SóProvas


ID
2670085
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere:


Listas, tabelas e gráficos são então convertidos de modo que sejam funcionais a uma construção narrativa. O software constrói frases simples, mas legíveis, com linguagem técnica ou informal, coerente com a linha editorial do jornal que solicita o serviço. O resultado é uma nota com um número de palavras que varia entre 150 e 300. E todo o processo é realizado em poucos segundos, automaticamente.


Em julho de 2014, a Associated Press, uma das maiores agências de notícias do mundo, causou polêmica ao anunciar a adoção do Wordsmith, um sistema para a produção de notícias sobre os resultados trimestrais das sociedades cotadas em bolsas de valores. “Durante muitos anos perdemos tempo mastigando números e remanejando as informações fornecidas pelas empresas, publicando cerca de 300 relatórios a cada trimestre”, explicou o editor-chefe de Economia da AP, Lou Ferrara. “A partir de agora podemos produzir até 4.400 destes relatórios.” Para confeccionar tantas notícias seriam necessárias dezenas de jornalistas que se ocupassem exclusivamente desta tarefa, a custos exorbitantes.

(Adaptado de: SANTORI, F. G. Jornalismo-robô: softwares que escrevem notícias dividem indústria e profissionais de mídia. Opera Mundi, 20/01/2015)


Como mostrada no trecho acima, a implantação das tecnologias de comunicação para processamento de grande quantidade de dados cumpre, em relação aos profissionais da área, o papel de

Alternativas
Comentários
  • “A partir de agora podemos produzir até 4.400 destes relatórios.” Para confeccionar tantas notícias seriam necessárias dezenas de jornalistas que se ocupassem exclusivamente desta tarefa, a custos exorbitantes

  • Ao ler as alternativas, basta ler, verticalmente, as primeiras palavras de cada frase - todas verbos - para já matar a questão.

  • Pense numa questãozinha estimulante!!! #sqn

  • Gabarito do Professor:

    Wordsmith é o nome de um software de Natural Language Generation5 (NLG), desenvolvido pela Automated Insights, que processa grandes volumes de dados estruturados e converte-os em textos. Utilizado por empresas renomadas em todo o mundo (como os jornais Le Monde, The Washington Post e Deutsche Well), esse programa possibilita a produção de notícias sobre várias áreas, como a financeira e a eleitoral.

    Apelidado de jornalismo automatizado e jornalismo robô, o resultado dessas tecnologias da comunicação é visto sob diferentes pontos de vistas por parte dos jornalistas. Alguns acreditam que esses softwares podem roubar empregos e expor melhorias que só são obtidas por meio das maquinas; já outros acreditam que seu uso liberta esses profissionais da comunicação de tarefas rotineiras e mecânicas e permitem que eles se dediquem a matérias jornalísticas mais qualificadas.

    O Jornalismo Automatizado é o resultado da ação de humanos e máquinas que atuam em conjunto nas redações jornalísticas. Não há, diferentemente do que é apresentado em filmes de ficção, uma atuação autônoma e independente da ação humana por parte do software NLG.  

    Vamos analisar as alternativas e identificar o papel que as tecnologias da comunicação exercem:

    A) Errado. O uso dos softwares NLG tem como objetivo principal aumentar a produtividade de notícias em diversas áreas por meio do uso de dados provenientes de banco de dados e até mesmo de mídias sociais. As interpretações enviesadas são exclusividade do trabalho humano, já que as notícias automatizadas possuem estruturas simples, padronizadas e repetitivas.

    B) Errado. O uso dessa tecnologia da comunicação tem como objetivo aumentar a produção de notícias e não a eficiência dos instrumentos de trabalho. Por lidar com grande volume de dados, a precisão da apuração obtida pela máquina é maior que a observada nos humanos.

    C) Errado. Essas tecnologias da comunicação buscam processar dados em larga escala, a fim de quantificar e apresentar os dados, para uma futura abordagem e análise pelos humanos.

    D) Errado. DalBen (2017) afirma que os softwares NLG podem ficam responsáveis pelas tarefas mecânicas e rotineiras, liberando o repórter para investigações mais aprofundadas e matérias jornalísticas com melhor qualidade.

    E) Certo. Apesar de depender de humanos para atuar, as tecnologias de comunicação tendem a avançar e substituir, em grande parte, pessoas e processos para aumentar produtividade e baixar custos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Dalben, Silvia & d'Andréa, Carlos. Cartografando o Jornalismo Automatizado: redes sociotécnicas e incertezas na redação de notícias por robôs. V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Universidade Anhembi-Morumbi, 27 de junho de 2017.
  • a prova disso é que estamos tentando sobreviver sendo servidor público kkkk