SóProvas


ID
266503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade pública envolve campo de aplicação, objeto e
noções bem distintas da contabilidade comercial. A respeito desse
assunto, julgue os itens seguintes.

Um requisito necessário para definir se uma entidade está ou não sob controle da contabilidade pública é a origem pública das transferências necessárias à existência ou ao funcionamento dessa entidade.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão refere-se ao Campo de Aplicação da Contabilidade Pública e, como diz o Professor Igor Oliveira, do Ponto:

    "Utilizou recurso público está no campo de aplicação da Contabilidade Pública"
  • Segundo Poubel (2010) " Para definir quem está abrangindo no campo de aplicação do setor público, basta que façamos uma reflexão se a entidade recebe recursos para FAZER ALGO  ou POR TER FEITO ALGO. Quem recebe recursos POR TER FEITO ALGO equipara-se a EMPRESA e quem recebe PARA FAZER ALGO equipara-se a PÚBLICO, porque deve prestar contas do que fez."

    Fonte: Auditoria, contabilidade e controle interno no setor público - Domingos Poubel de Castro.
  • Bons comentários!! =)

  • GABARITO CERTO

    Se a empresa receber do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária, a empresa é dependente e, portanto, aplica obrigatoriamente a CASP.

    Logo, podemos afirmar que um dos requisitos para definir se uma empresa está ou não sob controle da contabilidade pública é a origem pública das transferências necessárias à existência ou ao funcionamento dessa entidade.

    Fonte: www.estrategiaconcursos.com.br - Contabilidade Aplicada ao Setor Público p/ IF Sertão PE (Contador)

  • CORRETA.

    Segundo a definição do alcance da contabilidade pública prevista NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL, podemos concluir que um dos requisitos para definir se uma empresa está ou não sob controle da contabilidade pública é a origem pública das transferências necessárias à existência ou ao funcionamento dessa entidade.

     

    Podemos notar isso porque a NBC TSP Estrutura Conceitual e as demais NBCs TSP aplicam-se, obrigatoriamente, às estatais dependentes.

    No art. 2º, inciso III, da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, podemos encontrar o conceito de empresa estatal dependente.

    Vamos lembrar:

     

    Empresa estatal dependente é a empresa controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.”