SóProvas


ID
2674363
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em 1986 foi a extinta a Conta Movimento, que permitia que o Banco do Brasil emitisse moeda toda vez que fosse necessário ou se assim fosse determinado pelo governo central.


Na prática, havia uma superposição de funções com o Banco Central do Brasil, particularmente com relação ao papel de:

Alternativas
Comentários
  • O Banco do Brasil foi organizado com funções de banco central misto, onde exercia o papel de banco de depósitos, desconto e emissão. Além disso, era encarregado da venda de produtos privativos da administração e contratos reais. Esse duplo papel exercido pelo Banco do Brasil é colocado como um dos fatores que explica a longa demora até a criação de um banco central propriamente dito no país.

     

    O Banco do Brasil desempenhava as funções de banco do governo, mediante o controle das operações de comércio exterior, o recebimento dos depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais e a execução de operações de câmbio em nome de empresas públicas e do Tesouro Nacional, de acordo com as normas estabelecidas pela Sumoc e pelo Banco de Crédito Agrícola, Comercial e Industrial.

     

    O processo de reordenamento financeiro governamental se estendeu até 1988, quando as funções de autoridade monetária foram transferidas progressivamente do Banco do Brasil para o Banco Central, enquanto as atividades atípicas exercidas por esse último, como as relacionadas ao fomento e à administração da dívida pública federal, foram transferidas para o Tesouro Nacional.

     

    Após a criação do Banco Central buscou-se dotar a instituição de mecanismos voltados para o desempenho do papel de "banco dos bancos". Em 1985 foi promovido o reordenamento financeiro governamental com a separação das contas e das funções do Banco Central, Banco do Brasil e Tesouro Nacional. Em 1986 foi extinta a conta movimento e o fornecimento de recursos do Banco Central ao Banco do Brasil passou a ser claramente identificado nos orçamentos das duas instituições, eliminando-se os suprimentos automáticos.

     

    https://www.bcb.gov.br/pre/Historia/HistoriaBC/historia_BC.asp

  • Entendo que pela questão do decoreba a alternativa D está correta, de acordo com o trecho fornecido pelo colega. Mas não consigo ver erro na alternativa E. O BCB não seria um executor da política monetária? E o BB até 1986 não estava executando a política monetária? Alguém aí para opinar? Enfim, depois que concurso virou comércio o objetivo não é mais medir conhecimento e sim enganar o candidato.

  • Erick exatamente, concurso agora não é mais um meio avaliativo e democrático de acesso ao funcionalismo publico e sim um meio de vida e de arrecadar cada vez mais dinheiro para ações politicas partidárias! Aqui no Brasil a oportunidade para enganar e receber algo em troca de forma fácil, ainda vem da grande maioria das pessoas, infelizmente. Uma pequena parte, ínfima, tenta de forma ainda desigual lutar contra tanta corrupção e falso moralismo. Bom estamos aqui tentando. Um dia os justos venceram essa batalha.

  • Olá, Erick.

    A questão pergunta a tarefa que o Banco do Brasil realizava que conflitava com a de um Banco Central.

    Na época, ele emitia moeda escritural, como dito na questão, o que contribuiu para a inflação do período, porém, ele não realizava política monetária como, compra e venda de títulos públicos e alteração no compulsório, por exemplo, que são funções próprias de um Banco Central.

    Então, o BB, de certa forma, desempenhava função de autoridade monetária, pois injetava liquidez na economia de forma desregrada.

    Espero ter sanado sua dúvida, qualquer coisa, comente. Um abraço e bons estudos! :)