SóProvas


ID
2670187
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ao quebrar o consenso internacional em torno do estatuto de Jerusalém, cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, o presidente Donald Trump conduziu seu país ao isolamento. Uma ampla maioria da Assembleia Geral da ONU criticou a decisão que coloca um obstáculo à paz. A decisão de Trump contraria uma resolução da ONU, de 1980, que declarou nulas e sem efeito todas as medidas adotadas por Israel que “modificam o caráter geográfico e histórico da Cidade Santa”.

ENDERLIN, C. Jerusalém, o erro fundamental. Le Monde Diplomatique Brasil, Ano 11, n. 126, jan. 2018, p. 10. Adaptado.


O texto acima refere-se à decisão do presidente Donald Trump, em dezembro de 2017, de

Alternativas
Comentários
  • A melhor forma q encontrei para estudar

  • Em resumo: O presidente Donald Trump assume uma posição e causa polêmica mais uma vez, a situação conflitante entre palestinos e israelenses tornou-se ainda mais crítca após a decisão do presidente, que além de reconhecer Jerusalém como capital de Israel também decidiu pela transferência de sede da embaixada americana deTel Aviv para Jerusalém. A decisão não foi bem vista pela ONU por impulsionar o conflito e contrariar a posição da maior parte da comunidade internacional de que o status de Jerusalém deve ser decidido em negociações de paz. 

    Mais informações:

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/entenda-por-que-o-reconhecimento-de-jerusalem-como-capital-de-israel-pelos-eua-e-tao-polemico.ghtml

  • Se trump não causar, não é trump

  • Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel e anuncia mudança de embaixada.

     

  • Tbm estou amando , aprendo muito com os comentários de vcs
  • Essa de Jerusálem está caindo em todos os concursos!

  • Trump está para Atualidades, como Tício e Mévio estão para Direito Penal hahahhahahahaha sempre presente!

  • Bill Clinton, Bush e Obama prometeram em suas campanhas reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

    Apenas Trump cumpriu a promessa... aliás vem cumprindo todas promessas que fez em sua campanha.

  • GAB D

  • VIVA O TRUMP!

  • Donald Trump prometeu em campanha e cumpriu: Jerusalém foi reconhecida pelos Estados Unidos como a capital de Israel. A decisão, anunciada nesta quarta-feira, provocou reações críticas de líderes políticos e religiosos de todo o mundo - do Papa Francisco ao governo chinês.

    O temor generalizado é que a medida dificulte - e até inviabilize - os históricos esforços de negociação de paz entre Israel e Palestina. Mas especialistas ouvidos pela BBC Brasil acreditam que Trump não levou em conta esse conturbado cenário regional ao tomar a decisão.

    O que estaria em jogo seriam assuntos domésticos dos próprios EUA. Especialmente a tentativa do presidente americano de agradar suas bases eleitorais. A mais importante delas é a dos evangélicos conservadores, que advogava pelo reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel.

     

    Trecho copiado do link: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42263728

  • Em dezembro do último ano, o presidente americano, Donald Trump, gerou controvérsias no mundo árabe e alimentou a preocupação internacional ao reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. Cinco meses depois, em maio, transferiu a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém.

    https://oglobo.globo.com/mundo/eua-vao-fundir-consulado-geral-com-nova-embaixada-em-jerusalem-23165711

  • Uma das promessas de campanha cumpridas por Donald Trump foi o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel. A decisão provocou reações críticas de líderes políticos e religiosos de todo o mundo, tendo em vista que a questão sobre a posse de Jerusalém ainda é tida como inconclusa pela comunidade internacional – e que pode ainda agravar a situação política já instável do Oriente Médio.      Os críticos de Donald Trump afirmam que a medida pode inviabilizar os históricos esforços de negociação de paz entre Israel e Palestina.

    Resposta: D