SóProvas


ID
267658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere aos fundamentos da administração pública no
Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.

O modelo de Estado gerencial é importante para que se alcancem a efetividade e a eficiência na oferta de serviços públicos, independentemente da função social do Estado.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de Estado gerencial é importante para que se alcancem a efetividade e a eficiência na oferta de serviços públicos,independentemente da função social do Estado.

    Acertiva errada em virtude de que: O Estado gerencial para que se alcance a sua efetividade e consequente eficiência, se faz necessário, a soma de ações e inevitávelmente a sua função social. Não se gerencia sem a ajuda e efetiva participação, fiscalização e ajuda da sociedade, pois, a mesma é quem utiliza e avalia os resultados e desempenho do Estado.

  •  errado

    É mantido a função social do Estado.
    Atualmente, tende-se a desestimular o Estado paternalista, no sentido de se alcançar o Estado "gerencial", pós-burocrático e voltado para o controle dos resultados e descentralizado para poder alcançar um objetivo social.
  • GERENCIALISMO PURO = EFICIÊNCIA
    COSUMERISM= EFETIVIDADE
    PSO = EQUIDADE 

    Hoje o modelo Gerencialista busca, também, EQUIDADE... um tratamento humano e isonômico, que não visa clientes apenas, visa no mais sitetizar CIDADÃOS. O modelo Gerencialista à luz do accountability visa atender a função social do Estado. 
  • Quando a questão fala "independentemente da função do Estado", nos faz entender que o Estado é irrelevante na aplicação com eficiência (gerir adequadamente seus recursos) e efetividade (mudar a realidade de uma situação). Ora, sabemos que não é verdade, pois o Estado já passou dessa fase (no liberalismo) e ba burocracia (o Estado era desenvolvimentista, realizava o seu papel de empresário). Hoje, com a Administração Gerencial, o Estado tem a função de coordenação, regulação e fomento, orientado para o cidadão usuário ou cidadão cliente.

    Questão ERRADA
  • A questão fala da Adm Púbilca no Brasil e,Segundo Agostinho Vicente Paludo, o PDRAE (1995) trouxe a divisão do Estado nos 4 setores:
    - Núcleo estratégico - Foco na Efetividade ( com Burocracia+Gerencialismo)
    - Atividade Exclusiva - Foco na Eficiência ( apenas Gerencialismo )
    - Serviços não exclusivos - Foco na Eficiência ( apenas Gerencialismo )
    - Produção de Bens e Serviços - Foco na Eficiência ( apenas Gerencialismo )

    "O modelo de Estado gerencial é importante para que se alcancem a efetividade e a eficiência na oferta de serviços públicos, independentemente da função social do Estado. "

    A Efetividade ( Buscada no núcleo estratégico) advém da percepção pelos clientes (usuários-clientes) de um serviço que atenda suas necessidades; e a função social do estado está entre as principais funções deste.

    bons estudos
  • O  modelo  gerencial  de  gestão  da  coisa  pública  busca  fazer com que a máquina administrativa seja bem gerenciada como um todo. Assim, a questão está errada quando diz que a efetividade e eficiência buscadas não estão relacionadas à função social do Estado
  • Se tivermos EFICIÊNCIA (rapidez, qualidade, menor custo, uso adequado dos recursos) e EFICÁCIA (atingimento dos objetivos), então teremos EFETIVIDADE (que significa o impacto da ação).
  • O  Estado  gerencial  não  desconsidera  sua  função  social.  Pelo  contrário,  busca ser  mais eficiente  e  efetivo  justamente  para  prestar  melhores  serviços  aos cidadãos e, dessa forma, cumprir melhor seu papel social.  Errado.
    Bons estudos!
  • O Estado depende da sua função social para definir seus parâmetros de efetividade e eficiência. Pois é a sociedade que diz o que é um serviço de qualidade e não o próprio estado que defini os critérios de qualidade.

  • Depende sim !

  • ERRADA!

    Pois os Serviços Públicos dependem e dependerão das funcionalidades do Estado.

    Foco, Força e FÉ - 2015, em 1º Lugar.




  • 26. (CESPE/DPU/2010) A gestão gerencial é uma estratégia de gestão de políticas públicas que reforça a eficiência e eficácia das ações do Estado no enfrentamento da questão social.



    27. (CESPE/TRE-ES/Analista Administrativo/2011) O modelo de Estado gerencial é importante para que se alcancem a efetividade e a eficiência na oferta de serviços públicos, independentemente da função social do Estado.



    A questão 26 diz que a administração gerencial reforça a eficiência e eficácia na questão social. A questão 27 fala que a administração gerencial regorça a eficiência e eficácia em qualquer função do Estado, ou seja, inclusive na social.

    Eu acho que você entendeu errado o "independentemente da função social" da questão 27. Você entendeu que ele reforça a eficiência e a eficácia, MENOS na função social. Já eu entendo que significa que é em qualquer função social, seria mais fácil de vizualizar assim: "independentemente da função social que estiver sendo exercida". Vamos ver alguns exemplos que tirei da internet:

    "Sempre vou ser corintiano, independentemente de onde estiver". Em qualquer lugar que ele esteja, vai ser sofredor. Qualquer função social que seja exercida, a adm gerencial vai fortalecer a eficiência e a eficácia.

    "Aos que amam o Brasil independentemente de onde estejam". Em qualquer lugar que esteja, desde que ame o Brasil.

    Portanto, eu leio a questão 27 da seguinte forma: "a administração gerencial vai reforçar a eficiência e a eficácia, qualquer que seja a função social do Estado".



    Abraço, Rafael PONTO DOS CONCURSOS

  • O modelo gerencial de gestão da coisa pública busca fazer com que a máquina administrativa seja bem gerenciada como um todo. Assim, a questão está errada quando diz que a efetividade e eficiência buscadas não estão relacionadas à função social do Estado.

  • O Erro está na palavra Independente

  • QUANDO FALA-SE EM EFETIVIDADE TRAZ A IDEIA DE EXERCER A FUNÇÃO SOCIAL.

  • O modelo de Estado gerencial é importante para que se alcancem a efetividade e a eficiência na oferta de serviços públicos, GARANTINDO TB A  função social do Estado.