SóProvas


ID
2672212
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O carnaval do Recife deve ao Galo da Madrugada sua repercussão nacional. O bloco foi num crescendo ano a ano e virou o espetáculo grandioso que é. Tem futuro promissor. Mas precisa ser encarado como um negócio a ser tocado cada vez mais profissionalmente.

      O potencial do carnaval do Recife para crescer como um “negócio” poderá ser estimulado a beneficiar mais a cidade, gerando incremento de emprego, trabalho e renda nos hotéis, restaurantes, lanchonetes, oficinas de madeira e ferro, shoppings, meios de hospedagem em residências, segurança... entre outros segmentos ligados à cadeia produtiva do evento.

      Para ampliar a dimensão desse carnaval, há que se explorar ainda mais o potencial do Recife Antigo e o de Olinda. Uma cidade que dispõe, a seu lado, de uma festa tão singular, alegre e irreverente como a da vizinha cidade já é por si só um produto comercializável e lucrativo. Nossa proposta pontual é fundir os dois carnavais e transformá-los na marca “Carnaval Recife-Olinda”. Isto vai “pegar” e potencializará uma maior atratividade nacional para a festa pernambucana. Que estado no Brasil dispõe de um conjunto de atrativos em uma única festa como o “Galo” estrondoso, o frevo, os blocos antigos, maracatus, bonecos gigantes, caboclinhos, tambores silenciosos, virgens de Olinda, escolas de samba, prévias tradicionais e até espaço poprock para os mais alternativos?

      Qual caminho a seguir? Primeiro, institucionalizar a aliança entre Olinda e Recife. Em seguida, buscar os patrocínios e parcerias com as associações de bares e restaurantes, indústrias de bebidas, empresas de cartões de crédito, redes sociais e sites estratégicos. O estímulo para se conhecer o “Carnaval Recife-Olinda” já deverá estar em anúncios publicitários nesses sites ao menos três meses antes da festa. Isso despertará o interesse do público de diferentes localidades. É este o caminho para transformar Pernambuco num destino ainda mais procurado a partir de 2019.

(Adaptado de: LIMA, Mauro Ferreira. “Carnaval do Recife, proposta para crescer”. Disponível em: www.diariodepernambuco.com.br. 17.02.2018)  

Primeiro, institucionalizar a aliança entre Olinda e Recife. (4° parágrafo)

Se essa frase for iniciada com Primeiro, será necessário que, a forma verbal destacada deve ser substituída por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    A forma verbal que concorda com a frase transcrita é: Primeiro, será necessário que se institucionalize...

     

    No caso apresentado na questão, tanto o "QUE" quanto o "SE" se apresentam como conjunção integrante, ambos podem ser substituídos por "ISSO". 

     

    "Primeiro, será necessário isso..."

    --> (isso o que? que se institucionalize).

     

    * O "que" é atrativo, não se justificaria a mudança de posição para: "que institucionalize-se."

     

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Presente do subjuntivo

     

    presente do subjuntivo pode indicar uma ação presente ou futura.

    É usado para indicar desejos, hipóteses e suposições cuja concretização pode depender da realização de outro acontecimento.

     

     

     Primeiro, será necessário que,se institucionalize a aliança entre Olinda e Recife.

  • Presente do subjuntivo

    - ENUNCIA UM FATO QUE PODE OCORRER NO MOMENTO ATUAL.

    - PROCESSOS HIPOTÉTICOS LIGADOS AO DESEJO, À SUPOSIÇÃO.

     

    que eu institucionalize

    que tu institucionalizes

    que ele institucionalize

    que nós institucionalizemos

    que vós institucionalizeis

    que eles institucionalizem

  • Não sei pelo o contexto deu certo, mas sei que acertei.

  • Trata-se de uma questão envolvendo presente do subjuntivo (queridinho da FCC).

     

    Nesse caso, os verbos terminados em “AR” passam a terminar com “E” e os terminados em “ER” ou “IR” passam a terminar com “A”.

    Como na questão o verbo é institucionalizar, passando para o presente do subjuntivo fica institucionalize, que é o gabarito da questão. 

     

    Resposta: Letra d.

  • Acompanhando o RAFA TRT, "não sei, só sei que foi assim" kkkkkk

  • Ao verificar a presença do >> Se << nas alternativas, julguei a trasitividade do verbo institucionalizar na frase. VTD, logo o  SE = Particular apassivadora. Devendo o verbo concordar com o sujeito paciente >> a aliança << ( que é o OD - da voz ativa ).

    Acredito que a ênfase nessa questão esta em analisar a trasitividade do verbo.

     

  • Modo Subjuntivo (conector que) exige vogal contrária Ar -> Er

    InstitucionalizAR -> que se InstitucionalizE

  • Pessoal, ratificando o comentário da Charlene, acredito que o foco da questão foi cobrar a transposição da oração para a voz passiva sintética, usando, para isso, a partícula "se", que, na oração, está exercendo função de partícula apassivadora.

     

     

    Voz passiva analítica: Primeiro, será necesário que a aliança entre Olinda e Recife seja institucionalizada.

     

    Voz passiva sintética: Primeiro, será necesário que se institucionalize a aliança entre Olinda e Recife.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Questões de correlação verbal é só usar o bom senso que acerta
  • famoso SE RIA

  • ALTERNATIVA A: A forma verbal “se institucionalizarão” está incorreta por duas razões: primeiro, a temporalidade de futuro já foi definida pela expressão “será necessário”, havendo, então, redundância temporal; segundo, a pluralização de “institucionalizarão” não concorda com o sujeito “aliança”.

    ALTERNATIVA B: A conjunção “que” pressupõe a existência de verbo no presente do subjuntivo, e não do indicativo, como se descreve nesta alternativa com o verbo “institucionaliza”. 

    ALTERNATIVA C: Em mais uma alternativa, há o desencaixe entre a ideia de futuro exercida por “será necessário” e o verbo descrito na alternativa, que está no pretérito imperfeito do indicativo “se institucionalizavam”. Além disso, a pluralização da forma verbal não concorda com o sujeito “aliança”.

    ALTERNATIVA D: Item correto, pois não promove incoerência ou redundância de temporalidade em relação à expressão “será necessário”, que requer um verbo no presente; encaixa-se no modo estabelecido pelo “que”, que é o subjuntivo; e está em pessoa e número corretos considerando-se o sujeito “aliança”. O presente do subjuntivo é um tempo verbal bastante utilizado em provas da FCC, por isso o candidato deve ter maior carinho e cuidado ao estudar esse tópico.

    ALTERNATIVA E: Em mais uma alternativa, há o desencaixe entre a ideia de futuro exercida por “será necessário” e o verbo descrito na alternativa, que está no pretérito mais-que-perfeito “institucionalizara”.

    Resposta: D

  • A banca poderia complicar se disponibilizasse a opção: "institucionalize-se". Neste caso, quem não saca a atratividade do "que", chutaria entre duas alternativas. Cruel, mas já aconteceu.

    Deus no comando!