SóProvas


ID
2668693
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Analista comprou um roteador wireless e o conectou por cabo em um switch para acessar a estrutura de rede cabeada. Isso permitiu que todos os dispositivos sem fio conectados nesse roteador tivessem acesso a todos os serviços disponíveis na rede cabeada, como por exemplo, acesso à internet. Nesse caso, o roteador foi configurado pelo Analista para operar no modo

Alternativas
Comentários
  • Um ponto de acesso sem fio (em inglês: wireless access point, sigla WAP) é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet. Letra "B"

  • GABARITO: LETRA B

     

     

    a)  é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

     

    b) é um dispositivo que permite interligar duas redes sem fio entre site ou uma rede a vários dispositivos. Em geral, o access point se conecta a uma rede cabeada, e fornece acesso sem fio a esta rede para dispositivos móveis no raio de alcance do sinal de rádio.

     

    c) Uma ponte, ou bridge, é um dispositivo de rede que cria uma rede agregada a partir de várias redes de comunicações ou vários segmentos de rede. Um dispositivo com esta função é chamada de ponte de rede, ou network bridge. A operação de uma ponte ou bridge é diferente daquela de um roteador, que permite que várias redes diferentes se comuniquem independentemente, permanecendo distintas entre si.

     

    d) É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original.[2] Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.

     

    e) O backbone é o responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades, dentro ou fora de um país. Essa grande espinha dorsal é dividida em partes menores com a finalidade de impedir que o tráfego e a transmissão de dados sejam lentos. No entanto, por continuar a ser a rede principal, o backbone faz a conexão de todas as redes menores, sendo possível, então, acessar qualquer rede por meio dele.

     

     

    Bons estudos!!!!!!!!

     

     

     

  • LETRA B

     

    Conceito muito cobrado pela cespe e agora na FCC!

     

    Access point é um dispositivo de acesso que opera de forma similar a um Switch usado para a conexão de computadores em uma rede sem fio. (Além de poder ser conectado a uma rede cabeada para fornecer acesso sem fio a ela, também pode ser utilizado para estender o alcance do sinal do modem Wi-Fi para as áreas da empresa que precisam de acesso à internet.)

     

    Q637334 Access point é um dispositivo usado para a conexão de computadores em uma rede sem fio.

  • Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio. A segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio. A terceira e última função é transformar sinal sem fio em sinal com fio. 

    Nem todo AP possui todas as funções. Ele pode ter somente uma dessas ou todas elas.

     

    Para resumir a história: Se você quer aumentar o alcance do seu sinal seu fio, transformar o sinal cabeado em sinal wireless ou transformar sinal wireless em cabeado, use um AP.

  • A) a conexão ponto-a-ponto é utilizada para conectar dois dispositivos, distantes ou não um do outro. Muitas vezes para conectar a matriz de uma empresa a uma filial ou para, simplesmente, conectar dois computadores.

     

    B) O access point é de fato o que estamos procurando. Um dispositivo comutador de camadas 2 e 3 capaz de conectar equipamentos sem fio a uma rede cabeada (normalmente para acesso à internet).

     

    C) Bridge (ou ponte) é um dispositivo utilizado para conectar segmentos de rede. Ela trabalha até a camada 2 na pilha TCP/IP, não realizando roteamento IP. Foi aos poucos substituída pelos switches.

     

    D) Modem é um dispositivo capaz de Modular e Demodular (algo como formatar) sinais a fim de conectar redes com tecnologias distintas (ex. Modem ADSL que liga rede TCP/IP com rede de telefonia fixa).

     

    E) Backbone é referência ao núcleo ou à espinha dorsal de uma determinada rede.

  • Acess point = equipamento que centraliza todas as comunicações da rede.

  • Acertei só porque lembrei que quando um técnico vai instalar o roteador é comum ele dizer que vai "criar um ponto de acesso"

  • Gab: LETRA B

     

    Para que uma rede de computadores Wi-Fi seja montada em modo conhecido como infraestrutura, é necessária a presença de um equipamento que centraliza todas as comunicações desta rede. Esse equipamento é conhecido como ponto de acesso Wi-Fi ou simplesmente ponto de acesso. (Alguns livros não traduzem o termo do inglês, portanto se referem a ele como AP – Access Point.)

     

    Fonte: Livro Informatica Para Concursos - 5 - Joao Antonio Carvalho

  • Access point é um dispositivo de acesso que opera de forma similar a um Switch usado para a conexão de computadores em uma rede sem fio. (Além de poder ser conectado a uma rede cabeada para fornecer acesso sem fio a ela, também pode ser utilizado para estender o alcance do sinal do modem Wi-Fi para as áreas da empresa que precisam de acesso à internet.)

     

  • Uma ponte, ou bridge, é um dispositivo de rede que cria uma rede agregada a partir de várias redes de comunicações ou vários segmentos de rede. Um dispositivo com esta função é chamada de ponte de rede, ou network bridge. A operação de uma ponte ou bridge é diferente daquela de um roteador, que permite que várias redes diferentes se comuniquem independentemente, permanecendo distintas entre si.

  • Tá, mas e um Access Point, o que ele faz?

    Antes de mais nada, saiba que um Access Point e um Roteador Wireless, na maioria das vezes, são bem parecidos, fisicamente.

    Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal. Sabe quando você está com seu notebook bem longe da antena que propaga o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho? Pronto, se você pôr um AP na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai pegar o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e retransmitirá o sinal com 100% de intensidade. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.

    A segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio. Daí você me pergunta “Não é melhor comprar um roteador sem fio?”, daí eu volto à explicação sobre roteadores… Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. Então se você quer pôr rede sem fio na sua empresa – que teoricamente está na mesma rede – você deve comprar um Access Point e não um roteador.

    A terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio. Pode parecer meio estranho essa aplicação, mas imagine uma situação onde precisamos conectar duas filiais que distam 2km entre si e o custo para puxar cabos de fibra óptica é muito elevado. Nesta situação poderíamos conectar as empresas através de um link sem fio e posteriormente transformar esse sinal que trafega pelo ar em sinal trafegável por cabos.

    Nem todo AP possui todas as funções. Ele pode ter somente uma dessas ou todas elas.

    Para resumir a história: Se você quer aumentar o alcance do seu sinal seu fio, transformar o sinal cabeado em sinal wireless ou transformar sinal wireless em cabeado, use um AP.

    Fonte: http://blog.mundomax.com.br/informatica/qual-a-diferenca-entre-um-roteador-wireless-e-um-access-point/

  • letra b

    vide os comentários bem explicativos dos nobres colegas concurseiros.

  • Se você tem um roteador na sua casa, mas tem partes dela em que o sinal wireless está fraco, você tem duas opções: comprar um Access Point, que estenderá o sinal da sua rede; ou, se você tiver um roteador velhinho que não esteja sendo usado, você pode utilizá-lo no Modo Access Point e ele funcionará exatamente igual a um.

    Gab. B

  • um resumo/diferenciação das principais funções dos equipamentos de rede:

    MODEM (modulador/demodulador de sinal) => transforma o sinal digital em analógico e vice-versa

    SWITCH => conecta computadores em uma rede com fio (par trançado)

    ACCESS POINT => conecta computadores em uma rede sem fio

    ROTEADOR => interliga 2 ou mais redes

  • Segue o resumo pessoal:

    MODELOS

    - CONEXÃO PONTO: utilizada para conectar dois dispositivos

    - SWITCH*: distribui sinais da internet para todos os pc

    - ACESS PONT: conectar equipamentos sem fio a uma rede cabeada

    - BRIGDE: utilizado para conectar segmentos de rede

    - MODEM: modular/ desmodular de sinais a transforma o sinal digital em analógico e vice-versa

    - BACKBONE: espinha dorsal de uma determinada rede.

    - PROVEDOR: conexão residência ao servidor

  • ✿ Access Point (Ponto de Acesso)

    Estamos na época dos combos! Hoje em dia, um Provedor de Internet é também um Provedor de TV a Cabo (Ex: NET e Claro, GVT e Vivo, etc). Imaginemos que você contrate um desses serviços: um técnico virá até sua residência, fará alguns furos, passará um cabo coaxial branco pela parede e o conectará a um modem que estará na sala da sua casa – esse equipamento permitirá que você tenha acesso à Internet Banda Larga.

    Nos dias atuais, esse modem também faz a função de um Roteador Wireless! E, assim, você finalmente terá acesso a Wi-Fi e não terá que se preocupar em ligar cabo algum ao seu notebook. No entanto, há um problema: quando o técnico foi embora, você percebeu que – ao se deslocar da sala e foi para o quarto – o sinal da wi-fi no celular piorou vertiginosamente. É aí que entra o Access Point (em tradução livre, Ponto de Acesso).

    Ele é um dispositivo de rede utilizado para estender a cobertura de redes de internet sem fio. O Access Point é o dispositivo que vai ajudar a manter o sinal na sala, cozinha, garagem, etc – ele pode ser compreendido como uma espécie de repetidor de sinal wi-fi. Façam um experimento social: a próxima vez que vocês forem a algum local que ofereça wi-fi para o público geral (Ex: Aeroporto, Universidade, Estádios, etc), olhem para o teto ou para as paredes! Eu tenho certeza que vocês encontrarão vários dispositivos como esses da imagem acima. O que eles estão fazendo ali? Eles estão estendendo, aumentando, distribuindo, repetindo o sinal wifi por todas as localidades. Dessa forma, todo mundo tem um Ponto de Acesso (Access Point) à internet sem fio. Por fim, o detalhe é que ele é apenas extensor de sinal, ainda é necessário ter um roteador. Em outras palavras, um roteador wireless pode trabalhar no modo Access Point, mas um Access Point não pode trabalhar no modo roteador.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos

  • GAB.: B

    O Acess Point é um dispositivo de rede utilizado para estender a cobertura de redes de internet sem fio

  • essa questão está muito errada... mal feita como tudo dessa banca.

  • GABARITO (B).

    ACCESS POINT - Ponto de Acesso!

  • Access points funcionam como extensores de uma rede sem fio, para ampliar a sua cobertura.

  • Assertiva b

    Nesse caso, o roteador foi configurado pelo Analista para operar no modo access point.

  • -access point é um dispositivo de rede usado para estender a cobertura de redes de Internet.

    -funciona conectado via cabo a um roteador ou um switch e distribui sinal Wi-Fi na outra ponta.

  • ACESS POINTO VIA BROADINGCAST

  • Gabarito: B

    ACESS POINT: estende a cobertura de redes de internet sem fioaumentando, distribuindo, repetindo o sinal Wi-Fi por todas as localidades. Dessa maneira, ainda é necessário possuir um roteador, uma vez que o roteador é o responsável por conectar diversos dispositivos de uma rede local à internet. 

    ROTEADOR PODE TRABALHAR COMO ACESS POINT, MAS UM ACESS POINT NÃO PODE TRABALHAR COMO ROTEADOR.

  • --> ACCESS POINT: Estende os recursos da rede local para a rede sem fio.. Ex: chefe de uma empresa quer ter acesso às impressoras e computadores que estão ligados por cabeamento a um switch, então coloca-se um access point pra que ele tenha esse acesso sem fio a uma rede cabeada e não precisar ficar naquela mesma sala.

  • Essa questão traz exatamente os pontos característicos de um access point. O Access Point dá acesso a todos os serviços disponíveis na rede cabeada. Diferente do Hot Spot que somente provê acesso à internet.

    Access Point

    Dá acesso à rede. Se for uma rede com impressora e servidor de arquivos, por exemplo, o access point vai dar acesso integral à rede.

    Hot Spot

    No hot spot, o acesso é somente à conexão com a internet. Através do hot spot, o usuário não vai conseguir acessar a impressora compartilhada na rede, por exemplo.

    Repetidor

    O repetidor só entende sinal. Ele simplesmente regenera um sinal fraco, estendendo o acesso a locais mais distantes.

    Bons estudos!