Homem é acusado de matar e ocultar o cadáver de sua esposa.
a) Homem é acusado de matar sua esposa. Mantém a correção gramatical, mas não descreve a situação por completo.
b) Homem é acusado de matar o corpo e ocultar o corpo dela. Apresenta solução gramatical, mas existe incoerência no enunciado, logo que "corpo" já significa que alguém foi morto.
c) Homem é acusado de matar de sua esposa e ocultar o seu cadáver. Erro em colocar uma preposição num objeto direto.
d) Homem é acusado de matar sua esposa e ocultar o seu cadáver. (GABARITO)
Resposta: D
A frase apresenta leitura dicotômica, pois há dois verbos, “matar” e “ocultar”, para um mesmo objeto, “o cadáver de sua esposa”, possibilitando, com isso, a seguinte leitura: “matar um cadáver”. Uma das possibilidades de correção, não apagando informações fundamentais do enunciado, seria a seguinte: Acrescentar à frase o objeto direto “sua esposa” para o verbo “matar” (Homem é acusado de matar sua esposa), acrescentar o adjunto adnominal “seu” à palavra “cadáver” (e ocultar o seu cadáver) e apagar o adjunto adnominal “de sua esposa” (Homem é acusado de matar sua esposa e ocultar o seu cadáver de sua esposa)
Homem é acusado de matar e ocultar o cadáver de sua esposa.
Marque a alternativa que apresenta solução gramatical que minimiza o problema de sentido, percebido na frase, mantendo as principais informações transmitidas.
A
Acrescentar ao enunciado o objeto direto “sua esposa” para o verbo “matar” e ocultar o termo “e ocultar o cadáver de sua esposa”.
R: O homem é acusado de matar sua esposa = exclui o segundo termo ocultar seu cadáver deixando o gramatica incorreta
B
Acrescentar o objeto direto “o corpo” para o verbo “matar”, substituir a palavra “cadáver” por “corpo”, trocar o adjunto adnominal “de sua esposa” por “dela”.
R: Homem é acusado de matar o corpo e ocultar o corpo = repetição de palavras errada gramaticalmente
C
Acrescentar ao enunciado o objeto indireto “de sua esposa” para o verbo “matar”, acrescentar o adjunto adnominal “seu” à palavra “cadáver” e apagar o adjunto adnominal “de sua esposa”.
Não posso acrescentar um objeto indireto a uma oração transitiva direta
Lembrando verbo matar = VTD
D
Acrescentar ao enunciado o objeto direto “sua esposa” para o verbo “matar”, acrescentar o adjunto adnominal “seu” à palavra “cadáver” e apagar o adjunto adnominal “de sua esposa”.
R: Homem é acusado de matar sua esposa e ocultar o seu cadáver
R: GABARITO LETRA D