SóProvas


ID
2668804
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A excelência nos serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no processo de modernização e voltada ao atingimento do grau ótimo de prestação dos serviços públicos ao cidadão. O conceito de qualidade na Administração pública reflete essa busca, com a utilização de ferramentas e metodologias, como o modelo de excelência desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ),

Alternativas
Comentários
  • O sistema de pontuação não é considerada como um  fundamento pela FNQ. 

     

    Fundamentos:

    1. Pensamento Sistemico;

    2.  Apredizado organizacional e inovação:

    3. Cultura de Inovação;

    4. Liderança e Constância de propósitos;

    5- Orientação por processos e informações;

    6- Visão de futuro;

    7- Geração de valor;

    8- Valorização das pessoas;

    9- Conhecimento sobre o cliente e o mercado;

    10- Responsabilidade social;

    11- Desenvolvimento de parcerias;

     

    Critérios

    1- Liderança;

    2- Estratégia e Planos;

    3- Clientes;

    4- Sociedade;

    5- Informações e conhecimento;

    6- Pessoas;

    7- Processos;

    8- Resultados;

  • GAB: A.

     

    Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TST Prova: Analista Judiciário – Área Administrativa

     

    Um dos mais conhecidos modelos de gestão de qualidade, que, com as adaptações correspondentes, vem sendo aplicado na busca de excelência no âmbito da Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ, segundo o qual 

     

     a) são apresentados fundamentos e critérios de excelência, divididos em subitens, aos quais são atribuídas pontuações que permitem identificar o grau de excelência da organização, inclusive, mas não necessariamente, para atribuição de premiação. (GABARITO)

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  •  a) que permite às organizações avaliarem o grau de excelência atingido, a partir da utilização de um sistema de pontuação apresentado com base nos critérios de excelência da Fundação. ✔️

     

    COMENTÁRIO: A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) lançou no final de 2011 o Indicador Nacional da Maturidade da Gestão (INMG). O indicador é um instrumento para mensurar, por intermédio dos prêmios de gestão alinhados aos Critérios de Excelência da FNQ, o nível mediano de aderência a esses Critérios pelas organizações participantes dos ciclos de premiação.

     

    Para exemplificar:

    - Uma organização com 700 pontos no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) possui pontuação padronizada igual a 70 (70% dos pontos possíveis).

    - Uma organização com 250 pontos em algum prêmio estadual cujo limite seja 500 possui pontuação padronizada igual a 50 (50% dos pontos possíveis).

    - Uma organização com 60 pontos no Prêmio MPE Brasil (Micro e Pequena Empresa) possui pontuação padronizada igual a 60 (60% dos pontos possíveis).

     

    O indicador serve para as organizações terem como referência o seu nível de maturidade em relação às demais empresas brasileiras que se submetem a prêmios que utilizam o MEG como referência, além de demonstrar um resultado que certamente tem grande contribuição da FNQ.

     

    FONTE: http://www.fnq.org.br/avalie-se/inmg

    ~~~~~~~~~~~~~~~~

     

     

  •  a) que permite às organizações avaliarem o grau de excelência atingido, a partir da utilização de um sistema de pontuação apresentado com base nos critérios de excelência da Fundação.

    CORRETA. Conforme explicações dos colegas.

     

     b) que apenas pode ser aplicado a entidades integrantes da Administração que se submetam ao regime jurídico de direito privado, como as sociedades de economia mista. ERRADA, uma que que restringe a aplicação do modelo às entidades que possuem regime jurídico de direito privado, sendo que pode ser aplicao a qualquer órgão ou entidade da administração pública, direta ou indireta, independentemente de do regime jurídico ao qual se submetam. 

     

     c) que quando aplicado no setor público, necessita de diagnóstico prévio para identificar os critérios e fundamentos aderentes ao órgão e entidade, com o desenvolvimento de uma matriz específica. ERRADA. Ao meu ver, o erro está em dizer que é preciso identificar os critérios e fundamentos, sendo que os critérios e fundamentos já estão estabecidos pelo MEGP (Modelo de Excelência em Gestão Pública).

     

     d) que propicia às entidades da Administração pública e aos servidores o acesso a treinamentos e serviços, porém não à avaliação propriamente dita, que é voltada apenas ao setor privado. ERRADA. A avaliação é possível e possui aplicabilidade no setor público, por meio do MEGP.

     

     e) que embora não aplicável ao setor público, pode servir de parâmetro para o desenvolvimento de modelos próprios de excelência, os quais, por seu turno, podem concorrer à premiação promovida pela Fundação. ERRADA. O modelo é sim aplicável ao setor público, com algumas adaptações, como já dito na explicação da alternativa d.

  • O FNQ é adaptável a todo tipo de organização.

  • Por que materiais vocês estudam Administração Pública? 

  • Mas os critérios não foram substituídos por 8 fundamento na 21º Edição do MEG? 

  • De acordo com prof. Carlos Chavier, no modelo de 2010 do Gespública existiam diferentes pontuações para a organização nos Instrumentos para Avaliação da Gestão Pública (IAGP). No processo de autoavaliação, a depender de sua experiência com a excelência em gestão, a organização deveria utilizar um modelo com o total de 250, 500 ou 1.000 pontos. O MEGP mais recente, de 2014, traz apenas a possibilidade de autoavaliação em um IAGP de 1.000 pontos, independentemente da maturidade da organização.  Então, ainda se usa o modelo de pontuação, mas não levando em conta o aspecto da maturidade organizacional ( alternativa "A" CORRETA

    É importante observar também que , a despeito do novo modelo do fnq não preconizar o sistema de pontuação baseado na maturidade, um dos benefícios do novo modelo ainda é  permitir um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão. (O ERRO DA "C" é afirmar necessita de diagnóstico para aplicar o modelo do FNQ. A aplicação do modelo FNQ é que permite a criação do diagnostico e não o contrário)

    http://www2.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Meu resumo sobre este assunto, espero que possa ajudar em outras questões:

     

    Fundação Nacional da Qualidade (alcance de resultados):

     

    ·        Pensamento sistemática = ligado a compreensão e tratamento de relações;

     

    ·        Atuação em rede,  agilidade;

     

    ·        Compromisso com as partes interessadas = Estabelecimentos de pactos com as partes;

     

    ·        Aprendizado organizacional e inovação;

     

    ·        Adaptabilidade = ou seja, capacidade de mudança em tempo hábil;

     

    ·        Liderança transformadora = atuação e forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida;

     

    ·        desenvolvimento sustentável;

     

    ·        orientação por processos;

     

    ·        geração de valor = econômico, sociais e ambientais.

  • Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

    Nestes links, é possível se aprofundar no tema:

    http://www2.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

    http://www2.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

     

  • FNQ:

    ·         Q795085: o modelo da FNQ contempla adaptação para a gestão pública, com conteúdos específicos para cada critério.

     

    ·         Q852873: são apresentados fundamentos e critérios de excelência, divididos em subitens, aos quais são atribuídas pontuações que permitem identificar o grau de excelência da organização, inclusive, mas não necessariamente, para atribuição de premiação.

    Questões parecidas: Q782850, Q840486

     

    ·         Q885978: alicerçado no binômio - Princípios constitucionais da Administração pública e fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea.
    Questão parecida: Q356774

  • a) que permite às organizações avaliarem o grau de excelência atingido, a partir da utilização de um sistema de pontuação apresentado com base nos critérios de excelência da Fundação. Gabarito

    b) que apenas pode ser aplicado a entidades integrantes da Administração que se submetam ao regime jurídico de direito privado, como as sociedades de economia mista. Não apenas, né pessoal

    c) que quando aplicado no setor público, necessita de diagnóstico prévio para identificar os critérios e fundamentos aderentes ao órgão e entidade, com o desenvolvimento de uma matriz específica.

    d) que propicia às entidades da Administração pública e aos servidores o acesso a treinamentos e serviços, porém não à avaliação propriamente dita, que é voltada apenas ao setor privado. Sem avaliação ? claro que não

    e) que embora não aplicável ao setor público, pode servir de parâmetro para o desenvolvimento de modelos próprios de excelência, os quais, por seu turno, podem concorrer à premiação promovida pela Fundação. Essa foi gritante.

  • Macete para diferenciar entre Fundamentos e Critérios da FNQ:

    1 - Fundamentos tem "nomes" mais longos, com mais de uma palavra.

    2 - Quase todos os Critérios tem "nomes" curtos com apenas uma palavra.

    3 - Somente 2 Critérios possuem mais que uma palavra no nome: Estratégias e Planos // Informações e Conhecimento.

    FUNDAMENTOS:

    1. Pensamento Sistemico;

    2.  Apredizado organizacional e inovação:

    3. Cultura de Inovação;

    4. Liderança e Constância de propósitos;

    5- Orientação por processos e informações;

    6- Visão de futuro;

    7- Geração de valor;

    8- Valorização das pessoas;

    9- Conhecimento sobre o cliente e o mercado;

    10- Responsabilidade social;

    11- Desenvolvimento de parcerias;

    CRITÉRIOS:

    1- Liderança;

    2- Estratégia e Planos;

    3- Clientes;

    4- Sociedade;

    5- Informações e conhecimento;

    6- Pessoas;

    7- Processos;

    8- Resultados;

  • As provas de Analista me parecem ter sempre questões mais fáceis em comparação com a prova de técnico... 

  • O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:

     

    - Modelo Sistêmico

    Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). 

     

    - Não é prescritivo

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

     

    - Adaptável a todo tipo de organização

    O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva.

     

    O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. 

     

    Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.


    Fontes: Próprio Site da FNQ

  • -> São apresentados fundamentos e critérios de excelência, divididos em subitens, aos quais são atribuídas pontuações que permitem identificar o grau de excelência da organização, inclusive, mas não necessariamente, para atribuição de premiação.

  • Serei bem suscinta em minha contribuição visto que os colegas abaixo já explicaram bastante o conteúdo.

     

    O modelo de excelência em gestão da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade - consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, que orientam a adoção de praticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão.

    São esses os critérios:

     

    liderança - estratégias e planos - clientes - sociedade - informações e Conhecimento - pessoas - processos - resultados.

     

     

    Cada critério e composto por subitens, aos quais são atribuídas pontuações, que, somadas, atingem 1.000 pontos: a maior pontuação encontra-se vinculada ao critério Resultados, com 450 pontos. O sistema de pontuação visa determinar o estágio de maturidade da gestão da organização - que varia desde o estágio preliminar ( de 0 a 150 pontos) até organizações com enfoques altamente proativos (de 850 a 1.000). Tendo como referência os critérios de excelência , as empresas podem realizar a avaliação simplesmente para validar sua forma de atuação, ou podem se candidatar ao prêmio nacional de excelência em gestão ( Prêmio Nacional de Qualidade). TODAS AS EMPRESAS QUE SE CANDIDATAM AO PRÊMIO NACIONAL SÃO AVALIADAS POR PROFISSIONAIS EXTERNOS ACREDITADOS PELA FNQ, e recebem um relatório completo de sua organização, em que são relacionados os pontos fortes e diagnosticadas as oportunidades para melhoria. As empresas privadas vencedoras do PNQ regra geral,têm obtido lucros significativos - as públicas e/ou semipúblicas têm obtido melhorias significativas na prestação dos serviços.

    GABA "a"

  • A) Que permite as organizações avaliarem o grau de excelência dos serviços prestados.

  • Alternativa A. Correto. O MEG permite que as organizações realizem uma autoavaliação com base em critérios de excelência.

    Alternativa B. Errado. O MEG pode ser utilizando tanto por organizações públicas quanto privadas.

    Alternativa C. Errado. O MEG pode ser utilizando tanto por organizações públicas quanto privadas.

    Alternativa D. Errado. O MEG permite que as organizações realizem uma autoavaliação com base em critérios de excelência.

    Alternativa E. Errado. O MEG pode ser utilizando tanto por organizações públicas quanto privadas.

    Note que a banca faz um arrodeio mas cobra basicamente o mesmo conhecimento em todas alternativas. Portanto, fique atento a esses dois pontos sobre o MEG: 1) Permite uma autoavaliação; 2) Pode ser utilizando tanto por organizações públicas quanto organizações privadas.

    Gabarito: A