SóProvas


ID
2668879
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo, considere o texto abaixo.


    Mídias sociais têm sido insistentemente acusadas de fomentar a polarização política, reforçando e consolidando pontos de vista divisivos que têm tornado impossível o debate público.

    Porém, estudos mostram que, embora exista seleção no consumo de notícias de acordo com a orientação ideológica, a dieta informacional das pessoas é mais variada do que se supõe. Leitores de direita, por exemplo, consomem mais notícias de veículos de direita, mas leem também a grande imprensa e até, ocasionalmente, veículos de esquerda.

    Os estudiosos chamam a atenção também para o fato de que nas interações sociais diretas as pessoas selecionam ainda mais com quem se relacionam de acordo com a orientação política e, quando interagem com pessoas diferentes, evitam assuntos sensíveis, como política e religião.

    Por que então temos a nítida percepção de que a polarização é aguda e se acentua nas mídias sociais?

    A resposta retoma a constatação de outros pesquisadores: a polarização é um fenômeno circunscrito aos mais engajados, que são também os mais influentes nas mídias sociais.


(Adaptado de: ORTELLADO, Pablo. Disponível em: folha.uol.com.br)

Porém, estudos mostram que, embora exista seleção no consumo de notícias de acordo com a orientação ideológica, a dieta informacional das pessoas é mais variada do que se supõe.

Uma redação alternativa para o segmento sublinhado acima, em que se mantêm a correção e a coerência, está em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)

     

    Conjunções Coordenativas

    São aquelas que ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em:

     

    1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda. Por exemplo:

    A sua pesquisa é clara e objetiva.

    Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

     

    2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo:

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

     

    3) Alternativas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente. São elas: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez. Por exemplo:

    Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversário.

     

    4) Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim. Por exemplo:

    Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.

     

    5) Explicativas: ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto. Por exemplo:

    Não demore, que o filme já vai começar.

     

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php

  • Gabarito letra a).

     

    "Porém, estudos mostram que, embora exista seleção no consumo de notícias de acordo com a orientação ideológica, a dieta informacional das pessoas é mais variada do que se supõe."

     

     

    DESTACANDO OS ERROS DAS DEMAIS ALTERNATIVAS

     

     

    a) Gabarito.

     

     

    b) No entanto, já se estuda o fato de que, conforme a orientação ideológica interfere no consumo e seleção de notícias*, tem-se que a dieta...

     

    * A expressão sublinhada acima passa uma ideia de conformação e conformidade, enquanto a redação original passa uma ideia de concessão - expressa pela conjunção "apesar de". Já que houve alteração do sentido, a alternativa "b" não pode ser o gabarito em tela.

     

    Fontes:

     

    https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf86.php

     

    https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf87.php

     

     

    c) De acordo com estudos*, ainda que se selecionem as notícias a consumir, a partir da orientação ideológica, a dieta...

     

    * A expressão sublinhada acima passa uma ideia de conformação e conformidade, enquanto a redação original passa uma ideia de adversidade e oposição - expressa pela conjunção "todavia". Já que houve alteração do sentido, a alternativa "c" não pode ser o gabarito em tela.

     

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/conjuncoes-adversativas/

     

     

    d) Conforme estudos, mesmo existindo escolha a partir da orientação ideológica, no consumo de notícias, a dieta...

     

    * A expressão sublinhada acima passa uma ideia de conformação e conformidade, enquanto a redação original passa uma ideia de adversidade e oposição - expressa pela conjunção "todavia". Já que houve alteração do sentido, a alternativa "d" não pode ser o gabarito em tela.

     

     

    e) Todavia, estudos demonstram que havia possibilidades de escolha no consumo de notícias, segundo a orientação ideológica, ainda que a dieta...

     

    * Com a retirada das conjunções e a troca destas de lugar na oração, a redação da alternativa "e" mudou completamente o sentido da redação original. Por isso, a alternativa "e" não pode ser o gabarito em tela.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • GABARITO A

     

    A questão exige a substituição correta entre as conjunções adversativas. 

     

    Porém, contudo, entretanto, todavia, no entanto, não obstante.  

  • Gabarito - A

     

     

    "Porém [ADVERSATIVA], estudos mostram que, embora [CONCESSIVA] exista seleção no consumo de notícias de acordo com a orientação ideológica, a dieta"

     

     

     

    a) Contudo [ADVERSATIVA], estudos revelam que, apesar de [CONCESSIVA] a orientação ideológica [...]    

     

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

     

    ERROS: 

     

     

     

    b) No entanto [ADVERSATIVA], já se estuda o fato de que, conforme [CONFORMATIVA] a orientação ideológica [...] 

     

     

    →  Erro nos conectivos.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) De acordo com [CONFORMATIVA] estudos, ainda que [CONCESSIVA] se selecionam as notícias [...] 

     

     

    →  SelecionEm.

     

    →  Erro nos conectivos.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) Conforme [CONFORMATIVA] estudos, mesmo existindo escolha à partir da orientação [...] 

     

     

    →  Não há crase antes de verbo, JAMAIS!

     

    →  Erro nos conectivos.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) Todavia [ADVERSATIVA], estudos demonstram que haviam possibilidades [...] , segundo [CONFORMATIVA] a orientação [...]

     

     

    →   Verbo HAVER no sentido de existir é IMPESSOAL, não varia.

     

    →  Erro nos conectivos.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Gente, vamos avisar para os coleguinhas..

    A partir não tem crase, antes de verbo não rola crase..

     

  • Contudo, estudos revelam que, apesar de a orientação ideológica interferir na seleção de notícias a serem consumidas, a dieta...

    Oração Subordinada Adverbial Concessiva - Indica permissão (concessão) entre as orações.

    Apesar de queembora, ainda que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto

     

    Oracao coordenada Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. 

     

    gabarito A

  • Essa banca ama os conectores, rapaaaaz....

  • Contudo, estudos revelam que, apesar de a orientação ideológica interferir na seleção de notícias a serem consumidas, a dieta...

    Oração Subordinada Adverbial Concessiva - Indica permissão (concessão) entre as orações.

    Apesar de queembora, ainda que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto

     

    Oracao coordenada Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porémcontudo, todavia, entretanto, no

  • Essa questão requer conhecimento acerca dos valores semânticos dos conectivos: conjunções coordenativas, conjunções subordinativas e das preposições/locuções prepositivas; pontuação; concordância do verbo “haver"; flexão verbal (tempo e modo).

    Saber a ideia que cada conjunção e preposição expressam é importante para manter a coesão e coerência textual.

    O objetivo dessa questão, ao reescrever a oração destacada do enunciado, é substituir, respectivamente, a conjunção coordenativa adversativa “porém" por um outro conectivo do mesmo valor semântico – oposição – e substituir a conjunção subordinativa concessiva “embora" por um outro conectivo do mesmo valor, além de obedecer às regras gramaticais.

    Lembrando que as orações subordinadas adverbiais concessivas são orações que exprimem um fato contrário ao da oração principal, mas não suficiente para anulá-lo ou impedi-lo. Suas principais conjunções são: embora, conquanto, ainda que, apesar de que, posto que, se bem que, por mais que, por menos que, mesmo que etc.


    As orações coordenadas adversativas exprimem um fato contrário à oração anterior. Suas conjunções são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, senão (após uma negativa).


    ALTERNATIVA (A) CORRETA – A conjunção coordenativa adversativa “contudo" expressa o mesmo sentido da conjunção coordenativa adversativa “porém" – de oposição; ideia contrária à oração anterior -, e a locução prepositiva “apesar de" também expressa o mesmo sentido da conjunção subordinativa concessiva “embora". Ademais, a pontuação e a concordância estão de acordo com a norma-padrão.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Já se pode descartar esta alternativa pelo simples fato da presença da conjunção subordinativa conformativa “conforme" introduzindo a segunda oração. Tal conjunção exprime valor de concordância, consonância entre as orações; logo, não pode substituir a conjunção concessiva – de valor opositivo. Já a conjunção “no entanto", iniciando o período, pode substituir “porém", pois têm o mesmo valor semântico.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A locução conjuntiva “ainda que" pode substituir “embora", pois ambas têm o mesmo valor semântico: concessivo. Porém, ocorre um desvio que não está conforme a norma-padrão - a flexão modo-temporal do verbo “selecionam" -, conjugado no presente do indicativo. Como as orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem um fato possível, o adequado é conjugar os verbos no modo subjuntivo, por exemplo, “ainda que se selecionem". Ademais, a locução prepositiva “a partir de" expressa uma ideia temporal (deste ponto; em diante), com isso muda o sentido original da frase.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A preposição acidental “mesmo" pode perfeitamente substituir a conjunção “embora" porque ambas têm valor concessivo. Entretanto, há duas falhas na sentença: “a partir" está com acento indicativo de crase, não se usa acento indicativo de crase diante de verbos, esse a é somente preposição; a outra falha é em relação ao emprego da vírgula separando “orientação ideológica" de seu complemento “no consumo de notícias".
     ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Há desvio de concordância verbal em “haviam possibilidades". O verbo “haver" está no sentido de “existir", nesse caso, ele não deve ir ao plural, devendo se flexionar apenas na 3ª pessoa do singular. Além disso, a oração não está exprimindo uma ideia concessiva, como na escrita original.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A).