SóProvas


ID
2667409
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).


Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a

Alternativas
Comentários
  • Nas últimas três décadas houve uma grande expansão dos chamados “novos movimentos sociais”, pois, no mesmo período, organizações representativas tradicionais como os sindicatos e os partidos políticos entraram numa grande crise institucional e de confiança da população.

  • Aos que marcaram a alternativa B:

    Se há garantia dos direitos sociais constitucionais, para que existem movimentos sociais?

    Não faz muito sentido.

    Esses movimentos possuem justamente o objetivo de reivindicar direitos, participação político-social, igualdade, etc, em resposta a organizações tradicionais que, por exemplo, não criam iniciativas/projetos que contemplem as minorias (a periferia, a população negra e indígena, a comunidade LGBT...).

    Se o Estado ou as instituições não fazem algo por uma determinada coletividade, a alternativa que resta a ela é a mobilização social.

  • Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos (c). 

    Ora, se não fosse a crise da representatividade tradicional, não haveria motivo para tal inquietação popular galvanizada nos movimentos sociais, isto é, esses movimentos surgiram porque havia uma estagnação política, neste caso, de cunho tradicional.

  • pq não a "D"?

  • Resposta "D", no meu ponto de vista.

    Lembrem-se, ENEM possuí viés político, ele não aceitará que o próprio Governo tenha instabilidade dos direitos sociais, necessitando assim, dos movimentos sociais. Por isso colocou

    "Crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.". Mascarando a verdadeira culpa.

  • A galera vê conspiração em tudo, bicho. Não estudam sociologia, daí erram e ficam inventando narrativas inverossímeis.

    Primeiro: o texto não é do ENEM, é do Anthony Giddens, respeitado pensador britânico.

    Segundo: o texto fala em ascensão dos movimentos sociais pelo mundo. Não é um recorte brasileiro, portanto.

    Terceiro: quem elabora a prova do ENEM são os servidores do INEP, não o governo.

    Quarto: o que não falta, na prova de humanas, é questão culpabilizando o Estado brasileiro por uma série de problemas.

    A explicação não é uma crise democrática porque muitos desses movimentos ocorreram em países com democracias consolidadas, a exemplo de Estados Unidos e de França.

    Gabarito : (C)