SóProvas


ID
2666956
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas. BUARQUE, C.; BOAL, A. Mulheres de Atenas. In: Meus caros Amigos, 1976. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 4 dez. 2011 (fragmento).


Os versos da composição remetem à condição das mulheres na Grécia antiga, caracterizada, naquela época, em razão de

Alternativas
Comentários
  • Só esquerda que acerta rsrs kkkkkkk
  • O que essa questão tem a ver com esquerda??

  • só não acerta, os mentecaptos!

  • é porque ela está no lado esquerdo do meu monitor...

  • Rebaixamento do status social é exagero. Então a mulher que não tem participação política e que é dona de casa é considerada um nada.

  • As mulheres de Atenas era inferiores aos homens

  • na minha apostila eles chamam a atenção para mulher porque elas tinham um papel muito importante ainda que excluídas da pratica da cidadania... ela eram valorizadas como mãe dos futuros guerreiros da cidade devendo ter condicionamento físico ótimo..alem disso a dedicação dos homens em atividades militares sobravam espaços para mulheres para ajudar na supervisão do trabalho dos hilotas e da agricultura em geral.......ou seja antes as mulheres nn tinha essa ideolgia de que eram submissas elas faziam seu papel pra sociedade daquela epoca

  • o problema desta questão consiste do papel da mulher em duas sociedades gregas: atenas e esparta. são diferentes. a questao , em momento algum diz sobre qual das polis se trata.

  • A letra da música é linda. Conta a história de mulheres apaixonadas por seus maridos, mas que em nenhum momento apresentavam voz de fala na sociedade antiga. Lembre-se que o homem era o chefe da casa. Não digo isso como crítica. Precisamos lembrar que apesar de ser considerada democrática Atenas estava longe de ser. O voto era restrito aos homens, cabendo as mulheres acatar o que era decidido sem a sua participação. A opinião delas não era levada em consideração, por isso seu rebaixamento de status social frente aos homens.

  • Alguém me explica em qual momento a música rebaixou a mulher. Questão ridícula.

  • A questão mescla a condição da mulher em Atenas e Esparta, exemplo, a mulher em Esparta tinha grande papel na educação dos filhos, estes seriam os futuros guerreiros. Voltando para questão, em Atenas as mulheres não eram considerada cidadã, sendo assim inferior aos homens.

  • Quanta confusão...

    1) Em nenhum momento a questão diz que a música rebaixa a mulher.

    2) A questão não precisa diferenciar Esparta e Atenas.

    O papel da mulher grega, seja espartana ou ateniense, sempre foi restrito aos serviços domésticos e aos gostos do homem (mesmo a espartana tendo mais direito de locomoção na ruas). Sendo assim, é óbvio que há um rebaixamento social, já que há expressa proibição de participação política feminina.

    Gabarito C

  • GABARITO: C

    Respondi por eliminação.

  • É só lembrar que o papel da mulher Ateniense era de ser submissa ao marido e que elas não eram consideradas cidadãs, SOMENTE os homens eram considerados cidadãos. Questão pra não zerar.

  • Letra C

    As mulheres atenienses eram vistas como cidadãs de segunda classe, sem direitos políticos e sem o direito mínimo de deixar sua residência mesmo por alguns momentos, na verdade, elas passavam sua vida dentro gineceu, saindo somente em dias de festa.

  • "Mirem-se no exemplo

    Daquelas mulheres de Atenas

    Vivem pros seus maridos

    Orgulho e raça de Atenas."

    A preposição "por" dá ideia de subjugação da mulher ao homem, pelo qual elas vivem.

  • GABARITO - C

    Em Atenas, as mulheres não eram valorizadas frente aos homens,eram completamente rebaixadas. Pega esse bizu que você possivelmente irá usar: Em Esparta a mulher era mais valorizada, pois tinha como participar dos treinamentos e realizar outras atividades, não somente ficar em casa.

  • As mulheres de Atenas tinham um papel secundário em relação aos homens. Elas não eram consideradas cidadãs, então não tinham direitos sociopolíticos e suas funções se restringiam ao cuidado doméstico.

    Atenção! As mulheres de Esparta possuíam uma maior liberdade em relação às de Atenas, pois como Esparta era uma cidade militarizada, quando os homens espartanos saíam para guerrear [constantemente], essas mulheres administravam a cidade. Sendo assim, suas funções se expandiam para além do lar. Porém, quando os homens voltavam da guerra, as espartanas voltavam à subordinação.