Para que esta questão seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de modais, devendo ser marcada a alternativa que apresenta os cinco tipos.
O modalismo, modal, segundo Dias (2019) representa a forma de executar e movimentar cargas entre dois pontos, com várias maneiras de transporte. À luz da lição de Rodrigues, há cinco modais de transporte. São eles:
- Rodoviário: é o mais simples de ser utilizado, bastando que existam rodovias, ruas, avenidas e estradas, em boas condições de tráfego ou não. O lado negativo consiste especialmente no alto consumo de combustível.
- Ferroviário: Exige que haja investimentos na implantação dos trilhos, e, ainda assim, é impossível atingir todos os lugares desejados. Dentre sues pontos positivos, verifica-se custo energético muito eficiente para grandes quantidades a longas distâncias.
- Aeroviário: é o meio de transporte mais rápido, porém seu custo de implantação, como aeroportos, e de manutenção preventiva e o uso de equipamentos sofisticados torna este modal limitado a certas cargas.
- Aquaviário: refere-se tanto aos modais marítimo e hidroviário, e vem sendo um meio muito utilizado para produtos de baixo custo.
- Dutoviário: é utilizado para distribuir gás, petróleo, minérios e outros, através de dutos projetados para cada finalidade.
Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e à logística internacional. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Aduaneiras, 2007.
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.