-
Uma implementação de RAID em hardware requer pelo menos uma controladora especialmente dedicada para isso. Em uma estação de trabalho (PC comum) isso pode ser uma placa de expansão PCI, PCI-e ou uma placa integrada à placa-mãe. Controladoras utilizando a maioria dos tipos de drive podem ser usadas - IDE/ATA, SATA, SCSI, SSA, Fibre Channel, e às vezes uma combinação. A controladora e os discos utilizados devem estar isolados. Podem estar conectados diretamente ao computador, ou conectados via SAN. A controladora gerencia os drives e faz os cálculos de paridade necessários pelo nível de RAID escolhido.
A maioria das implementações em hardware provêem cache de leitura e escrita, o que (dependendo da carga de I/O) melhora a performance. Na maioria dos casos, o cache de escrita é não-volátil (protegido por bateria), e portanto, escritas pendentes não são perdidas no caso de uma falha no suprimento de energia. Implementações em hardware promovem performance garantida, não sobrecarregam o processador e podem suportar vários sistemas operacionais, já que a controladora apresentará ao sistema operacional um disco simples.
A maioria das implementações em hardware também suporta o "hot-swapping", permitindo que discos com falha sejam substituídos enquanto o sistema está sendo executado.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
-
RAID por hardware é sempre uma controladora de disco, isto é, um dispositivo que pode através de um cabo conectar os discos. Geralmente ele vem na forma de uma placa adaptadora que pode ser"plugada" em um slot ISA/EISA/PCI/S-Bus/MicroChannel.
fonte:http://www.dimap.ufrn.br/~aguiar/Manuais/Servidor/raid-soft-e-harw.html
-
Deveria ser anulada ou considerada errada:
Parte 1: Um array de armazenamento, ou array RAID, é uma unidade isolada, com seu próprio controlador, cache (normalmente) e discos.
--> Se for RAID físico está certo mas se for RAID lógico?.
Parte 2: Ele é conectado aos hosts por meio de um ou mais controladores SCSI
A controladora de um RAID não precisa ser SCSI, pode ser por ex: Placa HighPoint RocketRAID 2320: com PCI Express e portas SATA
-
Concordo com o amigo ai em cima
E quando o usuario trabalha com interface IDE,por exemplo?
Se a questao especificasse que o host usa algum drive escazi,nao teria problema
No minimo deveria ser trocada para ERRADA
-
Além de também ser possível fazer RAID por software. Questão mal formulada.
-
A maioria dos colegas abusando do copia e cola sem prestar atençÃo no que estão escrevendo. Alguns detalhes sobre a questão:
a) A maioria das placas mães atuais (isso a vários anos...) oferece opção para fazer RAID e SEM a necessidade de placas controladoras separadas.
b) NÃO é necessário controladores scsi para fazer um RAID, basta ver as implementações feitas com hd's SATA usando somente os recursos da placa mãe.
A quedtão esta ERRADA,
-
Ano: 2013
Banca: CESPE
Órgão: SERPRO
Prova: Técnico - Programação e Controle de Serviços de Tecnologia da Informação
Resolvi certo
texto associado
Existem dois tipos de implementação do conjunto redundante de discos independente (RAID), um via software e outro via hardware. No tipo via software, exige-se pelo menos uma controladora, que pode ser uma placa de expansão integrada à placa-mãe, especialmente dedicada para isso. A controladora gerencia os drivers e faz os cálculos de paridade necessários pelo nível de RAID escolhido.
errada
-
Essa questão tá errada. [1] afirma que, na maioria dos casos, o controlador é uma placa SCSI. Porém, nem sempre.
Fonte:
[1] PROJETO E ARQUITETURA DE REDES, J. F. DIMARZIO
-
Essa questão tá errada. [1] afirma que, na maioria dos casos, o controlador é uma placa SCSI. Na maioria dos casos, como está bem claro. Mas nem sempre.
Além disso, se o servidor não possuir controlador RAID, vc pode usar o recurso de RAID via software, que é implementado em nível de SO.
Fonte:
[1] PROJETO E ARQUITETURA DE REDES, J. F. DIMARZIO