SóProvas


ID
266791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de banco de dados, storage e RAID, julgue
os itens seguintes.

Nas redes NAS (Network Attached Storage), a infraestrutura é, na maioria das vezes, Gigabit Ethernet, e o dado a ser armazenado é do tipo bloco.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADO

    Essas caracteristicas são das redes SAN
  • Assertiva ERRADA.

    Na verdade a rede NAS trabalha com arquivos. A rede SAN trabalha com armazenamento em bloco.
     

  • Questão ERRADA

     

    CONCEITO das Redes NAS (Network Attached Storage). - Trata-se,  essencialmente de  um servidor conectado a rede, com a funcionalidade única de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede. Estas unidades não são desenvolvidas para tarefas computacionais em geral, apesar de tecnicamente ser possível executar outros softwares nelas. Geralmente, as unidades não possuem teclado ou monitor, e são configuradas pela rede, normalmente através de um browser.

    As Redes NAS podem conter mais de um HD,  que pode também contar com a tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks), centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e deste modo liberando recursos de outros servidores desta rede. Os protocolos utilizados pelo NAS são o NFS, popular em sistemas UNIX, ou CIFS/SMB (Common Internet File System/Server Message Block) em ambientes Windows, assim como o tradicional FTP.

    O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. A principal distinção entre os dois sistemas de armazenamento é que o NAS fornece protocolos de arquivo, e o SAN protocolos de camada. Raramente vê-se o sistema SAN sendo utilizado fora de grandes redes de computadores.

    Equipamentos NAS estão sendo usados pelo mundo corporativo há algum tempo, porém com a redução dos custos destes dispositivos e com a popularização de redes domésticas, diversos produtos NAS surgiram para o mercado pessoal. Estes dispositivos NAS de uso doméstico são baseados em processadores baratos rodando uma versão embarcada de LINUX. Além do baixo custo, estes aparelhos têm baixo consumo de energia e têm uma instalação relativamente simples. Existem alternativas OPEN SOURCE para implementações caseiras de NAS, como o FreeNAS, o Openfiler e o NASLite.
    Fonte de pesquisa:Wikipedia

  • Resumindo e comparando:
     
    Consolidando
    DAS
    Direct Attached Storage
    SAN
    Storage Area Network
    NAS
    Network Attached Storage
     
    O que é
    Um HD de storage dentro de um servidor ou qualquer dispositivo plugado diretamente à máquina requisitante, seja , por exemplo, por USB, Firewire ou eSATA.
     
    Uma rede à parte, especializada para fazer storage.
     
    Um serdidor de Storage com seu próprio número de rede, acessível diretamente a clientes, com o mínimo possível de SO para sustentar o serviço.
     
    Como os dados são acessados
    blocos
    Blocos
    Arquivos
    Pros
    Mesmo ligados fisicamente a uma única máquina, os dados podem ser acessados através da LAN. 
    É passível de configurações extremamente confiáveis, como RAID.
     
    O storage é independente dos servidores: pode haver um único pool de storage acessível a toda a rede. O backup ocorre separado da rede local. Tem alto desempenho, especialmente para aplicações de db. Deduplicação de dados.
     
    Pode ser colocado em praticamente qualquer lugar da rede. Fácil de manter e configurar. Simples backup. O storage pode ainda estar disponível, mesmo que a aplicação do serviço de arquivos caia. Fácil de atualizar. Pode acessar uma SAN ou ser extendido com um DAS.
    Considerações
    O dispositivo de storage fica ligado a uma única máquina, não podendo ser dividido com outras. Pode ser ineficiente, visto que um SO de propósito geral pode diminuir o desempenho de acesso aos dados (especialmente se compartilhado).
     
    Pode ser complexo e caro de configurar e manter. Requer equipamentos especiais, como controladores de SAN e seus adaptadores e switches, além se softwares especiais.
    Nem sempre é adequado a aplicações de alto desempenho.
     

    Mais em http://4sdrub4l.blogspot.com.br/2013/09/das-nas-san.html
  • ERRADO. Questão retirada do livro do Manoel Veras.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a ser transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009

  • Gabarito Errado

    É do tipo arquivo não de bloco.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • NAS opera a nível de arquivo, enquanto o DAS e o SAN operam a nível de bloco.

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    Nas redes NAS (Network Attached Storage), a infraestrutura é, na maioria das vezes, Gigabit Ethernet, e o dado a ser armazenado é do tipo bloco (File Storage).

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

  • Errado.

    DaS - Bloco

    NaS - Arquivo

    SaN - bloco

    (Cespe/2016) Um armazenamento conectado a uma rede NAS utiliza o sistema de arquivos de rede NFS

    que possibilita a clientes Windows, Linux e Unix acessarem os arquivos mediante uma rede IP. Certo

  • e-

    SAN - bloco. Os principais protocolos utilizados para conexão do SAN SCSI, FibreChannel, iSCSI, ATA overEthernet (AoE) ou HyperSCSI.

    NAS - arquivo.

    Um DAS é um sistema de armazenamento externo cuja principal característica é a ausência de dispositivos de rede (hub, switch ou roteador) entre o computador e o dispositivo externo. Os principais protocolos usados para conexão do DAS são ATA, SATA, eSATA, SCSI, SAS e FibreChannel.