SóProvas


ID
2670013
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um bloco de diferentes informações digitais interconectadas é um hipertexto, que, ao utilizar nós ou elos associativos (os chamados links), consegue moldar a rede hipertextual, permitindo que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, sem ser obrigado a seguir uma ordem linear. Na internet não nos comportamos como se estivéssemos lendo um livro, com começo, meio e fim. Saltamos de um lugar para outro − e seja na mesma página, em páginas diferentes, línguas distintas, países distantes etc.

(FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto)


Considera-se como o pai do hipertexto o teórico

Alternativas
Comentários
  • Theodor Holm Nelson, ou simplesmente Ted Nelson, é um filósofo e sociólogo estadunidense nascido em 1937. Pioneiro da Tecnologia da Informação, inventou os termos hipertexto e hipermídia, em 1963, e os publicou em livro, no ano de 1965. 

    Fonte: Wikipedia

  • Gab. D

     

    Pág. 44 de Jornalismo digital de Pollyana Ferrari

    Para o pai do hipertexto, Ted Nelson, o conceito de texto elástico (strech text), aquele que se expande e se contrai conforme as solicitações do leitor, faz com que o internauta assuma o comando da ação (...).

     

    O hipertexto, ou a escrita não sequencial com liberdade de movimentação entre os links, é uma ideia simples e óbvia. É apenas a versão eletrônica das conexões literárias tal como já as conhecemos. (Ted Nelson, 1987, em Webjornalismo - Magaly Prado, pág. 48)

  • "A palavra hipertexto foi utilizada pela primeira vez nos anos 60 por Theodor Nelson, que definiu o conceito como uma escrita não sequencial, um texto com várias opções de leitura que permite ao leitor efetuar uma escolha" (CANAVILHAS, p.10)

    Fonte: Webjornalismo: 7 características que marca as diferenças. João Canavilhas