-
Errado
Pegadinha corriqueira em concursos. O modelo burocrático ainda está presente em diversas vertentes dentro do paradigma gerencial e moderno.
-
Infelizmente, e por culpa de nós todos, o modelo patrimonialista de estado ainda se faz presente. Às vezes mascarado de burocrático e, em outras, até fundamentado no gerencial. Brasilzão, hein!
-
Administração Pública atual:
Administração Gerencial ----> Modelo Predominante
Administração Burocrática ----> Ainda utilizada
Administração Patrimonialista ---> Existem traços / práticas
Demais modelos ---> Existem fragmentos
Força e Fé!
-
QUESTÃO ERRADA
O modelo burocrático ainda está presente dentro do GERENCIALISMO MODERNO.
Bons estudos.
-
O erro está na palavra "superou", pois ainda são mantidos alguns princípios da Burocracia, porém o controle agora é no resultado e não na forma. Isso torna a questão errada.
Gabarito, ERRADO.
-
Muito pelo contrário!!! Nunca se viu a governança tão burocratizada desde os anos 90...
Gabarito ERRADO.
-
A reforma ocorrida na década de 1990 foi a reforma do PDRAE, que buscava inserir no modelo administrativo brasileiro o foco gerencial. Na verdade, essa reforma não logrou o êxito esperado, pois não havia consenso sobre suas propostas, que terminaram não sendo completamente implementadas. Pode-se dizer que um dos seus maiores êxitos foi iniciar uma mudança cultural na administração pública brasileira.
-
Gabarito: Errado
Primeiro: O modelo gerencial sequer TENTOU SUPERAR (OU ABANDONAR OU SUPRIMIR) o modelo burocrático. Ele é uma TENTATIVA de CORREÇÃO DAS DISFUNÇÕES DOS IDEAIS WEBERIANOS, isto é, de suas anomalias (o nome já diz, ´´ideais``).
Segundo: O modelo gerencial, apesar de ter TENTADO corrigir tais disfunções dos ideias weberianos, não o conseguiu por completo (POR ÊXITO), ou seja, ainda há resquícios duma burocracia, em sua forma negativa (pois ela é boa, ao menos na teoria administrativa), no atual modelo gerencial brasileiro.
FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO.
-
ERRADA
A evolução da administração pública em nosso país passou por três modelos diferentes: a administração patrimonialista, a administração burocrática e a administração gerencial. Essas modalidades surgiram sucessivamente ao longo do tempo, não significando, porém, que alguma delas tenha sido definitivamente abandonada. ¹
¹ Luciano Oliveira
(CESPE/ANALISTA/TCE-AC/2007) A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos: assistencialista, burocrático e gerencial. E
-
Convivemos atualmente com características dos 3 modelos de gestão. Nenhum modelo foi superado em sua totalidade.
Boa luta! =)
-
quando a questão vinher com a historinha de soi superado ou abandonado pode marcar errado
"O que te faz de especial para nao quereres sofrer na terra? Então aceita que é menos pior" . Anônimo
-
O modelo burocratico não foi totalmente substituído pelo modelo gerencial. Ainda temos algumas características da burocracia e do patrimonialismo.
-
Gab: Errado
Um modelo não substitui (supera) o outro, o que ocorre é uma EVOLUÇÃO:
A Burocracia é uma evolução do Patrimonialismo
O Gerencialismo é uma evolução da Burocracia
... e hoje convivemos com um Mix dos três modelos: Patrimonialista + Burocrático + Gerencial
-
O MODELO GERENCIAL EVOLUIU MANTENDO RESQUÍCIOS DO MODELO BUROCRÁTICO, PORTANTO, AQUELE MODELO NÃO SUPEROU O PARADIGMA BUROCRÁTICO, MAS, PROPORCIONOU A DIMINUIÇÃO DE CUSTOS + O AUMENTO DA QUALIDADE = EFICIÊNCIA, CONFORME CONSTA TAL PRINCÍPIO NA CF, OBSERVANDO-SE O FOCO NO CIDADÃO.
-
Na verdade não houve (uma ruptura total com a boricracia) e o gerencialismo enfrentou problemas de eficienca.
-
Não superou totalmente, o modelo burucrático ainda vigora em diversos ramos da adm pública