SóProvas


ID
2673511
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O primeiro-ministro Saad Hariri anunciou neste sábado (4 de novembro), de maneira surpreendente, sua renúncia ao cargo, acusando o Hezbollah e seu aliado Irã de “controle” no seu país e citando ameaças contra sua vida. “Anuncio minha demissão do posto de primeiro-ministro”, declarou Hariri, que está na Arábia Saudita. Hariri, ligado à Arábia Saudita, fez o anúncio ao ler o discurso sentado em um escritório. “Senti o que se tramava nas sombras para atacar minha vida”, declarou.

(G1, 4 nov. 17. Disponível em: <https://goo.gl/5y6LCN>. Adaptado)

A notícia trata da renúncia do primeiro ministro

Alternativas
Comentários
  • primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou neste sábado (4), de maneira surpreendente, sua renúncia ao cargo, acusando o Hezbollah e seu aliado Irã de "controle" no Líbano e citando ameaças contra sua vida.

     

    Força!

     

    Sertão Brasil ....

  • Edna Ferreira, aqui é um site direcionado para concurso público e estudo, não para divulgar essas frazes prontas.

  • GAB E

  • COMENTÁRIOS:


    Saad Hariri anunciou a sua renúncia ao posto de primeiro-ministro do Líbano, no início do mês de novembro de 2017. No entanto, ao final do mês, Hariri adiou a sua renúncia, ou seja, não renunciou e continuou no cargo de primeiro-ministro.

    Por trás do episódio está a disputa entre Arábia Saudita e o Irã pela hegemonia regional no Oriente Médio.

    O Hezbollah é uma milícia fundamentalista islâmica xiita, baseada no Líbano. Nesse país, também é uma organização assistencial e um partido político que participa do governo por meio de acordos de divisão de poder.

    O grupo é um aliado chave do regime de Bashar al-Assad na guerra civil da Síria. Também é um aliado estratégico do Irã.

    Por trás da renúncia especulou-se estar o governo saudita. O objetivo era, provavelmente, livrar-se do Hezbollah por meio de um golpe em Beirute ou uma guerra entre Israel e o Líbano. Contudo, Riad acabou por aceitar o retorno à situação anterior, com Hariri no cargo, sem tensionamentos com o Hezbollah.


    Gabarito: E

    LEANDRO SIGNORI