-
a) taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário ou Depósito Interfinanceiro - DI): operações realizadas no mercado interbancário.
b) taxa Selic diária: à mesa de operações do Banco Central do Brasil (Bacen) compete a operacionalização desse mecanismo, ajustando a taxa diária à meta definida regularmente pelo Copom.
c) meta para a taxa Selic: atribuição do Copom, de acordo com art. 1º do regulamento anexo à circular nº 3.868/2017 (Divulga novo Regulamento do Copom).
Já a fixação da meta para inflação (leia-se IPCA/IBGE) e dos intervalos de tolerância cabe ao Conselho Monetário Nacional (CMN), nos termos do § 2º do art. 1º do Decreto nº 3.088/1999.
d) Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP): foi substituída pela Taxa de Longo Prazo (TLP) a partir de 01.jan.2018 para contratos de financiamentos firmados no âmbito do BNDES.
e) Superavit primário: essa grandeza, bem como seu respectivo percentual em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, é indicada no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) sob a rubrica de "resultado primário do governo federal".
Resposta: letra C.
-
C
O COPOM estabelece a meta da Taxa Selic; o valor real é determinado nas operações de mercado, nas quais o Bacen intervém.
-
O COPOM estabelece a meta da Taxa Selic;
O CMN estabelece a meta da inflação.
"A fé na vitória tem de ser inabalável."
-
O Copom IMPLEMENTA A POLÍTICA MONETÁRIA, DEFINE A META DA TAXA SELIC e ANALISA OS RELATÓRIOS DE INFLAÇÃO
-
lembrando que a taxa diária é a chamada SELIC OVER, ela é variável, fica em constante oscilação.
-
Essa é fácil.
Cabe ao COPOM definir a meta para a taxa selic.
resposta letra C
-
Vejamos as alternativas:
a) Errado. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é uma taxa que lastreia as operações entre bancos (interbancárias). Quando um banco empresta a outro, por exemplo.
b) Errado. A Selic diária (também chamada de Selic Over) é a taxa que vemos na prática, em um determinado dia.
c) Certo. Isso mesmo, o COPOM define, em suas reuniões, a meta para a taxa Selic.
d) Errado. A Taxa de Juros de Longo Prazo é uma taxa mínima para os financiamentos concedidos pelo BNDES.
e) Errado. Superávit primário é quando a relação entre as receitas e gastos do governo é positiva. Ou seja, o governo gastou menos do que arrecadou.
Resposta: C
-
da meta para a taxa Selic;
-
C
da meta para a taxa Selic
-
Objetivos do Comitê de Política Monetária (Copom):
Estabelecer as diretrizes da política monetária
Definir a taxa de juros
Divulgar o relatório da inflação
-
b) errado. A mesa de operações com TPF do Bacen que persegue a selic diária.
-
A questão requer conhecimento da Estrutura do Sistema Financeiro Nacional e dos seus instrumentos.
A) A sigla CDI se refere ao Certificado de Depósito Interbancário, e trata-se de um título emitido em operações interbancárias (ou seja, entre bancos). Isso porque é comum que um banco empreste ao outro, com prazo para devolução da quantia de até 24 horas.
B) A Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, que se baseia em inúmeros indicadores financeiros do país para chegar a uma taxa.
C) as competências do Copom são definir a meta da Taxa Selic e divulgar o Relatório de Inflação. A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.
D) era a taxa de juros padrão cobrada pelo governo nas operações feitas pelo BNDES. Ou seja, em um financiamento público realizado pelo banco, a empresa que tomava dinheiro emprestado pagaria, no mínimo, a TJLP sobre o montante concedido. A taxa era baseada nas metas anuais de inflação fixadas pelo Conselho Monetário Nacional e divulgada trimestralmente pelo Banco Central do Brasil.
E) Superavit primário é a diferença entre receitas e despesas, tirando gastos com juros. O superavit acontece quando as receitas superam as despesas.
Gabarito: Letra C.