SóProvas


ID
2664889
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo pelo qual um sistema mantém sua competitividade em seu meio ambiente organizacional, pela determinação de onde a organização está, para onde ela quer ir e como ela deseja chegar lá, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.

     

    Fonte: https://blog.luz.vc/como-fazer/planejamento-estrategico/

  • O planejamento da alta administração é o planejamento estratégico, que consiste no processo de decisão relativo aos objetivos da organização, às mudanças nesses objetivos, aos recursos utilizados para atingi-los e às políticas que deverão governar a aquisição, a distribuição e a utilização desses recursos. Abrange a organização como um todo, afeta-a a longo prazo e é decidido no nível hierárquico mais elevado. Está voltado às relações entre a organização e o ambiente e sujeito a incertezas provocadas por esse ambiente. (ALMEIDA, Planejamento de bibliotecas e serviços de informação, pág. 7)

  • O que é Benchmarking:

    Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

    O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

    O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.

     

    Tipos de benchmarking

    É possível identificar 4 tipos de benchmarking. O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.

    O benchmarking genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.

    O benchmarking funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.

    Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.

     

    Fonte: https://www.significados.com.br/benchmarking/

  • a) planejamento estratégico. "É o processo pelo qual um sistema mantém sua competitividade em seu meio ambiente organizacional, pela determinação de onde a organização está, para onde ela quer ir e como ela deseja chegar lá". Relaciona-se, entre outras coisas, com a missão, a visão, os objetivos da instituição e seu acompanhamento. (Alternativa correta)

    b) marketing organizacional.  O marketing em si se trata de um processo de organização da informação. O organizacional é o local que o marketing ocupa em determinada empresa. Cuida da organização do produto e do mercado. (Fonte: http://www.fontedosaber.com/administracao/marketing-organizacional.html)

    c) administração estratégica. "A administração estratégica é o campo onde é efetuado o planejamento estratégico da empresa tendo como base sua missão, visão e valores. Neste campo são estabelecidos conjuntos de opções, diretrizes e valores determinados pelos líderes (alta administração) da empresa, para que a organização possa ter um bom desenvolvimento a longo prazo." (http://admsemsegredos.com/o-que-e-administracao-estrategica/) É um conceito mais amplo que o de planejamento estratégico.

    d) cultura organizacional. Conceito ligado a gestão de pessoas. As definições falam sobre o sistema de valores dos membros, em todos os níveis da organização. Sendo que são eles os responsáveis por distinguir uma organização de outras.

    e) benchmarking. "Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa." (https://www.significados.com.br/benchmarking/)

  • planejamento estratégico é o mais amplo

  • Em se tratando de planejamento estratégico, alguns pontos necessitam ser avaliados. O primeiro deles é definir onde você está, ou seja, realizar uma avaliação da estratégia atual. Qual é a realidade do seu negócio no momento? Qual a função e o caminho que a empresa está seguindo? Qual a realidade da concorrência e do mercado ao seu redor? Para auxiliar nessa avaliação, utilize-se da análise SWOT ou FOFA. Nela você analisa as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças da sua organização. O próximo passo é definir aonde você quer chegar. De que forma sua empresa será vista e reconhecida? É nesse momento que serão definidos:



    missão: é o objetivo que fundamenta a empresa, sua razão de ser, traduz sua finalidade e consiste na definição de seus fins estratégicos gerais;

     

    visão: é o futuro desejado e alinhado com as aspirações da organização. Algo que ainda não se possui, um sonho que pode vir a ser real;

     

    valores: conjunto de sentimentos que estruturam ou pretendem estruturar a cultura organizacional e as práticas de uma empresa. Eles representam os princípios que informam como as pessoas devem reger seus comportamentos na organização;

     

     

    Depois de realizada uma análise dos ambiente interno e externo e definidos missão, visão e valores, chega o momento de definir as estratégias, que precisam ser traduzidas em planos e projetos específicos

     

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Fui seco no G:A

  • Onde  a organização está, para onde ela quer ir, e como chegar lá. são passos que baseiam-se no planejamento estratégico. tomara que venha essas questões para a SEAD-AP Gestão governamental.

     

  • LETRA A 

     

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

    - FORMULADO NOS NÍVEIS MAIS ALTOS DA ORGANIZAÇÃO.

    - VOLTADO PARA O AMBIENTE EXTERNO E INTERNO.

    - ABRANGE A ORG. COMO UM TODO.

    - LONGO PRAZO

    - DEFINE A MISSÃO, VISÃO, VALORES, OBJETIVOS, METAS, ESTRATÉGIAS.

    - RELACIONA-SE COM A EFETIVIDADE.

    - ALTO GRAU DE INCERTEZA.

     

    FONTE: PROFESSOR RAFAEL BARBOSA.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: para onde a organização quer ir e como ela deseja chegar lá.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  • Gabarito: A

    A questão cobra conhecimentos sobre Planejamento Estratégico, que significa definir objetivos e reduzir as incertezas e aumentar as possibilidades de aproveitar as oportunidades.

    Para isso é necessário definir missão, visão, objetivos estratégicos e valores.

    O Planejamento Estratégico visa estabelecer uma direção a ser seguida.

    @adm.semduvida