SóProvas


ID
267646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação às reformas administrativas empreendidas no Brasil
nos anos de 1930 a 1967, julgue os itens a seguir.

Nesse período, a preocupação governamental direcionava-se mais ao caráter impositivo das medidas que aos processos de internalização das ações administrativas.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. O modelo burocrático é legalista, tendo o poder de polícia e hierarquia como bases fundamentais. Na burocracia 'engole-se' processos e meios administrativos.
  •     Para completar o caro colega. 
         A administração burocrática pública era voltada para si mesma, perdendo a noção de sua missão básica de instrumento do Estado para servir à sociedade, e o controle dos meios transformando-se na própria razão e ser da administração - tanto é que a qualidade era coneituada como a efetividade no controle dos abusos. 


    Henrique    
    Parabens pelos comentários!!!!! Sempre diretos!!!!
  • Poderiam me ajudar...o que a questão quis dizer com processos de internalização das ações administrativas.?
  • Processos de internalização das ações administrativas se refere à Administração Burocrátiva Weberiana (pura). O modelo de gestão Burocrática foi implantado com o DASP, em 1936, porém a Administração estava mais preocupada em impor seus atos e ideias do que nos processos burocráticos em si.
    Tanto que a Administração Burocrática nunca foi 100% no Brasil, havia restos da Patrimonialista, da mesma forma que hoje não está em vigor um modelo 100% Gerencial de Administração.
  • Trata-se do carater racional legal ou burocrático de autoridade ou dominação (segundo Weber).
     O carater racional legal era baseado em normas legais racionalmente definidas e impostas a todos.
     Com o passar do tempo a burocracia desviou-se do seu foco -sevir a população - e passou a trabalhar em função de regulamento (imposição de medidas), formalismo, rotinas e porcedimentos; deixando de lado os objetivos organizacionais (internalziação das ações adminitrativas).
  • CERTA. Nestas reformas, o tipo de administração que se buscava implantar era a administração burocrática, que se guia pelo formalismo e “legalismo” (imposta a todos). Assim, o controle ocorre em torno dos procedimentos que devem ser seguidos, ou seja, o servidor deve cumprir as normas, acima de tudo.

    Com isso, não existe tanta preocupação com os processos e com os resultados dentro deste modelo de administração. O que “importa” é que o funcionário cumpra os regulamentos e leis. 

    (Estratégia Concursos)


  • Acertei a questao utilizando o entendimento de que tudo seria OBRIGATORIO pelo periodo ditatorial. Nao sei se raciocinei certo.

  • Exatamente! O modelo de gestão Burocrática foi implantado com Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), mas, nesse período, a Administração preocupava-se mais em impor seus atos em vez de internalizar as ações administrativas.  

  • Raciocinei segundo a lógica de que essas reformas foram implementadas em períodos ditatoriais e, portanto, as medidas eram de caráter impositivo.

  • Reformas militares impositivas
  • Não entendi uma coisa, porque em uma das últimas questões que estudei, se dizia que no período de 1946 (após a Era Vargas) até 1964 houve a redemocratização da sociedade e do Estado podendo o povo, inclusive, votar, etc. Mas, como conciliar isso, se aqui se comenta que o período de 1930 a 1967 (no qual está inserido o primeiro período mencionado) foi ditatorial?

  • "...aos processos de internalização das ações administrativas...."

     

    Chamem o batman pra explicar qual sentido o examinador quis dar sobre isso...