SóProvas


ID
2671942
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Atualmente a biblioteconomia tem passado por muitas mudanças conceituais e um desses termos que surge é “Competência informacional”. Com base no texto de Campello (2003) sobre esse tópico, assinale com V para afirmativas verdadeiras e com F para afirmativas falsas.

( ) A competência informacional prepara o indivíduo para tirar vantagem das oportunidades inerentes à sociedade da informação globalizada.
( ) Na perspectiva da biblioteca escolar, a literatura sinaliza para o potencial da competência informacional como catalisador para mudanças no papel da biblioteca a fim de melhor atender as exigências da educação no século XXI.
( ) A função educativa da biblioteca é ofuscada com a introdução da “educação de usuários”, que traz um conjunto de atividades de característica proativa, realizada por meio de ações planejadas de uso da biblioteca e de seus recursos.
( ) A competência informacional não tem ligação com a capacidade de leitura, pois envolve a habilidade de perceber e usar informação disseminada de forma oral. ,
( ) A competência informacional requer habilidades de lidar com massas complexas de informação geradas por computador e pela mídia.

Em relação a essas afirmativas, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello (2003, p. 29-36):

    (V)“A competência informacional prepara o indivíduo para tirar vantagem das oportunidades inerentes à sociedade da informação globalizada”,

    (V) A tradução do termo information literacy como competência informacional havia sido feita por Campello (2002) na perspectiva da biblioteca escolar, em texto que sinalizava para o potencial desse conceito como catalisador das mudanças do papel da biblioteca em face das exigências da educação no século XXI.

    (F) A função educativa da biblioteca torna-se visível com o aparecimento do “serviço de referência” (reference service) e se amplia com a introdução da “educação de usuários”, conjunto de atividades que, ao contrário do serviço de referência, apresentam uma característica proativa, realizando-se por meio de ações planejadas de uso da biblioteca e de seus recursos.

    (F) “o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler ou escrever”, entendendo-se então que “quem aprende a ler e a escrever e passa a usar a leitura e a escrita, a envolver-se em práticas de leitura e de escrita, torna-se uma pessoa diferente, adquire um outro estado, uma outra condição” (Soares, 2001, p. 17, 36).

    (V) A competência informacional requer habilidades de lidar com massas complexas de informação geradas por computador e pela mídia, e aprender ao longo da vida, à medida que mudanças sociais e técnicas demandem novas habilidades e conhecimentos (Kuhlthau, 1989, citada por Behrens, 1994, p. 313, tradução nossa).

    Gab. D

    CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000300004&script=sci_abstract&tlng=pt