SóProvas


ID
2666104
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o alto índice de afastamentos por transtornos mentais e de comportamento, assinale as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A síndrome de burnout tem como elementos definidores a despersonalização, a sensação de exaustão emocional e o sentimento de incompetência e impotência.

( ) A exposição a substâncias como determinados solventes e outros elementos que possuem certa toxidade e possibilidade de intoxicação só gera efeitos momentâneos, sem impactos a longo e médio prazos.

( ) O quadro de transtorno cognitivo leve, caracterizado pelo comprometimento da memória e pela diminuição da concentração, entre outros sintomas, pode ter origem em quadros de infecções variadas.

( ) Nos quadros depressivos, podem ocorrer alterações de apetite e de sono. Ausências ao trabalho e a outras situações sociais, em conjunto com o sentimento de desolação, podem ser indicadores desse transtorno de humor.

( ) Demência é uma doença psicológica que afeta unicamente pessoas idosas e que não interfere na afetividade e nem na emotividade.


Assinale a alternativa em que foi apresentada a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  

    Questiono o gabarito.

    "A síndrome de burnout tem como elementos definidores a despersonalização, a sensação de exaustão emocional e o sentimento de incompetência e impotência."

    Pois sentimentos de incompetência não é um dos elementos definidores da síndrome, e sim "Diminuição da realização no trabalho". São conceitos diferentes.

     

    Os três principais sintomas de Burnout são:

    - Exaustão emocional

    - Diminuição da satisfação profissional

    - Despersonalização.

     

    A definição multidimensional DE BURNOUT inclui três componentes: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal (Mills & Huebner, 1998; Codo & Vasques-Menezes, 1999). 

     

    c) Diminuição da realização pessoal no trabalho: Esta fase é caracterizada como uma forma de se auto-avaliar de forma negativa. As pessoas se sentem infelizes com elas próprias e insatisfeitas com seu desenvolvimento profissional. Experimentam um declínio no sentimento de competência e no êxito no seu trabalho e de sua capacidade de interagir com outras pessoas. Esta diminuição no senso da auto-eficácia tem sido relacionada à depressão e à inabilidade em lidar com o trabalho, podendo ser exacerbada pela falta de suporte social e oportunidades de desenvolvimento profissional. "O baixo envolvimento pessoal no trabalho, que também pode ser entendido como baixa realização pessoal no trabalho ocorre nessa relação afeto-trabalho, sendo na verdade, a perda do investimento afetivo" (Codo e Vasques-Menezes, 1999, p.242). É assim, uma experiência subjetiva, envolvendo atitudes e sentimentos que podem acarretar problemas de ordem prática e emocional ao trabalhador e à organização. A ausência de realização pessoal desencadeia uma diminuição das expectativas pessoais e uma crescente autodepreciação, originando, assim, sentimentos de fracasso e baixa auto-estima (Silva, 2000).

     

    Em nenhum dos locais que pesquisei encontrei "sentimento de incompetência e impotência." Entendo que "um declínio no sentimento de competência e no êxito no seu trabalho e de sua capacidade de interagir com outras pessoas" é diferente de "sentimento de incompetência e impotência."

     

    "O que mais desespera, não é o impossível. Mas o possível não alcançado."

    Robert Mallet
     

     

     

  • ( V) A síndrome de burnout tem como elementos definidores a despersonalização, a sensação de exaustão emocional e o sentimento de incompetência e impotência.

    (F ) A exposição a substâncias como determinados solventes e outros elementos que possuem certa toxidade e possibilidade de intoxicação só gera efeitos momentâneos, sem impactos a longo e médio prazos.

    não precisa responder o resta, pelas duas primeiras já acerta a questão - economia de tempo!