SóProvas


ID
2677819
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para o assistente social a reunião se torna um instrumento profissional na medida em que é utilizada tanto para socializar dados, informações, recursos, e outros, para as pessoas que têm interesses comuns, quanto para capturar a dinâmica das forças vivas da sociedade. Desta forma, o uso do instrumento reunião permite a emersão

Alternativas
Comentários
  •  b) das elações de poder entre os indivíduos; da contradição entre o autoritarismo e a democracia no exercício da decisão a ser tomada pelos participantes; da manifestação da dependência e da autonomia, da liberdade e da sujeição para a tomada de decisão e direção. 

  • Alguéns tem  a bibliografia desta questão ? 

     

     

  • Esta questão não está errada a alternativa?

  •  Reunião Assim como a dinâmica de grupo, as reuniões são espaços coletivos. São encontros grupais, que têm como objetivo estabelecer alguma espécie de reflexão sobre determinado tema. Mas, sobretudo, uma reunião tem como objetivo a tomada de uma decisão sobre algum assunto. As reuniões podem ocorrer com diferentes sujeitos – podem ser realizadas junto à população usuária, junto à equipe de profissionais que trabalham na instituição. Enfim ela se realiza em todo espaço em que se pretende que uma determinada decisão não seja tomada individualmente, mas coletivamente. Essa postura já indica que, ao coletivizar a decisão, o coordenador de uma reunião se coloca em uma posição democrática. Entretanto, colocar-se como um líder democrático não significa não ter firmeza quanto ao cumprimento dos objetivos da reunião. O espaço de tomada de decisões é um espaço essencialmente político, pois diferentes interesses estão em confronto. Saber reconhecê-los e como se relacionar com eles requer uma competência teórica e política, de modo que a reunião possa alcançar o objetivo de tomar uma decisão que envolva todos os seus participantes.

    A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional*

    Charles Toniolo de SOUSA**