SóProvas


ID
2677105
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Câmara de Palmas - TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda a QUESTÃO.


Texto I


O padrão de beleza imposto pela mídia

    Temos vivido a era dos direitos humanos, mas por desconhecer o poder de influência que a mídia, através dos meios de comunicação, exerce em nossas vidas, em como penetra em nossa mente, não percebemos que nossos direitos jamais foram tão violados como nos dias de hoje. Temos visto um verdadeiro massacre humano, de mulheres, adolescentes se matando para atingir um inatingível padrão de beleza imposto pela mídia. Em uma sociedade democrática, as mulheres tornaram-se escravas da indústria da beleza, tão difundida pelos meios de comunicação, os quais tem dilacerado a nossa juventude, pessoas que estão perdendo o prazer de viver, tornando-se solitárias, por estarem inconformadas com sua forma física, controlam alimentos que ingerem, para não engordar; esta escravidão assassina a autoestima, produz uma guerra contra o espelho e gera uma auto rejeição terrível.
    As cobranças que as mulheres têm feito a si mesmas para atingir o padrão de beleza imposto pela mídia, tem lhes prejudicado em todos os sentidos, tanto psicológicos, como em seu corpo. A sociedade exige uma dupla ou tripla jornada de trabalho (cuidar da casa, do marido, das crianças, do emprego, do curso de especialização, do cabelo, da estética, entre outros). Diante de tudo isso, vem o stress, a não aceitação de seu corpo, as dietas malucas, distúrbios alimentares e mais tarde doenças como bulimia e anorexia nervosa.
    Os meios de comunicações têm imposto um estereotipado padrão de beleza feminina, os comerciais, desfiles, novelas, propagandas tem mostrado que para ser aceito na sociedade deve ser magra, vestir manequim 36. Nas capas das revistas, vemos belos corpos de modelos magérrimas, a pura perfeição. Diante disso, vem a cobrança de ser assim, para se sentir bonita e atraente, sexy, bem vista e aceita pela sociedade.
    O discurso da mídia decorre de uma pluralidade de produtos e avanços tecnológicos a fim de aprimorar a estética e forma física. Vemos todos os dias surgirem novos produtos de emagrecimento, são pílulas, sucos, comidas diet, light e zero, aparelhos de ginásticas, academias com uma imensidão de aparelhos, vídeos com séries de exercícios para se fazer em casa e perder medidas, revistas especializadas em perda de peso em tantos dias, cosméticos, cirurgias plásticas, redução de estômago.
    O país pode estar na maior crise financeira de todos os tempos, mas a indústria da moda não para de crescer. Para todos os lugares que se olha, se vê a influência ao culto de um corpo perfeito, uma barriga saradinha, uma constante luta contra a balança, uma conta de calorias presente em cada refeição. Os meios de comunicação apresentam diariamente o glamour da glória e do sucesso, de pessoas magras e em forma se dando bem em tudo que fazem, sem sofrer nenhum tipo de preconceito, apenas bem e com intensa ascensão social.

Fonte: adaptado de: SILVA, H. V. Cristina. Disponível em: < http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorioacademico/_ed794_o_padrao_de_beleza_impost o_pela_midia/>. Acesso em: 8 fev. 2018.

Releia o período a seguir: “as mulheres tornaram-se escravas”.

Assinale a alternativa CORRETA, quanto à análise gramatical dos elementos que o compõe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra D

     

    “as mulheres (sujeito) tornaram-se (o quê?) escravas (objeto direto)”.

     

    O verbo tornar-se é transitivo direto e não pede preposição alguma, sendo o termo "escravas" apenas objeto direto.

  • Estou com a mesma dúvida, resolvi a questão por eliminação. Para mim, a banca está completamente equivocada, não sei como essa questão não foi anulada. Farei algumas considerações, se eu estiver errado, por favor, corrijam-me.

     

    Se a banca pensa que "tornar-se" é verbo transitivo direto, então "escravas" jamais poderia ser objeto direto, mas sim predicativo do objeto direto (nesse caso, o "se" seria objeto direto, denotando ação reflexiva).

     

    Minha leitura é a mesma do Daniel: o verbo "tornar-se", nesse contexto, é claramente de ligação. Logo, "escravas" é predicativo do sujeito e o "se", que acompanha o verbo "tornar", é parte integrante do verbo.

     

    Links úteis para melhor compreensão da questão:

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/revelar-se-e-mostrar-se-como-verbos-copulativos-e-verbos-transitivo-predicativos/32308

    http://carruagem23.blogspot.com/2012/06/estruturas-transitivas-predicativas.html

  • Quero questionar uma coisa que eu não cosigo entender,embora eu tenha estudado bastante esse assunto desde do fundamental. Vamos lá : por que escrevas não é predicativo do sujeito? Já que o mesmo fazz referência As mulheres?.mas, Ao mesmo tempo ele é objeto direto ja que completa o sentido do verbo. Nao consigo entender esse caralho.

  • A questão deveria ser anulada.
    TORNAR-SE é verbo de ligação, logo "escrava" é predicativo do sujeito. Não há alternativa!

  • Analisando a partir do sujeito, "As mulheres" é o sujeito da oração, "escravas" é qualidade ou característica do sujeito, portanto predicativo, e o verbo "tornar-se" por estar na lista de verbos que podem ser classificados como de ligação, enquadra-se no caso à esta análise. Se não houver posicionamento diverso, eu sugeriria a anulação da questão.

    Para mim trata-se de VL. A questão não tem alternativa correta!

  • Não há auternativa certa, todas estão erradas.

     a) “escravas” é sujeito composto:Se o sujeito fosse escrava o mesmo seria simplis.

     b) “tornaram-se” é objeto direto. O verbo tornar-se é verbo de ligação

     c) “as mulheres” é sujeito composto. se as mulheres fosse sujeto mesmo assim seria simplis.

     d) “escravas” é objeto direto. O verbo tornar-se é verbo de ligação não tem ob. direto

  • “as mulheres tornaram-se escravas”.

    Sujeito simples: Mulheres

    Adjunto adnominal: as

    Verbo Transitivo Direto: Tornaram-se

    Objeto Direto: escravas

    ESCRAVAS ASSUME PAPEL DE SUBSTANTIVO E NÃO DE ADJETIVO, POR ESSE MOTIVO O VERBO TORNARAM-SE SE TORNOU VTD.

     

  • Tornar-se é possível verbo de ligação. Na questão acima escrava é objeto direto

  • vamos indicar para comentário...

  • Indiquem aos comentários do professor... 

  • pra mim tb seria predicativo do sujeito, mas a menos absurda é a D entao...

  • pra mim tb seria predicativo do sujeito, mas a menos absurda é a D entao...

  • Aprendi que pra ser verbo de ligação, tem que estar no sentir de haver, existir.

    Ali tá parecendo mais uma ação, não como ligação.

    Enfim, não sou ninguem pra falar sobre isso com presteza

  • D)  

     

    as mulheres tornaram-se O QUE?

     

    escravas

    OBJ. DIRETO

     

     

  • cuidado com comentários equivocados

     

    Em determinados contextos linguísticos, haverá a possibilidade de os verbos transitivos e intransitivos ocuparem o posto de verbo de ligação. 

     

    Ex: Aqui a menina vira um anjo.

    aqui - adjunto adverbial de lugar 
    a menina – sujeito
    vira – verbo transitivo direto
    um anjo – objeto direto

     

    EXEMPLO DA QUESTÃO:

     

    “as mulheres       tornaram-se          escravas."

    (sujeito)     (verbo transitivo direto)   (objeto direto).

     

    gaba  D

  • d-

    Tecnicamente, "escravas" é predicativo do sujeito porque "se tornar" é verbo ligação. Os demais sao ser, estar, permanecer, ficar, andar, parecer, virar, continuar & viver.

  • Concordo com o Cacciatore vítor .

     “as mulheres tornaram-se infelizes (caracteristica)”.

    (sujeito)             (VL)            (Predicativo do Sujeito).

    “as mulheres       tornaram-se          escravas (Substantivo)."

    (sujeito)     (verbo transitivo direto)   (objeto direto).

    Entendi assim; Posso estar enganado.

  • Não me convenceu muito esta justificativa da banca, mas ta aí:

     

    Conforme consta em Houaiss (2009), o verbo “tornar” pode ser considerado: “Verbo transitivo direto. bitransitivo e pronominal. Fazer passar ou passar de um estado a outro”. Na oração: “as mulheres tornaram-se escravas”, o verbo “tornaram-se” é considerado transitivo direto e, consequentemente, “escravas” classifica-se como objeto direto, não sendo possível, nesse contexto, o elemento ter função de predicativo do sujeito, pelo verbo “tornar’, no fragmento em análise, não se tratar de verbo de ligação. Desta forma fica mantido o gabarito, uma vez que o recurso é improcedente.

  • Que cagada desreconhecida foi essa da banca. kkkk

    Tirando dúvidas com alguns professores meus, todos concordam que se trata de um VL e PS. Inclusive o mestre Fernando Pestana- escitor de A Gramática para concursos tem o mesmo parecer...

  • Leiam o comentário do Cacciatore Vitor

  • Fui por eliminação, já que as outras alternativas são mais absurdas...A única justificativa mais ou menos plausível é que o verbo TORNA-SE indique uma ação e não uma noção de estado, como se faz com os verbos de ligação...Os verbos transitivos são verbos nocionais e dão ideia de ação...

  • se eu tivesse que fazer um recurso para essa questão eu faria assim:

    Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.

  • Concordo com a banca. Aqui "tornar-se" não é um estado do sujeito pra ser V.L., mas sim, indica ação do verbo em "transformar-se", tornando assim o verbo em V.T.D. pronominal (por conta da partícula "se" reflexiva).

     

    Significado de TORNAR

    verbo

    transitivo direto predicativo , bitransitivo e pronominal

    fazer passar ou passar de (um estado ou condição) [a outro]; converter(-se), transfigurar(-se), transformar(-se).

    "a tinta tornou azul a água"

     

    https://www.google.com.br/search?rlz=1C1PRFI_enBR808BR808&q=Dicion%C3%A1rio#dobs=tornar

  • Marquei a correta mesmo sabendo que está errada. Tornar-se é verbo de ligação e por isso "escravas" é predicativo do sujeito...

  • Que situçao:primeira vez que vejo um verbo de estado que é VTD é brincadeira
  • Só não foi pior a questão porque não tinha a opção de predicativo do sujeito. Ou seja, tem-se que ser deduzida a resposta, infelizmente. Mas, humildemente eu estou aberto a justificativa plausível, não essa que a banca deu.

  • GABARITO: LETRA D

    O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, tem a função de completar o verbo transitivo, o qual sozinho não consegue fornecer informação com sentido completo.

    O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto.

    Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição.

    Exemplos:

    -Ana vende livros. (livros = objeto direto)

    -O pai abraçou o filho. (o filho = objeto direto)

    -Você conhece o José? (o José = objeto direto)

    -Convidei meus amigos para a festa. (meus amigos = objeto direto), (para a festa = objeto indireto).

    Quando o objeto direto é expresso por mais do que uma palavra, a palavra que tem mais importância é o seu núcleo. Nos exemplos acima, os núcleos do objeto direto são: livros, filho, José e amigos.

    O objeto direto pode ser representado por:

    Substantivos ou palavras substantivadas

    -A vizinha abandonou o gato.

    -Não esperava um não.

    Pronomes substantivos

    -Vou fazer o quanto puder.

    -Não suporto mais isto!

    Pronomes oblíquos (o, a, os, as e as variantes lo, la, los, las, no, na, nos e nas)

    -Deixei-a na escola e fui trabalhar.

    -Explique-nos, já!

    O objeto direto pode, ainda, ser representado por uma oração subordinada substantiva.

    -Espero que eles compareçam. (que eles compareçam=objeto direto)

    -Já verifiquei que não foi feito. (que não foi feito=objeto direto)

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • “As mulheres tornaram-se escravas”.

    As Mulheres = Sujeito simples cujo núcleo é “Mulheres”

    Tornaram-se escravas = Predicado Verbal pois relaciona-se com o Objeto Direto Escravas, quem se torna, se torna algo, O QUE (OD)?

    Tornar-se é verbo essencialmente pronominal, portanto a partícula “SE” é Parte integrante do verbo (P.I.V).

    Mulheres = Objeto direto tendo em vista a transitividade de “Tornar-se” e a ausência de preposição.  

    ATENÇÃO! TORNAR-SE NÃO É VERBO DE LIGAÇÃO POIS O TERMO “ESCRAVAS” ESTÁ EMPREGADO COMO SUBSTANTIVO E NÃO COMO ADJETIVO, PORTANTO, NÃO HÁ O QUE SE FALAR EM PREDICATIVO DO SUJEITO POIS O TERMO NÃO CARACTERIZA O SUBSTANTIVO MULHERES.