SóProvas


ID
2667538
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Mas, sendo minha intenção escrever algo de útil para quem por tal se interesse, pareceu-me mais conveniente ir em busca da verdade extraída dos fatos e não à imaginação dos mesmos, pois muitos conceberam repúblicas e principados jamais vistos ou conhecidos como tendo realmente existido.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Disponível em: www.culturabrasil.pro.br. Acesso em: 4 abr. 2013.


A partir do texto, é possível perceber a crítica maquiaveliana à filosofia política de Platão, pois há nesta a

Alternativas
Comentários
  • Em "O Príncipe",Maquiavel não desejava ordenar o meio perfeito de fazer política ou mesmo contar como uma república ou um governo deveriam funcionar.Mas como,na verdade,funcionam,desde seus acordos até o abandono da ética religiosa.

     

    R:Letra "E".

  • Para Maquiavel a explicação platônica era prescritiva,ou seja,formulavam como as coisas deveriam ser -perfeitas;o que só ocorre no mundo das ideias.Mas bem sabia o autor de "o príncipe",que a realidade é descritiva ,ou seja,o mundo é como aparenta ser na realidade.

    Resposta "E".

  • " [...] pois muitos conceberam repúblicas e principados jamais vistos ou conhecidos como tendo realmente existido."

    Resposta: (E) idealização de um mundo político perfeito existente no mundo das ideias.

  • Falou de Platão, ponha logo em mente o campo das ideias. No caso, para esse filósofo, o que vivemos, ou melhor, o que somos, o chamado Mundo Sensível, é transitório, repleto de erros e diariamente mutável <=> Dessa forma, as coisas materiais, títulos de riqueza, dentre outros, são quase que abandonados por Platão, pois para ele o que realmente tem maior relevância é o Mundo Inteligível, que seria um mundo onde almas são o que são, algo imutável e por via de regra perfeito.

    O que Maquiavel critica é justamente essa ideia de mundo perfeito no campo das ideias, a qual ele ponhe em questionamento até se existe tal mundo.

    Letra E

  • Letra E

    Maquiavel revolucionou a história do pensamento politico na medida em que faz uma critica contundente dos idealismos políticos presentes na filosofia politica clássica, de base platônica e aristotélica. Platão imagina a construção de uma cidade perfeita, em que cada individuo faz o que está naturalmente apto a fazer. Uma cidade que, por assim dizer, concretiza a ideia de justiça, o que é criticado de forma veemente por Maquiavel, que defende um realismo politico.

  • A) Flagrante anacronismo. O conceito de um deus uno (Deus) só aparecerá futuramente na História

    B) Não há imparcialidade política em Platão; só lembrar das suas duras críticas aos sofistas

    C) Descrição dos sofistas, os mestres da oratória e do relativismo; Platão discordava destes

    D) A epistemologia platônica é baseada na razão, não na experiência

    E) Gabarito

  • Se menciona Platão já lembramos do Mundo das Ideias