SóProvas


ID
2666980
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estima-se que cerca de 80% da área cultivada do estado de São Paulo esteja sofrendo processo erosivo, causando uma perda de mais de 200 milhões de toneladas de solo por ano. 70% desse solo chegam aos mananciais, causando assoreamento e poluição.

ZOCCAL, J. C. Adequação de erosões: causas, consequências e controle da erosão rural. Soluções cadernos de estudos em conservação do solo e água. Presidente Prudente: Codasp, v. 1, n. 1, maio 2007 (adaptado).


Como São Paulo, todo o Brasil sofre com o problema da deflagração e aceleração da erosão hídrica em áreas cultivadas, sendo que a perda de solos por esse tipo de erosão caracteriza-se por ser

Alternativas
Comentários
  • O processo erosivo hídrico, causado pelas chuvas, tende a ocorrer principalmente em áreas de precária cobertura vegetal ou, como diz no texto, presença de cultivos temporários. Isso porque a retirada da cobertura vegetal torna o solo mais vulnerável à infiltração da água das chuvas, pois as plantas e raízes que antes a absorveriam não existem mais, podendo causar os chamados movimentos de massa (Deslizamentos).

    Comentário da questões pelo Descomplica

  • R.:C

  • Letra C.

  • A erosão consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas. Desse modo, a perda do solo é mais intensa nos solos onde são realizados cultivos temporários, em comparação àqueles sobre os quais as coberturas de mata são mais preservadas.

    Gabarito = C

  • qual o erro da "e"?
  • terraceamento da lavoura é uma prática de combate à erosão fundamentada na construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas. ... A combinação dessas práticas de controle da erosão compõe o planejamento conservacionista da lavoura.

  • Culturas Temporárias → culturas de média ou de curta duração. Necessitam de constantes replantios. P.ex.: soja, milho, feijão, mandioca etc.