SóProvas



Questões de Psicopatologia do Trabalho


ID
63274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

A dificuldade de Carlos no trabalho está claramente associada a sua fragilidade e desequilíbrio emocional diante da situação de mudanças na empresa, sendo indicado um encaminhamento para avaliação psiquiátrica.

Alternativas
Comentários
  •  No caso, o encaminhamento seria para psicoterapia.

  • Além do que, colega, não se trata de uma fragilidade pessoal como a questão nos faz crer. Tanto não o é, que há outras pessoas com os mesmos sintomas.
  • Se essa questão estivesse certa, entraria em contradição com a 1ª questão pertinente a esse texto (Q21085).

     

     

    *GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • A maior parte dos psicólogos que atuam em organizações atualmente não compreendem que a insatisfação com o trabalho possua causas individuais/particulares. Ao contrário, as pesquisas em psicologia das organizações e do trabalho apontam que a insatisfação com o trabalho (e outros âcontecimentos como o sentimento de desvalorização do trabalhador frente às organizações e o absenteísmo, por exemplo) dizem mais de um contexto organizacional e social do que propriamente de uma psicopatologia do trabalhador.


ID
165925
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme a nomenclatura oficial aprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2001, assinale a alternativa que apresenta os distúrbios previstos na legislação previdenciária brasileira e classificados no grupo de patologias causadas necessariamente, pelo trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    São distúrbios previstos na legislação previdenciária brasileira (demência, delirium, transtorno cognitivo leve, transtorno orgânico de personalidade, transtorno mental orgânico, episódios depressivos, neurastenia), classificados no grupo de patologias em que o trabalho “é causa necessária”, conforme nomenclatura oficial (Ministério da Saúde do Brasil, 2001).

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v15n1/v15n1a06.pdf

    E a quem interessar este material é muito bom:

    http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/02_0388_M1.pdf

  • Delirium??? Esse Ministério da Saúde tá maluco!

  • Se for assim, a letra B também é uma possível alternativa, pois traz todos os itens de forma correta.

    Eu não entendi não, viu...


ID
165943
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, os transtornos mentais menores acometem em torno de 30% dos trabalhadores e os transtornos mentais graves, de 5 a 10%. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Em nossa sociedade, o trabalho é mediador de integração social, seja por seu valor econômico (subsistência), seja pelo aspecto cultural (simbólico), tendo assim, importância fundamental na constituição da subjetividade, no modo de vida e portanto na saúde física e mental das pessoas. A contribuição do trabalho para as alterações da saúde mental das pessoas dá-se a partir de ampla gama de aspectos: desde fatores pontuais como a exposição a determinado agente tóxico até a complexa articulação de fatores relativos à organização do trabalho, como a divisão e parcelamento das, as políticas de gerenciamento das pessoas, a estrutura hierárquica organizacional. Os Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho resultam, assim, não de fatores isolados, mas de contextos de trabalho em iteração com o corpo e aparato psíquico dos trabalhadores. As ações implicadas no ato de trabalhar podem atingir o corpo dos trabalhadores, produzindo disfunções e lesões biológicas, mas, também, reações psíquicas às situações de trabalho patogênicas, além de poderem desencadear processos psicopatológicos especificamente relacionados às condições do trabalho desempenhado pelo trabalhador.

  • O tema desta edição é Adoecimento Mental e Trabalho: a concessão de benefícios por incapacidade relacionados a transtornos mentais e comportamentais a empregados entre 2012 e 2016, no âmbito do RGPS.

    O boletim evidenciou que, no Brasil, os transtornos mentais e comportamentais foram a terceira causa de incapacidade para o trabalho, totalizando 668.927 casos, cerca de 9% do total de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez concedidos nesses cinco anos de análise.

     

    http://www.previdencia.gov.br/tag/transtornos-mentais/


ID
165952
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a teoria de Seligmann-Silva (1995), existem três grandes conjuntos de modelos teóricos em saúde mental e do trabalho. Assinale a alternativa que contempla esses conjuntos.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Seligmann-Silva (1995) distingue três grandes conjuntos demodelos teóricos em saúde mental e trabalho: as teorias sobre estresse, a corrente voltada para o estudo da psicodinâmica do trabalho e o modelo formulado com base no conceito de desgaste mental.

    O estresse psicológico é uma aplicação do conceito para além da dimensão biológica e é definido por Lazarus e Folkman (1984) como uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao seu bem-estar.

    O campo da psicodinâmica do trabalho, conforme Dejours citado por Merlo (2002), é o campo do sofrimento e do conteúdo, da significação e das formas desse sofrimento no âmbito do infrapatológico ou do pré-patológico. Tem por referências os conceitos ergonômicos de trabalho prescrito e trabalho real, priorizando aspectos relacionados à organização do trabalho

    Texto: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM SAÚDE/DOENÇA MENTAL & TRABALHO. Maria da Graça Corrêa Jacques. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Psicologia & Sociedade; 15 (1): 97-116; jan./jun.2003


ID
187603
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pressões organizacionais geram não só a doença mental, mas também doenças físicas resultantes da pressão mental transferida para o corpo, provocando, por exemplo, gastrite e estresse. Tais doenças são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

    O termo doença psicossomática é bastante utilizado quando uma doença física ou não, tem seu princípio na mente. O que leva os pacientes de vários hospitais a uma consulta em conjunto com um psicólogo, psicoterapeuta.

    Essa conduta, que pode partir dos médicos que acompanham o caso, gera muitas dúvidas ao paciente. “Como algo é psicológico se dói no corpo?” O fato de que uma pessoa tenha uma doença psicossomática não significa que a dor e a enfermidade não existem. Pelo contrário, o corpo realmente está em sofrimento, com dores, feridas, descontroles e descompensações orgânicas, que inclusive são até dificilmente controladas com medicamentos e os recursos da medicina tradicional.

    As doenças psicossomáticas podem se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo: gastrointestinal (úlcera, gastrite, retocolite); respiratório (asma, bronquite); cardiovascular (hipertensão, taquicardia, angina); dermatológico (vitiligo, psoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema); endócrino e metabólico (diabetes); nervoso (enxaqueca, vertigens); das articulações (artrite, artrose, tendinite, reumatismos).

    É comum, nos casos de doenças psicossomáticas, que o paciente enfrente dificuldades no diagnóstico e até insucesso dos tratamentos propostos, gerando uma passagem por vários médicos especialistas em busca da cura ou alívio.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_psicossom%C3%A1tica


ID
187609
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O termo burnout veio do campo da ciência dos foguetes para o campo das ciências da saúde, dando origem ao termo Síndrome de Burnout, em geral causada pelo estresse no trabalho, passando a ser uma designação para o que até então era referido como

Alternativas
Comentários
  • O termo burn out ou burnout , “queimar até a exaustão”, vem do inglês e indica o colapso que sobrevêm após a utilização de toda a energia
    disponível.

    Ótimo texto para referência é o da professora Ana Maria T. Benevides-Pereira. A sindrome de Burnout.
  • --> O termo burn out ou burnout , “queimar até a exaustão”, vem do inglês e indica o colapso que sobrevêm após a utilização de toda a energia disponível.

    --> O termo burnout veio do campo da ciência dos foguetes para o campo das ciências da saúde, dando origem ao termo Síndrome de Burnout, em geral causada pelo estresse no trabalho, passando a ser uma designação para o que até então era referido como depressão e colapso nervoso

  • --> O termo burn out ou burnout , “queimar até a exaustão”, vem do inglês e indica o colapso que sobrevêm após a utilização de toda a energia disponível.

    --> O termo burnout veio do campo da ciência dos foguetes para o campo das ciências da saúde, dando origem ao termo Síndrome de Burnout, em geral causada pelo estresse no trabalho, passando a ser uma designação para o que até então era referido como depressão e colapso nervoso


ID
201868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de orientação, acompanhamento, readaptação profissional
e saúde do trabalhador, julgue os itens de 95 a 101.

Atividades laborais adequadas devem ser planejadas considerando um misto de tarefas repetitivas com carga estática, intercaladas com posturas e movimentos não repetitivos, de modo a evitar lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares.

Alternativas
Comentários
  •  

    Certo

  • Atividades laborais sempre estarão relacionadas a tarefas que exigem movimentos corporais? Porque, pelo que li, atividades laborais são quaisquer tarefas ocupacionais: "Um ambiente laboral descreve e define qualquer tipo de local onde o trabalho seja realizado. A atividade laboral é desenvolvida dentro deste local, ou seja, é a atividade que está relacionada com o trabalho". 

     

    Compreendo que todas as tarefas mecânicas, que utilizem o corpo do trabalhador, "devem ser planejadas considerando um misto de tarefas repetitivas com carga estática, intercaladas com posturas e movimentos não repetitivos, de modo a evitar lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares", como diz a questão, mas acho que isso não se aplica a todas as atividades laborais..

     

    Eu marquei a questão como errada por causa do "devem" justamente por isso, pois ela dá a entender que todas as atividades laborais possuem atividades repetitivas intercaladas com outras não repetitivas.

     

    Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.


ID
201877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de orientação, acompanhamento, readaptação profissional
e saúde do trabalhador, julgue os itens de 95 a 101.

Elevados índices de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho costumam estar relacionados ao sedentarismo das tarefas, à relação direta com os clientes e ao aumento do ritmo de trabalho sob pressão.

Alternativas

ID
221242
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o indivíduo desenvolve seu trabalho, seu corpo vai-se modelando às exigências e necessidades mentais, físicas e de relacionamento de cada função. Diante de tais exigências, ocorrem várias manifestações, com forte carga emocional levando a problemas graves, dentre eles a Síndrome de Burnout. Nese contexto, a Síndrome de Burnout é definida como

Alternativas
Comentários
  •  Sindrome de Burnout: é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional
  • A Síndrome de Burnout  é uma doença característica do trabalho, na qual o indivíduo deixa de investir em seu trabalho e nas relações afetivas que dele decorrem. Suas características são: exaustão emocional (sentimento forte de tensão emocional que produz uma sensação de esgotamento, de falta de energia e de recursos emocionais próprios para lidar com as rotinas da prática profissional),  diminuição de realização pessoal e despersonalização.
  • Burnout, pode ser definida como uma síndrome multi causal, para Malasch(1993) a mesma tem como eliciadores à (EE) Exaustão emocional;
    (D) Despersonalização e (PRP): Perda de realização profissional.

ID
221245
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Burnout tem sido entendido como o resultado de um contexto laboral desfavorável, de características individuais, do tipo de enfrentamento utilizado e da relação entre estes elementos. Assim, para atuar em relação a essa Síndrome, deve-se usar um programa de intervenção e prevenção centrado na resposta do indivíduo, que deve consistir na(o)

Alternativas
Comentários
  • Está questão está errada. Pensemos: estamos tratando de três varáveis: 1 - burnout( como evolui a esse ponto); 1- ambiente desfavorável( condições laborais para realização do trabalho) ; 3 - estratégias de enfrentamento( do indivíduo para lidar com a situação de stresse.

    Se vc ensinar estratégias, ok ela pode funcionar e até ser generalizadas para outras áreas da vida, mas como a questão envolveu o contexto laboral, ou seja a situação onde se desenvolveu o problema, mudar as estratégias de enfrentamento é o mesmo que dar um remédio para dor mas não investigar as várias causas, pode se existir um ambiente produtor de doenças em potencial. Então modificiar o contexto laboral quando identificado vari´veis patogenicas, trabalhar a percepção do trabalho daquele espaço e oferecer estratégias de enfrentamento é muito mais completo. 

  • Rodrigo, também fiquei pensando na necessidade de incluir o contexto laboral na estratégia, mas o enunciado fala de um programa centrado na RESPOSTA DO INDIVÍDUO, ou seja, que somente envolve o trabalhador.


ID
233194
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estresse pós-traumático e os transtornos de personalidade podem acometer o empregado após vivência de situações de violência extrema, como o assédio moral, assaltos com sequestros, mortes e suicídios no local de trabalho. São inúmeros os fatores do trabalho que podem contribuir para o desencadear desses transtornos. Entre as modalidades de tais transtornos, pode(m) ser destacada(s) prioritariamente

Alternativas
Comentários
  • A precarização das condições de trabalho é uma modalidade de transtorno de personalidade? É o que diz a questão...
  • Tbm não entendi!  :- /

  • creio que era pra dizer EXCETO
  • Exatamente, Ilse! Que banca ruim!

  •  fatores do trabalho? letra B

  • Algumas bancas viajam muito.

  • Eu acertei a questão, mas esse enunciado está bem mal elaborado.

  • Credo, chega a ser uma falta de respeito conosco nos fazer perder tempo respondendo isso.


ID
269908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho
e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsequentes.

Patologias sociais da sobrecarga do trabalho, tais como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, depressão no trabalho e assédio moral, podem ocorrer quando o trabalho é considerado apenas como fonte de subsistência ou, popularmente, ganha-pão.

Alternativas
Comentários
  • Patologias sociais da sobrecarga do trabalho, tais como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, depressão no trabalho e "assédio moral", podem ocorrer quando o trabalho é considerado "apenas" como fonte de subsistência ou, popularmente, ganha-pão 
  • Colabodores,  or favor coloquem algo novo, e não apenas repetição da questâo. OK?
  • Estar infeliz no trabalho, trabalhar apenas por dinheiro, isso não motiva ninguém, essa pessoa poderá desenvolver sérios problemas de saúde, tais como: depressão, ansiedade, fobias etc. É possível resolver essa questão pela lógica, não era preciso estudar para acerta essa assertiva.
  • Certo

    Segundo Codo (2006), os prazeres humanos são, também, preenchidos de significados. Ilustra com as ações de comer e de beber que não ocorrem apenas quando há fome ou sede, mas também com outros significados: por raiva, por poder, por prestígio. Neste caso, exemplifica com o ato de cozinhar e todo o prazer que daí pode advir desde a sua idealização até a apresentação do prato à mesa. Mas pondera que se o gás terminar no ponto crucial do processo, se o prato não for apreciado, ou ainda, se o cozinhar é uma rotina, uma superexploração e/ou um conjunto de ações parciais e repetitivas, o resultado é o desprazer. Daí conclui que “qualquer trabalho, em qualquer momento, pode ver o circuito mágico de construção quebrado e o resultado é o sofrimento, muito sofrimento no limite: a doença mental” (CODO, 2006, p. 87).

    Fonte: http://www.esp.rs.gov.br/img2/v20n1_09TrabBancario.pdf


     



     

  •  Patologias sociais da sobrecarga do trabalho, tais como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, depressão no trabalho....
    Até aí tudo bem tudo isto pode ser gerado em decorrencia do trabalho ser considerado apenas como fonte de subsistencia. Mas incluir o assedio Moral neste rol é um pouco demais...seria extrapolar os limites. o assedio moral vem de fora, ele é praticado para com o trabalhador e não gerado por ele!
  •         Para Mendes e Araújo (2007, p. 30) três tipos de patologias estão associadas às três dimensões das novas formas de organização do trabalho: “a patologia da sobrecarga que se articula com as exigências cada vez maiores; a servidão voluntária que se relaciona com as ameaças de falta de emprego e recolocação no mercado de trabalho; e a violência que articula a desestruturação do coletivo”. Segundo as autoras, trata-se de comportamentos pouco recomendáveis, mas que em certos casos são necessários à adaptação em situações de trabalho.
            No entanto, a repetição intensa desses comportamentos no ambiente laboral leva a prejuízos enormes ao sujeito e ao coletivo de trabalho, bem como precariza as relações sociais, ignorando a condição humana e contribuindo para o surgimento de patologias.  Nesse sentido, a sobrecarga pode evoluir e transformar-se em hiperaceleração e automação, gerando paralisias físicas e subjetivas. A servidão pode transformar-se em escravidão, aprisionando o trabalhador e retirando-lhe a liberdade de escolha, e a violência pode transformar-se em práticas de assédio moral e suicídio (MENDES;  ARAÚJO, 2007, p. 30).  
    Recomento ler o texto, mas mesmo ficando mais claro ainda tenho dúvidas quanto a interpretação da banca.
    http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/144/Dissertacao.pdf
    Pelo que entendi o assédio é uma patologia da violência e não da sobrecarga.
  • O problema que vi na questão é que "assédio moral" não é resultado da patologia da sobrecarga e sim da patologia da violência!

  • É importante considerarmos que a assertiva diz que "pode" acontecer, não que acontece por intermédio disto, o que torna a compreensão totalmente diferente.

    Correta!


ID
318013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Um funcionário que apresenta os requisitos necessários para desenvolver as atividades a ele atribuídas, mas que não gosta das atividades que realiza, tem um problema de comprometimento no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Errado:
    Ele tem problema com a identificação da tarefa.
  • envolvimento - com a tarefa

    comprometimento - com a organização

  • Acredito que é mais voltado a motivação, pois o funcionário não se sente motivado com determinada tarefa.

  • Ele pode muito bem ser comprometido com o trabalho mas não gostar do que faz!

     

  • Isso teria mais a ver com o conceito de Satisfação no trabalho definido por Spector como uma variável de atitude que reflete como uma pessoa se sente com relação ao trabalho de forma geral e em seus vários aspectos. Seria o quanto as pessoas gostam de seu trabalho.

    Já o Comprometimento seria uma variável de atitude que diz respeito ao compromisso das pessoas com o seu trabalho.

    Robbins e Zanelli também falam a respeito de Satisfação, Envolvimento e Comprometimento. Vale dar uma olhada.


ID
327844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde meados da década de 1950, pesquisadores têm
buscado, por meio de diferentes metodologias, compreender o
significado atribuído ao trabalho por pessoas de diferentes países.
Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning of Work
International Research Team
(MOW, 1987) mostraram que o
trabalho pode assumir desde a condição de neutralidade até a de
centralidade na identidade pessoal e social. O objetivo dessa
pesquisa é apresentar dados qualitativos acerca dos sentidos do
trabalho para jovens executivos brasileiros, a partir da abordagem
desenvolvida por Morin. Os resultados preliminares da pesquisa
indicam, para a amostra pesquisada, que o trabalho é essencial na
vida das pessoas. Para esse grupo, o trabalho tem sentido
principalmente porque permite a sobrevivência. Além disso, os
dados da pesquisa indicam que valores como variedade na natureza
das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança
também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.

E. Morin; M. J. Tonelli e A. L. V Pliopas. O trabalho e seus sentidos. In: Psicologia &
Sociedade
, v.19 n.º esp. Porto Alegre, URGS, 2007 (com adaptações).

A referida pesquisa tem como base teórica

Alternativas
Comentários
  • O sentido da atividade de trabalho pode assumir desde uma condição de neutralidade até a de centralidade na identidade pessoal e social. Nesta pesquisa adota-se a perspectiva desenvolvida por Morin, fortemente influenciada pelas pesquisas desenvolvidas pelo grupo MOW, bem como por psiquiatras da linha existencialista, como Viktor Frankl, para quem as ações das pessoas precisam ter sentido. A análise dos sentidos do trabalho não é uma questão unânime e, por este motivo, é necessário colocar os limites deste trabalho.

  • Gabarito: E.


ID
327853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, no que se refere à consistência das afirmações, relacionadas à psicopatologia do trabalho.

I O homem se constrói entre a servidão e a emancipação.

II O sofrimento humano está na base da constituição do sujeito.

III O trabalho é um estruturante psíquico e social.

IV As patologias no trabalho são fruto da falta de êxito das mediações do sofrimento.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
327877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No contexto organizacional, a relação direta entre o trabalho e a alcoolização está associada

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    No trabalho, o uso de álcool pode ser considerado como um dos diversos meios  utilizados pelas pessoas para fazer frente ao estresse. No entanto, essa é uma estratégia útil  apenas a curto prazo, pois este comportamento pode converter-­se, com o tempo, em um hábito  cada vez menos deliberado e cada vez mais compulsivo, acarretando conseqüências negativas  para a  saúde, para as relações  sociais, e para o desempenho nas atividades laborativas  (Kalimo e Mejman in Kalimo, El­Batawi e Cooper, 1988).  Para Dejours, em sua contribuição da psicopatologia do trabalho, o consumo de álcool  pode ser promovido ao status de defesa coletiva contra o sofrimento, e isso está indissociável  da profissãoO consumo de álcool pode ser uma confrontação com a organização do trabalho  por parte dos trabalhadores. Essas atitudes coletivas e profissionais podem ser resposta às  organizações do trabalho, uma vez que implicam em riscos importantes à integridade corporal  do trabalhador, e, por conseguinte, geram tensões psíquicas particulares (Vaissman, 2004)

     

    Resumindo,  os  fatores  de  risco  ligados  ao  trabalho  podem  ser  inerentes  à  especificidade da ocupação. Às condições em que o trabalho é efetuado, ao tipo de agentes  estressores e como eles atuam física e psicologicamente no trabalhador. E, por outro lado,  existem as características e a vulnerabilidade da personalidade diante do ambiente de trabalho  que favorecerão ou não o uso abusivo.

     

    FONTE: http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/extensao/documentos/anais/6.SAUDE/6PRACPEX01.pdf

     


ID
327880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a prevenção e o tratamento do alcoolismo no contexto organizacional, considera-se fundamental

Alternativas

ID
393376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, em decorrência de mudanças no mundo do trabalho e no modo de trabalhar, sugiram doenças como as classificadas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e(ou) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), julgue os itens que se seguem.

Fatores como sentimento de rejeição, isolamento social e agravamento de patologia são comuns em caso de reinserção do trabalhador em novas atividades laborais.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  O assunto abordado no item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura para o cargo.

    Bons estudos!

ID
393379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, em decorrência de mudanças no mundo do trabalho e no modo de trabalhar, sugiram doenças como as classificadas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e(ou) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), julgue os itens que se seguem.

Os sintomas da síndrome subjetiva pós-traumática acometem trabalhadores habitualmente expostos a riscos de acidentes e a perigos que não são passíveis de serem controlados.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  O assunto abordado no item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura para o cargo.

    Bons estudos!

ID
393382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, em decorrência de mudanças no mundo do trabalho e no modo de trabalhar, sugiram doenças como as classificadas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e(ou) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), julgue os itens que se seguem.

Dor aguda e contínua, acompanhada de sensação de desconforto, peso ou formigamento, é o sintoma inicial de LER/DORT.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    LER/DORT
    Na fase inicial os sintomas são basicamente o processo de fadiga incipiente ou inflamação. É a fase em que o paciente sente desconforto e, não necessariamente dor.


  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  O assunto abordado no item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura para o cargo.

    Bons estudos!

ID
393385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que, em decorrência de mudanças no mundo do trabalho e no modo de trabalhar, sugiram doenças como as classificadas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e(ou) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), julgue os itens que se seguem.

Pesquisas recentes comprovam que a contração muscular excessiva, que predispõe ao desenvolvimento de lesões, tem origem orgânica, razão por que são inócuas para a sua prevenção as intervenções voltadas a fatores psicossociais do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  O assunto abordado no item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura para o cargo.

    Bons estudos!

ID
467965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João, gerente de uma loja de departamentos, foi
nomeado há aproximadamente um mês e atualmente trabalha sob
muita pressão, pois as orientações sobre seu trabalho provêm de
três diferentes departamentos da empresa. Sua gerência fica
ligada apenas ao departamento de operações, mas as orientações
oferecidas pelos outros departamentos são divergentes dos
objetivos da sua área e possuem conseqüências distintas.

Acerca das fundamentações teóricas da ergonomia da atividade
e da situação acima descrita, julgue os itens de 06 a 10.

Grandes mudanças no conteúdo do trabalho ou na sua organização podem causar ou precipitar transtornos depressivos ou ansiedade.

Alternativas

ID
475873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a higiene, segurança e qualidade de vida no
trabalho, julgue os seguintes itens.

A síndrome de burnout caracteriza-se por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Tratar mal as pessoas, clientes e colegas, é um indicador de redução da realização pessoal.

Alternativas
Comentários
  • A definição do burnout dentro da perspectiva da psicologia social (MASLACH, 1999) é caracterizada por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho

    Exaustão emocional, caracterizada por uma falta ou carência de energia, entusiasmo e um sentimento de esgotamento de recursos; despersonalização, que se caracteriza por tratar os clientes, colegas e a organização como objetos; e diminuição da realização pessoal no trabalho, tendência do trabalhador a se auto-avaliar de forma negativa. A pessoa sente-se infeliz consigo mesma e insatisfeita com seu desenvolvimento profissional.

    Logo, "tratar mal as pessoas, clientes e colegas" é um indicador da despersonalização e não da redução da realização pessoal.

    Fonte: http://www2.unigranrio.br/pos/stricto/mest-adm/pdf/dissertacoes/dissertacao-domingos_bloise.pdf

  • Exaustão emocional: falta ou carência de energia, entusiasmo e um sentimento de esgotamento de recursos;

    despersonalização:  tratar os clientes, colegas e a organização como objetos; e diminuição da realização pessoal no trabalho, tendência do trabalhador a se auto-avaliar de forma negativa. A pessoa sente-se infeliz consigo mesma e insatisfeita com seu desenvolvimento profissional.


ID
481981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das novas patologias do trabalho referidas por C. Dejours,
julgue os próximos itens.

A patologia da sobrecarga, decorrente de um volume de trabalho que extrapola a capacidade humana, é eliminada por uma ideologia de excelência do desempenho e pela necessidade de reconhecimento que minimize o desamparo vivido pelo trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Sobrecarga; Exesso de trabalho, além da capacidade.

    Servidão voluntaria: adesão às Exigencias que causam sofrimento

    PAtologias da violência: contra si, outros ou patrimônio, assédio moral.


ID
481984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das novas patologias do trabalho referidas por C. Dejours,
julgue os próximos itens.

A violência no trabalho, como, por exemplo, a agressividade contra os outros (assédio moral) e o patrimônio das organizações (vandalismo), constitui patologia do trabalho, ao passo que a agressividade contra si mesmo não é considerada uma patologia do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Patologia da Violência

    violência no trabalho pode se manifestar em diferentes formas:

    • violência contra o patrimônio (vandalismo);
    • contra os subordinados e pares, especialmente na forma de assédio moral
    • e contra si mesmo, nos casos mais graves, conduz às tentativas de suicídio e suicídio relacionado ao trabalho (Dejours, 2007b).


ID
481987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das novas patologias do trabalho referidas por C. Dejours,
julgue os próximos itens.

A servidão voluntária relacionada às necessidades de emprego e de conforto ocorre nas empresas que reforçam a cultura do desempenho, onde as pessoas escondem o sofrimento por temerem ser rejeitadas dentro do contexto da produção.

Alternativas

ID
510574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

ulgue os itens que se seguem, acerca de aspectos associados ao
processo de adoecimento do trabalhador.

Entre as patologias relacionadas ao trabalho, vários estudos salientam o desenvolvimento de enfermidades psíquicas — genericamente denominadas neuroses, fadiga mental ou estresses — decorrentes do diagnóstico de distúrbios, osteomusculares relacionados ao trabalho, principalmente quando são invalidantes quanto à continuidade do desempenho das tarefas até então exercidas no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    No caso do estresse por exemplo, de acordo com Hans Selye: "O estresse é um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação." Não é dita que é consequência de uma enfermidade física.
  • "Entre as patologias relacionadas ao trabalho, os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) atingem, em vários países e profissões, valores epidêmicos, constituindo-se como uma das expressões do sofrimento psíquico de nossa época (Martins, 2002). Os DORT podem ser descritos genericamente como um conjunto de sintomas ou patologias que atingem o aparelho músculo-esquelético, normalmente resultando em lesão tecidual. Vários estudos salientam o desenvolvimento de enfermidades psíquicas, genericamente denominadas de neuroses, fadiga mental ou patológica, tensões laboral, estresses, neuroses do trabalho, normalmente associadas à produção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Cruz, 2001; Lemos, 2001)". 

    Fonte: Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004 Programa Multiprofissional de Atenção à Saúde do Trabalhador. Autores Dr Roberto Moraes Cruz; Departamento de Psicologia M. Sc. Jadir Camargo Lemos; Departamento de Fisioterapia M. Sc. Soraya Rodrigues Martins; Doutoranda em Psicologia/PUC-SP André Luis Scapin; Mestrando em Psicologia/UFSC Michele Trierweiller; Mestranda em Psicologia/UFSC Instituição Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC 


ID
510577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

ulgue os itens que se seguem, acerca de aspectos associados ao
processo de adoecimento do trabalhador.

Entre as condições do ambiente de trabalho que contribuem para o processo de adoecimento do trabalhador, incluem-se fatores psicossociais e fatores associados ao ambiente físico e à organização do trabalho. Os primeiros abrigam a grande maioria das causas das enfermidades do trabalhador, tendo como motivo recordista os conflitos de relação profissional, sobrepondo-se à influência dos fatores individuais de adoecimento no trabalho, como os vícios posturais e as doenças preexistentes.

Alternativas
Comentários
  • Inverteu os dois conceitos provavelmente, como a cespe adora fazer.


ID
510580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As mudanças ocorridas na organização do trabalho, no último
século, trouxeram conseqüências para o trabalhador, que passou
a manifestar maior sofrimento psíquico, evidenciado pela
precariedade das condições e das relações no trabalho, como
mostram os registros epidemiológicos de inúmeras patologias que
vêm sendo relacionadas ao trabalho. Com relação aos objetivos
de um programa multiprofissional de atenção à saúde do
trabalhador, julgue os seguintes itens.

Um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador visa criar um espaço de reflexão sobre as vivências de sofrimento psíquico relacionado ao trabalho, muitas vezes associado a um desconforto físico, a partir da fala compartilhada das pessoas sobre seu contexto de trabalho e seu processo de adoecimento.

Alternativas
Comentários
  • A questão é de 2006, atualmente (2015) esse é um conceito da Psicodinâmica do Trabalho. E o espaço de reflexão mencionado na questão é tratado na Psicodinâmica do trabalho como grupo de discussão.


ID
510586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As mudanças ocorridas na organização do trabalho, no último
século, trouxeram conseqüências para o trabalhador, que passou
a manifestar maior sofrimento psíquico, evidenciado pela
precariedade das condições e das relações no trabalho, como
mostram os registros epidemiológicos de inúmeras patologias que
vêm sendo relacionadas ao trabalho. Com relação aos objetivos
de um programa multiprofissional de atenção à saúde do
trabalhador, julgue os seguintes itens.

Aperfeiçoar o conhecimento psicológico dos trabalhadores quanto às influências recíprocas entre os fatores de risco socioambiental e as enfermidades psicológicas é um dos objetivos específicos de um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador. Atenção especial deve ser dada a trabalhadores que apresentam diagnóstico de doença crônica relacionada ao trabalho, como, por exemplo, os portadores de lesão por esforço repetitivo (LER), visando aspectos de readaptação.

Alternativas
Comentários
  • Entendemos que o processo saúde-doença dos trabalhadores tem relação direta com o seu trabalho. Saúde e doença estão condicionados e determinados pelas condições de vida das pessoas e são expressos entre os trabalhadores também pelo modo como vivenciam as condições, os processos e os ambientes em que trabalham.

     

    Sendo assim, aperfeiçoar o conhecimento psicológico dos trabalhadores quanto às influências recíprocas entre os fatores de risco socioambiental e as enfermidades psicológicas é um dos objetivos específicos de um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador. Atenção especial deve ser dada a trabalhadores que apresentam diagnóstico de doença crônica relacionada ao trabalho, como, por exemplo, os portadores de lesão por esforço repetitivo (LER), visando aspectos de readaptação. CERTO


ID
510589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As mudanças ocorridas na organização do trabalho, no último
século, trouxeram conseqüências para o trabalhador, que passou
a manifestar maior sofrimento psíquico, evidenciado pela
precariedade das condições e das relações no trabalho, como
mostram os registros epidemiológicos de inúmeras patologias que
vêm sendo relacionadas ao trabalho. Com relação aos objetivos
de um programa multiprofissional de atenção à saúde do
trabalhador, julgue os seguintes itens.

Em um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador, privilegiam-se os comentários do trabalhador em detrimento da realização de testes psicológicos, visto que, comprovadamente, as observações do trabalhador são mais eficazes para a compreensão do processo de adoecimento no trabalho e para a constatação das principais defesas usadas pelo sujeito frente a situações de desconforto psicológico.

Alternativas
Comentários
  • comprovadamente forçou.Além disso detrimento relacionado a testes psicológicos, uma coisa é uma coisa, e não dá pra relacionar e tirar opniões como essa desse jeito. Poderia-se aplicar o palográfico em um grupo de motoristas de determinada empresa, ou algum inventário de estresse. Enfim tem que entender o contexto da demanda os objetivos, tudo para ai pensar em uma intervenção. Um trabalho psicoeducativo poderia utilizar os testes com o intuito de avaliar o nível de estresse do grupo, utilizando um grupo de controle. E depois de 3 meses apos as palestras e trabalhos , aplicar novamente o teste e ver a situação. Daí é interessante notar que diminuindo o nível de estresse. Surge a pergunta o que diminui o estresse em relação ao teste anterior. Dai pode se levantar hipóteses correlacionais sobre , enfim esse foi só um exemplo bem hipotético so pra ajudar a raciocinar essa questão

  • forçou 

  • Em dentrimento. Já marquei como errada daí


ID
527542
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo pesquisa apresentada por Zanelli e colaboradores, dentre as atividades mais frequentes entre os psicólogos organizacionais e do trabalho no Brasil na década de 1980, estavam:

Alternativas

ID
544879
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freudenberger criou a expressão Staff Burnout para descrever uma síndrome composta por

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Burnout é um disturbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como " um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".
  • No Brasil, segundo o decreto 3.048 de 6 de maio de 1999, que fala sobre agentes patogênicos causadores de doenças ocupacionais, a Síndrome de Burnout está classificada junto aos Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados com o Trabalho, manifestando-se com a sensação de estar acabado. Neste caso a Síndrome de Burnout aparece como sinônimo de Síndrome de Esgotamento Profissional.

    Refletindo mais realisticamente sobre alguns preceitos culturais que envolvem o trabalho, tais como “o trabalho enobrece... etc.”, Dejours (1992) já afirmava que nem sempre o trabalho possibilita a realização profissional . Algumas vezes o trabalho pode causar desde insatisfação ou frustração, até a exaustão emocional.

    Freudenberg foi um dos primeiros a descrever essa síndrome em 1974, inicialmente constatando-a apenas em funcionários das equipes de saúde mental. Observava que, com o passar do tempo, alguns desses funcionários apresentavam uma síndrome composta por exaustão emocional e adaptativa, desilusão ou frustração e vontade de isolamento social.
    fonte psicoweb

  • Letra b)

    O trabalho é uma atividade que pode ocupar grande parcela do tempo de cada indivíduo e do seu convívio em sociedade. Dejours (1992) afirmava que o trabalho nem sempre possibilita realização profissional. Pode, ao contrário, causar problemas desde insatisfação até exaustão.

    Estudos mostram que o desequilíbrio na saúde do profissional pode levá-lo a se ausentar do trabalho (absenteísmo), gerando licenças por auxílio-doença e a necessidade, por parte da organização, de reposição de funcionários, transferências, novas contratações, novo treinamento, entre outras despesas. A qualidade dos serviços prestados e o nível de produção fatalmente são afetados, assim como a lucratividade (Moreno-Jimenez, 2000; Schaufeli, 1999c).

    Freudenberger (1974) criou a expressão staff burnout para descrever uma síndrome composta por exaustão, desilusão e isolamento em trabalhadores da saúde mental.

    O burnout foi reconhecido como um risco ocupacional para profissões que envolvem cuidados com saúde, educação e serviços humanos (Golembiewski, 1999; Maslach, 1998; Murofuse et al., 2005).

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832007000500004 
  • Síndrome de Burnout é um disturbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como " um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

    Freudenberger (1974) criou a expressão staff burnout para descrever uma síndrome composta por exaustão, desilusão e isolamento em trabalhadores da saúde mental. 


ID
544885
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicopatologia do Trabalho é levada a pesquisar em primeiro lugar o que, no Trabalho, está dialeticamente oposto

Alternativas
Comentários
  •  "... a psicopatologia do trabalho é levada a pesquisar primeiramente o que 
    no trabalho está dialeticamente oposto ao desejo. Segundo esses autores, o desejo situa-se 
    precisamente entre a necessidade (no sentido fisiológico do termo) e a demanda (no sentido Segabinazzi, C.
    Identidade e trabalho na sociedade capitalista de demanda de amor), para que se possa compreender que, ao se atacar o desejo, se ameaça o 
    regulador natural do equilíbrio psíquico e somático. As relações entre desejo e motivação são 
    determinadas pela organização do trabalho. No caso do operário semi-especializado, a 
    organização do trabalho joga a motivação contra o desejo."

    Fonte: Identidade e trabalho na sociedade capitalista - Catia Segabinazzi
    *Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007
  • Pq ao desejo? Não entendo.
  • Aqueles que estão com dúvida nesta questão veja o link na página 31  http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/33268/000107997.pdf?sequence=1 
  • É o desejo que nos leva a agir, é o que nos motiva a tomar uma atiude frente a vida, seja ela positiva ou negativa.

     

  • É desejo por conta do referencial teórico do Dejours. Veja: 
    "Dejours deu seguimento às pesquisas no neste campo e afirmava que a psicanálise não tinha nada a dizer sobre o trabalho, mas sim uma questão a colocar: no trabalho contemporâneo, qual é o lugar do Desejo e qual é o lugar do Sujeito? "
    Em: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Christophe_Dejours
  • A luta do sujeito para inserir sua subjetividade(denota desejos tb) no meio. E produzir por meio de seu trabalho interno(inteligência) o preenchimento da lacuna entre o preescrito e o real.  Idéias de Djours

  • Motivação


ID
565114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A epidemiologia do trabalho é uma das abordagens mais usadas em nosso país para análise do sofrimento no ambiente de trabalho. Ela considera que o(a)

Alternativas

ID
565147
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos problemas de saúde frequentemente relacionado às atividades laborais é a estafa. Dos sintomas e sinais abaixo, qual NÃO é característico da estafa?

Alternativas

ID
565306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise o caso abaixo.
Diego, 40 anos, solteiro, é psicólogo encarregado de cuidar dos trabalhadores de uma plataforma de petróleo localizada na Bacia de Campos. Ele sempre foi um psicólogo atuante na área da saúde mental do trabalho, sendo considerado pelos amigos um sujeito que trabalhava em excesso para o bem-estar dos outros. Nos últimos dois meses, apresenta uma insatisfação crescente com relação ao trabalho que executa, se queixa de fortes dores de cabeça, insônia, dores musculares, uma grande exaustão física e emocional, contrastando, em alguns momentos, fortes tensões e arrebatadoras ondas de tédio. Começou a faltar ao trabalho sem justificativa e aumentou consideravelmente o consumo de álcool e de cigarro, segundo os colegas mais próximos na embarcação. Emocionalmente, se mostra irritado, sem muita concentração e está mais distante afetivamente de seus colegas mais chegados. Os sintomas apresentados por Diego correspondem aos da síndrome de

Alternativas

ID
680461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

Há indicadores de que a paciente seja portadora de transtorno do pânico com agorafobia.

Alternativas
Comentários
  • Os sintomas se encaixam no diagnóstico de agorafobia, conforme os critérios do DSM-V.

    Agorafobia

    A. Medo ou ansiedade em 2 ou mais casos:

    1. Uso de transporte público

    2. Permanecer em espaços abertos

    3. Permanecer em locais fechados 

    4. Permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão.

    5. Sair de casa sozinho.

    B. O indivíduo tem medo ou evita essas situações devido a pensamentos de que pode ser difícil escapar ou de que o auxílio pode não estar disponível no caso de desenvolver sintomas do tipo pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores.

    C. As situações agorafóbicas quase sempre provocam medo ou ansiedade.

    D. As situações agorafóbicas são ativamente evitadas, requerem a presença de uma companhia ou são suportadas com intenso medo ou ansiedade.

    Para caracterizarmos o caso como sendo de Transtorno do Pânico, a paciente deveria apresentar ataques de pânico recorrentes e inesperados, com preocupação/apreensão acerca de ataques de pânico adicionais e suas consequências.

  • Silmara, a questão é de 2004...

  • Agorafobia sim, mas transtorno de pânico não.

  • Bom acho que a a paciente possui indícios de ter agorafobia, por possui mais de 2 sintomas, sendo dois sintomas o mínimo para o diagnóstico.

    A paciente, de 25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de

    entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada em ambientes assim...

    a banca coloca alguns sintomas do transtorno depressivo maior com intuito de confundir a gente: A funcionária estava muito lenta no trabalhoa qualidade deixava

    a desejar e ela era vista chorando com freqüência ... mas tinha muita dificuldade de

    concentração. (sintomas do transtorno depressivo maior, porém é necessário mais de 5 sintomas para o diagnóstico).

    Agorafobia possui sintomas, transtorno do pânico não...

    GAB: ERRADO


ID
680464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

É possível que exista depressão secundária a outros transtornos, mas deve ser evitado o encaminhamento ao psiquiatra para medicação porque os efeitos secundários seriam prejudiciais à terapia nesse momento.

Alternativas

ID
680467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

Há indicadores de que a paciente seja portadora de transtorno do deficit da atenção.

Alternativas
Comentários
  • A questão é certa porque alguns sintomas do transtorno de déficit de atenção está relacionada a dificuldade de concentração, esquecer as coisas com facilidade, não conseguir concluir as tarefas.

  • O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
    serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
    informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
    A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
    a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
    25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
    entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
    cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
    em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
    desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
    concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
    coisas importantes com muita facilidade
    . Geralmente sobrepunha
    diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
    acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
    estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
    a consideravam irresponsável. 
     

    CERTA

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/

  • Coloquei errada pq o DSM V exige 6 indicadores, no texto só apresentam 4.

    Sendo que estes 4 podem ser em decorrência dos outros sintomas caracteristicos de fobia apresentados no texto. 

     

    "Os fortes forjam-se na adversidade". (Agostinho da Silva)

  • Essa questão é bem antiga, de 2004. Acredito que hoje em dia, o gabarito seria ERRADO.

  • "INDICADORES".

    Não foi descrito que ela tinha o que era esse o diagnóstico, contudo que diante dos sintomas e sinais apontado como: a dificuldade de concentração, esquecer as coisas com facilidade, não conseguir concluir as tarefas, PODERIA ser.

    Portanto, pode-se sim, dizer que são queixas a serem analisadas para um possível déficit de atenção.

  • De acordo com o DSM-V :

    Embora TDAH seja considerado um distúrbio infantil e sempre comece durante a infância, ele persiste durante a vida adulta em cerca de metade dos casos. Embora o diagnóstico às vezes só possa ser reconhecido na adolescência ou na idade adulta, algumas manifestações deveriam ter ocorrido antes dos 12 anos de idade.

    Assertiva: A paciente, de 25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada em ambientes assim. 

    Ou seja, ela nunca tinha sentindo nada antes, a falta de concentração pode está relacionada a ansiedade, mais especificamente a agorafobia.

    Acho que por ser uma questão bem antiga, não entraram com recurso, hoje provavelmente seria anulada...


ID
680470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

As dificuldades com os colegas, a agressividade ocasional e o medo de ambientes cheios sugerem que a paciente seja portadora de fobia social.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar?

  • Caso clínico: O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o

    serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e

    informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.

    A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava

    a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de

    25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de

    entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito

    cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada

    em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu

    desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de

    concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia

    coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha

    diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas

    acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já

    estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque

    a consideravam irresponsável.

    AGORAFOBIA A característica essencial da agorafobia é o medo ou ansiedade acentuado ou intenso desencadeado pela exposição real ou prevista a diversas situações.

    O diagnóstico requer que os sintomas ocorram em pelo menos duas das cinco situações seguintes:

    1) uso de transporte público, como automóveis, ônibus, trens, navios ou aviões;

    2) permanecer em espaços abertos, como áreas de estacionamento, mercados ou pontes;

    3) permanecer em locais fechados, como lojas, teatros ou cinemas;

    4) permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão; ou

    5) sair de casa sozinho.

    TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR A.

    Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer:

    1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso);

    2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia,

    8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias;

    B. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo; 

    --- Bom acho que a a paciente possui indícios de ter agorafobia, por possui mais de 2 sintomas, sendo dois sintomas o mínimo para o diagnóstico, em relação aos sintomas depressivos a banca quis somente confundir a gente, porque não poderia diagnosticar com transtorno depressivo maior porque apresenta somente dois sintomas e precisaria de no mínimo 5 sintomas para diagnosticar.


ID
680473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

Os sintomas são de tricotilomania.

Alternativas
Comentários
  • Tricotilomania: Transtorno caracterizado pela perda visível dos cabelos, cílios ou sobrancelhas, causada por uma impossibilidade repetida de resistir ao impulso de arrancar os próprios cabelos.

    Fonte: Concursos Psi

  • Nada haver rs ... Bom acho que a a paciente possui indícios de ter agorafobia, por possui mais de 2 sintomas, sendo dois sintomas o mínimo para o diagnóstico.

    A paciente, de 25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de

    entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada em ambientes assim...

    a banca coloca alguns sintomas do transtorno depressivo maior com intuito de confundir a gente: A funcionária estava muito lenta no trabalhoa qualidade deixava

    a desejar e ela era vista chorando com freqüência ... mas tinha muita dificuldade de

    concentração. (sintomas do transtorno depressivo maior, porém é necessário mais de 5 sintomas para o diagnóstico).

    GAB: ERRADO


ID
680476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

Na primeira entrevista com essa paciente, chamada entrevista devolutiva, o psicólogo deve apresentar a síntese da avaliação, o diagnóstico e a forma de tratamento.

Alternativas
Comentários
  • entrevista devolutiva - final do processo de avaliação e devolução das impressões e informações.

  • Nem precisou ler o estudo de caso, basta saber que a entrevista inicial é no começo do processo e no final é a entrevista devolutiva.

  • Entrevista Devolutiva é no final do processo em que consiste apresentar os resultados ao entrevistado. Nunca no inicio do processo.


ID
680479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

Os nomes dos instrumentos e técnicas utilizadas para a avaliação da paciente não podem ser informados ao chefe por se tratar de material sigiloso, de conhecimento e acesso restrito ao psicólogo.

Alternativas

ID
680482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

O relatório psicológico para o chefe do serviço, da mesma forma que um laudo pericial, deve conter uma narrativa detalhada, precisa, clara e livre de ambigüidade sobre as questões por ele solicitadas.

Alternativas

ID
717106
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como “(…) umestado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional” é chamado de síndrome:

Alternativas

ID
735028
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Denomina-se síndrome de burn-out um quadro resultante de inúmeros fatores. Leia as alternativas abaixo e assinale a que NÃO está correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:   b) na maioria das vezes, o portador da síndrome de burn- out não apresenta queda de rendimento em suas atividade cotidianas;


ID
777451
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São considerados transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho:

I. Alcoolismo crônico relacionado ao trabalho.
II. Delirium, não-sobreposto à demência.
III. Sensação de estar acabado (síndrome de burn-out).
IV. Transtorno cognitivo leve.
V. Transtorno orgânico de personalidade.

Completam corretamente o enunciado acima

Alternativas

ID
786142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos em ergonomia da atividade e em psicopatologia do trabalho evidenciam que a reestruturação produtiva em voga nos dias atuais

Alternativas
Comentários
  • Psicopatologia do Trabalho

     

      Este campo enfatiza o papel das defesas adotadas pelos trabalhadores como mecanismos de manutenção do equilíbrio psíquico. Elege como categoria de análise o sofrimento mental, distanciando-se, assim, das concepções teóricas que tem por referencial psicopatológicos baseados na nosologia psiquiátrica. 

     

    O sofrimento do trabalho se expressa, de acordo com a presente perspectiva, através de sentimentos de insatisfação e ansiedade, derivados da falta de significado do conteúdo do trabalho para o sujeito.

    https://trabalhoesaude.wordpress.com/2011/06/24/psicopatologia-do-trabalho-definicao/

     

    Hold on...

  • -> Embora se tente tornar as Organizações mais democráticas e participativas; pensando em estruturas flexíveis (tipo em rede), o sistema econômico vigente ainda exige uma atuação competitiva; o que aponta a Organizações com foco em resultados, recompensas salariais, alta produção em menos tempo e etc


ID
802306
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A resposta prolongada a agentes estressores do contexto do trabalho, definida como uma síndrome composta por três dimensões (a exaustão, o cinismo e a ineficácia) denomina-se:

Alternativas

ID
835723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.


A expressão inglesa Burnout, que significa queimar até o fim, refere-se à autopercepção que a pessoa tem de estar se acabando, exaurindo-se. A pessoa que sofre dessa síndrome recalca os conflitos, ou seja, quando surgem as manifestações físicas e os descontroles emocionais manifestados ao volante, ela percebe que algo não vai bem, contudo não procura enfrentar o problema.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a fonte da questão?


ID
835726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.


Quando a pessoa se encontra em um estágio mais avançado da síndrome do esgotamento profissional, em que a hostilidade e agressividade no trânsito intensificam-se e ocorre o colapso especificamente mental, a ajuda psicológica já não é mais eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o gabarito esteja errado. Vejamos:

    São doze os estágios de Burnout:

    • 1. Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz
    • 2. Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia (imediatismo);
    • 3. Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
    • 4. Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
    • 5. Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho;
    • 6. Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
    • 7. Recolhimento e aversão a reuniões (anti-socialização);
    • 8. Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor);
    • 9. Despersonalização (evitar o diálogo e priorizar e-mails, mensagens, recados etc);
    • 10. Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;
    • 11. Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
    • 12. E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_burnout

  • O estágio do esgotamento é o momento mais necessário de suporte psicológico. Pera ai, o psicólogo tem função Psicoeducativa também, acolhimento, atendimento de urgência para minimizar o sofrimento psiquico, não necessáriamente ele irá desenvolver um trabalho psicoterápico individual ou grupal, mas vai trabalhar com a demanda que se apresenta no momento. Pensando em uma UBS com psicólogo. 


ID
835729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.


A síndrome de Burnout, também conhecida como estresse ocupacional ou síndrome do esgotamento profissional, tornou- se uma doença exclusiva de trabalhadores da área de saúde, caracterizando-se por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo e depressão.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: " Errado"

    Segundo o Dr Dráuzio Varella:

     A síndrome de Burnout é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

    Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

    Logo, não há exclusividade em relação a área profissional.


  • Não é doença exclusiva de trabalhadores da área de saúde.

     

    Sintomas principais:

    1- Exaustão emocional

    2- Despersonalização (perde a capacidade de empatia e valorização pelo outro - são vistos como objeto, colegas de trabalho ou público atendido)

    3- Perda de realização profissional. (Pessoa está estressada e continua se esforçando ainda mais. Seus esforços tem que ser maior, mas seu cansaço também é, então isso a desgasta ainda mais. Já está exausta e precisa continuar fazendo cada vez mais e melhor! Percebe que se esforça mto e não recebe o retorno adequado - em reconhecimento ou em dinheiro)

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje" Karen Lamb    
     


ID
855133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.

As características de Pedro descritas pela psicóloga e pelo superior, somadas ao tabagismo, são variáveis comportamentais que potencializam o risco de que ele venha a ser vítima de um episódio clínico grave, como um infarto agudo do miocárdio.

Alternativas

ID
855136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.

O uso regular de álcool, no caso de Pedro, pode ter efeito redutor de riscos para a sua saúde cardiovascular, uma vez que esse uso gera efeito relaxante e o induz ao sono, o que evita o agravamento do seu estado e a ocorrência de outras doenças.

Alternativas
Comentários
  • duas a três doses de bebida destilada não é um uso moderado. O uso não moderado é um fator de risco para doenças cardiovasculares
  • pra não zerar hhaha


ID
855139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.

Se Pedro fosse submetido a condição de trabalho extenuante, com liderança autoritária e alta demanda por produtividade, ele estaria propenso a aumento episódico de pressão arterial sistêmica e de produção de catecolaminas, antes mesmo de ter desenvolvido a doença cardiovascular.

Alternativas
Comentários
  • No termo genérico catecolaminas, escondem-se três neuro hormônios: a noradrenalina, a adrenalina e a dopamina.


ID
855142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.

As características descritas pela psicóloga, em especial a hostilidade apresentada, são fatores de risco reconhecidos e possivelmente contribuíram para o desenvolvimento da doença cardiovascular de Pedro.

Alternativas

ID
855145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.

Como a nicotina atua no sistema de recompensa do cérebro, gerando imediata sensação de prazer e relaxamento — relevante para o tratamento da doença cardiovascular —, Pedro não deve ser submetido a um programa de intervenção psicológica que vise à redução do tabagismo até que sua condição cardíaca esteja estabilizada.

Alternativas

ID
855148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.

O tabagismo — doença aguda definida como o comportamento de fumar que é controlado por múltiplas variáveis psicológicas, sociais e neuroquímicas — pode promover o desenvolvimento de outras doenças agudas, como o câncer, e crônicas, como a infecção pulmonar.

Alternativas
Comentários
  • Doença crônica e não aguda. Penso que seria esse o erro da questão. 

  • Há dois erros: um já apontado pela colega Ana Oliveira e outro é a inversão entre as categorizações aguda/crônica ao final da sentença:

     

    "O tabagismo — doença aguda definida como o comportamento de fumar que é controlado por múltiplas variáveis psicológicas, sociais e neuroquímicas — pode promover o desenvolvimento de outras doenças agudas, como o câncer, e crônicas, como a infecção pulmonar."

     

    Corrigindo, ficaria:

     

    "O tabagismo — doença crônica definida como o comportamento de fumar que é controlado por múltiplas variáveis psicológicas, sociais e neuroquímicas — pode promover o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como o câncer, e agudas, como a infecção pulmonar."


ID
855151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.

Pedro pode chegar a níveis de alcoolismo incontroláveis, mas é impossível se prever exatamente essa evolução, visto que ela está sujeita à influência de variáveis externas e das características do organismo de Pedro.

Alternativas

ID
855163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Transtornos mentais e comportamentais aumentam a demanda por
auxílio-doença e por aposentadoria precoce, além de aumentar o
absenteísmo no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os próximos
itens.

Empregado que mostra alta demanda por perfeição, sendo excessivamente detalhista e persistente, e que, se comparado a seus pares, despende significativamente mais tempo para realizar determinada tarefa, pode ser portador de transtornos mentais que implicam sofrimento psíquico importante e reduzem a capacidade laboral. Nesse caso, é necessária a avaliação médico-psicológica detalhada desse trabalhador.

Alternativas

ID
855166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Transtornos mentais e comportamentais aumentam a demanda por
auxílio-doença e por aposentadoria precoce, além de aumentar o
absenteísmo no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os próximos
itens.

A ansiedade acontece em um contínuo de intensidade e pode decorrer do ambiente de trabalho. Em níveis baixos, ela dificulta a solução de problemas e leva a perda de rendimento; em níveis elevados, implica adoecimento físico e mental.

Alternativas
Comentários
  • A ansiedade, em níveis baixos, aumenta o rendimento. 
  • Gabarito: errado!

    Lembrar sempre que a ansiedade em níveis baixos é benéfica ao indivíduo, em qualquer contexto, pois ela é propulsora e não paralisante.


ID
855169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Transtornos mentais e comportamentais aumentam a demanda por
auxílio-doença e por aposentadoria precoce, além de aumentar o
absenteísmo no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os próximos
itens.

Quando retornam ao trabalho, após afastamento médico para tratamento, os portadores de psicoses ou transtorno bipolar do humor devem ser transferidos do setor de origem para outro, com menor demanda de qualidade e quantidade de trabalho, como medida para evitar a recidiva do quadro clínico.

Alternativas

ID
855172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Transtornos mentais e comportamentais aumentam a demanda por
auxílio-doença e por aposentadoria precoce, além de aumentar o
absenteísmo no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os próximos
itens.

Programas de assistência psicológica com foco na redução de estresse e da insatisfação no trabalho podem diminuir os custos médicos com trabalhadores e o absenteísmo decorrentes de transtornos mentais, como a depressão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


ID
871519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de associação
entre a denominação de uma patologia do trabalho e um exemplo
de manifestação dessa patologia, que deve ser julgada certa se a
associação patologia e exemplo estiver correta, ou errada, em caso
contrário.

Sobrecarga: “Mesmo sem o ganho de horas extras, permaneço no trabalho após o expediente para não perder a função”.

Alternativas
Comentários
  • A sobrecarga é de origem social, ou seja, é prescrita pela organização do trabalho; não é o trabalhador que "decide" a carga de trabalho. É na relação entre adversidade e liberdade que pode-se instalar a sobrecarga. A liberdade é limitada pelas exigências do trabalho, que resgata os registros de exigência do sujeito para consigo mesmo.

    (PSICODINÂMICA DO TRABALHO: MÉTODO E TEORIA. Ana Magnolia Mendes.)
  • Esse é um exemplo de Servidão Voluntária, ou seja, submissão sem protestos, e não uma sobrecarga.

    "PSICODINÂMICA DO TRABALHO: MÉTODO E TEORIA. ANA MAGNÓLIA MENDES"


ID
871522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de associação
entre a denominação de uma patologia do trabalho e um exemplo
de manifestação dessa patologia, que deve ser julgada certa se a
associação patologia e exemplo estiver correta, ou errada, em caso
contrário.

Ideação suicida: “O número de atividades a ser executado é excessivo, e, a cada mês, as metas aumentam”.

Alternativas
Comentários
  • A ideação suicida é uma idéia que ocorre em determinados momentos na vida de muitos indivíduos. Corresponde, na maioria das vezes, a sentimentos e pensamentos depressivos de “não seguir existindo” ou, inclusive, em um extremo, de produzir a própria morte de forma violenta. 


    Segundo a psicologia, existem vários comportamentos que indicam a possibilidade de ideação suicida. Dentre eles o relato de querer desaparecer, dormir para sempre, ir embora e nunca mais voltar ou mesmo objetivamente o relato do desejo de morrer, mesmo quando falado num tom de brincadeira, devem ser considerados indícios significativos e levados a sério. (Wikipédia)
  • ERRADO

    O exemplo de manifestação patológica citado se refere a SOBRECARGA!

    Bons estudos e auau!

ID
871525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de associação
entre a denominação de uma patologia do trabalho e um exemplo
de manifestação dessa patologia, que deve ser julgada certa se a
associação patologia e exemplo estiver correta, ou errada, em caso
contrário.

Estresse pós-traumático: “Eu não consigo atender às ocorrências. Aquele corpo mutilado não sai da minha mente”.

Alternativas
Comentários
  • O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.
  • Mas no caso só é TEPT se os sintomas forem a partir de 1 mês? Se o sujeito relata isso com 1 semana mesmo assim poderia ser diagnosticado com TEPT?


ID
871528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de associação
entre a denominação de uma patologia do trabalho e um exemplo
de manifestação dessa patologia, que deve ser julgada certa se a
associação patologia e exemplo estiver correta, ou errada, em caso
contrário.

Assédio moral: “Pensar no dia seguinte é maçante. Afinal, amanhã será mais um dia sem sentido e sem nada por que valha a pena continuar vivo”.

Alternativas
Comentários
  • Questões absurdamente subjetivas...êeeee psicologia barata do CESPE.
  • A patologia descrita é a ideação suicida.
  • Concordo com a Larissa

  • Ideação suicida não é uma patologia, é um sintoma. Geralmente presente em transtornos depressivos.

  • Para a psicodinâmica do trabalho, depressão é considerada patologia. Para o Cid-10 e DSM-IV é considerada um transtorno. 

    Fiquem atentos para o enunciado da questão!


ID
871531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.

A impossibilidade, decorrente da organização do trabalho, de nomeação pelos trabalhadores de seu sofrimento propicia o desenvolvimento de patologias associadas ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Acredito que esteja relacionada a pouco possiblidade de nomear de fato aquele sofrimento vivido pelo trabalhador.

  • Sim. Quando x trabalhadorx compreende o que está vivenciando a ponto de poder expressar-se sobre isto, é o início de um empoderamento no qual x fará recorrer aos meios legais para exigir seus direitos trabalhistas e preservar sua integridade. Por isto, não poder nomear seu sofrimento graças à organização do trabalho denota um ambiente adoecedor.

  • Mas a decorrência da impossibilidade é da organização do trabalho? Pensei que a impossibilidade fosse do sujeito, devido às suas estruturas psíquicas limitadas para significação do sofrimento.....


ID
871537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.

As patologias ocorrem por falta de retribuição simbólica ao trabalhador pelas suas contribuições à organização.

Alternativas
Comentários
  • Por si só a falta de retribuição simbólica causa sofrimento e não a patologia. Se algo não for feito na organização poderá levar a patologias, mas isso dependerá da estrutura prévia do sujeito. 

  • Surge devido ao conflito entre os desejos individuais do trabalhador e os objetivos da organização de trabalho.


ID
917389
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Síndrome de Burnout tem como diferencial diagnóstico:

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10.

    Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. 

    Sintomas

    O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

    Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

    A alternativa B apenas elenca as 3 fases do stress.

  • Letra C

    Os principais sintomas de Burnout são exaustão emocional, despersonalização e sentimento de baixa realização profissional. A exaustão emocional é uma sensação de perda de energia, de esgotamento, quando o profissional comumente relata que, embora querendo, já não consegue mais se envolver emocionalmente com o seu trabalho. Em decorrência dessa exaustão surgem dois mecanismos reativos, a despersonalização, que é o desenvolvimento de atitudes negativas em relação às pessoas destinatárias do trabalho (cliente, usuário) e o sentimento de baixa realização profissional, ou seja, uma sensação de fracasso profissional, de ineficácia.

    Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=38


ID
919870
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à Síndrome de Burnout, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".[1]

    Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_burnout

  • Gabarito: e) O profissional tende a se sensibilizar com a necessidade ou sofrimento alheio, a sentir-se decepcionado e frustrado.


ID
959047
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A vivência depressiva, experimentada por vários trabalhadores modernos, alimenta-se da sensação de adormecimento intelectual e da paralisia da imaginação. Essa vivência está condensando sentimentos, como indignidade, inutilidade e desqualificação. Na prática, essa depressão é dominada pelo cansaço, não só originado pelo esforço físico, mas também _________________________.

Alternativas

ID
997486
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A síndrome caracterizada como resposta efetiva a uma contínua e prolongada exposição a fatores estressantes do trabalho que geram exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão, insensibilidade e sensação de incompetência denomina-se

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

    Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

    Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

    Sintomas

    O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

    Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

    Diagnóstico

    O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

    Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

    Tratamento

    O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

    Recomendações

    * Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout;

    * Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;

    * Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.

    http://drauziovarella.com.br/letras/s/sindrome-de-burnout/

  • A síndrome caracterizada como resposta efetiva a uma contínua e prolongada exposição a fatores estressantes do trabalho que geram exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão, insensibilidade e sensação de incompetência denomina-se burnout


ID
997489
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dejours dedicou-se ao estudo da psicopatologia do trabalho utilizando, como método de pesquisa, a escuta do

Alternativas
Comentários
  • This is Sparta!!!!!!!!!!

    Dejours, autor reconhecido da área de Psicodinâmica, seu foco de estudo é como o trabalhador lida com o sofrimento oriundo do trabalho. Outra autora da área que merece destaque é a prof Ana Magnólia Mendes, Psicóloga do Trabalho.
  • Dejour - Método de pesquisa

    escuta do sofrimento psíquico dos trabalhadores, ao falarem do seu trabalho em grupo


ID
997567
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentro do ambiente de trabalho, os indicadores mais frequentemente observados para identificar um alcoolista são: absenteísmo; ausências no período da jornada de trabalho; mudanças nos hábitos pessoais; relacionamento ruim com os colegas; endividamento; indisciplina e

Alternativas

ID
1016428
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicopatologia pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano, sendo uma ciência autônoma e não um prolongamento da neurologia ou psicologia. A psicopatologia do trabalho divulga aquilo que põe em perigo a vida mental do trabalhador. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra: A

    Como sempre, o Cetro cobrando enunciados literais de autores consagrados.

    Esse foi tirado do livro A Loucura do Trabalho, de Cristophe-Dejours‎.

    “A evolução das condições de vida e de trabalho e, portanto, saúde dos trabalhadores, não pode ser dissociada do desenvolvimento das lutas e das reivindicações operárias em geral” (p. 87).



ID
1085404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao assédio moral, fenômeno social caracterizado por atos contra a dignidade humana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Gostaria de uma explicação

  • Não é letra E pq te ma palavra BASTA

  • Qual a diferença da letra (b) para a letra (a)? Para mim não fica muito claro.

  • Vamos lá:  Letra a) Errada: não é uma única ação. É uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas. Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, culpabilizar, amedrontar, punir ou desestabilizar emocionalmente os trabalhadores, colocando em risco a sua saúde física e psicológica, além de afetar o seu desempenho e o próprio ambiente de trabalho. Letra b) Correta: As consequências do assédio moral podem ser graves. Elas afetam o indivíduo assediado, o ambiente de trabalho e a sociedade. A seguir, são listadas algumas das consequências para cada um destes.Para o indivíduo:♦ Dores generalizadas;♦ Palpitações;♦ Distúrbios digestivos;♦ Dores de cabeça;♦ Hipertensão arterial (pressão alta);♦ Alteração do sono;♦ Irritabilidade;♦ Crises de choro;♦ Abandono de relações pessoais;♦ Problemas familiares;♦ Isolamento;♦ Depressão;♦ Síndrome do pânico;♦ Estresse;♦ Esgotamento físico e emocional;♦ Perda do significado do trabalho;♦ Suicídio;Para a organização/empresa:♦ Redução da produtividade;♦ Aumento na rotatividade de pessoal;♦ Aumento de erros e acidentes;♦ Absenteísmo;♦ Aposentadoria prematura;♦ Clima desfavorável para o trabalho;♦ Exposição negativa da marca;♦ Passivos trabalhistas decorrentes de indenizações;♦ Multas administrativas por manifestações de discriminação;♦ Licenças médicas;♦ Demissões.Para sociedade:♦ Custos com tratamento médico e reabilitação;♦ Despesas com benefícios sociais (dependência de auxílio doença e aposentadoria precoce);♦ Custos dos processos administrativos e judiciais.Letra  c) Errada: As práticas de assédio moral podem se dar tanto do chefe para seu(s) subordinado(s) (assédio descendente), como do(s) subordinado(s) para seu(s) superior(es) (assédio ascendente), entre os colegas de trabalho, ou podem ser mistas, isto é, entre superiores, colegas e/ou subordinados.As ações decorrem das relações interpessoais e/ou do assédio organizacional (quando a própria organização incentiva e/ou tolera as ocorrências).
  • Letra d) Errada

    Pode Configurar crime a depender do tipo de violência, como por exemplo a injúria. 

    Letra e) Errada: 

    As práticas de assédio moral podem se dar tanto do chefe para seu(s) subordinado(s) (assédio descendente), como do(s) subordinado(s) para seu(s) superior(es) (assédio ascendente), entre os colegas de trabalho, ou podem ser mistas, isto é, entre superiores, colegas e/ou subordinados.

  • Não entendi o erro da letra a. O assédio precisa ocorrer várias vezes para, de fato, ser considerado assédio? Um chefe, por exemplo, que uma única vez humilhou algum funcionário na frente de toda a empresa ou usou cantadas e assediou fisicamente alguma funcionária. Isso não poderia ser considerado assédio? Dependendo da situação uma situação que ocorreu uma única vez pode acarretar danos morai mais graves que uma ação que se dá repetidamente.

  • Letra C) A expressão horizontal está errada, pode ser horizontal, vertical, ascendente ou descendente. Ocorre com mais frequência no nivél hierárquico vertical.

     

    No que tange à hierarquia das relações de trabalho, o assédio moral ocorre, com mais frequência, na vertente horizontal, observando-se que o assediador, pessoa do mesmo nível hierárquico do assediado, utiliza-se do isolamento, da desacreditação e do assédio sexual para impedir qualquer possibilidade de reação da vítima.

  • O assédio moral tem que acontecer de forma repetida ou sistematizada. Um único episódio não é considerado assédio moral. Esse é o erro da letra A.

  • de que modo o assédio acarreta "queda do rendimento econômico"?

  • A - Um único episódio caracterizado por humilhação pode configurar assédio moral, desde que seus efeitos impliquem modificações psíquicas e cerceamento da autonomia do humilhado. (O assédio moral tem que acontecer de forma repetida ou sistematizada. Um único episódio não é considerado assédio moral.)

    B - O assédio moral no trabalho pode acarretar ao trabalhador, além da queda do rendimento econômico, sintomas psicossomáticos, como desvitalização, desenvolvimento de traços paranoides e patologias delirantes.

    C- No que tange à hierarquia das relações de trabalho, o assédio moral ocorre, com mais frequência, na vertente horizontal, observando-se que o assediador, pessoa do mesmo nível hierárquico do assediado, utiliza-se do isolamento, da desacreditação e do assédio sexual para impedir qualquer possibilidade de reação da vítima. (NA VERTICAL É MAIS PRESENTE).

    D- Diferentemente do assédio moral, o assédio sexual acarreta consequências penais, cíveis e trabalhistas, devendo a reparação do dano causado abranger a gravidade do ato, as alterações psicopatológicas causadas à vítima e as condições que tenham culminado no ato. (AMBOS TIPOS DE ASSÉDIO PODEM SER PENALIZADOS, POIS CAUSAM SOFRIMENTO )

    E-Para a caracterização do assédio moral, basta que sejam comprovadas a intencionalidade e a direcionalidade na conduta do agente assediador. (A INTENÇÃO É UMA CARACTERISTICA MUITO IMPORTANTE, MAS NÃO PODE SER VISTA ISOLADAMENTE)

  • "Patologias delirantes"... A queixa do trabalhador poderia ser desqualificada como delírio se o gabarito representasse a resposta correta.

ID
1111222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.

Burnout é a denominação dada a uma síndrome marcada pela presença de sintomas como ansiedade extrema, recordações aflitivas e sentimento de impotência, que se desenvolvem após a exposição do sujeito a um estressor traumático extremo.

Alternativas
Comentários
  • Errada!

    O burnout é uma patologia relacionada ao trabalho, fator esse que em momento algum foi citado na questão. 

  •  Síndrome de Burnout  é a síndrome do esgotamento profissional. Foi assim denominada pelo psicanalista Freudenberger.A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante. O portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido.



  • ASSERTIVA ERRADA!

    A definição da patologia sugerida pela questão é de Estresse pós traumático. Burnout refere-se a um intenso esgotamento físico e mental, de caráter depressivo, oriundo da atividade laboral.

    Bons estudos!

  • Para exemplificar, Sindrome de Burnout é muito comum entre Professores.

  • Definição do transtorno de estresse pós-traumático.

    GAB: ERRADO


ID
1111252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


A probabilidade de adoecimento de Jonas está relacionada à maneira como ele avalia e enfrenta sua situação pessoal e profissional.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA – As crenças, os componentes situacionais dos estímulos, o caráter de novidade da situação, a intensidade e previsibilidade do acontecimento são elementos que contribuem de maneira significativa para o processo de avaliação do processo e situação estressante. O adoecimento estaria, assim, vinculado à maneira como Jonas avalia e domina esses estímulos estressores.

    (CESPE)


ID
1111333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A normopatia e as compulsões são patologias sociais provocadas pelos modos de organização dos trabalhos perversos e podem produzir sintomas como a violência moral.

Alternativas
Comentários
  • Na normopatia há um excesso de adaptação ao comportamento social e supressão da subjetividade. (FERRAZ, 2011)



  • JUSTIFICATIVA CESPE – A normopatia e as compulsões podem ser provocadas por outras razões, bem como a compulsão pode não gerar a violência moral.


ID
1111336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A servidão voluntária — uma patologia do trabalho — é definida como um assujeitamento fortemente influenciado pela necessidade de sobrevivência, de segurança e de poder como dimensões da condição humana.

Alternativas
Comentários
  • A primeira razão da servidão voluntária é o HÁBITO. Por hábito, somos ensinados a servir, nos escravizamos. É o costume que, à medida em que o tempo passa, nos leva não somente a engolir, pacientemente, os sapos venenosos da escravidão, mas até mesmo a desejá-lo: “pois por melhor que seja, o natural se perde se não é cultivado, enquanto o hábito sempre nos conforma à sua maneira, apesar de nossas tendências naturais.”

    Sendo assim, de se nascer servo e ser criado na servidão decorre naturalmente a segunda razão da servidão voluntária: a COVARDIA! Sob a tirania (mesmo que disfarçada), necessariamente os homens se acovardam, se escravizam: “Os escravos não tem ardor nem constância no combate. Só vão a ele como que obrigados, por assim dizer embotados, livrando-se de um dever com dificuldade: não sentem queimar em seu coração o fogo sagrado da liberdade, que faz enfrentar todos os perigos e desejar uma bela e gloriosa morte que nos honra para sempre junto aos nossos semelhantes. Entre os homens livres, ao contrário, é à discussão, polêmica, cada qual melhor, todos por um e cada um por todos: sabem que colherão uma parte igual no infortúnio da derrota ou na felicidade da vitória; mas os escravos, inteiramente sem coragem e vivacidade, têm o coração baixo e mole, e são incapazes de qualquer grande ação. Disso bem sabem os tiranos; assim, fazem todo o possível para torná-los sempre mais fracos e covardes. Artimanha dos tiranos: bestializar seus súditos!”.

    E há uma terceira que é a PARTICIPAÇÃO NA TIRANIA.

  • Servidão Voluntária : a atitude servil, caracterizada pela adesão àquelas
    exigências da organização que agravam o sofrimento. A patologia consiste em
    submeter-se voluntariamente às situações das quais se discorda (negando sua
    expressão subjetiva), na expectativa de manter o emprego e ou obter ascensão
    hierárquica. Significa mostrar-se feliz e integrado, em vez de expressar a
    vivência de sofrimento.

    Prof Alysson Barros


ID
1111339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Considerar a realidade de trabalho é essencial para delinear uma organização do trabalho que concilie racionalidade instrumental e racionalidade subjetiva e, assim, exerça influência direta na prevenção do adoecimento no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Racionalidade Instrumental X Racionalidade Subjetiva.


    É uma das condições mais paradoxais com que a área de Recursos Humanos deve lidar em sua prática organizacional. Onde, o RH, aparentemente, busca conciliar em suas políticas, e em suas práticas, tais visões de mundo conflitantes, voltadas para contemplar os anseios organizacionais competitivos, e a expectativa de emancipação do trabalhador.

    Há duas perspectivas de racionalidade: instrumental e substantiva, onde a primeira orienta as ações de competitividade organizacional, e a segunda, orientaria a vertente emancipatória dos trabalhadores. 

    A racionalidade substantiva (Guerreiro Ramos, 1981), tem como características: o julgamento ético, a autorealização, a emancipação, e a autonomia. 

    Ainda que o RH tenha ampliado seu escopo e tenha ganhado importância estratégica no contexto organizacional, o que prevalece em suas práticas é o ponto de vista da racionalidade instrumental. O desafio da área é agir nesta condição paradoxal.


  • Justificativa do Cespe: 

    "O real é fundamental para um delineamento de organização do trabalho que articula o instrumental e o subjetivo."


    http://www.cespe.unb.br/CONcursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_008_17.pdf



ID
1111342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A sublimação é utilizada como defesa para mediar o confronto entre o desejo do sujeito — expresso nas necessidades, aspirações e interesses — e a organização do trabalho — marcada pela ideologia da excelência.

Alternativas
Comentários
  • Não, a sublimação não e utilizada como defesa para mediar o confronto entre os desejos do sujeito e os da organização. A sublimação surge do resultado de uma negociação bem sucedida entre os desejos inconscientes do sujeito e a realidade e não como uma defesa de tal confronto.

    "...Em termos ideológicos, a sublimação no trabalho pode suscitar questionamentos a respeito do seu papel no processo de alienação. Por isso vale destacar que a sublimação não significa necessariamente resistência às mudanças, bem como pressupõe criatividade e participação do trabalhador, não constituindo um processo passivo e conformado diante das imposições das situações de trabalho, mas sim, um resultado de uma negociação bem sucedida entre desejos inconscientes do sujeito e a realidade..." (Professora Assistente do Depto de Psicologia da UFPE. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho. UnB).

    há casos em que o trabalho é favorável ao equilíbrio mental e a saúde corporal, uma boa adequação entre a organização do trabalho e a estrutura mental do indivíduo é possível, para tanto é necessário que algumas condições, ou pelo menos uma delas, seja realizada. Estas consistem em que as exigências (intelectuais, motoras, psicossensoriais) da tarefa estejam de acordo com as necessidades do trabalhador, onde o exercício da tarefa proporcione prazer; outro aspecto diz respeito ao conteúdo do trabalho enquanto fonte de satisfação sublimatória (situação, diga-se de passagem, muito rara e só encontrada em situações privilegiadas) onde o trabalhador pode modificar a organização do seu trabalho de acordo com seus desejos e necessidades, ou seja, sendo o trabalhador responsável pelo conteúdo, ritmo de trabalho, modo operatório. Vale ressaltar que, essas características aqui mencionadas não eximem que, em algum momento, o trabalho não venha a apresentar um conteúdo de sofrimento, mas o prazer do trabalho permite uma melhor defesa e estruturação física e psíquica, pelo menos a priori (Dejours, 1992).



    a psicodinâmica identifica que o trabalho humano não ocupa um lugar marginal dentro da construção da identidade do sujeito, e que deve ser dada ênfase ao estudo da sublimação, ao invés de processos patológicos, porque a energia sublimada é essencial para a construção e a manutenção da economia psicossomática de cada um.

    Em termos ideológicos, a sublimação no trabalho pode suscitar questionamentos a respeito do seu papel no processo de alienação. Por isso vale destacar que a sublimação não significa necessariamente resistência às mudanças, bem como pressupõe criatividade e participação do trabalhador, não constituindo um processo passivo e conformado diante das imposições das situações de trabalho, mas sim, um resultado de uma negociação bem sucedida entre desejos inconscientes do sujeito e a realidade.



  • Os trabalhadores estruturam estratégias defensivas para lidar com o sofrimento. Essas estratégias, fundamentadas na negação e na racionalização, consistem na minimização da percepção do que faz sofrer. Embora protejam da descompensação, as estratégias defensivas apresentam o risco de favorecer a alienação, dificultando o engajamento para mudanças nas situações de trabalho (Dejours, 1997; Mendes & Araújo, 2010).

  • Estudando os processos psicodinâmicos mobilizados no trabalho no
    PIM, Moraes (2010) identificou a sobrecarga como principal patologia,
    alimentada por um uso intensivo de estratégias defensivas de negação e racionalização. A autora sinaliza que, embora os trabalhadores percebam a
    sobrecarga e suas consequências, assumem a ideologia da organização como
    seu desejo
    , submetendo-se à sobrecarga.

     prof Alysson Barros

  • Sublimação é transformação das Pulsões em produções socialmente aceitáveis e úteis.

  • A sublimação, processo de modificação da finalidade e do objeto da pulsão, com base nos valores sociais, contribui para a mobilização subjetiva e o prazer e saúde no trabalho. (Certa - cespe 2013)


ID
1111345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Existem três tipos de sofrimento no trabalho: criativo, ético e patogênico. O sofrimento ético é o único vivenciado no contexto de precarização, em função das contradições que a organização do trabalho impõe.

Alternativas
Comentários
  • São dois tipos de sofrimento e não 3 como afirma a questão. Ambas possuem uma dimensão ética e deve ser aí que a questão tenta confundir o candidato, mas não que tal dimensão ética que alguns autores chegam a citar a gabarite a ser mais um tipo de sofrimento. Portanto, sofrimento ético não é considerado.

    Para Dejours (2009) o sofrimento pode ser criativo ou patogênico. No criativo, o indivíduo mobiliza-se na transformação do seu sofrimento em algo benéfico para ele mesmo. Para isto, deve encontrar certa liberdade na organização do trabalho que ofereça margem de negociação entre as imposições organizacionais e o desejo do trabalhador. 

    O surgimento do sofrimento patogênico estaria relacionado à ausência de flexibilidade da organização do trabalho, a qual impede que o sujeito encontre vias de descarga pulsional nas suas atividades laborais, utilizando-se de estratégias defensivas para suportar o contexto de trabalho.


    Espero ter ajudado. Bons estudos a todos.


  • Vitor, acho que o erro da questão é quando diz que "sofrimento ético é o único vivenciado no contexto de precarização", uma vez que o sofrimento sofrido pela precarização do trabalho não se resume a apenas um tipo de sofrimento.

    Além disso, como referencia o artigo "Sofrimento no trabalho na visão de Dejours" apresenta 4 tipos de sofrimento:

    a) sofrimento singular (dimensão diacrônica): é herdado da história psíquica de cada indivíduo;

    b) sofrimento atual (dimensão sincrônica): ocorre quando há o reencontro do sujeito com o trabalho;

    c) sofrimento criativo: quando o sujeito produz soluções favoráveis para sua vida, especialmente, para sua saúde;

    d) sofrimento patogênico: é ao contrário do sofrimento criativo, ou seja, quando o indivíduo produz soluções desfavoráveis para sua vida e que estão relacionados à sua saúde


  • Sofrimento ético é um conceito. Também é chamado de sofrimento ético-político. 

    O sofrimento ético tem a ver com a possibilidade do trabalhador não se conformar com as condições injustas e desumanas. É muito comum nos trabalhadores de saúde. É, por exemplo, a capacidade do trabalhador se manter inconformado com as mortes decorrentes da falta de assistência ou da precarização dos hospitais. Agora, claro, este conceito se aplica a qualquer contexto de trabalho.

    Tem um artigo muito bom que ajuda a entender esse conceito: "O sofrimento ético-político e a reforma sanitária: algumas considerações sobre os trabalhadores em uma unidade de saúde da família" (Curvo e Silva, 2011).

  • ERRADO. Para Dejours (2009) o sofrimento pode ser criativo ou patogênico. No criativo, o indivíduo

    mobiliza-se na transformação do seu sofrimento em algo benéfico para ele mesmo. O surgimento do

    sofrimento patogênico estaria relacionado à ausência de flexibilidade da organização do trabalho, a

    qual impede que o sujeito encontre vias de descarga pulsional nas suas atividades laborais, utilizando-se

    de estratégias defensivas para suportar o contexto de trabalho. (Fonte: Professora Marina Becalli).


ID
1172125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O supervisor de um grupo aponta uma falha cometida por um trabalhador, reclamando, veementemente, da recorrência dessa falha. Esse trabalhador, após o constrangimento público, e imediatamente após assumir a responsabilidade pelos problemas causados, abre um surto psicótico.

De acordo com a psicodinâmica do trabalho proposta por Dejours, a relação entre o trabalho e a eclosão do surto se explica pelo(s) seguinte(s) fato(s):

Alternativas
Comentários
  • Polêmica a afirmação desse gabarito. Quem teve o básico de psicanálise sabe que apesar do que se pensa, as estruturas não são totalmente fixas. O neurótico pode ter um surto psicótico, partindo de um pressuposto errado afirmar que apenas pelo surto o servidor era psicótico. Entendo que o gabarito é A. 

  • Boa noite, Guilherme. Pelo pouco que sei de Lacan, creio que as estruturas clínicas, na teoria, são fixas, apenas ocorrendo um surto psicótico em uma estrutura neurótica, por exemplo, devido a fatores orgânicos, como intoxicação do SNC por exemplo, o que não é o caso do trabalhador humilhado na questão. 

  • o referencial pedido é dejours, vcs podem estar certos, mas a referência pedida é outra

  • GABARITO: D

    "Na realidade, ao contrário do que muitos possam supor, a organização do trabalho não cria doenças mentais específicas. Os surtos psicóticos e a formação das neuroses dependem da estrutura da personalidade que a pessoa desenvolve desde o início da sua vida, chegando a certa configuração relativamente estável, após o período de ebulição da adolescência quando as condições sociais são relativamente favoráveis , antes mesmo da pessoa entrar no processo produtivo. No entanto, "o defeito crônico de uma vida mental sem saída mantido pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas" (Dejours, 1992:122).


ID
1192078
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as psicopatologias do trabalho é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Astenia é caracterizada pela falta de energia e cansaço generalizado sem causa aparente. Pode ser causada por alto nível de estresse, ansiedade ou estados depressivos. Também conhecida como fadiga.

  • Astenia é uma fraqueza orgânica, porém sem perda real da capacidade muscular. Caso ocorra perda muscular, passa a ser chamado de miastenia.

    Causas comuns: Infecções (viral ou bacteriana);Gravidez;Distúrbios do sono;Exaustão física ou mental;Desnutrição;Dor crônica;Desidratação e distúrbio de eletrólitos;Depressão;Problemas respiratórios;Problemas endócrinos;Problemas renais;Pressão baixa;Síndrome de abstinência;Efeito colateral de medicamentos;Reação adversa a substâncias;Inibidores do sistema nervoso central;Toxinas.

  • carga psíquica negativa?  WTF?

  • Achei a D extremista demais. Nem todo sentimento de irritabilidade, desânimo e desgaste mental se caracteriza como fadiga patológica.


ID
1192153
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O livro “A Loucura do Trabalho”, de 1980, é um marco inicial para os estudos sobre os sofrimentos relativos à psicopatologia do trabalho.
Considerando os conteúdos teóricos apresentados nessa obra é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Que isso??

    Sem lógica essa resposta!!!!

  • ideologia defensiva - tem por objetivo mascarar, conter e ocultar uma ansiedade particularmente grave. Ideologia desenvolvida coletivamente para lidar com o sofrimento oriundo do trabalho. São modos de agir dos trabalhadores para lidar com o sofrimento ocasionado pelo risco que o trabalho tem.

    Ex.: fazer pouco caso dos equipamentos de segurança, como se não existisse um risco real atrelado ao trabalho = pesudoinconsciência do risco.


ID
1192156
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O burnout é uma reação à tensão emocional crônica frente ao trabalho estressante.
Sobre as características desta reação é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) Embora estressado, o trabalhador mantém o sentido da sua relação com o trabalho. ( Ele não mantém )

    O burnout = síndrome multidimensional, que se constitui como uma maneira de enfrentar, mesmo que de forma inadequada, a cronificação do estresse ocupacional quando outras estratégias de enfrentamento falham. O burnout aparece como " síndrome do esgotamento profissional "

    São três características básicas no burnout : - exaustão emocional, despersonalização e baixo comprometimento. 

    Prejuízos que advêm do burnout pode ser classificados segundo os parâmetros - individual; profissional, organizacional. 


ID
1192159
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os grupos de profissionais mais frequentemente afetados pelo burnout são, exceto:

Alternativas
Comentários
  • que merda de pergunta...

  • a sindrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, se caracteriza como um distúrbio de caráter depressivo, acompanhado de extremo cansaço físico e mental. Esse transtorno, que tem origem na constante pressão emocional relacionada ao envolvimento laboral intenso por longo período de tempo, afeta trabalhadores que estão nolimite do estresse relacionado ao ofício, causando consequências psicológicas e físicas. O próprio termo “burnout” indica esgotamento: traduzido do inglês, significa “queimar-se” (ou “combustão completa”)

  • Os grupos de risco são profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e cuidadores), professores, jornalistas, atendentes de telemarketing, bancários e agentes de segurança (policiais, vigias e guardas penitenciários)

    Fonte: https://www.rbmt.org.br/details/46/pt-BR/sindrome-de-burnout

  • Acredito que seja importante considerar que a prova foi elaborada em 2010. Atualmente, as pesquisas mostram outra resposta

ID
1196446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


O processo de adoecimento no trabalho ocorre em função de sofrimento originado na frustração da realização do desejo pela cultura ou na padronização, restrição e homogeneização dos comportamentos organizacionais, que não permite os ajustamentos necessários da realidade objetiva de trabalho às necessidades do conjunto dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • 1. A padronização não necessariamente causa sofrimento e impede adaptação;

    2.  O sofrimento pode acontecer de outras formas além de frustração de desejo.

     

    Por outro lado, chama a atenção o fato de essa questão ser praticamente cópia literal de uma entrevista dada pela Ana Magnólia, conforme segue:

     

    "Esse adoecer acontece em função de um sofrimento freqüente e intenso, fracassadamente enfrentado, originado na frustração da realização do desejo pela cultura e/ou pela padronização, restrição e homogeneização dos comportamentos organizacionais, que não permitem ou até inviabiliza os ajustamentos necessários da realidade objetiva de trabalho às necessidades do conjunto dos trabalhadores, que de forma geral, são complexas e variadas".

     

    http://www2.pol.org.br/publicacoes/imprimir.cfm?id=40&materia=67

     

    Como entender?

  • Varios erros:

    1 A padronização não necessariamente causa sofrimento e impede adaptação.

    2 o sofrimento pode acontecer de outras formas além de frustração de desejo.

     


ID
1196449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


Uma cultura organizacional estabelecida com base em atitudes rígidas e controladoras serve aos interesses da racionalidade econômica e favorece o desenvolvimento de patologias do comportamento nos membros da equipe de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • achei estranho essa questão por que dizer que uma atitude rigida e controladora por parte da organização vai provocar patologias nos membros da equipe pra mim e forçado, pois na situação descrita o texto diz que houve despreparo por parte da organização na relação com os membros da equipe e pra mim pode haver um gestão rigida e autocrática como na liderança x por haver funcionários despreparados e descompromissados sem que isso faça leva-los a ter doenças.

  • "Nesse sentido, a cultura de uma organização, centrada no controle e carente de adaptações, PODE  funcionar como um instrumento que serve aos interesses da racionalidade econômica, favorecendo a produção de patologias no comportamento. Tais patologias dependem das pressões que algumas culturas impõem ao trabalhador, levando-o a assumir um comportamento dito "normal" pelo que é prescrito, mas provavelmente, à custa de muito sofrimento em ter que se adaptar e se ajustar a determinados contextos. " 




  • esta certo, a questão nao diz CAUSA, diz que FAVORECE adoecimento...

  • Questão CERTA. Quanto mais rígida e controladora for a cultura, mais chances irão existir dos colaboradores desenvolverem patologias...

ID
1196452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


Movimentação e captação de recursos humanos, recrutamento, seleção, gestão dos riscos de rotatividade e absenteísmo, processo de desligamento e planejamento de carreira são práticas de gestão que podem ser viabilizadas por meio de sessões coletivas de discussão, grupos operativos, treinamentos, processos de acompanhamento psicossocial e ações multiprofissionais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

  • A rigor, tudo que a assertiva indica como boas práticas de gestão pode ser operacionalizado com a utilização de uma ou mais das técnicas descritas, EXCETO no processo de desligamento - em geral, realizado individualmente  - por questões de ordem legal, moral e ética.

    Movimentação e captação de recursos - muitas empresas utilizam dinâmicas de grupo no sentido de selecionar os melhores candidatos; recrutamento e seleção: duas vias - reuniões de equipe de RH para seleção de currículos e na outra ponta, dinâmicas de grupo para seleção de candidatos; riscos de rotatividade e absenteísmo - as estatisticas por setor produtivo são conhecidas e os riscos idem, torna-se prática obrigatória esforços no sentido de prevenção/redução.

  • A questão generalizou demais, fazendo uma salada de frutas com os conceitos.

     

    Sessões coletivas de discussão: Movimentação e captação de recursos humano; recrutamento e seleção; gestão dos riscos de rotatividade e absenteísmo;

     

    Sessões individuais: processo de desligamento.

     

    Além disso, não é nada razoável utilizar treinamento para um processo de desligamento.


ID
1196455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


O desenvolvimento de estratégias para a articulação da produtividade e da qualidade de vida no trabalho pode ser feito pelas organizações com base na análise das relações entre cultura e saúde no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Olha o CESPE dando a questão de graça: "PODE SER FEITO"...

    A análise das relações entre a cultura organizacional e a saúde no trabalho contribui para a articulação e desenvolvimento de estratégia relacionadas à produtividade e qualidade de vida no trabalho.

    CORRETA!!!!
  •  “A  GQVT  é  o  conjunto  de  escolhas  de  bem-estar  -único  e personalizado-  em  busca  do  equilíbrio  a  partir  do  vínculo  com  o trabalho.  Esse  equilíbrio,  orientado  por  domínios  BPSO,  gera marcadores  específicos  de  cada  cultura  organizacional  e  de  dados consolidados em estudos científicos e práticas empresariais. 


ID
1196458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


A elaboração de um perfil cultural que integre variáveis como valores, relações de poder e padrões de comportamento de grupos, com o intuito de criar oportunidades para o desenvolvimento do prazer, da satisfação e do bem-estar dos trabalhadores e de evitar sofrimento, estresse, burnout e outras perturbações psíquicas, consiste em prática de gestão da cultura organizacional que contribui para a formação dos compromissos necessários à manutenção da integridade física, psíquica e social da equipe.

Alternativas
Comentários
  • lembre, cultura é gerenciável, já o clima não é diretamente gerenciável, podendo ser modificado somente através da gestão dos fatores que o geram.


ID
1196473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.


O trabalho pode mobilizar uma patologia individual que se adere a uma patologia social, desencadeando certas características, como por exemplo, falta de maturidade afetivo-emocional, dificuldades de relacionamento, prejuízo da qualidade dos vínculos afetivos, o que predispõe a determinados tipos de adoecimento.

Alternativas
Comentários
  • "falta de maturidade afetivo-emocional" é uma característica de uma patologia individual que pode ser desencadeada pelo trabalho? CREDO! 

  • http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8164-qualidade-de-vida-no-trabalho-a-fala-dos-motoristas-de-onibus-urbano.pdf
    Pg 23

    Trabalho participa do adoecimento dos indivíduos por colaboração ou por desencadeamento. 


ID
1196476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.


A clínica da atividade permite o restabelecimento da saúde mental por meio da transformação da organização do trabalho, embora a angustia vivenciada não seja facilmente removível, pois se encontra relacionada a outras esferas da vida.

Alternativas
Comentários
  • A Clínica da Atividade reafirma a importância de se criar métodos que permitam ao trabalhador desenvolver sua capacidade de agir, tornando-o o principal personagem na transformação de sua própria atividade. Ao falar do real da atividade, Yves Clot, traz algo inovador, e o que este autor apresenta é uma psicologia do desenvolvimento da ação, exercida dentro do próprio campo laboral. Esta é uma clínica da ação, da transformação, e que possibilita ao trabalhador desenvolver sua capacidade de agir sobre o meio laboral e sobre si.

  • Creio que o erro esteja em dizer que sempre a angústia vivenciada será dificilmente removida, uma vez que esta é uma especificidade de quando o adoecimento no trabalho foi desencadeado e aderida a patologias individuais. 


    "Mendes e Cruz (2004) entendem que na produção de sofrimento psíquico no ambiente organizacional, o trabalho pode participar desse adoecimento de dois modos: como colaborador e como desencadeador. No primeiro, o indivíduo está exposto a uma situação que colabora para o seu adoecimento. Quando esse cenário é transformado, a integridade física, psíquica e social é restabelecida. No segundo modo, o indivíduo possui características que, somadas às situações cotidianas de trabalho, o predispõe a determinados tipos de adoecimento. Nesse caso, mesmo que o contexto de trabalho seja transformado, a angústia não é facilmente removível, visto que existem conflitos em outras esferas de sua vida. "

    http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rpot/article/viewFile/8075/405



ID
1196482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.


A centralidade instrumental e substantiva do trabalho provoca a compulsão ao trabalho.

Alternativas

ID
1196485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.


O trabalho é determinante para o desenvolvimento das doenças mentais.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar melhor a questão? Marquei como correta.

  • A questão, cara Priscila, está enfaticamente afirmando que o trabalho é determinante para o desenvolvimento de doenças mentais, porém o mesmo é apenas um dos elementos propiciadores para o surgimento de doenças mentais. Não o único determinante.

  • Mas, Max, a questão não fala que é o único. Pelo que entendo o trabalho pode ser um fator determinante a depender do grau de sofrimento que causa a alguém, dependendo, pode até mesmo ser o único, pois uma pessoa que em um contexto geral tem uma "boa vida", pode acabar por adoecer apenas em decorrência do trabalho se o sofrimento vivenciado for muito intenso.

  • As doenças mentais são causadas pelo trabalho?

    ERRADO, muito genérica.

  • Doenças Relacionadas ao Trabalho (Capítulo 10 TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO RELACIONADOS AO TRABALHO
    (Grupo V da CID-10) - Ministério da Saúde

    Em nossa sociedade, o trabalho é mediador de integração social, seja por seu valor econômico (subsistência),
    seja pelo aspecto cultural (simbólico), tendo, assim, importância fundamental na constituição da subjetividade, no
    modo de vida e, portanto, na saúde física e mental das pessoas. A contribuição do trabalho para as alterações da saúde
    mental das pessoas dá-se a partir de ampla gama de aspectos
    : desde fatores pontuais, como a exposição a determinado
    agente tóxico, até a complexa articulação de fatores relativos à organização do trabalho, como a divisão e parcelamento
    das tarefas, as políticas de gerenciamento das pessoas e a estrutura hierárquica organizacional. Os transtornos mentais
    e do comportamento relacionados ao trabalho resultam, assim, não de fatores isolados, mas de contextos de trabalho
    em interação com o corpo e aparato psíquico dos trabalhadores
    . As ações implicadas no ato de trabalhar podem atingir
    o corpo dos trabalhadores, produzindo disfunções e lesões biológicas, mas também reações psíquicas às situações de
    trabalho patogênicas, além de poderem desencadear processos psicopatológicos especificamente relacionados às
    condições do trabalho desempenhado pelo trabalhador.
     

     

    Obs: A questão está errada por enfatizar que o trabalho é a "unica" fonte de desenvolvimento da doença. Se estivesse escrito " O trabalho é um dos determinantes para o desenvolvimento das doenças mentais". estaria correta a afirmação.


ID
1196488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A centralidade do trabalho traz consequências paradoxais para a saúde do trabalhador. De um lado, o trabalho — como atividade produtiva ontológica —, constituinte da identidade do trabalhador assume papel essencial para assegurar à saúde, de outro, os contextos nos quais ele se insere, leva a uma precarização de condições e oportunidades, contribuindo para um possível adoecimento dos trabalhadores. Ambos os contextos podem promover o estresse e a depressão.

Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.


Sintomas de estresse ou depressão, podem ser episódicos e até fazer parte de outros quadros clínicos, sendo relevante considerar a coexistência deles, a frequência e intensidade.

Alternativas