SóProvas


ID
2665741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à gestão do conhecimento organizacional, julgue o seguinte item.


A aplicação do benchmarking passa, em essência, pela comparação de indicadores de desempenho e de processos entre organizações de natureza semelhante.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações/departamentos/etc. que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando o benchmarking.

     

    Em outras palavras, é um processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação a outra que seja tida como referência.

     

    O benchmarking deve ser percebido como algo sistemático, que envolve toda a organização, e não isolado. Ele é também um processo gerencial, à medida que ele serve para que os tomadores de decisão na empresa guiem o seu pensamento.

     

    ------------------------------------------------------------------

     

    Fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Definição perfeita!!!

  • Certo

    BENCHMARKING: Procedimento de pesquisa  que realiza padrões de comparação entre , objetivos, atividades, etc. É responsável por criar um padrão de referência.

     Pode ser:

    •  COMPETITIVO: Quando os concorrentes vendem para a mesma base de clientes. Foca em descobrir os motivos que as levam à liderança deste segmento. 
    •  INTERNO: Ocorre dentro da própria organização. Em diferentes departamentos e setores há gestões e processos distinto.
    •  FUNCIONAL: Empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos. Têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização.
    • GENÉRICO: As empresas têm função ou processos semelhantes. Não produzem o mesmo produto.
  • Lembrando que não precisa ser necessariamente semelhante.

    Basta copiar o modelo ou extrair informações do processo.

  • Para Garvin (2001) benchmarking é o aprendizado com os outros e seus maiores benefícios são provenientes do estudo das práticas do modo como o trabalho é executado. Ele é um processo sistemático, que tem como ponto de partida pesquisas exaustivas visando a identificação das organizações com as melhores práticas e é seguido de estudos cuidadosos das próprias práticas e desempenho e, avança com um plano sistemático de visitas e entrevistas, encerrando-se com a análise dos resultados, exposição de recomendações e programas de implementação.

    fonte: http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/41/Dissertacao.pdf

  • semelhante?

     

    Eu posso ter uma montadora de carros e copiar a ideia de uma fabrica de sapatos... !

  • Falem o que quiser, mas essa questão não esta correta! Ora, inexiste a exigência de semelhança entre as organizações para o benchmarking

  • "em essência"


    Certo.

  • A ferramenta benchmarking surgiu na década de 70, por iniciativa da Xerox, ao iniciar um processo sistemático de pesquisa sobre os processos de gestão e produção empregados pelos seus concorrentes quanto por outras organizações de destaque em áreas específicas de seu interesse.

    O Benchmarking é um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, no qual uma organização realiza comparações de seus produtos, processos e práticas com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, com os propósitos de aprimoramento organizacional e de alcance de superioridade competitiva.

    A filosofia do benchmarking consiste em estabelecer uma base de melhoria que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Ou seja, as melhores práticas da indústria servem como referência a serem adaptadas e se possível incorporadas de forma otimizada.

    Os principais benefícios do Benchmarking são:

    ✔ Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;

    ✔ Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;

    ✔ Melhora da comunicação empresarial;

    ✔ Profissionalização dos processos da empresa;

    ✔ Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;

    ✔ Diminuição do número de erros;

    ✔ Redução de custos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Benchmarking é...

    um processo contínuo;

    uma investigação que fornece informações valiosas;

    um processo de aprendizado com outros;

    um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina;

    uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer

    processo.

    Benchmarking não é...

    um evento isolado;

    uma investigação que fornece respostas simples e "receitas";

    cópia, imitação;

    rápido e fácil;

    mais um modismo da administração.

  • Benchmarking = avaliação comparativa.

    O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.

  • benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios.

    Cespe considerou essa alternativa errada.Vai entender.

  • Brainstorming- Chuva de ideias;

    Benchmarking- Comparação dos parâmetros com outras empresas.

  • Cuidado cespe , e comparar produtos e serviços e não o desempenho da organização . Já te vi dar gabarito errado pra isso . Vamos agir com racionalidade , vc tem Nome , não faça burradas
  • "Em essência" é subjetivo demais... Mesmo assim, está errada (apesar do gabarito oficial dizer o contrário) por causa do "natureza semelhante".

    A própria banca considerou ERRADA outra questão (SLU 2019, eng. produção):

    "112 Para utilizar as técnicas de benchmarking, é fundamental que a organização incorpore os melhores desempenhos de outras organizações que atuem no mesmo setor empresarial."

  • Existem 4 tipos de Benchmarking.

    • Interno
    • Competitivo
    • Funcional
    • Genérico

    O genérico compara processos/operações de indústrias não relacionadas. Logo, é de natureza não semelhante.