WINDOWS EXPLORER é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos.
O que mudou no Explorador de Arquivos
Aplica-se a: Windows 10
Como muitas das coisas mais refinadas da vida, o Explorador de Arquivos ficou melhor com a idade. Para verificá-lo no Windows 10, selecione o ícone na barra de tarefas ou no menu Iniciar ou pressione a tecla do logotipo do Windows + E no seu teclado.
Veja a seguir algumas alterações importantes para o Windows 10:
O OneDrive agora faz parte do Explorador de Arquivos.
Quando o Explorador de Arquivos for aberto, você entrará no Acesso rápido. As pastas usadas com frequência e os arquivos usados recentemente ficam listados ali, assim você não precisa procurar por eles uma série de pastas para encontrá-los. Fixe suas pastas favoritas ao Acesso rápido para mantê-las à mão.
Agora, você pode usar aplicativos para compartilhar arquivos e fotos diretamente de Explorador de Arquivos. Selecione os arquivos que deseja compartilhar, acesse a guia Compartilhar, selecione o botão Compartilhar e, em seguida, escolha um aplicativo
e você está migrando do Windows 7, veja algumas diferenças mais:
Meu computador agora é chamado Este Computador e ele não aparecerá na área de trabalho por padrão. Para descobrir como adicionar Este Computador à sua área de trabalho ou ao menu Iniciar, confira Meu Computador agora é Este Computador.
As bibliotecas não aparecerão no Explorador de Arquivos, a menos que você queira. Para adicioná-las ao painel esquerdo, selecione a aba Exibição > Painel de navegação > Mostrar bibliotecas.
Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/17217/windows-10-whats-changed-in-file-explorer