SóProvas


ID
2668294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Mais de 12 mil pessoas já fugiram de Hamouria, cidade reduto rebelde de Ghouta Oriental, região nos arredores de Damasco que se encontra cercada pelas forças do governo sírio. O regime cada vez avança mais dentro do território. Homens, mulheres e crianças, muitos carregando malas, cobertores e pertences, caminhavam a pé, em uma estrada suja, em direção a postos do exército sírio. Trata-se do primeiro êxodo em massa desde o início da ofensiva militar, lançada há um mês.

Êxodo em Ghouta. Jornal do Brasil, Internacional, 16 mar. 2018, p. 14.


Na Síria, a situação mencionada é consequência direta do seguinte evento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra "A"

  • https://oglobo.globo.com/mundo/milhares-de-sirios-fogem-de-ghouta-oriental-diante-de-avanco-pro-governo-22491573

  • Síria, quase sempre guerra civil

     

  • Resposta: A

    O xadrez das forças que se enfrentam na sangrenta batalha de Ghouta Oriental, na Síria

     

    A região síria de Ghouta Oriental, localizada nos arredores da capital Damasco, é palco de um acirramento da guerra civil. A área está desde 2012 sob o comando de grupos rebeldes. Há cerca de um mês, o governo de Bashar al-Assad e seus aliados intensificaram ofensivas contra os territórios que estão fora de seu controle.

    Ghouta Oriental sofreu vários dias consecutivos de bombardeios, que deixaram mais de 700 civis mortos. Segundo a ONU, 76% das residências foram devastadas, e grande parte dos 400 mil moradores se mudou para abrigos subterrâneos. Há restrição à entrada de ajuda humanitária.

    Além disso, há suspeitas de que um ataque químico, com gás de cloro, tenha ocorrido na região. Médicos que atendem a população local disseram ter tratado pessoas com problemas respiratórios sintomáticos de exposição a essa substância após bombardeios aéreos realizados pelo governo sírio - que negou as acusações.

     

    Fonte: http://www.bbc.com

  • A questão se refere à guerra civil da Síria, iniciada em 2011, e que em 2018 está entrando no seu sétimo ano.

  • COMENTÁRIOS:

    A questão se refere à guerra civil da Síria, iniciada em 2011, e que em 2018 está entrando no seu sétimo ano. Questão fácil, cobrando um conflito armado que já caiu muito e continua caindo em provas de Atualidades em concursos públicos.

    Gabarito: A

  • Rússia bombardeia militantes sírios a partir de base iraniana

    Acredita-se que essa tenha sido o 1º ataque a partir do Irã. 
    Desde setembro de 2015, Rússia apoia as tropas do governo sírio. 

    confundi com isso.

    Mas a russía bombardeou foi os rebeldes de resistência síria e não o O GOVERNO

     

  • ''Mais de 12 mil pessoas já fugiram de Hamouria, cidade reduto rebelde de Ghouta Oriental, região nos arredores de Damasco que se encontra cercada pelas forças do governo sírio. O regime cada vez avança mais dentro do território. Homens, mulheres e crianças, muitos carregando malas, cobertores e pertences, caminhavam a pé, em uma estrada suja, em direção a postos do exército sírio. Trata-se do primeiro êxodo em massa desde o início da ofensiva militar, lançada há um mês.'' A resposta está no texto.

  • A situação da Síria não é nada simples e é um bom exemplo do que se pode chamar de xadrez geopolítico.

    No caso apresentado, a batalha de Ghouta Oriental representa um dos vários desdobrados dessa guerra civil que se desenvolve no território sírio.

    A região síria de Ghouta Oriental, localizada nos arredores da capital Damasco, estava desde 2012 sob o comando de grupos rebeldes. Por ser considerada a principal cidade de resistência ao ditador sírio, havia restrição à entrada de ajuda humanitária.

    Segundo a ONU, 76% das residências foram devastadas.

    Resposta: A