SóProvas


ID
2667412
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante.

SAID, E. Cultura e im perialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).


O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma

Alternativas
Comentários
  • O texto caracteriza os ingleses como sendo socialmente civilizados e capazes de levar a civilização(ou o modelo anglo-europeu)à povos considerados inferiores.

  • A missão civilizatória era a justificativa mais ilustre das nações europeias para poderem explorar economicamente os continentes da África e da Ásia, a ideologia se baseava na própria concepção europeia de civilização.

    Fonte: Descomplica

  • O processo civilizador influenciado pela teoria do Darwinismo social em os mais "evoluídos" devem dominar os inferiores.Nesse caso sob uma perspectiva de dominação tecnológica,militar e moral.

  • Letra C

    Nessa época tinha acabado de ser publicado as ideias de Charles Darwin. Isso acabou sendo entendido erroneamente pelos europeus, e eles acabaram criando uma espécie de Darwinismo social, onde o Homem branco europeu se sentiam superiores aos povos da África e da Asia.

    Eles usavam a ideia de que estavam levando a civilzaçao aos outros povos como desculpa para irem domina-los e escravizar logo em seguida.

  • No caso da polícia, são 2 anos

  • Israel Felix, no caso da polícia são 3 anos. Tendo em vista o art. 41 da CF, são estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Decreto nº 59.310 de 1966:

    Art. 227 Depois de dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial, o funcionário poderá obter licença sem vencimento, para tratar de interesses particulares.

    Gabarito: CERTO, com base no art. 227, do Decreto nº 59.310 de 1966.

  • Na verdade tem que se atentar ao que o comando da questão está pedindo. Todos sabem que na realidade são 3 anos, mas se questão pedir o fundamento com base na lei 4.878, ai a resposta é que são 2 anos.

  • Meu amigo, se a intenção do imperialismo era fazer 'missões civilizátorias, por quê teve guerra?

    Tá muito mais relacionado a interesses do que 'salvar o povo africano'.