SóProvas


ID
2673418
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão abaixo.


    “Quando eu tinha mais ou menos uma semana de idade, eu me lembro de estar enrolada em um cobertor rosa de algodão”, conta Rebecca Sharrock. Considerando que a memória da maioria das pessoas não é capaz de gravar acontecimentos anteriores aos quatro anos de idade, pode ser fácil pensar que a descrição de Sharrock seja um sonho nostálgico em vez de uma memória real. Mas a mulher australiana de 27 anos não tem uma memória comum – ela foi diagnosticada com uma síndrome rara chamada “Memória Autobiográfica Altamente Superior”, ou HSAM na sigla em inglês, também conhecida como Síndrome da Supermemória. Essa condição neurológica única significa que Sharrock consegue se lembrar de absolutamente tudo que ela fez em qualquer data.

    Pessoas com essa síndrome podem se lembrar instantaneamente e sem esforço algum de qualquer coisa que fizeram, o que vestiram ou onde estavam em qualquer momento da vida. Elas podem se lembrar de notícias e acontecimentos pessoais com tantos detalhes e com uma exatidão tão perfeita que são comparáveis a uma gravação.

    Por que algumas pessoas nascem com a supermemória? As pesquisas ainda estão em andamento, já que existem poucos indivíduos com a síndrome no mundo, e a área ainda é relativamente nova. Mas alguns estudos indicam que o lobo temporal (que ajuda no processamento de memória) é maior nos cérebros das pessoas com HSAM.

    Ter uma supermemória significa que as memórias são gravadas em detalhes vívidos, o que é fascinante em termos científicos, mas pode ser uma praga para quem tem a síndrome. Algumas pessoas com HSAM dizem que suas memórias são muito organizadas, mas Sharrock descreve seu cérebro como “entupido” e diz que reviver memórias lhe dá dor de cabeça e insônia. Apesar disso, ela aprendeu a tentar usar memórias positivas para superar as negativas: “No começo de todo mês, eu escolho todas as melhores memórias que tive naquele mês em outros anos”. Reviver acontecimentos positivos facilita na hora de lidar com as “memórias invasivas” que a fazem se sentir mal.


(Sarah Keating, BBC. 17.11.2017. www.bbc.com. Adaptado)

Considere a seguinte passagem:


Reviver acontecimentos positivos facilita na hora de lidar com as “memórias invasivas” que a fazem se sentir mal. (4o parágrafo)


De acordo com a norma-padrão da língua, a lacuna que deve ser preenchida com o mesmo pronome destacado na passagem do texto está em:

Alternativas
Comentários
  • A) a diferencia

  • A questão pede pra vc encontrar o VTD:

    A)Quem diferencia, diferencia ALGUÉM..

    B)Quem dá, dá algo(Presentes) A ALGUÉM(A Sharrock) - VTI e exige lhe

    C)Quem traz, traz algo(Boas sensações) A ALGUÉM(A Sharrock) - VTI e exige lhe

    D)Quem permite, permite algo(Reviver experiências) A ALGUÉM(A Sharrock) - VTI e exige lhe

    E)Quem provoca, provoca algo(Dor de cabeça) A ALGUÉM(A Sharrock) - VTI e exige lhe

  • boa explicação do Leonardo, porém fui pela coerência rsrs. 

  • Gabarito A

     

     


    Analisando a questão, percebemos que o “a” do enunciado é pronome: que “a” fazem (fazem a pessoa) se sentir mal.
    O mesmo ocorre em:
    A supermemória de Sharrock é o que a diferencia (diferencia a Sharrock) das demais pessoas.
    Na B, preencheremos com -lhe: que lhe deram (deram a ela)
    Na C, preencheremos com -lhe: que lhe trazem (trazem a ela)
    Na D, preencheremos com -lhe: que lhe permitem (permitem a ela)
    Na E, preencheremos com -lhe: que lhe provocam (provocam nela)
     

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Diferencia alguem de algo, nos outros casos o VTDI se encontrava em sentido inverso

  • Galera, é errado mas ajuda na resolução:

    Querem igual: "que a fazem se sentir mal"

    Macete:

    que fazem ela se sentir mal ->não tem preposição

    fazer isso com todas:

    diferencia ela das demais pessoas -> correta!

    deram a ela no seu primeiro... ->tem preposição

    traz a ela boas ->tem preposição

    permite a ela reviver -> tem preposição

    provocar a ela dor de -> tem preposição

    Com esse macete fica fácil, perceba que se tirarmos a preposição de alguma frase que precisa, fica completamente incorreto.

    Abraços!

  • A supermemória de Sharrock é o que_____diferencia das demais pessoas.(a)

    Realmente, o A refere a supermemória, que é feminino, assim como o pronome "a"

  • E eu lendo Sherlock, não ia acertar nunca mesmo. kkkkk

  • COMENTÁRIOS: Primeiramente, é imperioso ressaltar que, no trecho indicado, o pronome oblíquo A – sujeito de infinitivo (sentir-se ou se sentir) – é o termo pronominal oblíquo átono que deverá ser também usado corretamente em uma das opções.

    ALTERNATIVA A: OPÇÃO CORRETA. “A supermemória de Sharrock é o que A diferencia das demais pessoas.” É o único pronome que cabe consoante a norma-padrão da língua.

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. “Sharrock lembra-se dos presentes que LHE deram no seu primeiro aniversário”. LHE = A ELA (Objeto indireto)

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. “Sharrock confessa que a supermemória nem sempre LHE traz boas sensações.” LHE = A ELA (Objeto indireto)

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. “A supermemória de Sharrock permite LHE reviver experiências com intensidade. LHE = A ELA (Objeto indireto)

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. “Sharrock conta que suas memórias podem provocar-LHE dor de cabeça e insônia.” LHE = NELA (Objeto indireto)

  • Vi essa questão no estratégia sem o contexto, pensava que se tratava de um cara.

  • José Maria | Direção Concursos

    03/12/2019 às 16:20

    COMENTÁRIOS: Primeiramente, é imperioso ressaltar que, no trecho indicado, o pronome oblíquo A – sujeito de infinitivo (sentir-se ou se sentir) – é o termo pronominal oblíquo átono que deverá ser também usado corretamente em uma das opções.

    ALTERNATIVA A: OPÇÃO CORRETA. “A supermemória de Sharrock é o que A diferencia das demais pessoas.” É o único pronome que cabe consoante a norma-padrão da língua.

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. “Sharrock lembra-se dos presentes que LHE deram no seu primeiro aniversário”. LHE = A ELA (Objeto indireto)

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. “Sharrock confessa que a supermemória nem sempre LHE traz boas sensações.” LHE = A ELA (Objeto indireto)

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. “A supermemória de Sharrock permite LHE reviver experiências com intensidade. LHE = A ELA (Objeto indireto)

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. “Sharrock conta que suas memórias podem provocar-LHE dor de cabeça e insônia.” LHE = NELA (Objeto indireto)

  • eu juro que eu errei essa questão pq li Sherlock e aí seria "o" e não a na primeira

  • então é verdade que não era Sherlock rapaz kkkkkkkkkkk

  • Outro comentario decente!

  • POR QUE EU TAMBÉM LI SHERLOCK? KKKKK