-
O detergente possui caráter anfifílico, isso significa que possui uma porção polar e outra apolar, assim como a dupla camada fosfolipídica que compõe as membranas celulares; Dessa forma, o detergente rompe a membrana e permite a liberação do DNA para continuar o processo de extração.
-
O detergente afeta as membranas porque elas são formadas por lipídeos. Com a ruptura das membranas o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltam -se e dispersam-se na solução. A função de algumas dessas proteínas é manter o DNA enrolado numa espiral muito apertada
-
O detergente é um tensoativo,ou seja,quebra a estabilidade das interações entre moléculas polares,interagindo também com as apolares.Quando jogamos água no piso de casa,a água se aglutina em certas regiões por sua tensão superficial,quando jogamos detergente,essa tensão é quebrada e a água se espalha por todo o piso.
A mesma coisa ocorre com as membranas plasmáticas,que se desvinculam(se desfazem) em suas ligações e forças de interação,quebrando a carioteca e liberando o material genético.
R:Letra "E"
-
Detergente: remove (quebra ligações lipídicas) gorduras.
Membrana e muitas ligações celulares: baseada em tensões lipídicas.
E
-
Para entender melhor o conceito de genética/DNA, são realizadas práticas caseiras que permitem a extração do DNA. Todos os organismos possuem informações genéticas nos ácidos nucleicos. Para que essa prática funcione, é necessário que a fruta (morango ou banana) esteja bem macerada para que a superfície de contato seja aumentada e a quebra das moléculas aconteça mais facilmente. Em seguida, misturam-se o detergente e o sal de cozinha, para que o DNA presente dentro dos cromossomos se separe dos outros componentes celulares. O detergente desestrutura as moléculas de lipídeos das membranas plasmáticas e outras membranas, e, sofrendo a ruptura, uma maior quantidade do DNA fica disperso na solução. O sal neutraliza a carga negativa do DNA e o álcool gelado possibilita a visualização das moléculas. Como a proteína é insolúvel no álcool, a visibilidade é possível. (Amabis & Martho. Biologia das células, 1997)
Sobre o papel do detergente,
A - a aglomeração do DNA ocorre na peneira ou coador, ao final de todo o processo, o detergente não tem esse papel. Incorreta.
B - o detergente promove a lise das membranas, não faz quebra de tecidos. Incorreta.
C - o processo de emulsificação ocorre na mistura entre o álcool e a solução, pois a proteína do DNA não é solúvel em álcool. Incorreta.
D - não ocorrem atividades enzimáticas nesse processo. Incorreta.
E - o detergente tem a função de romper essas membranas celulares e dispersar o DNA na solução. Correta.
Gabarito do professor: E
-
Pensei assim: AS membranas celulares do morango são bilipidica (gordura) o que faz a gordura se desfazer? detergente. então para a celular liberar o material genético, precisaria quebrar ou romper essas membranas, tanto da membrana celular quanto do núcleo.
-
Detergente quebra gorduras
-
a Membrana plasmática é feita por uma dupla camada de fosfolipídios (ou seja, gordura) e o detergente remove a gordura.