SóProvas


ID
2676979
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Texto 1


Na análise de Netto (2010, p.22), “(...) é largo o leque de fenômenos contemporâneos que indicam o exaurimento das possibilidades civilizatórias da ordem tardia do capital (...)”. 

Considerando a assertiva do texto 1, dentre os fenômenos que podem indicar o exaurimento das possibilidades civilizatórias da ordem capitalista, dois remetem à forma do enfrentamento da questão social.


São eles:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Crise do capital e consequências societárias - Zé Paulo Netto - Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 111, p. 413-429, jul./set. 2012

  • "[...] Pois é precisamente esse minimalismo que tem factualmente caracterizado os vários programas que, por via de transferências de renda - "programas de rendas mínimas" -, têm sido implementados em alguns países capitalistas centrais e em muitos países periféricos. A experiência de mais de uma década, especialmente na América Latina, é muito pouco promissora: na medida em que não se conjugam efetivamente com transformações estruturais (e esta é uma das condições políticas para que o tardo‑capitalismo os suporte), eles acabam por cronificar‑se como programas emergenciais e basicamente assistencialistas.

    A articulação orgânica de repressão às "classes perigosas" e assistencialização minimalista das políticas sociais dirigidas ao enfrentamento da "questão social" constitui uma das faces contemporâneas mais evidentes da barbárie atual. E é no seu marco que, majoritariamente, operam, enquanto profissionais, os assistentes sociais."

    FONTE: NETTO, J.P. Crise do capital e consequências societárias. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 111, p. 413-429, jul./set. 2012.

  • Exaurimento:

    Ato ou consequência de exaurir-se; esgotar ou esgotar-se: exaurimento das possibilidades.

  • Letra E fonte Crise do capital e as consequências societárias Netto.