a) em empresa cuja atividade é indústria de calçados e que possui obra em andamento, os materiais para construção deve ser registrado no ativo não circulante-imobilizado, subgrupo imobilizado em andamento.
CORRETO. O objeto social da empresa é a fabricação de calçados. Logo, fica fácil perceber que o material de construção não pode entrar no seu estoque - ativo circulante. De acordo com o CPC 27, nessa situação, a obra em andamento é considerada um ativo não circulante - imobilizado em andamento.
b) em empresa cuja atividade é a indústria de calçados, os direitos caracterizados como estoque de matéria prima devem ser contabilizados como ativo circulante – estoque.
CORRETO. Veja que aqui é diferente da primeira alternativa. Nesse caso, a mesma fábrica de calçados possui matéria prima para confecção do seu produto. Tal matéria prima ficará registrada no ativo circulante - estoques da empresa.
c) as empresas prestadoras de serviços, face à natureza intangível de suas atividades, não devem possuir estoques de serviços em andamento.
ERRADO. Os custos relacionados a prestação de tal serviço ficam registrados em conta específica de ''Estoque de serviços em andamento'', tais como mão de obra, peças de reposição, custos indiretos, etc). Após finalização de tal serviço, a conta ''Estoque de serviços em andamento'' é zerada e o saldo vai para ''Estoque de serviços acabados''.
d) os estoques de peças de reposição de máquinas e equipamentos deverão ser contabilizadas como ativo não circulante-imobilizado.
CORRETO. Peças de reposição geralmente são utilizadas por empresas prestadoras de serviços. Nesses casos, as peças são contabilizadas em conta específica de ''estoque - serviços em andamento''. Após o final do serviço prestado, a conta é zerada e o saldo transferido para ''estoque - serviços acabados''.
e) os adiantamentos a fornecedores de mercadorias para venda devem ser contabilizados no ativo circulante - subgrupo estoques.
CORRETO. Quando há o pagamento antecipado ou adiantamento de valores para fornecedores, a empresa ''cria'' um direito de ter mercadorias. Dessa forma, os valores adiantados devem ser reconhecidos como saída de caixa e aumento de estoques.
Adiantamento a Fornecedores e Empregados:
- Destinação Específica:
- Estoques; ou
- Imobilizado.
- Sem Destinação Específica:
- Contas a Receber.
servicos tbm se estoca
adiantamento de fornecedores deve ser classificado na conta de estoques , uma vez que futuramente serao recebidas as mercadorias referente a esse direito
Quando uma peça de reposição deve ser classificada no ativo imobilizado?
Sobressalentes, peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera usálos por mais de um período. Da mesma forma, se puderem ser utilizados somente em conexão com itens do ativo imobilizado, também são contabilizados como ativo imobilizado.
https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=389830