-
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
-
Custo indireto é todo aquele em que não é possível a sua visualização no canteiro de obras pois não está diretamente relacionado a execução do serviço.
Embora os custos indiretos não estejam incorporados à obra, as suas definições são necessárias pois influenciam no custo total de execução.
Bem como, A incidência dos custos indiretos sobre os custos diretos e o valor, é na forma de porcentagem calculada a partir de diversos fatores.
-
Não entendo a lógica desse tipo de questão.
Pelo que entendi a segunda afirmativa está querendo dizer que "Os custos indiretos incidem sobre os diretos na forma de porcentagem"
Não entendi como isso pode ser justificativa para a assertiva que afirma que "Os custos indiretos fazem parte do orçamento de um empreendimento"
Quer dizer que o motivo pelo qual os custos indiretos fazem parte do orçamento é que eles incidem sobre os diretos na forma de porcentagem? Pra mim as afirmativas estabelecem relação de adição, não de justificativa, são duas coisas diferentes.
.
OBSERVEM QUAL DAS FRASES ABAIXO FAZ MAIS SENTIDO:
Os custos indiretos também compõem a orçamentação de um empreendimento E a incidência dos custos indiretos sobre os custos diretos e o valor, é na forma de porcentagem calculada a partir de diversos fatores
Os custos indiretos também compõem a orçamentação de um empreendimento PORQUE a incidência dos custos indiretos sobre os custos diretos e o valor, é na forma de porcentagem calculada a partir de diversos fatores
.
EXEMPLO HIPOTÉTICO
O custo da energia elétrica faz parte do orçamento doméstico PORQUE é cobrado em reais.
Para mim, a questão faz tanto sentido quanto a afirmativa hipotética acima. Por favor, quem entende melhor esse tipo de questão, me dá umas dicas.
-
Para resolvermos essa questão, vamos julgar cada uma das assertivas apresentadas no enunciado:
I . Os custos indiretos também compõem a orçamentação de um empreendimento. VERDADEIRA
De acordo com o Manual de obras públicas do TCU os custos diretos e a taxa de benefícios e despesas indiretas (BDI), a qual engloba os custos indiretos e o lucro, compõem o preço final estimado da obra.
II . A incidência dos custos indiretos sobre os custos diretos e o valor, é na forma de porcentagem calculada a partir de diversos fatores. VERDADEIRA
Segundo o item 5.2.5.3 do Manual de obras públicas do TCU, para a obtenção do preço final estimado para um empreendimento, é preciso aplicar sobre o custo direto total da obra a taxa de BDI, que contempla a remuneração da empresa construtora e suas despesas indiretas, isto é, garantia, risco e seguros, despesas financeiras, administração central e tributos. Ela é um percentual que, aplicado sobre o custo da obra, eleva-o ao preço final dos serviços. Seu valor deve ser avaliado para cada caso específico, dado que seus componentes variam em função do local, tipo de obra e sua própria composição.

Onde,
AC é a taxa representativa das despesas de rateio da Administração Central;
S é a taxa representativa de Seguros;
R é a taxa representativa de Riscos;
G é a taxa representativa de Garantias;
DF é a taxa representativa das Despesas Financeiras;
L é a taxa representativa da Remuneração (ou Lucro);
I é a taxa representativa da incidência de Impostos.
Podemos constatar também que as duas assertivas mantém relação entre si, uma vez que ambas tratam da incidência dos custos indiretos sobre o orçamento de um empreendimento. Portanto, a alternativa correta é a letra D.
Resposta: D
-
Concordo com o Marcelo, as duas são verdadeiras, mas a segunda não explica ou justifica a primeira. Dessa forma, elas podem até estabecer relação entre si, mas não de justifivativa como é proposto pela questão com o uso do "porque".