SóProvas


ID
2666290
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto I


A escravidão não é algo que permaneça apesar do sucesso das três revoluções liberais, a inglesa, a nortea-mericana e a francesa; ao contrário, ela conhece o seu máximo desenvolvimento em virtude desse sucesso. O que contribui de forma decisiva para o crescimento dessa instituição, que é sinônimo de poder absoluto do homem sobre o homem, é o mundo liberal.

LOSURDO, D. Contra-história do liberalismo. Aparecida: Ideias & Letras, 2006 (adaptado).


Texto II


E, sendo uma economia de exploração do homem, o capitalismo tanto comercializou escravos para o Brasil, o Caribe e o sul dos Estados Unidos, nas décadas de 30, 40, 50 e 60 do século XIX, como estabeleceu o comércio de trabalhadores chineses para Cuba e o fluxo de emigrantes europeus para os Estados Unidos e o Canadá. O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831, porque ainda ofereceu respostas ao capitalismo.

TAVARES, L. H. D. Comércio proibido de escravos. São Paulo: Ática, 1988 (adaptado).


Ambos os textos apontam para uma relação entre escravidão e capitalismo no século XIX. Que relação é essa?

Alternativas
Comentários
  • "O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831, porque ainda ofereceu respostas ao capitalismo "

    podemos entender que a escravidão dava muito lucro, pois mesmos depois da lei Eusébio de Queiroz eles continuavam á vender os escravos

  • Questão deveria ser anulada pois está escrito ´´nortea-mericana´´, algo que não faz o minimo sentido e nunca existiu

  • Luis Carlos Linares, Seu comentário deveria ser anulado, pois está escrito "Minimo", palavra que nunca existiu e não faz o mínimo sentido.

    Tem pessoas que não têm o que comentar, aí vem falar bost*, ao invés de colocar um comentário que realmente ajude e agregue na questão.

  • Importante entender o conceito de capitalismo. Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos.
  • GABARITO - C

    Trecho retirado do texto 1: O que contribui de forma decisiva para o crescimento dessa instituição...

    Sem dúvidas o autor quis demonstrar que a escravidão foi um sacrifício que os negros foram obrigados a fazer, mas que contribuiu muito com o sistema capitalista, pelo fato dos mesmos ajudarem no crescimento da produção a cada serviço realizado.

    Caveira!

  • Ambos os textos apontam para uma relação entre escravidão e capitalismo no século XIX. Que relação é essa?

    A A imposição da escravidão à América pelo capitalismo.

    ERRADO. Não houve essa imposição, foi fruto de uma escolha. "O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831"

    B A escravidão na América levou à superação do capitalismo.

    ERRADO. Não há essa superação. "O que contribui de forma decisiva para o crescimento dessa instituição, que é sinônimo de poder absoluto do homem sobre o homem, é o mundo liberal."

    C A contribuição da escravidão para o desenvolvimento do sistema capitalista.

    GABARITO. "O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831, porque ainda ofereceu respostas ao capitalismo."

    D A superação do ideário capitalista em razão do regime escravocrata.

    ERRADO. Não houve superação, pelo contrario.

    E A fusão dos sistemas escravocrata e capitalista, originando um novo sistema.

    ERRADO. Houve a fusão, mas não originou um terceiro sistema, mantivemos o capitalismo.