SóProvas


ID
2677036
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A reestruturação produtiva alterou substantivamente os determinantes de saúde-doença dos trabalhadores.


No Brasil, vários estudos indicam que essas alterações estão vinculadas a três grandes fontes estruturais, sendo uma delas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O processo de reestruturação produtiva consolidou-se no Brasil a partir do governo Collor de Mello, em 1989, sob o despotismo da competitividade provocada pelo mercado globalizado, no atual estágio de acumulação flexível do capital. O conseito de acumulação flexível segundo Harvey, refere-se á passagem do modo fordista de acumulação capitalista dominante em 1920 a 1970, principalmente a partir de 1945, com o reforço keynesiano, para um modo flexível, como forma de superar a crise do capital, verificada a partir dos anos 1970.

    Como nesse novo cenário o mercado de trabalho foi altamente atingindo, alterando substantivamente os determinantes de saúde-doença dos trabalhadores. No Brasil, vários estudos indicam que essas alterações estão vinculadas a três grandes fontes estruturais, sendo uma delas: o atraso nas tecnologias de produção e seu processo de modernização.

    AUTORES BASE: Octavio Ianni, Ricardo Antunes, Zé Paulo Netto e Lúcia Freire.

     

  • e as outras duas fontes estruturais?
  • Alguém pode informar quais as outras 2 fontes estruturais, ou em que artigo ou página essa questão se refere. Desde já obrigada.