SóProvas


ID
2668840
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo decisório consiste, tal como descrito pela doutrina especializada, na escolha do caminho mais adequado a ser seguido pela organização em determinada situação e contexto, optando-se entre alternativas ou possibilidades para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Nesse contexto, a doutrina também indica diferentes tipos de decisão e diferentes processos de tomada de decisão, a exemplo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Tipos de decisão: 

     

    a) Programadas: rotineiras, muitas informações, ambiente de certezas, usa o acervo de soluções.

    b) Não-programadas: Problemas novos, informações incompletas, alto grau de incerteza.

     

    Modelos de tomada de decisão

     

    a) Decisão consultiva: os membros participam apresentando opiniões (como consultores) e o líder toma a decisão, ou seja, faz a escolha do caminho a ser seguido, ou da alternativa a ser adotada (dentre as várias apresentadas).

    b)  Decisão democrática: São passadas aos membros do grupo autonomia e autoridade para que eles mesmos façam a escolha, ou seja, tomem decisões. A decisão, normalmente, é tomada por voto da maioria.  Método seguro.

    c) Decisão consensual: a decisão é tomada por todos e, mesmo que alguém discorde ou ache que alguma alternativa seria melhor do que a escolhida, todos concordam em apoiar a decisão do grupo. Sobre esse modelo, é importante observar que as decisões consensuais, em geral, exigem maior tempo para que se chegue a essa “posição central” e comum a todos.Traz a sensação que todos no grupo tiveram a sua oportunidade de influenciar.

     

    Outros modelos: decisão grupal, segundo Schein 

     

    A) Decisão pela rejeição pela falta de reação: aceita as ideias sugeridas por falta de reação.

    B) Decisão pelo uso da autoridade: Tomada pelo gestor. Evita a opinião do grupo. Rápido.

    C) Decisão pela minoria: quando um subgrupo se sobressai e não resta opção.

    D) Decisão pela maioria: via votação ou eleição.democrático

    E) Decisão pelo consenso: não é necessariamente unanimidade.

     

     

    Resumo tomada de decisão: https://drive.google.com/open?id=1WX3XCwWY6kD8VYBjooKRagRwZJCDueur

    Resumos free outros: https://goo.gl/92FN88 

  • Letra (e)

     

    Complementando:

     

    As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido (MAXIMIANO, 2004).

     

    As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análises sucessivas,desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão (MAXIMIANO, 2004).

  • Vou tentar "destrinchar" ainda mais as alternativas e complementar os ótimos comentários dos colegas...

     

    a) da tomada de decisão democrática, aplicável apenas para problemas que envolvem as diretrizes estratégicas da organização, no bojo de um processo de planejamento, e que redunda na denominada “posição central”. (ERRADA)

     

    A tomada de decisão democrática não se aplica somente ao âmbito estratégico da organização - e, sim, a todos os níveis. Além disso, a ideia de "posição central" está ligada à tomada de decisão consensual.

     

     

    b) das decisões não programadas, também denominadas intuitivas, tomadas em situações ordinárias e extraordinárias vivenciadas pela organização, porém envolvendo alta tensão. (ERRADA)

     

    As decisões não programadas são tomadas em situações extraordinárias; tomadas decorrentes de problemas novos, pouco frequentes.

     

    OBS.: não achei nada falando que são sinônimos de intuitivas. Mas faz sentido, uma vez que:

    "As pessoas usam a intuição para tomar decisões quando: existe alto nível de incerteza; há poucos precedentes em que se basear; as variáveis são menos previsíveis cientificamente; os fatos são limitados; [...]" (Fonte: Andréia Ribas, 2013)

     

    OBS. 2: intuição não é o oposto de racionalidade (são conceitos complementares)

     

     

    c) da tomada de decisão consensual, que decorre de processo de consulta e votação de todos os membros da organização envolvidos no tema em debate, prevalecendo o voto da maioria(ERRADA)

     

    A ideia de voto da maioria é ligada à tomada de decisão democrática, em que os próprios membros tomem as decisões.

     

     

    d) das decisões programadas, que não se confundem com as racionais, pois não envolvem, necessariamente, o acervo de soluções da organização, mas sim as práticas usuais de cada líder. (ERRADA)

     

    A alternativa quis confundir com o conceito de decisões não programadas. As decisões programadas decorrem de um acervo de soluções da organização, pois são decorrentes de problemas rotineiros. Assim, não necessitam da intervenção de um líder. Ademais, essas decisões estão ligadas ao conceito de racionalidade.

     

     

    e) da tomada de decisão consultiva, que pressupõe a participação dos membros da organização envolvidos com a apresentação de opiniões quanto à melhor solução. (GABARITO)

     

    Se estiver errado, corrija-me

    Bons estudos!!!

     

     

  • Se é consensual não há porque falar em voto da maioria.

     

    Considere que, no desenrolar da execução de um projeto governamental considerado estratégico, o órgão encarregado se defrontou com a necessidade de decidir sobre a continuidade ou interrupção, em face da superveniência de um contingenciamento de recursos orçamentários que atingiu todas as atividades em curso. Diante disso, toda a equipe envolvida foi indagada, tendo a oportunidade de opinar sobre o melhor caminho a seguir, apresentando, inclusive, uma nova alternativa: de modificação do projeto para redução de custo. Nesse cenário e sopesando os prós e contras de todas as alternativas e análises apresentadas, o líder da equipe tomou a decisão de interromper o projeto. O processo decisório, tal como narrado, representa um modelo de tomada de decisão

    a) autocrática.
    b) consultiva.
    c) autoritária.
    d) intuitiva.
    e) delegada.

  • A Teoria da Tomada de Decisão, de Herbert Simon, fala de dois tipos de decisão:

     

    Decisões Programadas / Estruturadas*: tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas (Q795087); tipo de decisão que resolve problemas que já foram enfrentados antes e, para cuja resolução, basta aplicar um curso de ação que já faz parte do acervo da organização (Q852880)

    - Decisões Não programadas / Não estruturadas*: não comportam soluções padronizadas (Q795087); preparadas uma a uma para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver (Q852880)

     

    * A Q66979 se referiu à teoria de Simon como estruturadas e não estruturadas.

     

    Modelos de tomada de decisão:

    - Modelo Consultivo: nesse modelo, o gestor consulta a equipe, mas a decisão, ao final, é dele.

    "(...) toda a equipe envolvida foi indagada, tendo a oportunidade de opinar sobre o melhor caminho a seguir, apresentando, inclusive, uma nova alternativa (...) sopesando os prós e contras de todas as alternativas e análises apresentadas, o líder da equipe tomou a decisão de (...) (Q855109); a decisão é tomada pelo próprio gestor, que considerará as opiniões apresentadas pelos envolvidos (Q762988); os envolvidos opinam e o líder toma a decisão (Q886464).

     

    - Modelo Democrático: membros têm autonomia e autoridade para tomar a decisão, sendo, geralmente, tomada por voto da maioria.

     

    - Modelo Consensual: os membros concordam com a decisão do grupo (Q244089); a decisão é tomada por todos; todos concordam em apoiar a decisão do grupo. As decisões consensuais exigem, em geral, maior tempo para que se chegue à posição comum (consenso).

     

    Qualquer erro, corrijam-me! Bons estudos.

  • Questão inventada. Não me surpreende vindo da FCC. 

     

  • sem conhecer a doutrina específica fica dificil aceitar que decisão consultiva tenha que advir necessariamente de  consulta a membros da organização, porque existem emrpesas terceirizadas de consultoria, algo comum no meio ekmpresarial...

  • Gabarito: E

    Independente da metodologia utilizada para se chegar a uma decisão, toda e qualquer organização, seja ela pública ou privada, busca sempre a melhor solução, consultando a todos os membros relevantes aos específicos casos.

  • É só se basear pelo Pebliscito, em que de consulta a população diretamente envolvida para decidir quanto a separação ou integração de um estado.

  • Modelos de tomada de decisão

    Decisão consultiva – os membros participam apresentando opiniões e o líder toma a decisão, ou seja, faz a escolha do caminho a ser seguido, ou a alternativa a ser adotada.

    Decisão democrática – são passadas aos membros do grupo autonomia e autoridade para que eles mesmos façam a escolha, ou seja, tomem decisões.

    Decisão consensual – é tomada por todos e, mesmo que alguém discorde ou ache que alguma alternativa seria melhor do que a escolhida, todos concordam em apoiar a decisão do grupo.

  • O erro da letra C é que Consensual não prevalece o voto na maioria, mas sim do líder.

  • Tipos de decisão:

    => Autocráticas X Compartilhadas X Delegadas

    ‒Modelos de Decisões Compartilhadas: com a equipe.

    o Consultiva – líder toma a decisão, mas consulta os membros.

    o Democrática – autonomia à equipe, feita pelo voto da maioria.

    o Consensual – todos analisam e, mesmo discordando da solução, concordam em apoiar a decisão do grupo.

    => Criativa x Lógica

    ‒ Criativa: inovadora, arriscada, menos consensual.

    ‒ Lógica: estável, zona de conforto, maior aceitação.

    => Estratégicas X Táticas X Operacionais

    o Estratégica: escolhem objetivos para a organização

    o Tática (ou Administrativa): colocam decisões estratégicas em prática

    o Operacional: definem meios e recursos

    => Satisfatórias x Maximizadas x Otimizadas

    o Satisfatórias: qualquer alternativa serve

    o Maximizadas: procuram o melhor resultado possível

    o Otimizadas: equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas

    E ainda temos:

    => Racional X Intuitiva

    => Individual X Grupal

    => Programadas x Não programadas (uma das mais cobradas)

  • Alternativa A. Errado. A tomada de decisão de forma democrática não se limita a problemas que envolvem diretrizes estratégicas.

    Alternativa B. Errado. As decisões não programadas não se confundem com decisões intuitivas. 

    Alternativa C. Errado. Descreve as características de um processo de decisão democrático. Consenso pressupõe a unanimidade de opiniões, ou seja, todos concordam.

    Alternativa D. Errado. As decisões programadas são aquelas que integram o acervo de soluções da organização.

    Alternativa E. Certo. Tomada de decisão consultiva é aquela que os membros são consultados, sendo a tomada de decisão realizada pelo líder.

    Gabarito: E

  • Gostaria de saber o erro da B....