SóProvas


ID
2670106
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere:


I. No pós-guerra, a preocupação com a relação desigual de troca de informações entre países desenvolvidos e em desenvolvimento levou à construção de uma agenda de controle proposta pela Unesco, condensada num documento, o Relatório McBride, no Brasil publicado como Um mundo e muitas vozes.

II. As nações mais interessadas no controle dos fluxos de informação entre os países foram Estados Unidos e Inglaterra, preocupados com a expansão da indústria cultural soviética no Ocidente.

III. Nos anos 1990, com o avanço do processo de globalização e da internet, a Unesco substituiu sua proposta de controle de fluxos de informação por uma agenda que democratizasse o acesso e a difusão de informações, com programas de democratização da comunicação e inclusão digital.

IV. Embora os meios digitais tenham se expandido e alcançado cidades de quase todo o mundo, a produção de conteúdo por indústria cultural passou a se concentrar cada vez mais nos maiores conglomerados empresariais de entretenimento, tornando o fluxo entre as nações mais desigual do que nos anos 1970.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - O Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação. Entre os problemas identificados estavam a concentração da mídia e o acesso desigual à informação e à comunicação.

    II - Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório MacBride foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO.

     

     

     

  • Errei, pois achei que o fluxo entre as nações não estaria tão desigual como nos anos 70. Engano meu

  • Em 1980, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) publicou o Relatório McBride – Um mundo e muitas vozes. O documento recebeu tal nome em homenagem ao presidente da Comissão Internacional para Estudos dos Problemas da Comunicação, Sean McBride.

    Dentre seus objetivos podemos destacar o questionamento da concentração midiática dos fluxos de comunicação, a análise do desequilíbrio estrutural presente na área comunicacional global, a exclusão midiática de grupos, comunidades, povos e regiões, a legitimação das demandas de uma nova ordem mundial da informação e da comunicação, e a democratização do acesso e inclusão digital.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. CERTO. A relação desigual de troca de informações ocorria de forma ordenada e concentrada, nos sentidos Norte à Sul e Oeste à Leste.

    II. ERRADO. Alguns países, como os Estados Unidos e a Inglaterra, onde estão localizadas três das principais agências de notícias do mundo, não ficaram contentes com as conclusões desse documento e saíram da UNESCO. O foco, no entanto, não tinha relação com a expansão da indústria cultural soviética no Ocidente.

    III. CERTO. O Relatório McBride indica que as descobertas das novas tecnologias e a globalização possibilitariam a diversificação e individualização das mensagens, segmentação e personalização dos conteúdos, democratização da comunicação e inclusão digital.

    IV. CERTO. A Internet ampliou de forma extraordinária o acesso à informação, mas também contribuiu para aumentar a concentração da produção de conteúdo das agências de notícias, gerando informações homogêneas, repetitivas e previsíveis.

    Observamos que as assertivas I, III e IV estão corretas. Alternativa E.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Fonte:

    - Góes, Laércio. Relátorio McBride – 30 anos: concentração midiática, mídia alternativa e Internet. Universidade Federal da Bahia. 2012.