SóProvas


ID
266551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item abaixo, relativo ao provimento de bens que satisfazem às necessidades dos indivíduos.

As necessidades sociais não podem ser atendidas pelos mecanismos convencionais do mercado, visto que a elas não se aplica o princípio da exclusão e, em tais situações, os bens e serviços são consumidos por todos em quantidades iguais. Tais necessidades sociais têm de ser financiadas por via orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • O princípio da exclusão diz que o consumo de um bem por um indivíduo exclui seu uso pelos demais. Essa é uma característica dos bens produzidos pelo setor privado. No caso dos bens meritórios, embora eles estejam sujeitos a tal princípio, eles são ofertados pelo governo em virtude de suas externalidades positivas. É claro que, sem sua oferta pelo setor público, parcela da população não teria acesso a eles, mas isso não tem relação direta com o princípio da exclusão.São bens que embora possam ser explorado pelo setor privado, podem e devem ser produzidos pelo setor público para evitar que a população de baixa renda seja excluída do seu consumo, também, como os bens públicos, são financiados pela tributação. A definição de bens meritórios está associada a valores históricos, culturais e políticos partilhados por determinado grupo social. Os bens meritórios são definidos por possuir importância social. Ex: educação, saúde.
  • acho que essa parte "os bens e serviços são consumidos por todos em quantidades iguais" deixa a questão errada. Nem toda população tem acesso aos serviços públicos na mesma quantidade. Se assim fosse, todo mundo teria segurança pública de forma igual, abastecimento de água, energia elétrica...
  • ESTA É UMA QUESTÃO DE ECONOMIA APLICADA AO SETOR PÚBLICO E NÃO DE AFO! ALÉM DISSO, A QUESTÃO É MUITO CONTROVERSA!
  • Questão CERTA. Agora me expliquem

  • Nas necessidades sociais, de fato, não se aplica o princípio da exclusão, já que o atendimento de uns não limita a possibilidade de atendimento de outros, já que todos precisam serem atendidos, mas, as necessidades sociais podem sim ser atendidas pelos mecanismos convencionais do mercado, paralelamente ao setor público, afinal, não existem escolas públicas e privadas?

  • O item está CERTO. A questão está correta, pois retrata a principal justificativa para a intervenção estatal nas atividades econômicas.


    A constatação de falhas próprias dos mecanismos de mercado leva à tentativa de sua correção ou amenização por meio de ações governamentais, financiadas pelo orçamento anual.


    Cabe ainda a associação da questão à função alocativa do orçamento público.


    O Governo pode provocar orçamentos expansionistas ou gerar um orçamento recessivo.


    Dentre as funções básicas consubstanciadas no Orçamento Público, destacam – se:


    FUNÇÃO ALOCATIVA - Oferecer bens e serviços (públicos puros) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes (meritórios ou semipúblicos) e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado (devido ao alto risco, custo, etc.) pelos produtores, por investimentos ou intervenções, corrigir imperfeições no sistema de mercado (oligopólios, monopólios, etc.) e corrigir os efeitos negativos de externalidades.


    FUNÇÃO DISTRIBUTIVA – Tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através da tributação e transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população, etc.


    FUNÇÃO ESTABILIZADORA – ajustar o nível geral de preços, nível de emprego, estabilizar a moeda, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limites).

  • O que esta questão tem a ver com o filtro de princípios orçamentários, aff.

  • Me parece que afirmar que os bens serão consumidos por todos em quantidades iguais é forçar um pouco a barra...