SóProvas


ID
2666569
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quando Rubem Braga não tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando não encontrava, dava no mesmo, ele abria a janela, olhava o mundo e comunicava que não havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte que também dava no mesmo: a crônica estava feita. Não tenho nem o engenho nem a arte de Rubem, mas tenho a varanda aberta sobre a Lagoa — posso não ver melhor, mas vejo mais. [...] Nelson Rodrigues não tinha problemas. Quando não havia assunto, ele inventava. Uma tarde, estacionei ilegalmente o Sinca-Chambord na calçada do jornal. Ele estava com o papel na máquina e provisoriamente sem assunto. Inventou que eu descia de um reluzente Rolls Royce com uma loura suspeita, mas equivalente à suntuosidade do carro. Um guarda nos deteve, eu tentei subornar a autoridade com dinheiro, o guarda não aceitou o dinheiro, preferiu a loura. Eu fiquei sem a multa e sem a mulher. Nelson não ficou sem assunto.

CONY, C. H. Folha de S. Paulo. 2 jan. 1998 (adaptado).


O autor lançou mão de recursos linguísticos que o auxiliaram na retomada de informações dadas sem repetir textualmente uma referência. Esses recursos pertencem ao uso da língua e ganham sentido nas práticas de linguagem. É o que acontece com os usos do pronome "ele" destacados no texto. Com essa estratégia, o autor conseguiu

Alternativas
Comentários
  • Texto interessante!

  • Gabarito: C

  • Lembrem- se !

    Finalidade dos pronomes ("Ele", em questão):

    Na gramática: será sempre um substituto de um substantivo. No caso em questão, substituir dois substantivos próprios, especificamente.

    Na organização textual: Cumpre uma dupla função (gramática + elemento de retomada de informação)

    Assim, o gabarito da questão é a letra C, pois relaciona claramente o pronome e os substantivos próprios, substituídos corretamente na organização do texto (nomes de autores)

    Observe que a letra D -apesar de sugerir algo correto em relação ao texto- escapa desses dois sentidos do uso pronominal "Ele", cobrados pelo comando da questão.