- 
                                § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;   II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. 
- 
                                Gabarito : Letra E   Constituição Federal   Art. 14.    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:   II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. 
- 
                                GABARITO:E
 
 
 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
 
 
 Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
 
 I - plebiscito;
 
 II - referendo;
 
 III - iniciativa popular.
 
 § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:
 
 I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
 
 II - facultativos para:
 
 a) os analfabetos; [GABARITO]
 
 b) os maiores de setenta anos;
 
 c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
 
 VOTO FACULTATIVO NO BRASIL 
 De acordo com a legislação brasileira, o voto é facultativo para cidadãos entre os 16 e 17 anos, e para os maiores de 70 anos.
 
 Os analfabetos também estão dispensados da obrigatoriedade do voto no Brasil. Mas, de modo geral, para os brasileiros entre os 18 e 69 anos, o voto é obrigatório para todas as eleições realizadas para cargos políticos e plebiscitos.
 
 Existem vários debates sobre a instauração do voto facultativo no país. Os principais defensores da anulação da obrigatoriedade do voto alegam que com o voto facultativo apenas as pessoas com consciência política participaram das eleições, ajudando a eleger os melhores representantes para a nação.
 
 Ainda de acordo com os defensores do voto facultativo, o voto é um direito do cidadão e não uma obrigação. As pessoas que votam por obrigação, mas que não possuem um pensamento político desenvolvido, estão contribuindo para a construção de um governo desestabilizado e corrupto.
 
 
 VOTO CENSITÁRIO
 
 Voto censitário consiste na restrição do direito de votar apenas para alguns grupos de cidadãos, por norma os que apresentam um padrão social e econômico alto.
 
 De modo geral, o voto censitário ainda pode limitar o direito ao voto exclusivamente para outros grupos, como baseado no gênero sexual, na religião, na etnia e etc.
 
 O voto censitário não é um sistema aplicável em estados democráticos, justamente por ferir alguns dos princípios básicos da democracia: a soberania exercida pelo povo, de modo igualitário e sem discriminações.
 
 
- 
                                Voto facultativo = 70 anos pra frente; Prioridade nos processos administrativos = 60 anos pra frente ou doença grave ou deficiente;   Sempre lembro que minha vó fez 70 anos esse ano...   - Só a partir de agora, ela não é mais obrigada a votar;   - No entanto, ela já tem prioridade nos processos administrativos há 10 anos!
 
 
- 
                                Gabarito Letra E    Os que estão sublinhados de vermelhos que estão com as partes incorretas.   Nos termos da Constituição Federal vigente, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para: a) maiores de sessenta anos. ERRADA.   b)  maiores de quatorze anos.ERRADA   c) maiores de sessenta e cinco anos. ERRADA   d)  maiores de dezoito anos. ERRADA   e)  analfabetos. GABARITO   Art. 14. I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos. II - facultativos para a) os analfabetos Letra E  
- 
                                Maiores de 70 anos; Analfabetos. 
- 
                                GAB: E
 
 Nos termos da Constituição Federal vigente, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para: a) maiores de sessenta anos. (correto é maiores de 70 anos). b)  maiores de quatorze anos. (correto é maiores de 16 anos e menores de 18 anos) c) maiores de sessenta e cinco anos. (correto é maiores de 70 anos) d)  maiores de dezoito anos. (correto é maiores de 16 anos e menores de 18 anos) e)  analfabetos. 
 
 CF/88 - Art 14
 § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:
 I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. 
- 
                                facultativo pra maiores de 16 e menores de 18
 Analfabetos
 maiores de 70 anos
 
- 
                                O alistamento eleitoral e o voto são FACULTATIVOS para: §  > 70 anos; §  ≥16 e < 18 anos; §  Os analfabetos; 
- 
                                Art. 14. § 1º O ALISTAMENTO ELEITORAL e o VOTO são:
 I - obrigatórios para os maiores de 18 anos;
 
 II - FACULTATIVOS para:
 a) os analfabetos;
 b) os maiores de 70 anos;
 c) os maiores de 16 e menores de 18 anos.
 
 § 2º NÃO podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
 
 GABARITO -> [E]
 
 
 
- 
                                Art. 14. § 1º O ALISTAMENTO ELEITORAL e o VOTO são:
 I - obrigatórios para os maiores de 18 anos;
 
 II - FACULTATIVOS para:
 a) os analfabetos;
 b) os maiores de 70 anos;
 c) os maiores de 16 e menores de 18 anos.
 
- 
                                QUESTÃO REPETIDA!!! 
- 
                                QUESTÃO REPETIDA!!! 
- 
                                Analfabetos detém capacidade eleitoral ativa e não passiva (até o momento que cesse a condição de analfabetismo e cumpra os requisistos previtos em lei) 
- 
                                CAPÍTULO IV....................DOS DIREITOS POLÍTICOS Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. 
- 
                                Obrigatório: +18 anos 
 
 Facultativo: Analfabetos +70 anos +16anos e -18 anos 
- 
                                Palmas pra quem viu setenta no lugar de sessenta. 
- 
                                Bom essa questão ela não é difícil para quem estudou obviamente, mas ela tem uma pegadinha, essa assertiva o examinador que o candidato, assinalasse letra A, mas com a Pergunta é ALISTAMENTO, PORTANTO O GABARITO SERIA LETRA E, PERGUNTA BEM FORMULADA E OBJETIVA. 
- 
                                De acordo com o que dispõe a Constituição Federal acerca dos direitos políticos, assinale a alternativa correta.             
- 
                                60 anos  considerado idoso (Est.do Idoso)     70 anos  voto facultativo    80 anos   direito a prisão domiciliar.    É preciso saber oque cada idade desses "véi" representa haha. Pey    
- 
                                A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos políticos. Análise das alternativas: Alternativa A – Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.  Alternativa B – Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.  Alternativa C - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema. Alternativa D - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema. Alternativa E - Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 14, § 1º: "O alistamento eleitoral e o voto são: (...) II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos;	c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. Gabarito: O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E. 
- 
                                Obrigatórios para os maiores de dezoito anos; (1) Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. (2)   Facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de 70; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. (3) --> Obrigatórios- 01 --> Não podem- 02 --> Facultativos- 03