SóProvas


ID
2667586
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a produção de etanol combustível, as usinas retiram água do leito de rios próximos, reutilizando-a nas suas instalações. A vinhaça, resíduo líquido gerado nesse processo, é diluída para ser adicionada ao solo, utilizando uma técnica chamada de fertirrigação. Por meio desse procedimento, o fósforo e o potássio, essenciais à produção de cana-de-açúcar, são devolvidos ao solo, reduzindo o uso de fertilizantes sintéticos.


Essa intervenção humana no destino da vinhaça tem como resultado a diminuição do impacto ambiental referente à

Alternativas
Comentários
  • fósforo quando fica em excesso, ele estimula a proliferação de algas e outros outros organismos eutrofizadores, que diminuem a disponibilidade de oxigênio nos lagos e represas.

  • Na maior parte das vezes, a fertirrigação tem a finalidade de tão somente adubar o solo de uma maneira mais eficiente, barata e com um grau de precisão maior do que outros métodos de adubação, através da diluição de fertilizantes comerciais (N, P, K) em água de irrigação. Porém, há no Brasil experiências muito bem sucedidas utilizando-se resíduos industriais em culturas específicas. O que faz da fertirrigação, além de um método de adubação mais racional, uma técnica que permite a reabsorção dos nutrientes não aproveitados nos processos industriais, reduzindo muitas vezes a problemática do tratamento e disposição adequada dos efluentes. Por esse motivo, a fertirrigação pode ser aceita como técnica de tratamento de efluentes orgânicos por infiltração no solo evitando retorno aos lagos e rios o que pode promover a eutrofização de lagos e represas . Tal técnica, desde que bem aplicada e acompanhada de profissionais qualificados, não traz malefícios ao meio ambiente, pelo contrário, estimula uma melhor ciclagem do nitrogênio, fósforo e potássio.

  • Letra D

    A partir da leitura do enunciado, deve-se lembrar que o fosforo quando em excesso, estimula a proliferação de algas e outros organismos eutrofizadores, que diminuem a disponibilidade de oxigênio no ambiente.