SóProvas


ID
267634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Acerca de jurisdição e competência, julgue os itens que se seguem.

Considera-se relativa a incompetência do juízo em razão do território.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

      Art. 102.  A competência, em razão do valor e do território, poderá modificar-se pela conexão ou continência, observado o disposto nos artigos seguintes.

            Art. 111.  A competência em razão da matéria e da hierarquia é inderrogável por convenção das partes; mas estas podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde serão propostas as ações oriundas de direitos e obrigações.
  • CORRETA.

    A competência, em razão do Território e do Valor é relativa.

    Lembre da frase: A TV é relativa

  • CERTA!

    TV RELATIVA= MUITO LEGAL, GOSTEI.!!!!

    COMPLEMENTANDO SOBRE COMPETÊNCIA...

    2. MOMENTO DE DETERINAÇÃO DA COMPETÊNCIA 87
    - Na propositura da ação.
    - Mudanças de estado de fato ou de direito são IRRELEVANTES.
     
    2.1. Serão RELEVANTES para a determinação da competência, quando houver:
    - A supressão de órgão judiciário
    - A alteração em razão da MATÉRIA (absoluta) pex. EC 45 cível para a trabalhista
    - A alteração em razão da HIERARQUIA (FUNCIONAL) - (absoluta). Do 2º para o 1º grau
     
    2.2.STJ SÚMULA Nº 206 - VARA PRIVATIVA INSTITUÍDA POR LEI ESTADUAL - COMPETÊNCIA TERRITORIAL
    - A existência de vara privativa, instituída por lei estadual, não altera a competência territorial resultante das leis de processo.

    ...
  • Incompetência

    Quando da proposição de uma ação é necessária a determinação da competência para que não ocorra o problema de incompetência, que pode ser relativa ou absoluta.

    a) Incompetência Absoluta - A competência absoluta é fixada quando a norma que estabelece como critério a natureza da pessoa ou a matéria do litígio. Ao fixá-la, movido pelo interesse público, o legislador automaticamente fixa todos os outros órgãos jurisdicionais como absolutamente incompetentes para o julgamento daquele litígio. Faz com que o juiz se declare incompetente de ofício. Caso o juiz não declare sua incompetência, nem ela seja alegada pela parte, ele permanece nessa situação, podendo gerar até mesmo uma sentença nula, uma vez que, quando absoluta a competência, não é passível de prorrogação. A incompetência absoluta não pode ser afastada pelas partes.

    b) Incompetência Relativa - A competência relativa, e, por conseguinte a incompetência relativa, é fixada quando o critério utilizado é qualquer outro que não a natureza da pessoa ou a matéria do litígio. Quando esse critério é o territorial ela sempre será relativa. O juiz não pode reconhecer de ofício sua incompetência, sendo necessária a alegação pela parte. Caso isso não ocorra dentro de um prazo estipulado, o juiz tem sua competência alargada, prorrogada, tornando-se competente. A exceção diz respeito ao Processo Penal, quando o juiz deve declarar sua situação de ofício. A incompetência relativa pode ser afastada pelas partes, criando-se o Foro de Eleição.

  • adoro macetes!! obrigada!!
  • Obs. Nem sempre a compentencia em razão do valor será relativa: EX - Na Justiça Federal, quando o valor for até 60 SM é obrigatório ser no JESP.
    Nem sempre a competência em razão do território será relativa: EX - Versar sobre alguns direitos sobre bem imóvel, a competência necessariamente deve ser do local do imóvel (APESAR DE AUTORES DIZEREM SER NÃO COMPETENCIA TERRITORIAL ABSOLUTA, MAS SIM COMPETENCIA FUNCIONAL).
  • De fato, considera-se, como regra geral, relativa a incompetência do juízo em razão do território porque, uma vez ajuizada a ação perante juízo incompetente e mantida a parte contrária inerte no que se refere à oposição de exceção de incompetência, restará prorrogada a jurisdição, tornando-se o juízo competente para a apreciação e julgamento do processo (art. 114, CPC/73). Ademais, a competência territorial poderá ser modificada, por expressa disposição de lei, sempre que houver conexão ou continência entre ações (art. 102, CPC/73), o que evidencia a relatividade da norma de sua fixação.

    Afirmativa correta.
  • Competência relativa: território  e valor da causa