correto seria: 

     

    O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (open archival information systems), que estabelece a formação de pacotes de informação. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que os pacotes de informação do modelo OAIS incluem o pacote de informação para ARQUIVAMENTO  (AIP).

  • O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação). São três os tipos de pacotes de informação:

    • Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) – refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

    • Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) – refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.

    • Pacote de informação para disseminação (dissemination information package – DIP) – refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados. 

    FONTE:

    https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/conarq_diretrizes_rdc_arq_resolucao_43.pdf

    GABARITO ERRADO

  • O modelo de referência OAIS (Open Archival Information Systems) foi adaptado no Brasil como SAAI (Sistema Aberto de Arquivamento da Informação). O modelo é utilizado para promover a preservação da informação, além de torná-la disponível aos interessados.

    Segundo o Manual do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), no manual "Implementação de Repositórios Digitais Confiáveis - RDC-Arq",

    "O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação)."

    São três tipos de pacotes:

    SIP (Pacote de Informação para Submissão)
    AIP ( Pacote de Informação para Arquivamento)
    DIP (Pacote de Informação para Disseminação)

    O SIP trabalha com entrada de documentos digitais e metadados. O AIP com armazenamento e acondicionamento, além dos metadados. Já o DIP tem como objeto o acesso e os metadados.

    A questão afirma que os pacotes incluem o Pacote de Informação para Avaliação (AIP), mas o AIP significa Pacote de Informação para Arquivamento, o que torna a assertiva incorreta.

    Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq / 2015. Acesso em: 10 de outubro de 2021. Disponível em: Portal do Conarq.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • AIP=é armazenamento,arquivamento.


ID
1833556
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informatização dos arquivos é requisito indispensável para garantir

Alternativas
Comentários
  • Discordo da questão, pois sempre que eu preciso de um suporte especifico para acessar determinado arquivo eu não posso dizer que esse arquivo é de rápido acesso. porque caso o suporte, no caso o PC, queime ou algo ocorra eu nao terei acesso ao documento, a forma mais rapido de acesso ainda é o suporte de papel.

  • Também nao concordo com o gabarito da questao, uma vez que sempre precisarei de um equipamento para consulta do documento, o que garante rápido acesso é documento em suporte papel, pois abriu= leu

  • GABARITO LETRA A.

     

    rápido acesso aos documentos.

  • Discordo a Tia ensinou que sempre que precisar de um equipamento para acessar o documento o acesso não é rápido.
  • Pra quem, como eu, marcou a alternativa "d) a conservação preventiva dos documentos", pensou em "digitalização".

    Quando na verdade, a banca perguntou por "informatização", requisito usado para a alternativa-gabarito: "a) rápido acesso aos documentos".

    Bons estudos!


  • A informatização dos arquivos é requisito indispensável para garantir


    a) rápido acesso aos documentos.


    Meu raciocínio foi: se um documento possui uma versão digital disponível na web, posso ter acesso a este em tempo real e em qualquer lugar em que eu esteja.

  • Em 06/11/18 às 16:05, Você acertou!

    Em 17/10/18 às 22:16, Você errou!


    quaaase caí de novo hahah

  • Letra A

    Um sistema informatizado permite acesso rápido sim! Que povo ignorante. Imagine 1 milhão de fichas de contribuintes de certo município. Imagine a fila de pessoas querendo certidões e informações. Como pesquisar isso rapidamente e fornecer a certidão sem nem precisar levantar da cadeira? Com a informatização do arquivo.

  • Digitalizar é o processo de transformação de um documento ou uma imagem qualquer em arquivo eletrônico.

    Dessa forma, podemos entender que quando utilizamos o scanner para transformar uma imagem em arquivo eletrônico, estamos realizando uma digitalização.

    Informatizar é fazer uso dos computadores no dia a dia facilitando os trabalhos. É adaptar um processo ou serviço a um sistema de computadores.

    O uso do computador torna o trabalho mais ágil e com respostas imediatas.


ID
1915393
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerar a publicação “Diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo”, para responder à questão.

Existem diferentes elementos envolvidos na troca de mensagens eletrônicas.Todos os elementos destacados na publicação mencionada, estão agrupados em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B  

    "Entre os vários componentes envolvidos numa troca de mensagens de correio eletrônico, podem ser destacados:

    · computador conectado a uma rede de computadores;

    · provedor de serviço de correio eletrônico;

    · endereço de correio eletrônico;

    · software de correio eletrônico; e

    · protocolo de envio, transmissão e recebimento."

    Fonte: Diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo. p.9

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Correio_eletronico_completo_2.pdf


ID
1915423
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerar a publicação “Diretrizes do produtor – A elaboração e a manutenção dos materiais digitais: diretrizes para indivíduos”, para responder à questão.

Na publicação mencionada, estão indicados os metadados de identidade, isto é, os nomes das pessoas envolvidas na produção dos materiais digitais que incluem o autor, redator, originador, destinatário e receptor. O originador é a pessoa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra C

    Originador: a pessoa física, cargo ou unidade administrativa responsável pela conta de correio eletrônico ou pelo ambiente tecnológico onde os materiais são gerados e/ou a partir do qual são transmitidos.

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_produtor.pdf

  • Nomes das pessoas envolvidas na produção dos materiais digitais, que incluem:

    • o autor – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) responsável(eis) por emitir os materiais;

    • o redator – a(s) pessoa(s) física(s) ou cargo(s) responsável(eis) por articular o conteúdo dos materiais;

    • o originador – a pessoa física, cargo ou unidade administrativa responsável pela conta de correio eletrônico ou pelo ambiente tecnológico onde os materiais são gerados e/ou a partir do qual são transmitidos (Nota: A identificação do originador é importante apenas em casos em que a pessoa, cargo ou unidade administrativa responsável por produzir fisicamente e/ou transmitir os materiais não é o autor nem o redator; ela também é essencial quando o fato de o nome do originador aparecer nos materiais, ou de estar associado a eles, coloca em questão o verdadeiro autor e/ou redator dos mesmos. Isto é mais comumente percebido em casos de mensagens de correio eletrônico nas quais o nome do originador aparece no cabeçalho e/ou nos anexos que foram, de fato, de autoria ou redigidos por outra pessoa, mas fisicamente manifestados e/ ou transmitidos em nome de tal pessoa pelo originador);

    • o destinatário – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) para quem os materiais são destinados; e

    • o receptor – a(s) pessoa(s) física(s) ou jurídica(s) para quem os materiais podem ter sido enviados como cópia ou cópia oculta

     

    Fonte: 

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_produtor.pdf


ID
1916677
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Modelo de Referência Open Archival Information System (OAIS) é uma recomendação internacional desde 2003 (ISO 14721), que: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    O modelo de referência OAIS (Open Archival Information System16) é uma recomendação internacional desde 2003 (ISO 14721). Trata-se de um modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações. No Brasil, foi adaptado e publicado como norma ABNT NBR 15472: 2007, sob o título “Sistema Aberto de Arquivamento de Informação – SAAI”.

    Item A. trata-se do relatório da RLG e OCLC.

    Item B. trata-se dos requisitos técnicos para entidades de auditoria e certificação de organizações candidatas a serem repositórios digitais confiáveis.

    Item C. trata-se dos metadados de preservação – PREMIS.

    Item D. por fim, o que a publicação traz como sendo elaborado pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CTDE/CONARQ) e adotado pelo Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) é o e-ARQ Brasil.

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/conarq_diretrizes_rdc_arq_resolucao_43.pdf


ID
1921921
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A partir do momento em que se decide, em nível organizacional, elaborar um programa e/ou projeto de reprodução do acervo documental, uma vez identificados sua importância e o nível de deterioração e/ou intensidade de consulta, vamos enfrentar o problema da

Alternativas
Comentários
  • Levantamento de dados
    O levantamento da produção documental pode ser feito através de questionários, observações e entrevistas nos locais de trabalho. Em primeiro lugar, é muito importante que se conheça a “legislação” referente aos âmbitos externo (leis, decretos, resoluções) e interno da instituição produtora e/ou mantenedora dos documentos (estatutos, normas), assim como regulamentos e manuais dos próprios arquivos existentes numa organização. Também é fundamental conhecer o seu “organograma”, para se ter uma ideia da estrutura hierárquica dos órgãos detentores da documentação. Por fim, faz-se a coleta de dados (informações) inerente à documentação institucional (o gênero, a espécie, o estado físico do documento, o volume do acervo, entre outros), para se poder traçar um diagnóstico dentro da realidade da empresa.
    Abaixo daremos exemplos de assuntos que podem constar dos questionários:
    • frequência de consulta ao acervo;
    • localização física dos arquivos (áreas de armazenamento);
    • formas de acondicionamento;
    • existência de documentos sigilosos;
    • mobiliário utilizado;
    • uso de novas tecnologias (microfilmagem, digitalização);
    • pessoal responsável pela documentação (recursos humanos);
    • métodos de arquivamento utilizados;
    • tipos de formulários;
    • procedimentos para empréstimo de documentos etc.

     

    Gabarito B / Valentini (2014)

  • http://docplayer.com.br/3435754-Como-fazer-programas-de-reproducao-de-documentos-de-arquivo.html

    PÁGINA 7

  • Essa questão levou muitos candidatos ao ERRO marcando A ou C, pois ela tá mais relacionada a PLANEJAMENTO a nível ORGANIZACIONAL contido na matéria de administração geral, essa é uma questão que ou te joga lá pra cima ou pra baixo no concurso.

  • Falta de organização se torna um problema a partir do momento que causa falhas e lacunas no arquivo, impedindo seu funcionamento eficiente. É importante fazer um diagnóstico arquivistico para identificar essas falhas.

ID
1979863
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O sistema de arquivamento que permite acompanhar assuntos pendentes ou que aguardam providências é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra A.

     

    Arquivos de prosseguimento são conhecidos também pelos nomes de "imediato", "andamento", "vigilância", ou ainda pela expressão inglesa "Follow-up". Toda a empresa requer a organização de arquivos de prosseguimento, indispensáveis para que neles sejam arquivados cópias de documentos ou indicações que aguardam providências em datas determinadas, como, exemplo, cartas que precisam ser respondidas, faturas e promissórias que devem ser pagas ou cobradas, pedidos que devem ser feitos, seguros que devem ser renovados, etc...

  • A fim de facilitar a cobrança e controlar os prazos estipulados, usa-se os arquivos de prosseguimento ou andamento (são fichários de lembretes), também conhecidos pelo nome de “follow-up” ou sistema de vigilância contínua.

    Fonte: Arquivologia Renato Valentine - 4º Edição

  • essa eu não sabia, espero não errar numa prova,hahaahahahaha

  • Adora cair em prova este "Follow-up".....CUIDADO!

  • eu relacionei "follow" (seguir) com "acompanhar" que esta na assertiva, deu certo mas nao sei se o raciocinio foi correto kkkk 

  • Administração de compras e arquivologia...


ID
2020546
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a dimensão do item documental que não poderá exceder a área de escaneamento, são indicados para os documentos planos em folha simples e ampliações fotográficas contemporâneas em bom estado de conservação. Este tipo de equipamento não se aplica a documentos encadernados.

Alternativas
Comentários
  • Item C, pois a mola do documento dificultaria a leitura integral do mesmo pela escâner.
  • Ainda não entendo pq que não é a E)

    Se alguém souber, explica., por favor.

  • Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes, página 9.

    Escâneres de mesa (flat bed)

    Considerando a dimensão do item documental que não poderá exceder a área de

    escaneamento, são indicados para os documentos planos em folha simples e ampliações

    fotográficas contemporâneas em bom estado de conservação. Este tipo de equipamento não se

    aplica a documentos encadernados.



ID
2058463
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O sistema pelo qual os processos operacionais de uma instituição são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

  • A automação dos arquivos, ou seja, a implementação de computadores à prática arquivística, tornou o trabalho na área mais ágil, porém, mais complexo.

     

    http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/05/pdf_b9c69b711d_0010723.pdf

  • Vamos analisar o conceito de todos os itens:

    A - Terceirização é a transferência da execução de serviços, com responsabilidade ou não, para entidades que não integram a estrutura institucional.
    B - Automação é a substituição do trabalho humano pelo mecânico ou eletrônico nos procedimentos operacionais, com vistas a aumentar a eficiência e segurança.
    C - Precarização é a retirada ou não reposição de recursos necessários à realização de determinados procedimentos, o que pode acarretar na baixa eficiência e qualidade dos mesmos.
    D - Integração é a união de elementos diferentes mas que por suas características complementam aspecto do outro.
    E - Sustentabilidade é a ação que promove o ciclo saudável na obtenção e uso de recursos e produtos, garantindo menor impacto no ambiente a ser considerável.

    Gabarito do professor: Letra 'B"
  • A finalidade da Automação é otimizar os trabalhos da gestão documental. E até onde se conhece, isto é feito através de hardwares (máquinas) e softwares (programas de computador) direcionados especialmente aos arquivos, atendendo a alguma de suas dificuldades.


    O maior orgulho da Arquivologia, em termos de automação, é o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos).

  • A CF/88 garante proteção em face da automação... enquanto isso não for revogado ficaremos sempre para trás


ID
2180719
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O DM (Document Management) “controla o acesso aos documentos, ensejando maior segurança e atribuindo valores lógicos, como a indexação”.

O Document Management é uma técnica de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D - Automação/GED
    7.1. Introdução à Automação Arquivística
    A partir do advento da informática, as técnicas de tratamento dos arquivos vêm contando
    cada vez mais com soluções automatizadas de gestão documental. As tecnologias modernas de
    informação, representadas principalmente pelos computadores e suas altas capacidades de
    processamento de dados, contribuem, de forma decisiva, para uma gestão ainda mais e

  • Gabarito: D

     

    - Técnicas de Automação Arquivística:

     

    Document Management – DM (Gerenciamento de documentos): É a tecnologia que permite gerenciar a produção, revisão, aprovação e eliminação de documentos eletrônicos. O setor de protocolo se beneficiou bastante com ela.


    Document Imaging – DI (Gerenciamento da imagem dos documentos):
    É a tecnologia mais divulgada do GED. Converte papel em imagem (meio físico para o digital), através do processo de digitalização, com o uso de scanners.


    Record and Information Management – RIM:
    É o gerenciamento do ciclo vital de um documento, não importando a mídia em que ele se insira.


    Workflow (Gestão do fluxo de trabalho):

     

    Controla e gerencia processos dentro de uma organização, garantindo que as tarefas sejam executadas por pessoas capacitadas, e no espaço de tempo previsto.

     

    Fonte: Arquivologia Para Concursos - Teoria e 166 Questões Comentadas - Série Provas e Concursos - 4ª Ed. 2013

  • O DM (Document Management) “controla o acesso aos documentos, ensejando maior segurança e atribuindo valores lógicos, como a indexação”.

    O Document Management é uma técnica de:

     d) Automação arquivística.

     

     

  • DM – Document Management


    Gerenciamento de documentos digitais. Todos os documentos criados eletronicamente precisam ser gerenciados. O DM controla o acesso aos
    documentos, ensejando maior segurança e atribuindo localizadores lógicos, como a indexação. O foco é o controle das versões dos documentos, as datas das alterações feitas pelos respectivos usuários e o histórico da vida do documento da empresa. A tecnologia automatizada DM, implementada pela GED, é uma grande contribuição à arquivística, inclusive com relação à automação do setor de protocolo.
     


ID
2194636
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta atribuições do técnico de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A

     

  • PRA MIM ISSO ERA FUNÇÃO DO SETOR DE PROTOCOLO

  • Falou PLANEJAMENTO é função do Arquivista e não do Técnico.

  • Acredito que PROTOCOLO refira-se ao setor e TÉCNICO refira-se ao profissional que exerce a função no setor. Correto?

  • Arquivista pensa

    Técnico de arquivo executa


ID
2261608
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Herveiras - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Atenção! Na questão de legislação, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste concurso. 

Conforme MEDEIROS, é um processo que protege e conserva os documentos vitais da empresa ou órgão público dos riscos de eventos, como incêndio, inundação ou furto, pois, além de representar cópias adicionais desses documentos, é facilmente guardado em cofres especiais:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    A Microfilmagem é o serviço de armazenamento e preservação de informações, através da captação das imagens dos documentos por processo fotográfico. A solução possui amparo legal (Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968. Decreto n° 1.799, de 30 de janeiro de 1996), que permite a eliminação do documento em papel. 

    VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

    Evita a deterioração dos documentos e elimina o risco de perda do acervo;

    Durabilidade garantida pelas normas ISO e ANSI de aproximadamente 500 anos.

  • GABARITO: LETRA C

    Microfilme é o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução (Decreto no 1.799/1996 – regulamenta a lei da microfilmagem).

    O microfilme reduz os espaços em aproximadamente 98%, em relação ao documento original.

    Com isso, há um domínio maior da massa documental, implicando a busca mais eficiente da informação.

    A microfilmagem não elimina o prévio tratamento da documentação.

    1.1. Objetivos

    • reduzir o volume documental;

    • garantir a sua durabilidade (expectativa de vida: 500 anos).

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • GABARITO: LETRA C

    O microfilme é um processo de reprodução fotográfica reduzida, chegando a quase 95% do documento original. São várias as vantagens obtidas na microfilmagem de documentos que devem ser transferidos do arquivo ativo para o inativo, já que dificilmente o microfilme será utilizado para arquivos ativos. As vantagens são:

    • Economia: os ganhos em espaço, peso e tamanho dos arquivos chegam a mais de 80% em muitos casos.
    • Redução do volume: é muito grande a redução do volume de papéis e documentos, o que proporciona economia de tempo e mão-de-obra.
    • Segurança: os microfilmes protegem e conservam os documentos vitais da empresa ou órgão público, dos riscos de eventos, como incêndio, inundação ou furto, pois, além de representarem cópias adicionais desses documentos, são facilmente guardados em cofres especiais.
    • Durabilidade: o microfilme reveste-se de grande durabilidade, atingindo até 150 anos.
    • Reprodução: a microfilmagem oferece condições de reprodução ilimitada, além de fidelidade, exatidão perfeita dos documentos reproduzidos.
    • Custo: embora o microfilme possa assustar pelo custo elevado, é preciso levar em consideração a economia que proporciona com a redução do espaço, de equipamento e de pessoal necessário para a manutenção de arquivos convencionais, especialmente nas grandes empresas.
    • Consulta: a consulta a documentos é imediata e mais fácil, agilizando em muito o serviço. Verifique-se, por exemplo, a microfilmagem de cheques compensados. 

ID
2312824
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo o CONARQ (2005) um repositório deve possuir uma infraestrutura tecnológica robusta, de maneira a apoiar a confiabilidade dos AIPs nele mantidos. Para tanto, deve-se observar os seguintes aspectos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Um repositório deve possuir uma infraestrutura tecnológica robusta, de maneira a apoiar a confiabilidade dos AIPs nele mantidos. Para tanto, deve observar os seguintes aspectos:

     

    - funcionamento do repositório com base num sistema operacional e outros softwares de infraestrutura que tenham um bom suporte do mercado e da comunidade de usuários;

    - adequação dos processos, do hardware e do software do sistema de backup às necessidades do repositório;

    - gerenciamento do número de cópias de todos os documentos mantidos no repositório, e a localização de cada uma delas;

    - mecanismos para garantir o sincronismo entre as cópias de um mesmo documento, ou seja, garantir que as mudanças intencionais feitas em uma cópia sejam propagadas para todas as outras;

    - mecanismos efetivos para a detecção de corrupção ou perda de bits;

    - relato dos incidentes de corrupção ou perda de dados eventualmente ocorridos e adoção de medidas para reparação ou substituição desses mesmos dados;

    - previsão de procedimentos de atualização de suporte (refreshing) e de migração decorrentes do cumprimento do prazo de vida do suporte ou da obsolescência dos componentes de hardware;

    - documentação da gestão de mudanças capaz de identificar alterações em processos críticos que afetem a capacidade de o repositório cumprir com suas responsabilidades obrigatórias;

    - previsão de procedimentos para testar o efeito de mudanças críticas no sistema; e

    - ponderação entre os riscos e os benefícios nas decisões de atualização de software de segurança.

     

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/diretrizes_rdc_arq.pdf

  • Gab. B

    Exceto:

    Ter mecanismos para autenticar a origem dos documentos que não foram admitidos no repositório, de forma a garantir sua confiabilidade.


ID
2328403
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre o uso de comunicações por meio do correio eletrônico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Preciso tomar um café 

  • PENSA UMA CLASSIFICAÇÃO DE QUESTÃO NADA A VER.

    Deveria estar em redação oficial, e não em ARQUVOLOGIA/MICROFILMAGEM kkkkk

    Enfim:

    De fato, a mensagem eletrônica é uma ferramenta muito versátil, mas que requer alguns cuidados conforme seu uso, para uma melhor otimização e aproveitamento das comunicações oficiais internas ou externas.

    Acompanhe algumas dicas sobre como melhorar suas comunicações enviadas por correio eletrônico:

    ·        A linguagem formal deve ser mantida e aproximar-se à da carta, principalmente se a correspondência for enviada para fora do setor;

    ·        Não deve haver exagero no uso da linguagem informal em mensagens enviadas internamente, mesmo quando estas substituem memorandos;

    ·        As regras gramaticais devem ser observadas e o assunto exposto com clareza e boa organização das ideias, mesmo que seja para um companheiro de trabalho próximo;

    ·        Para e-mails que contiverem carta anexa, é interessante manter nesta a padronização estética estudada anteriormente;

    ·        A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo;

    ·        Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text (arquivos com extensão *.rtf ); e Unidade 2 – Comunicações e Documentos Oficiais Optativa 61

    ·        Se estiver disponível, deve-se utilizar sempre o recurso de “confirmação de leitura”. Caso não seja possível, deve constar na mensagem o pedido de confirmação de recebimento (BRASIL, 2002).

    https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401192/1/RedacaoOficial-3ed-web-atualizado.pdf

  • A menos pior continua sendo a única correta. Segue o jogo.


ID
2347051
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A sigla CIM equivale

Alternativas
Comentários
  • CIM: Microfilme utilizado para introduzir dados em computadores. Abreviatura de computer input microfilm.

    Fonte: Dicionário brasileiro de terminologia arquivística.


ID
2352640
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nas operações e transações realizadas no sistema financeiro nacional, os documentos

Alternativas
Comentários
  • Lei 12865, Art. 23.  Sem prejuízo do disposto na Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, nas operações e transações realizadas no sistema financeiro nacional, inclusive por meio de instrumentos regulados por lei específica, o documento digitalizado terá o mesmo valor legal que o documento que lhe deu origem, respeitadas as normas do Conselho Monetário Nacional. 

    Gab: LETRA C

  • Não entendi esse gabarito pois a cópia digitalizada não possui validade jurídica. 

  • Essa é uma questão baseada em uma legislação muito específica, que legitima o documento digitalizado como tendo valor legal. 

    Segundo a Lei nº 12.865/2013, art. 23 "Art. 23. Sem prejuízo do disposto na Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, nas operações e transações realizadas no sistema financeiro nacional, inclusive por meio de instrumentos regulados por lei específica, o documento digitalizado terá o mesmo valor legal que o documento que lhe deu origem, respeitadas as normas do Conselho Monetário Nacional.

    Gabarito do Professor: C





ID
2357203
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre as tecnologias aplicadas aos arquivos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Documentos fotográficos (em película, papel fotográfico e assemelhados) e material de arte, não podem ser digitalizados nestes tipos de equipamentos com alimentação automática, independente de seu tipo e estado de conservação. (página 11)

    b) Fitas magnéticas do tipo LTO (Linear Tape-Open), e similares, que permitem o armazenamento off-line de grandes volumes de documentos digitais com custo mais baixo que os Hds. (página 22)

    c) Os representantes digitais para acesso pelo usuário final (internos ou externos), deverão estar disponíveis por meio de unidades de HD ou mesmo em juke-box de CDs/DVDs, concebidas especificamente para esse fim. Quando se pretender disponibilizar os representantes digitais em sistemas de acesso externo (sítios da internet), esses devem estar armazenados em dispositivos próprios, como os citados acima, mas não interligados (on-line) ao sistema de armazenamento e segurança das Matrizes Digitais. (página 22)

    d) Resolução mínima de 300 dpi , escala 1:1, com margem preta de 0,2 cm ao redor do documento, 24 bits (8 bits por canal de cor), modo RGB (página 17)

     

    Fonte: recomendação para digitalização de documentos arquivísticos permanentes - Conarq.


ID
2357215
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Um repositório digital confiável é um repositório digital que é capaz de manter autênticos os materiais digitais, de preservá-los e prover acesso a eles pelo tempo necessário. (...) É bom esclarecer que o acesso direto aos documentos no repositório não exclui a necessidade de um SIGAD para apoiar a gestão arquivística.”

(Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq, p. 11, 2015. Disponível em: http://conarq.gov.br/ images/publicacoes_textos/diretrizes_rdc_arq.pdf.)

Analise as afirmativas acerca da gestão de documentos digitais, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (Open Archival Information System).

( ) A preservação dos documentos arquivísticos digitais, nas fases corrente, intermediária e permanente, deve estar associada a um repositório digital confiável.

( ) O pacote SIP (Submission Information Package) refere-se à eliminação dos documentos digitais e seus metadados associados.

( ) O pacote DIP (Dissemination Information Package) refere-se ao acesso a documentos digitais e seus metadados associados.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Pacote de informação para submissão (submission information package – SIP) – refere - se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

    Resolução 39 do CoNArq, pág. 13

  • Sigam no Instagram Mundo da Arquivologia

    Gabarito: D

    (V) O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (Open Archival Information System).

    Resolução nº 43, p. 8

    (V) A preservação dos documentos arquivísticos digitais, nas fases corrente, intermediária e permanente, deve estar associada a um repositório digital confiável.

    Resolução nº 43, p. 4

    (F) O pacote SIP (Submission Information Package) refere-se à eliminação dos documentos digitais e seus metadados associados.

    O pacote SIP refere à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.

    (V) O pacote DIP (Dissemination Information Package) refere-se ao acesso a documentos digitais e seus metadados associados.

    Resolução nº 43, p. 13

    _____________________________

    Comentário adicional:

    Pacote de informação para arquivamento (archival information package – AIP) – refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados. 

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/conarq_diretrizes_rdc_arq_resolucao_43.pdf


ID
2380210
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados ou uma combinação destes, com o objetivo de permitir a gestão arquivística de documentos processados por um computador.
Essa afirmação refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • SIGAD é  um  conjunto  de  procedimentos  e  operações  técnicas,  característico  do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador.  Pode  compreender  um software  particular,  um  determinado  número  de softwares  integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes. Letra D

  • GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) é um processo de digitalização de documentos. Transferência do documento em papel ou em microfilme para um fato eletrônico por meio de um scanner.

    Fonte: Prof. Felipe Petrachini (Estratégia)

  • Um GED trata os documentos de maneira compartimentada, enquanto o SIGAD parte de uma concepção orgânica, qual seja, a de que os documentos possuem uma inter-relação que reflete as atividades da instituição que os criou. Além disso, diferentemente do SIGAD, o GED nem sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida2 dos documentos.

     

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf

  • GABARITO: LETRA D

    SIGAD – SISTEMA DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS

    É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador.

    Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes.

    O sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos.

    E-Arq Brasil.


ID
2387338
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O processo de captura digital da imagem de documentos físicos permanentes deverá ser realizado com o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A;

     

    Recomendações para DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PERMANENTES (Resolução 31 - Conarq)

    O processo de captura digital da imagem deverá ser realizado com o objetivo de garantir o máximo de fidelidade entre o representante digital gerado e o documento original, levando em consideração suas características físicas, estado de conservação e finalidade de uso do representante digital. Recomenda-se a digitalização das capas, contracapas e envoltórios, bem como de páginas sem impressão (frente e verso) especialmente quando contiverem sinalização gráfica de numeração e outras informações.


ID
2387389
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal, os dados devem ser representados em meio digital e

Alternativas
Comentários
  • Gab.: letra B;

     

                                                                                                        DECRETO 8.777

                                                                    Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal.

    Art. 2º  Para os fins deste Decreto, entende-se por:

    II - dado acessível ao público - qualquer dado gerado ou acumulado pelo Governo que não esteja sob sigilo ou sob restrição de acesso nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;

    III - DADOS ABERTOS - dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte;

  • Essa eu errei, questao dificil no meu modo de pensar, mas avante concurseiros.

     

  • Podemos responder esta questão tendo em mente os oito princípios dos dados abertos. Assim, mesmo que não soubéssemos o texto do Decreto nº 8.777/2016, teríamos condições marcar a resposta correta. Veja:

    a) Pense bem, não faz sentido que o dado seja disponibilizado no formato requerido pelo cidadão. A bem da verdade, os dados abertos não se destinam a atender requisições, mas a estar sempre disponíveis para o acesso amplo da sociedade. ERRADA

    b) Todas essas características respeitam os princípios dos dados abertos. É essa a nossa resposta. CERTA

    c) Como vimos, os dados abertos são de livre acesso, utilização, modificação e compartilhamento. Assim, é contraditório que a instituição defina normas para estas atividades. Os dados abertos, então, não devem estar sujeitos a nenhuma restrição, a não ser que o examinador especifique que tais normas se destinem a preservar a proveniência e a abertura. ERRADA

    d) Os dados abertos devem ser de domínio público ou estar estruturados sob licença aberta, não do órgão detentor. ERRADA

    Gabarito: B

  • Decreto nº 8.877, de 11 de maio de 2016

    Art. 2º Para os fins deste Decreto, entende-se por:

    III - dados abertos - dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.

    Resposta: B


ID
2411401
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para BELLOTO (2009), o grande desafio para o profissional arquivista diante dos novos suportes documentais da atualidade é ter que correr o risco entre o “vertiginoso crescimento das possibilidades da eletrônica” e a impossibilidade de alcançar a totalidade desses novos conhecimentos, devido a sua:

Alternativas
Comentários
  • A autora, em sua obra "Arquivos Permanentes: tratamento documental", expõe uma nova realidade para os profissionais de arquivo, a chamada "era da informação". Neste aspecto, os profissionais tem de lidar com vários fatores que influenciam fortemente a tecnologia da informação e comunicação, devendo ser treinados e capacitados para atuar com eficiência e eficácia.

    Especificamente sobre o trecho citado, a preocupação da autora é que, com a rápida evolução da tecnologia, não há tempo suficiente para que os profissionais de arquivo aprendam adequadamente sobre os novos suportes documentais. Segundo um trecho de sua obra, "são fatores novos, sobre os quais os arquivistas passam agora a ser instruídos e treinados, não obstante correrem o risco de, (...), nunca conseguirem abarcar a plenitude desses conhecimentos tão mutáveis e dependentes de equipamentos tão rapidamente tornados obsoletos".

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Gab.: A

  • SE OBSERVAR BEM DÁ PRA PERCEBER QUE NA PROPRIA QUESTÃO ESTÁ A RESPOSTA QUANDO A BANCA MENCIONA "crescimento das possibilidades da eletrônica".

  • Quanto maior o CRESCIMENTO das possibilidades da eletrônica, maior será a sua MUTABILIDADE.

    Perceba a evolução do DISKET, CD, DVD, PENDRIVE... Tudo evoluiu de forma crescente e mutável, tecnologia que ajuda no armazenamento de documentos, entretanto torna um DESAFIO para o profissional arquivista que busca organização, pois irá confrontar-se com essas mudanças tecnológicas sempre.


ID
2662771
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O certificado que dá autorização a uma pessoa para tratar de informação classificada é

Alternativas

ID
2662834
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para testar a autenticidade de um valor numérico e evitar fraudes ou erros em seu registro ou transmissão, utiliza-se, a exemplo do que ocorre nos processos do Poder Judiciário, o chamado

Alternativas
Comentários
  • Dígito verificador ou algarismo de controle é um mecanismo de autenticação utilizado para verificar a validade e a autenticidade de um valor numérico, evitando dessa forma fraudes ou erros de transmissão ou digitação.

    Letra A


ID
2664364
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os objetos digitais, segundo Kenneth Thibodeau, assumem três características simultâneas: correspondem a algo que tem significado para o ser humano, independentemente dos padrões de bits utilizados; a um conjunto de informações organizadas em estruturas de dados, reconhecida e processada por meio de softwares; e à inscrição de sinais sobre um determinado suporte. O autor refere-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    OBJETO DIGITAL - é uma ou mais cadeias de bits que registram o conteúdo do objeto e de seus metadados associados. De acordo com esta fonte, a anatomia do objeto digital é percebida em três níveis o: físicológico e conceitual (E-Arq);

     

    Objeto digital se refere as partes de um ou mais documentos digitais, e os metadados necessários para ordenar, estruturar ou manifestar seu conteúdo e forma, requerendo uma determinada ação de preservação (Dicionário interPARES);

     

    Objetos digitais assumem TRÊS características simultâneas (E-ARQ, pág. 130)

    A. Objeto conceitual (apresentação) – correspondem a algo que tem significado para o ser humano, independentemente dos padrões de bits utilizados, apresentado normalmente em dispositivo de saída (=monitor, caixa de som, documento visualizado na tela do computador);

     

    B. Objeto lógico (software e formato) – conjunto de informações organizadas em estruturas de dados, reconhecida e processada por meio de softwares (=textos, mensagens de correio eletrônico, bases de dados, planilhas, imagens, gravações sonoras, web etc.);

     

    C. Objeto físico (suporte) – inscrição de sinais sobre um determinado suporte, ou seja, cadeia de bits registradas em um suporte (=suporte magnético, o objeto físico é a sequência do estado de polaridades (negativa e positiva) e, nos suportes ópticos, é a sequência de estados de translucidez (transparência e opacidade);

  • Segundo Thibodeau, os objetos digitais herdam as propriedades de três classes: objeto físico, lógico e conceitual.

    O objeto físico é a inscrição física dos dados;
    O objeto lógico é a informação processada por software;
    Objeto conceitual é a forma como as informações são apresentadas visualmente;

    Fonte: Yamaoka, Eloi Juniti. Gauthier, Fernando Ostuni. Objetos digitais: em busca da precisão conceitual. In. Inf., Lndrina, v.18, n.2, 2013.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2664373
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Sistema Eletrônico de Informações - SEI, desenvolvido por determinado Tribunal Regional Federal e escolhido para uso da Administração pública federal no contexto do Processo Eletrônico Nacional - PEN do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tem sido adotado por instituições dos três poderes nas diferentes esferas do Estado. A respeito do SEI, objeto de discussão entre os profissionais da área arquivística brasileira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O SEI não é um software livre e nem um software público. O SEI é considerado um software de governo, sendo compartilhado somente com o setor público, de forma gratuita e colaborativa, mediante acordo de cooperação com o TRF4, criador e proprietário do SEI.

    Fonte: https://softwarepublico.gov.br/social/sei/perguntas-frequentes 

  • Gabarito: D.

  • A questão trata de funcionalidades e características do Sistema Eletrônico de Informações - SEI.

    a) De acordo com as Considerações do Arquivo Nacional sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), disponível no Portal do SIGA, após análise do Grupo de Trabalho criado para analisar a conformidade do SEI com os requisitos elencados pelo e-Arq Brasil, o sistema SEI possui requisitos que atendem e que não atendem o e-ARQ. Em relação à organização dos documentos arquivísticos, por exemplo, 29% dos requisitos são atendidos, contra 57% não atendidos e 14% que não puderam ser analisados; já em relação à preservação de documentos, nenhum requisito possível de ser analisado é atendido pelo sistema. Das 14 seções do e-ARQ, somente cinco possuem mais requisitos atendidos do que não atendidos e, ainda assim, deve-se levar em consideração que há requisitos cuja avaliação não foi possível de ser realizada. Diante do exposto, não é possível considerar que o SEI corresponde ao e-ARQ, já que há a ausência de aderência em relação aos requisitos do modelo. Errada. 
    Fonte: Portal do SIGA

    b) Segundo o Decreto nº 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo, 

    “Art. 4º Para o atendimento ao disposto neste Decreto, os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional utilizarão sistemas informatizados para a gestão e o trâmite de processos administrativos eletrônicos." 

    Nesse sentido, o SEI pode ser adotado, assim como outro sistema que exerça as mesmas funções. A instituição pode, inclusive, adaptar um sistema já existente para gerir e tramitar seus processos, contanto que os requisitos do e-ARQ Brasil sejam observados. Portanto, o que deve ser adotado na Administração Pública Federal é um sistema informatizado de gestão, e não necessariamente o SEI, como afirma a questão. Errada. 

    Fonte: BRASIL. Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 05 de setembro de 2021.

    c) É um software de governo, compartilhado com o poder público, que trabalha de forma colaborativa. Errada.

    d) As instituições podem criar módulos e propor melhorias. Certa.

    e) O SEI Permite o controle estatístico, por área, por data, por tipo de documento, por tipo de processo, etc. Errada.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • erro da A)

    Um SIGAD é um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos e, como tal, sua concepção tem que se dar a partir da implementação de uma política arquivística no órgão ou entidade, logo o sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia de um programa de gestão arquivística

    erro da B)

    desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública.

    C) não é software livre

    E) permite estatisticas !


ID
2664379
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Qualquer que seja a plataforma tecnológica em que for desenvolvido ou implantado, um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos - SIGAD deve, obrigatoriamente,

Alternativas
Comentários
  • Requisito 6.3.4 Um SIGAD tem que garantir que documentos sem atribuição de grau de sigilo, importados a partir de fontes externas ao SIGAD, estejam sujeitos às políticas de controle de acesso e de sigilo.

     

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf

  • A) ERRADA: Um SIGAD deve permitir o armazenamento dos documentos sigilosos em meios físicos ou lógicos distintos. (E-Arq, pg 71)

     

    B) ERRADA: Os administradores autorizados têm que ser capazes de realizar as seguintes ações (...) criar, alterar, remover ou revogar as credenciais de segurança dos usuários. (E-Arq, pg 70)

     

    C) CERTA: Um SIGAD tem que garantir que documentos sem atribuição de grau de sigilo, importados a partir de fontes externas ao SIGAD, estejam sujeitos às políticas de controle de acesso e de sigilo. (E-Arq, pg 70)

     

    D) ERRADA: Um SIGAD tem que ser capaz de impedir qualquer modificação na trilha de auditoria. (E-Arq, pg 72)

     

    E) ERRADA: Um SIGAD tem que usar criptografia no armazenamento, na transmissão e na apresentação de documentos arquivísticos digitais ao implementar a política de sigilo. (E-Arq, pg 74)


ID
2664394
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre documentos de arquivo em ambiente digital, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO: Todo documento digitalizado é um documento digital, mas nem todo documento digital é um documento digitalizado (http://conarq.arquivonacional.gov.br/documentos-eletronicos-ctde/perguntas-mais-frequentes.html)

     

    B) ERRADO: é o SIGAD que contempla o ciclo vital dos arquivos (E-Arq, pg 11)

     

    C) ERRADO: "Um SIGAD tem que ser capaz de manter a relação orgânica entre os documentos"  (E-Arq, pg 11)

     

    D) CERTO: "todas as cópias dos documentos eliminados, incluindo cópias de segurança e cópias de preservação, independentemente do suporte, deverão ser destruídas" (http://conarq.arquivonacional.gov.br/documentos-eletronicos-ctde/perguntas-mais-frequentes.html)

     

    E) ERRADO:" A finalidade principal da digitalização não é a eliminação, e sim facilitar a disseminação e o acesso, além de evitar o manuseio do original, contribuindo para a sua preservação." (http://conarq.arquivonacional.gov.br/documentos-eletronicos-ctde/perguntas-mais-frequentes.html)

  • Prof Elvis Miranda: A digitalização de documentos permite inúmeras vantagens, e não apenas a eliminação dos documentos originais (que, inclusive, só passou a ser permitida a partir de legislação de 2019).


ID
2664424
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

AtoM, acrônimo de Access to Memory, é um software livre desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos, em colaboração com parceiros e patrocinadores, que vem sendo utilizado, em suas três versões, para cumprir funções arquivísticas básicas: descrição, difusão e preservação de documentos. Adotado por inúmeras instituições, apresenta, entre outras características, a de

Alternativas

ID
2754883
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A construção de repositórios digitais confiáveis para os arquivos obedece a diretrizes que se apoiam em determinados documentos de referência. 

O mais importante deles é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Repositório digital confiável de documentos arquivísticos – principais requisitos: A norma mais importante da área é o Open Archival Information System – OAIS, um modelo conceitual desenvolvido pelo Consultive Committee for Space Data Systems – CCSDS, que resultou na norma ISO 14721:2003. O OAIS descreve as funções de um repositório digital e os metadados necessários para a preservação e o acesso dos materiais digitais gerenciados pelo repositório, que constituem um modelo funcional e um modelo de informação.

     

    fonte:  Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos. Digitais Confiáveis – RDC-Arq

    GAB: LETRA C

  • O nível de importância das normas é definido pelas "Diretrizes para impementação de repositórios arquivísticos digitais - RDC-Arq", do Conarq, como sendo o OAIS. As diretrizes podem ser acessadas por esse link

    a) EAD - Encoded Archival Description - Descrição Arquivística Codificada
    Trata-se de uma codificação desenvolvida e utilizada para a descrição de metadados arquivísticos  baseados na linguagem de marcação XML. 

    b) METS - Metadata Encoding and Transmission Standard - Padrão de Codificação e Transmissão de Metadados 
    É um esquema XML que permite a codificação e o intercâmbio dos metadados descritivos administrativos e estruturais relativos a objetos digitais.

    c) OAIS - Open Archival Information System 
    É um modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetivos de dados e informações.

    Segundo as Diretrizes do RDC-Arq do Conarq, "A norma mais importante da area é o OAIS, um modelo conceitual desenvolvido pelo Consultive Commitee for Space Data System - CCSDS, que resultou na norma ISO 14721:2003. O OAIS descreve as funções de um repositório digital e os metadados necessários para a preservação e o acesso dos materiais digitais gerenciados pelo repositório, que constituem um modelo funcional e um modelo de informação."

    d) PREMIS - Preservation Metadata: implementation strategies
    É uma norma internacional que apresenta um conjunto básico (core) de elementos de metadados de preservação para apoiar sistemas que gerenciam objetos digitais.

    e) OAI - PMH - Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting
    É um protocolo que coleta metadados que permite a interoperabilidade entre repositórios. 

    Gabarito do Professor: C

ID
2754886
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A construção de repositórios digitais confiáveis para os arquivos obedece a diretrizes que se apoiam em determinados documentos de referência. 

Aquele que permite a codificação e o intercâmbio dos metadados descritivos, administrativos e estruturais relativos a objetos digitais é o

Alternativas
Comentários
  • Interoperabilidade
    Um repositório digital deve estar em conformidade com as normas e padrões estabelecidos, de forma a possibilitar níveis de interoperabilidade com outros repositórios digitais e sistemas informatizados que tratam de documentos arquivísticos. Podem ser citados como exemplos dessas normas e padrões: o “Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting – OAI-PMH”, para coleta de registros de metadados em repositórios digitais; o “Metadata Encoding and Transmission Standard – METS”, para a codificação de metadados descritivos, administrativos e estruturais; o “Encoded Archival Description – EAD”, para a codificação de metadados descritivos de documentos arquivísticos; e os “Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – e- PING”, no caso dos órgãos e entidades do governo federal.

     

    fonte:  Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos. Digitais Confiáveis – RDC-Arq, pg 11

    GAB: LETRA A

  • O conceito e alternativas foram retirados das "Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC - Arq", do Conarq, que pode ser acessado pelo link

    a) METS (Metadata Encoding & Transmission Standard - Padrão de Codificação e Transmissão de Metadados.

    É um esquema XML que permite a codificação e o intercâmbio de metadados descritivos administrativos e estruturais relativos a objetos digitais.

    Exatamente o conceito dado pelo enunciado.

    b) OAIS (Open Archival Information System) - Sistema Aberto de Arquivamento de Informação. No Brasil, a sigla é SAAI. 

    Modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações. 

    c) EAD (Encode Archival Description) - Descrição Arquivística Codificada.

    Codificação desenvolvida e utilizada para descrição de metadados arquivísticos baseados na linguagem de marcação XML.

    d) PREMIS - Metadados de Preservação

    É uma norma internacional que apresenta um conjunto básico (core) de elementos de metadados de preservação para apoiar sistemas que gerenciam objetos digitais. 

    Gabarito do Professor: A

ID
2769646
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional foi normatizado pelo Decreto 8.539, de 08 de outubro de 2015. Para o atendimento ao disposto neste Decreto, os órgãos e as entidades da administração utilizarão sistemas informatizados para a gestão e o trâmite de processos administrativos eletrônicos. De acordo com o Decreto, analise as afirmativas seguintes.

I Os sistemas deverão utilizar, preferencialmente, programas com código aberto e prover mecanismos para a verificação da autoria e da integridade dos documentos em processos administrativos eletrônicos.
II os documentos em papel recebidos que sejam cópias autenticadas administrativamente ou cópias simples não podem ser descartados após realizada a sua digitalização.
III A autoria, a autenticidade e a integridade dos documentos e da assinatura, nos processos administrativos eletrônicos, poderão ser obtidas exclusivamente pelo certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), não existindo outro meio de comprovação de autoria e integridade.
IV Os documentos nato-digitais e assinados eletronicamente são considerados originais para todos os efeitos legais.
V Os documentos resultantes da digitalização de originais serão considerados cópias simples.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 8.539, DE 8 DE OUTUBRO DE 2015

    Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

    I Os sistemas deverão utilizar, preferencialmente, programas com código aberto e prover mecanismos para a verificação da autoria e da integridade dos documentos em processos administrativos eletrônicos. CERTA - Art. 4º Parágrafo único. Os sistemas a que se refere o caput deverão utilizar, preferencialmente, programas com código aberto e  prover mecanismos para a verificação da autoria e da integridade dos documentos em processos administrativos eletrônicos.

    II os documentos em papel recebidos que sejam cópias autenticadas administrativamente ou cópias simples não podem ser descartados após realizada a sua digitalização - - ERRADA Art. 12. § 3º b) os documentos em papel recebidos que sejam cópias autenticadas administrativamente ou cópias simples podem ser descartados após realizada a sua digitalização, nos termos do caput e do § 1º.

    III A autoria, a autenticidade e a integridade dos documentos e da assinatura, nos processos administrativos eletrônicos, poderão ser obtidas exclusivamente pelo certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), não existindo outro meio de comprovação de autoria e integridade ERRADA COMENTÁRIO Art. 6º A autoria, a autenticidade e a integridade dos documentos e da assinatura, nos processos administrativos eletrônicos, poderão ser obtidas por meio dos padrões de assinatura eletrônica definidos no  Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

    IV Os documentos nato-digitais e assinados eletronicamente são considerados originais para todos os efeitos legais. CERTA Art. 10. Os documentos nato-digitais e assinados eletronicamente na forma do art. 6º são considerados originais para todos os efeitos legais.

    V Os documentos resultantes da digitalização de originais serão considerados cópias simples. - ERRADA Art. 12 § 2º Os documentos resultantes da digitalização de originais serão considerados cópia autenticada administrativamente, e os resultantes da digitalização de cópia autenticada em cartório, de cópia autenticada administrativamente ou de cópia simples terão valor de cópia simples.

    PORTANTO, GABARITO D

    Fonte http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/d8539.htm


ID
2782393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão eletrônica de documentos arquivísticos e de sistemas informatizados de gestão arquivística, julgue o item subsecutivo.


O uso de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos supre a carência de gestão documental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO (somente será possível existir um SIGAD caso exista previamente um programa de gestão arquivística de documentos físicos caso contrário será uma bagunça virtugal)

     

    E-ARQ

    O e-ARQ Brasil deve ser utilizado para desenvolver um sistema informatizado ou para avaliar um já existente, cuja atividade principal seja a gestão arquivística de documentos, desde que a organização estabeleça um programa de gestão arquivística de documentos, o e-ARQ Brasil é aplicável aos setores público e privado de qualquer esfera e âmbito de atuação, servindo para diferentes tipos de documentos arquivísticos.

     

    (CESPE/ANEEL/2010) A implantação de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos torna desnecessária a manutenção das atividades típicas de um protocolo (errado, OU SEJA, a gestão arquivistica envolve simultaneamente a gestão física e digital dos documentos e informações);

  • Ano: 2010

    Banca: CESPE

    Órgão: ANEEL

    Prova: Analista Administrativo

     

    A implantação de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos torna desnecessária a manutenção das atividades típicas de um protocolo. ERRADO

  • Os sistemas informatizados de gestão arquivística servem como uma das ferramentas para a efetivação da gestão documental.

  • ERRADO

    O metodo tradicional, continua sendo primordial na gestão de arquivos.

  • Errado.

    e-ARQ Brasil- Especifica as condições a serem cumpridas pela organização produtora/recebedora de documentos e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade, autenticidade e acesso ao longo do tempo.

    O e-ARQ Brasil deve ser utilizado para desenvolver um sistema informatizado ou para avaliar um já existente, cuja atividade principal seja a gestão arquivística de documentos, desde que a organização estabeleça um programa de gestão arquivística de documentos, é aplicável aos setores público e privado de qualquer esfera e âmbito de atuação, servindo para diferentes tipos de documentos arquivísticos.

    O programa de gestão arquivística de documentos deve:

    -contemplar o ciclo de vida dos documentos;

    -garantir a acessibilidade dos documentos;

    -manter os documentos em ambiente seguro;

    -reter os documentos somente pelo período estabelecido na tabela de temporalidade e destinação;

    -implementar estratégias de preservação dos documentos desde sua produção e pelo tempo que for necessário;

    -garantir as seguintes qualidades do documento arquivístico: organicidade, unicidade, confiabilidade, autenticidade e acessibilidade.

    A análise e a revisão do fluxo de documentos é uma tarefa fundamental que deve ser executada no planejamento do programa de gestão de documentos.

    Portanto, o uso de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos NÃO supre a carência de gestão documental.

  • ERRADA

     

    ELES VÃO SE COMPLEMENTAR.

  • ERRADO

    A organização deve fazer a junção dos dois.

    ***DICA: Principais instrumentos de gestão arquivística: Tabela de Temporalidade e Plano de Classificação . 

  • UM SISTEMA NÃO SUPRE TODA A NECESSIDADE , MAS É UM BOM COMPLEMENTO.

  • Tudo nessa vida tem gestão
  • Já faz 84 anos que faço questões do IPHAN em arquivologia

  • Complementando...

    O que é SIGAD?

    É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes.

    O sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 10)

    Ou seja, o sistema informatizado precisa da gestão documental e não supre a sua carência :)

  • As questões, diante da realidade de inserção da informação digital, estão sempre buscando diferir a técnica arquivística do suporte convencional e digital, entretanto, as técnicas são as mesmas e devem ser aplicadas.

    O sistema informatizado de gestão arquivística de documentos é criado a partir da aplicação da gestão documental, ou seja, são indissociáveis, ao contrário do que afirma a questão.

    Gabarito do Professor: errada
  • Errado. Eles se complementam.

  • Resolução: As questões, diante da realidade de inserção da informação digital, estão sempre buscando diferir a técnica arquivística do suporte convencional e digital, entretanto, as técnicas são as mesmas e devem ser aplicadas.

    O sistema informatizado de gestão arquivística de documentos é criado a partir da aplicação da gestão documental, ou seja, são indissociáveis, ao contrário do que afirma a questão.

    Resposta: errada

  • Errado.

    Não supre. Eles se complementam !

    Seguimos !


ID
2782396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão eletrônica de documentos arquivísticos e de sistemas informatizados de gestão arquivística, julgue o item subsecutivo.


É alto o custo de armazenamento de documentos arquivísticos tramitados em sistemas informatizados de gestão arquivística, o que dificulta a adoção desses sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    Hoje o desenvolvimento de sistemas informatizados (software) que atenda todos os requisitos legais existentes no Brasil, assim como, também tenha alto rendimento no processo de tramitação e de gestão de acordo com as necesidades dos ente será extremamente caro, além de necessitar de um pesado investimento em infra estrutura para poder implementar esse novo sistema em todos os setores do ente (cabeamento de rede, servidores, internet, pessoal, computadores, ....);

     

    Outro aspecto importante também seria o elevado preço do metro quadrado nos grandes centros e capitais do Brasil quando comparado ao preco do metro quadrado das cidades satelites/localidades mais afastaddas do centro, o que acaba tornado muito dispendioso guardar grandes acervos próximos ou nas dependências dos prédios públicos (perde espaço que poderia utilizar para outra atividade OU perde a possiblidade de alugar para a iniciativa privada);

     

    Obs.: atente para o fato de que cada arquivo terá um solução, uma vez, que cada instituição possue uma necessidade e uma logística de trabalho, assim, não existe em regra como baratear a aquisição de softwares atraves de compra coletiva, assim como, um sistema informatizado não se trata apenas de software, mas também, de estrutura física, treinamentos, harware etc... por isso do seu elevado custo

  • Mano, ta bom que eu não posso comentar com "achismos", mas dizer que o custo de sistemas informatizados é alto é uma sacanagem, todo mundo sabe que um sistema informatizado tem capacidade de guardar muito mais informação do que os outros suportes, basta ver onde está a maioria da informação do mundo hoje em dia, pela lógica deve ser mais barato então usar papel né... vamos colocar tudo no papel novamente e retirar dos sistemas informatizados pq está muito caro... puts.

  • Compreendo o seu posicionamento colega Jackson Monteiro. Mas "acho" que o nosso colega Raphael Coutinho quis se referir à implantação desse sistema, e não ao benefício propriamente dito. A transição em si se faz muito cara, exige investimento, adaptação etc. Mas sem dúvida, o resultado fica mais pra frente.

  • Acho que se torna caro por demandar especialização profissional na área e tbm pra implantar o sistema. Acho que foi ai que a questão pegou.
  • Ahhh tá!!! É muito caro mesmo guardar na nuvem por exemplo, do que em papel, derrubando toneladas de árvores. Valeu sespyy!!!

  • Cespe e seus questionamentos que dão a ela espaço útil para decidir autoritariamente entre o certo e o errado quando ambos são possíveis de gabarito concomitantemente.
  • Rafael, seu comentário estaria de acordo com o gabarito, se a assertiva tivesse dito o valor da IMPLEMENTAÇÃO de um sistema desses. Não faz o menor sentido falar que o armazenamento em sistemas informatizados é caro.

  • Só pode ser esquema, não eh possível hahaahahaha. Vou mandar a cespe imprimir todos os documentos do meu computador pra ver quando custa, vai sair mais caro q o computador em si
  • Já que o informatizado é mais caro, estou perdendo tempo sem imprimir todas as leis dessa vida de concurseiro.

  • Vocês que estão reclamando da questão sobre o ser "muito caro", tem que se pensar quanto que a instituição vai ter que desembolsar para pagar para armazenar centenas de documentos, de dezenas de departamentos. Dá para imaginar? Pois é, bem caro né.


    Essa foi a linha de raciocínio que tive para marcar o gabarito.

  • Penso que o caro seria a implantação do sistema! Quanto ao armazenamento, o custo é bem inferior a um arquivo tradicional, sem falar sobre a possibilidade da realização de backups frequentes, o que garantiria maior aporte de preservação dos documentos que por ventura poderiam ser no mínimo seriamente danificados em se tratando de um arquivo tradicional. O custo benefício me parece bem mais coerente para a tecnologia.

  • Há uma série de requisitos a serem seguidos quando se trata de sistema informatizado desse tipo, por menos de R$ 1.500,00 mensais é difícil encontrar um GED confiável que não venha trazer dores de cabeça futuramente! E quanto ao armazenamento na nuvem, Google Drive, por exemplo, não pode! O servidor deve estar em solo brasileiro, sabendo isso, tenha em mente que a mensalidade por GB arquivado custará caro. Tudo isso somos nós quem pagamos através dos impostos. Nossa legislação é antiquada.

  • Não entendi o gabarito da questão...


    Sempre estudei que o CUSTO DO ARMAZENAMENTO de documentos arquivísticos tramitados em sistemas informatizados não seria muito caro, A APLICAÇÃO DESSA TÉCNICA SIM, SERIA ONEROSA!


    ???????????

  • Ahhhhh não concordo com esse gabarito ai mesmo. O gabarito adequado para a questão seria "Correto". Ai há treta!

  • MAIS CARO SERIA COLOCAR TUDO EM PAPEL E DEIXAR JUNTANDO BARATA NA INSTITUICAO KKK.. CADA UMA...

     

    PRA NÓS SERVE ISSO =  PC É CAROOOOOOOOOOO

  • o jeito é copiar essa carniça de questão..

  • Acredito que a ideia seja que segundo a legislação, um documento em formato digital NÃO pode substituir o documento em original, então o órgão tem que gastar para manter os dois tipos de arquivo. Essa é a única explicação cabível que encontrei para essa questao. Sem pé nem cabeça. 

  • Que merd@!!!!

  • Será que a banca quis dizer que é caro a Instituição pagar para ter sistemas informatizados? Tipo, tendo uma percepção de gastos a curto prazo. Só isso justifica esse gabaríto.

  • VAMOS PENSAR SEGUINTE: NO MUNDO DA INFORMAÇÃO NADA É BARATO.

    EX: UM SIMPLES CARTUCHO DE TINTA, NOVO OU REMANUFATURADO

    É O OLHO DA CARA, AGORA IMAGINE TER QUE ARAMAZENAR

    VÁRIOS ARQUIVOS PARA O COMPUTADOR.

  • eU IA COMENTAR UMA COISA AQUI... MAS GERAL JÁ COMENTOU ENTÃO TÓ DE BOAS.

     

    nÃO SOU O ÚNICO QUE ACHOU ESSA QUESTÃO BOSTA

  • Em nenhum momento a questão falou que era mais caro o sistema informatizado que o papel...Interpretação de texto, galera.

    O que foi dito foi que é caro e isso dificulta a implantação, o que é verdade.

    Em muitos casos é mais barato ir mantendo a estrutura já existente que acondiciona os papéis do que fazer uma revolução tecnológica em todos os arquivos.

  • Eu acredito que o que torna caro é que o armazenamento vai demandar uma manutenção contínua, exigindo contratação de profissionais de TI, os eletrônicos utilizados devem ter tecnologia de excelente qualidade (se um HD pra um PC doméstico é caro, imagine vários HDs para armazenamento), além disso ainda tem que cuidar das condições ambientais para evitar a deterioração dos locais de armazenamento desses eletrônicos.

  • Acredito que a questão tenha baseado-se no que o próprio e-ARQ Brasil fala em sua página 34:

    Os fatores mais importantes para a seleção das opções de armazenamento são:

    [...]

    custo relativo das opções de armazenamento dos documentos: além do custo dos dispositivos de armazenamento, devem ser considerados, para sua manipulação, os valores dos equipamentos e do software de controle. Pelo previsível alto custo, pode-se considerar a possibilidade de terceirização do armazenamento. Nesse caso, porém, surgem outros problemas, como garantias legais sobre a custódia, restrições de acesso e capacidade tecnológica. Recursos como o uso de criptografia podem impedir o acesso não autorizado, assim como a utilização de checksum permite rastrear eventuais comprometimentos de conteúdo.

  • É importante destacar que a questão não está comparando o custo de armazenamento de documentos digitais, em detrimento dos registrados em suporte papel. Se fosse, o custo dos documentos produzidos nos suportes convencionais seria muito mais elevado.

    Aqui se diz que o custo de armazenamento de documentos em sistemas informatizados é alto, o que faz com que a utilização seja difícil.

    Tudo tem um custo, ainda mais quando se fala de armazenamento de centenas de milhares de documentos, em qualquer tipo de suporte documental. Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) possui diversos requisitos que o tornam um SIGAD, fazendo com que o custo de criação, implantação, acompanhamento e controle se torne elevado. 

    Gabarito do professor: certo
  • EXTREMAMENTE SUBJETIVA

  • CERTO

  • Eu Desisto, vou voltar para minha vida bandida mesmo... Gabarito f*******

  • não comparou com o convencional (papel), logo está certa. se for comparar, claro que o informatizado ainda é menos custoso que o tradicional.

    o sistema informatizado tem alto custo sim.

    em síntese, não se pode extrapolar na interpretação da questão.

  • Questão puramente subjetiva. O que é alto para alguns, pode não ser para outros.

  • Se está no comando é vdd kk

  • Questao muito subjetiva, meu Deus... Hoje, muitas empresas colocam sistemas para facilitar toda a operaçao da empresa; Nao é nem considerado um custo e sim um investimento.

  • REALMENTE é muito mais barato comprar/alugar um prédio, contratar pessoas para cuidar da parte administrativa, recepção, arquivista, limpeza, água, luz, iptu, computadores, mesas, cadeiras, "cafézinho", resmas de papel ao invés de contratar 1 profissional de TI para desenvolver o sistema e fazer manutenção + 1 arquivista para uso + nuvem. Se eu perdesse uma prova por causa de uma questão dessa, iria até na nasa com recurso kkk

  • CERTO

  • Barato mesmo é pagar carteiro, mandar documento anexo por e-mail tá saindo uma nota.

  • Fonte: Arial Black

  • Caro examinador, não temos culpa se a sua mulher começou a dormir de calça jeans ultimamente.

    Respeitosamente,

    ""

  • CESPE tem que ser investigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Não entendi. No caso, é de alto custo por pagar caro espaço na nuvem e aquisição de objetos de armazenamento eletronico? Alguém tira minha dúvida. Obrigado.

  • Subjetiva demais essa questão!!! Na prova era branco na certa.

    GABA C

  • Não concordo. Se pegar os objetivos do SEI veremos que um de seus objetivo é a REDUCAO DE CUSTOS. E o SEI é informatizado.
  • Essa era pra ter entrado com recurso

  • CERTO

  • Não sabia que escancear é mais caro que imprimir.

  • Discordo e não é pouco, então é mais econômico ter um departamento interno que um computador?

  • Custo Alto é totalmente relativo


ID
2782402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão eletrônica de documentos arquivísticos e de sistemas informatizados de gestão arquivística, julgue o item subsecutivo.


Os sistemas informatizados de gestão de documentos devem fornecer proteção de acesso para evitar que usuários não autorizados interceptem informações dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    E-ARQ

    As condições de armazenamento têm de levar em conta o volume e as propriedades físicas dos documentos. Devem ser projetadas considerando também a proteção contra acesso não autorizado e perdas por destruição, furto e sinistro.

     

    No caso dos documentos arquivísticos digitais, os órgãos e entidades devem dispor de políticas e diretrizes para conversão ou migração desses documentos de maneira a garantir sua autenticidade, acessibilidade e utilização. Os procedimentos de conversão e migração devem detalhar as mudanças ocorridas nos sistemas e nos formatos dos documentos;

     

    Caracteristicas de segurança dos documentos eletrônicos (DICA)

    Disponibilidade - acessibilidade da informação (informação disponível será aquela: sob o assunto solicitadado + fornecida no momento certo);

    Integridade - capacidade de controlar a tramitação (registro das alterações promovidas por pessoas/sitemas autorizados = trilha de auditoria);

    Confidencialidade - acessibilidade concedida a pessoas/sistema autorizado;

    Autenticidade - controle da tramitação e das alterações, ou seja, preservação e confirmação da integridade da forma diplomática;

  • Lembrem dos principios da segurança da informação na parte de informática ( D I C A )

    Disponibilidade: acesso ao arquivo

    Integridade: não pode existir alteração sem autorização

    Confidencialidade: proteção de acesso

    Autenticidade: autor ser quem diz ser (assinatura)

     

    GAB: C

  • Caracteristicas de segurança dos documentos eletrônicos (DICA)

    DICA : 

    D (DISPONIBILIDADE) A INFORMAÇÃO ESTPA DISPONIVEL NO MOMENTO QUE SOLICITADA!?

    I INTEGRIDADE = PROTECAO CONTRA POSSIVEIS ALTERACOES E ALIENACOES NA INFORMACAO

    C CONFIDENCIALIDADE A INFORMACAO DISPONIVEL SOMENTE PARA PESSOAS AUTORIZADAS

    A AUTENCIDADE - VOCE É QUEM DIZ SER MESMO

  • Fica até meio estranho marcar essa alternativa como ERRADA! Tanta coerência, até quem não estuda consegue com bom senso marcar a resposta CERTA!

  • Além do trecho do e-arq Brasil mencionado pelo colega, o documento também pressupõe um controle de acesso ao sistema. Vejamos:

    Controle de acesso

    O sistema de gestão arquivística precisa limitar ou autorizar o acesso a documentos por usuário e/ou grupos de usuários.

    O controle de acesso deve garantir, no mínimo, as seguintes funções:

    - restrição de acesso aos documentos;

    - exibição dos documentos, criptografados ou não, e dos metadados somente aos usuários autorizados;

    - uso e intervenção nos documentos somente pelos usuários autorizados

    [...]

    Um sistema de gestão arquivística deve impedir que usuários não autorizados tenham acesso aos documentos classificados como sigilosos, isto é, submetidos às categorias de sigilo previstas em lei, bem como àqueles tidos como originalmente sigilosos. O acesso aos metadados dos documentos sigilosos depende de regulamentação interna do órgão ou entidade.

    Além disso, em seus diversos requisitos, o e-arq Brasil cita vários procedimentos que só podem ocorrer por meio de usuários autorizados.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf

  • Da mesma forma que um documento em suporte papel não deve ser acessado por pessoas não autorizadas, os documentos armazenados em sistemas informatizados também não podem. O sigilo, caso seja necessário, vale para todos os tipos de suportes documentais. 
    Os Sistemas Informatizados devem ser dotados de mecanismos que barrem o acesso indevido, forneçam os registros das ações e das possíveis intervenções para que se possa mapear e aprimorar a proteção dos documentos.

    Gabarito do Professor: certo
    • Política institucional de preservação abrange todos os tipos de arquivos independentemente do suporte.
    • Os prazos de documentos digitais funcionam com as mesmas regras dos originais.
    • A principal diferença entre GED e SIGAD, é a concepção orgânica que é adotada pelo (sigad) para fins de preservação.
    • Características de segurança em documentos eletrônicos é o mesmo da segurança da informação.

ID
2815864
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Alternativas
Comentários
  • Aquela questão que a gente marca com gosto...

  • Resposta:

    Letra A

  • Gabarito: Letra A

    -----

    Sobre o SEI

    Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

    -----

    Fonte: https://softwarepublico.gov.br/social/sei/sobre-o-sei

  • GAB A

     

    Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é disponibilizado como Software de Governo mediante celebração de acordo de cooperação com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. https://softwarepublico.gov.br/social/sei

    o SEI é uma solução existente no Portal do Software Público Brasileiro (Portal SPB), mas não é um software público e nem sosftware livre. É um software de governo e pode ser obtido gratuitamente pelos órgãos e entidades do setor público.

    https://softwarepublico.gov.br/social/sei/perguntas-frequentes

     

    Avante!

  • Sempre me soa muito estranho um determinado concurso cobrar conhecimentos sobre um sistema específico. Principalmente quando este sistema é utilizado na própria instituição. Seria mais interessante abordar um SIGAD de maneira genérica.

  • a) É um software de governo criado pelo TRF4ª.
    b) Os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional tem de usar sistemas informatizados para a tramitação de processos, mas não necessariamente o Sei!
    c) O capítulo V da Lei nº 8.159/91 foi revogado pela Lei nº 12.527/2011, então o Sei! não se baseia nessa Lei para classificar os documentos quanto à natureza do assunto (ostensivo e sigiloso), e sim na Lei de Acesso à Informação ( Lei nº 12.527/2011).
    d) Não atende a todos os requisitos estabelecidos pelo E-arq Brasil, que é o modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.
    e) Não prevê uma política nata de preservação digital. 

    Gabarito do Professor: A

ID
2815897
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O menu principal do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) apresenta suas principais funcionalidades, a exemplo da opção

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

     a)  CONTROLE DE PROCESSOS, que direciona o usuário para a tela principal do SEI, onde são visualizados todos os processos que estão em sua unidade. 

     b) BLOCOS INTERNOS, que possibilita a organização de conjuntos de processos que possuem alguma ligação entre si.

     c) "blocos de reunião", permite listar os documentos que precisam ser tramitados pelo servidor.

     d) "base de conhecimento", que permite descrever as etapas de um processo e anexar documentos relacionados ao tipo processual em pauta.

     e) "processos sobrestados", que permite visualizar a relação dos processos da unidade que se encontram temporariamente suspensos.

  • Letra E

    Que bom saber o significado de sobrestados.

    O que é sobrestado: adj. Interrompido; que se encontra parado ou suspenso.

    Processo que teve seu andamento suspenso.

  • Sempre me soa muito estranho um determinado concurso cobrar conhecimentos sobre um sistema específico. Principalmente quando este sistema é utilizado na própria instituição. Seria mais interessante abordar um SIGAD de maneira genérica.

  • a) A base de conhecimento é uma função que anexa aos processos documentos que os subsidiam, como normativas e fluxos de processos. Por exemplo: em todos os processos de "Publicação de Portaria", pode-se anexar todas as legislações relacionadas e seu fluxo para publicação. Dessa forma, se o usuário tiver dúvida quanto ao processo, é só entrar na base de conhecimento. 

    b) O Bloco de Reunião é um recurso que possibilita que uma unidade tenha acesso a um processo sem que esse processo seja enviado a ela.

    c) Blocos Internos são sistemas de organização dos processos no Sei! Os processos podem ser organizadas em pastas.

    d) Controle de processos é um link que faz com que o usuário volte à página inicial.

    e) exatamente!

    Gabarito  do Professor: E

ID
2815900
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Archivematica é um sistema gratuito de preservação digital de código aberto. O sistema

Alternativas
Comentários
  • O Archivematica é um conjunto integrado de ferramentas de software de código aberto que permite que os usuários processem objetos digitais desde o ingresso até o acesso, em conformidade com o modelo funcional ISO-OAIS. Usuários monitoram e controlam a ingestão e a preservação  através de um painel baseado na web. O Archivematica usa o METS, PREMIS, Dublin Core, a especificação BagIt da Library of Congress e outros normas reconhecidos para gerar Pacotes de Informações de Arquivamento (AIPs) confiáveis, autênticos, seguros e independentes do sistema para armazenamento em seu repositório preferido. Segue o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS), que se tornou norma internacional.

  • a) sim, e outras normas de preservação digital também.
    b) As três formas de backup no archivematica são: filesystem, MySQL e ElasticSearch.
    c) O armazenamento pode ser pré-configurado pelo usuário.
    d) O processamento das imagens forenses é possível.
    e) o METS tem essa função e não o PREMIS, que desenvolve metadados visando a preservação digital.

    Gabarito do Professor: A


ID
2828557
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a opção que NÃO corresponde a uma orientação para contratação de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD – instituída pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos – Conarq –.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D o SIGAD PRECISA SEGUIR a POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.

ID
2856559
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o AtoM (Access to Memory), versão atualizada de programa desenvolvido sob os auspícios do Conselho Internacional de Arquivos para a descrição de documentos, o software

Alternativas
Comentários
  • GAB A

  • Todas as alternativas foram baseadas no documento "Atom - Work in Progress" que pode ser acessado através deste link

    a)  a inserção de marcas d'agua é possível.
    b) o vocaculário fica visível.
    c) o acesso à internet é indispensável.
    d) tanto o XML quanto o CSV são permitidos
    e) a busca por palavras-chave está disponível

    Gabarito do Professor: A



  • Todas as alternativas foram baseadas no documento "Atom - Work in Progress" que pode ser acessado através deste 

    a) a inserção de marcas d'agua é possível.

    b) o vocaculário fica visível.

    c) o acesso à internet é indispensável.

    d) tanto o XML quanto o CSV são permitidos

    e) a busca por palavras-chave está disponível

    Gabarito do Professor: A


ID
2891197
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o primeiro passo para a elaboração de uma política pública de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Para se formular uma política existem as seguintes fases (Saraiva 2006):

    •  Formação da AGENDA (=diagnóstico é o primeiro passo de uma política pública de arquivo, ou seja, levantar quais são os principais problemas sociais que devem ser considerados como importantes pelo Estado, de forma a constituir uma lista de prioridades da ação pública);

    •  ELABORAÇÃO (=concepção de que as políticas são produtos de um processo decisório interorganizacional para solução de um problema determinado, ou seja, trata do processo de identificação e delimitação de um problema atual/potencial da comunidade e das possíveis alternativas para a sua solução, avaliação de custo e estabelecimento de prioridades);

    •  FORMULAÇÃO (=processo formal onde se determina qual será o caminho definitivo para a solução do problema, ou seja, estabelecimento formal de normas/leis claras e precisas para permitir a implementação da solução escolhida, no processo de elaboração, pelos diversos atores envolvidos. Está fase envolverá a: declaração da decisão adotada, seus objetivos e seu marco jurídico, administrativo e financeiro);

    •  IMPLEMENTAÇÃO (=processo onde se preconiza a forma que se dará a execução da política pública, podendo está implementação ocorrer através de um modelo: top-down ou bottom-up, ou seja, trata do planejamento e organização do aparelho administrativo e dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para executar uma política);

    •  EXECUÇÃO (=conjunto de ações para atingir os objetivos estabelecidos pela política incluindo o estudo de obstáculos e a análise da burocracia);

    •  ACOMPANHAMENTO (=supervisão da execução de uma atividade com o objetivo de introduzir eventuais correções);

    •  AVALIAÇÃO (=mensuração e análise do que foi planejado e do que conseguiu ser implementado e dos efeitos produzidos na sociedade pela política).

     

    (CESPE/ANTAQ/2009) A legislação arquivística fornece elementos normalizadores à política arquivística brasileira, mas não é, em si mesma, uma política (certo, lei é uma coisa política é outra coisa);

    (CESPE/ANTAQ/2009) As políticas públicas arquivísticas constituem uma das dimensões das políticas públicas informacionais. No Brasil, as políticas públicas arquivísticas são concebidas e implementadas no âmbito das políticas públicas de informação existentes (Errado, não existe política pública informacional no brasil até o surgimento da LAI);

    (CESPE/MPU-ARQ/2015) A legislação arquivística, por si só, é uma política arquivística, que constitui uma das dimensões das políticas públicas informacionais (Errado, a existência de legislação arquivística por si só não configura uma política pública – COUTUR, 1998);

  • Que saco, a pessoa vem procurar alguma informação pertinente sobre a questao nos comentários, mas só tem mensagem motivacional. Eu em, bora focar que é melhor.
  • essa é uma questão interessante, pois chama a atenção para um passo prévio à implantação de uma política pública de arquivo a partir de um diagnóstico minimalista.

    Para que uma política seja definida, deve-se conhecer o seu objeto. É por isso que um diagnóstico da situação arquivística minimalista ajuda e muito nesse processo. É através do diagnóstico que se conhece a situação da documentação em relação à quantidade produzida, estado de conservação, condições de acondicionamento e armazenamento, estrutura predial, condições de temperatura e umidade, existência ou não de um programa de gestão documental, tipos de suporte, forma, formato, espécie, entre outras características dos documentos de arquivo. 

    O diagnóstico maximalista, por sua vez, levanta informações mais gerais sobre grandes estruturas governamentais, por exemplo, da justiça federal. Dessa forma, analisa-se os arquivos de toda a justiça federal, a partir de características mais abrangentes.

    Só depois dessa identificação uma política deve ser elaborada.

    Resposta: A

  • Gabarito A PRIMEIRO PASSO = DIAGNÓSTICO
  • Acabei de ver uma questão do CESPE que o diagnóstico acontece de forma CONCOMITANTE, e nao anterior. Não entendi o porquê do diagnóstico ser o primeiro passo.


ID
2891266
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando-se os requisitos obrigatórios para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (Sigad), é correto afirmar que um Sigad

Alternativas
Comentários
  • Mariana, na verdade, de acordo com o E-arq, apenas a letra "A" e "B" são requisitos obrigatórios para um SIGAD:

    A) 1.1.7, da pág. 40 do e-ARQ (O) Obrigatório

    B) 1.1.1 da pág. 40 do e-ARQ. (O) Obrigatório

    C) 1.1.15 da pág. 41 do e-ARQ. (F) Facultativo

    D) 1.1.16 da pág. 41 do e-ARQ. (AD) Altamente desejável

    E) 1.1.18 da pág. 41 do e-ARQ. (AD) Altamente desejável

    A questão deveria ser anulada pois contém duas respostas que atendem ao enunciado.

    Inclusive eu fiz esta prova, entrei com o recurso e, para a minha surpresa, a banca não o aceitou.

    O IADES não merece credibilidade...

  • B

  • "tem de.." - é o único item q pelo termo inicial cita uma obrigação, os outros não impõe obrigação.


ID
2927029
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A literatura da área tem discutido desde meados da década de 1990 os impactos das tecnologias as funções e atividades arquivística é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Acertei por eliminação.

  • Essa questão requer muito mais o uso de senso comum do que de técnica arquivística.

    a) A evolução tecnológica possui aplicabilidade em todas as fases do ciclo documental.
    b) A evolução tecnológica aplicada ao  protocolo favorece a gestão documental em diversos sentidos, como na diminuição do tempo de registro de documentos, na responsabilização pelo porte dos documentos, no registro do trâmite documental, na localização dos documentos, na racionalização de produção física de registros de protocolo, entre outros.
    c) Sim, o software foi criado para facultar a divulgação de acervos através de descrições. A descrição é feita baseada em normas e em procedimentos padronizados que as tornam confiáveis. 
    d) Pelo contrário, esses são desafios impostos aos profissionais da informação.
    e) É o contrário: a cooperação entre os profissionais da informação deve ser cada vez maior.

    Gabarito do Professor: C

  • GABARITO: LETRA C

    Essa questão requer muito mais o uso de senso comum do que de técnica arquivística.

    a) A evolução tecnológica possui aplicabilidade em todas as fases do ciclo documental.

    b) A evolução tecnológica aplicada ao protocolo favorece a gestão documental em diversos sentidos, como na diminuição do tempo de registro de documentos, na responsabilização pelo porte dos documentos, no registro do trâmite documental, na localização dos documentos, na racionalização de produção física de registros de protocolo, entre outros.

    c) Sim, o software foi criado para facultar a divulgação de acervos através de descrições. A descrição é feita baseada em normas e em procedimentos padronizados que as tornam confiáveis. 

    d) Pelo contrário, esses são desafios impostos aos profissionais da informação.

    e) É o contrário: a cooperação entre os profissionais da informação deve ser cada vez maior.

    FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia


ID
3079378
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A virtualização de documentos antigos permite que eles sejam integrados a novos arquivos dentro de um sistema de gerenciamento eletrônico, melhorando a análise de dados pela organização. A respeito deste assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A letra A vai contra as vantagens da virtualização.

    FONTE: A miríade de comentários excelentes do QConcursos.

  • letra A

    A segurança de um documento virtual é normalmente muito alta, pois ele não está suscetível a intempéries e acidentes, como chuvas, incêndios, derramamento de líquidos, entre outros riscos que recaem sobre equipamentos. Isto já ocorre com os documentos físicos

  • "dá pra cruzar" que tipo de linguajar desse examinador

  • A

  • Gabarito letra A para os não assinantes.

    Atualmente, com a sofisticação de computadores e servidores e com a facilidade de backups, a virtualização tem se mostrado uma boa solução para gerir a enorme quantidade de documentos que são gerados pela Administração Pública.

    Os risco com as perdas são bem menos do que se os documentos estivesses em seus meios físicos. Ademais, apesar de ser mais trabalhoso, num primeiro momento, virtualizar tudo, com o tempo essa técnica facilita, agiliza e também deixa mais barato o arquivo, pois para manter os arquivos físicos é preciso contratação de mão de obra humana, além de controle de iluminação, umidade e outros fatores. Por tudo isso, erra a letra A.

  • Lendo a primeira, não precisava ler as outras...