SóProvas


ID
2673484
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os atentados de sábado (14 de outubro) em Mogadíscio, capital do país, são os mais sangrentos registrados desde o começo da década. Já foram encontrados 315 mortos e mais de 300 feridos. O Itamaraty não confirma brasileiros entre as vítimas. Um caminhão-bomba explodiu em uma área movimentada da capital, próxima a edifícios do governo. Um prédio de oito andares foi reduzido a escombros. Edifícios vizinhos e carros também foram destruídos.

(Época, 15 out. 17. Disponível em: <https://goo.gl/lyYFYe> . Adaptado)


Ao menos 50 pessoas morreram nesta terça-feira (21 de novembro) em um atentado suicida em Mubi, cidade localizada no nordeste do país. “No momento, temos pelo menos 50 mortos e vários feridos após um ataque suicida contra uma mesquita de Mubi durante a oração matutina”, declarou o porta-voz da polícia. O homem-bomba “se misturou aos fiéis” para entrar na mesquita e “ativou os explosivos” durante as orações, completou o policial.

(IstoÉ, 21 nov. 17. Disponível em: <goo.gl/zrPwgh> . Adaptado)

Os dois atentados ocorreram em países africanos, corretamente identificados como

Alternativas
Comentários
  • O primeiro atentado ocorreu na Somália. Poderia ser usado como pista para acertar a questão, a citação de Mogadíscio, capital somali. O país vive uma guerra civil intensa, desde 1991, com atentados frequentes e com dezenas de milhares de mortos.

    O segundo atentado, ocorrido na Nigéria, foi executado pela organização terrorista Boko Haram. Trata-se de um grupo de orientação fundamentalista islâmica sunita que buscar impor a lei da Sharia no país africano.

     Gabarito: C

  • Quem assistiu "Falcão negro em perigo" não erra!

  • Boko Haram é um grupo terrorista surgido na Nigéria que, muitas vezes, é denominado como “grupo radical islâmico”, pois as suas ações correspondem ao fundamentalismo religioso de combate à influência ocidental e de implantação radical da lei islâmica, a sharia. O nome Boko Haram significa “a educação não islâmica é pecado” ou “a educação ocidental é pecado” na língua Hausa, um idioma bastante falado no norte do território nigeriano.

  • Quem é bom em geografia (não é meu caso) responde de boa só pelas localizações!

  • Nigéria: Atentado suicida em mesquita deixa ao menos 50 mortos.


    Um atentado a bomba deixou ao menos 50 mortos na Nigéria nesta terça-feira (21/11). O ataque ocorreu em uma mesquita localizada na cidade de Mubi (nordeste do país), segundo informações de autoridades policiais da região.


    Testemunhas relataram que a ação possivelmente foi cometida por uma criança ou por um adolescente, já que o autor aparentava ser “muito jovem”. O terrorista entrou na mesquita durante as orações da manhã. 


    Mubi fica no Estado de Adamawa, que já foi controlado pelo Boko Haram, expulso da região em 2015. Autoridades do país suspeitam que o atentado tenha ocorrido por ação do grupo.


    “Foi um ataque devastador na mesquita quando as pessoas se reuniam para orar”, afirmou Ahmed Idris, da Al Jazeera. O correspondente disse ao jornal que “o número de feridos é tão alto que provavelmente veremos mais e mais pessoas sucumbindo”. Acrescentou dizendo que o atentado “não está longe do (...) epicentro da insurgência do Boko Haram”.

    O ataque desta terça já é considerado o maior desde dezembro de 2016, quando 56 pessoas foram mortas em um atentado a bomba em uma feira. A número ainda pode superar o do ataque do ano passado, já que ainda não há uma informação oficial sobre os mortos.


    https://operamundi.uol.com.br/direitos-humanos/48410/nigeria-atentado-suicida-em-mesquita-deixa-ao-menos-50-mortos






  • Basta saber que Mogasdicio é a capital da Somália, pois nem havia outras alternativas que indicassem a Somália para induzir ao erro. ( o difícil é lembrar dessa capital kkkkkkkkkk)

  • GABARITO: C

    Quem já teve a leu o livro com a historia dos Navy seals ou dos Rangers já matava pela Somália rsrsr